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Introdução … A Força PSI resolveu renovar os seus sistemas de gestão de jogadores e pontuação de jogo existentes, nomeadamente a gestão de informações.

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2 Introdução … A Força PSI resolveu renovar os seus sistemas de gestão de jogadores e pontuação de jogo existentes, nomeadamente a gestão de informações dos jogadores (em papel), gestão do jogo (bandeiras, relógios, etc) e gestão dos médicos (numero de mortes) Foi proposto pelo nosso Estado Maior criar uma pequena equipa que teria como responsabilidade desenvolver todo o sistema necessário para essa melhoria e apresentar orçamento para o Estado Maior viabilizar o projecto economicamente. Com essa proposta foi criado uma equipa de dois elementos com conhecimentos técnicos para o desenvolvimento do projecto, que realizam vários testes de sistemas sem fios, com fios, sistemas de comunicação por GSM, RF mas devido a alcances de rede, latência da rede, fiabilidade, custos e manutenção optou-se por um sistema com fios com gestão centralizada num computador com Windows, onde seria possível configurar todos os módulos e visualizar em tempo real (< 2 s) o estado de cada um dos módulos. Todo o sistema deveria ser modular, isto é o sistema de controlo da base 1 deveria servir tanto para ser um modo de jogo tipo arena desafio, como para um capture the flag. Mais a frente será explicado como foi conseguido.

3 Constituintes do projecto Como base inicial do projecto o PSI Game Control terá como objectivo reproduzir o sistema da Arena do Desafio da Paintugal. Durante um desafio realizado pela Paintugal verificou-se alguns aspectos que poderiam ser melhorados no futuro sistema PSI Game Control. Foi decidido que o sistema iria ser gerido por uma aplicação de computador, onde se poderia configurar os seguintes parâmetros: Tempo de jogo Descrição do jogo Descrição de cada uma das bases Pontuação diferencial para cada uma das bases Somatório de pontuação por base e total de pontos/tempo para cada uma das equipas Visualização de eventos do jogo (data/hora inicio de jogo, falhas de comunicação dos vários módulos, e alterações da posse das bases) Gravação do relatório de eventos de jogo sob a forma de um ficheiro.txt (permite ser editado) ou.bin (não permite ser editado)

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9 Desenvolvido… Sistema modo arena para uma base Ambiente gráfico (em desenvolvimento) Pontuação diferencial Sistema de inicio de fim de jogo através da app Edição da descrição do jogo e da base Sistema modular de modos de jogo

10 A desenvolver … Hardware para as 3 bases (Modo desafio) Sistema de inserção de jogadores no sistema, ou inserção da equipa para o modo desafio com gestão completamente autónoma onde criará o sorteio dos jogos da arena, e onde registará a função de cada uma das funções através do cartão de jogador e respectivo código de barras do cartão Sistema modo conquista (superior a 3 bases, com a possibilidade de 16 bases sem repetidores no meio da rede) Sistema de motorização de bandeiras (modo capture the flag, onde se poderá parametrizar através de software o tempo se subida e descida da bandeira, ex: para conquista equipa tem de pressionar o botão durante 2min, para quem defende tem apenas de clicar no botão)

11 Sistema autónomo com gestão e carregamento de baterias do módulo central de controlo (onde ficará instalado o computador, impressora e baterias para alimentar o sistema central Cronómetro digital (countdown, semelhante ao dos jogos de basket) Sistema de gestão do médico (com registo local da morte de cada um dos jogadores através de um leitor de código de barras e registo local através de um cartão de memória com a opção de poder ser enviada esta informação através de Zigbee após o médico se encontrar próximo de um módulo de controlo (Central ou Módulo parcial) Sistema de detonação da bomba (Através de um interface de um pequeno LCD e um teclado numérico o jogador poderá activar ou desactivar a detonação de uma bomba, após inserir o código de detonação (previamente definido na aplicação de gestão)

12 Potencialidades… Rede de aproximadamente 2500m (sem repetidores) Impressão de relatório de jogo, através de impressora instalada no módulo central ou impressão do relatório de jogo para.pdf Rede máxima de 16 bases (sem adição de repetidores) Sistema totalmente modular, configurável por software, o sistema de cada uma das bases terá várias fichas onde se poderá inserir o sistema de botões tipo desafio, o sistema tipo capture the flag ou o sistema tipo detonação da bomba; através do software o game master apenas terá de indicar ao sistema qual o modo de jogo que pretende para cada módulo. Sistema de autoteste, onde o sistema irá realizar um autoteste para verificar que tudo esta conforme pretendido, ex: sistema indica ir a base 3 e clicar no botão amarelo, ou ir a base 7 e inserir o código de detonação 1234 e verificar se inicia a contagem decrescente.

13 Contactos: Responsável (Projecto e Software) Responsável (Hardware e Mecânica)


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