A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS SOBRE A CORRUPÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE Fevereiro de 2011 Apoio:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS SOBRE A CORRUPÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE Fevereiro de 2011 Apoio:"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS SOBRE A CORRUPÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE Fevereiro de 2011 Apoio:

2 METODOLOGIA DE PESQUISA Projeto: A corrupção no âmbito do Serviço Público do Estado de Minas Gerais Metodologia de Pesquisa: Quantitativa Técnica de Pesquisa: Survey de opinião Número de entrevistas: 832 entrevistas. Margem de erro: 3,35 pontos percentuais para o universo total, em um nível de confiança de 95,5%. Data da coleta dos dados: 8 a 23 de novembro de 2010 Universo: População observada na pesquisa foi constituída pelos servidores públicos civis do Estado de Minas Gerais, vinculados ao Poder Executivo, ativos e pertencentes aos diferentes órgãos que compõem a máquina administrativa do estado.

3 Composição da amostra e metodologia A amostra foi composta de servidores públicos civis, ativos, vinculados ao Poder Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais. Foi realizada uma seleção da amostra em dois estágios. Da população de servidores públicos, foram excluídos, inicialmente, os professores da educação básica, os servidores do primeiro escalão. Foram selecionados para compor o universo os servidores que exerçam alguma posição gerencial na hierarquia do serviço público, tais como coordenação, direção de escola, supervisão, etc. Depois desses dois estágios de seleção, o universo foi reduzido para servidores. Desse universo, foi constituída uma amostra estimada de servidores. Dentro do universo de servidores, foram selecionados servidores, conforme estratos estabelecidos por sexo, escolaridade e região administrativa do Estado de Minas Gerais. A esta amostra, foram sorteadas 2 outras amostras para reposição. A pesquisa baseia-se na percepção de servidores sobre corrupção e os mecanismos de controle, conforme a aplicação de um questionário estruturado. A amostra realizada foi de 832 indivíduos.

4 CARACTERIZAÇÃO DOS ENTREVISTADOS

5

6 PRINCIPAIS ÓRGÃOS OU SECRETARIAS EM EXERCÍCIO DOS ENTREVISTADOS 48% na Secretaria de Estado da Educação; 17% na Secretaria de Estado da Fazenda; 4% DER- Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Minas Gerais 4% Instituto Mineiro de Agropecuária; 4% na Secretaria de Estado da Saúde.

7

8 Considerações sobre formação, plano de carreira e treinamento dos servidores

9 AVALIAÇÃO DA INTENSIDADE SOBRE O QUANTO CONCORDA COM AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES (médias) Média das médias = 5,5

10 Avaliação quanto à intensidade da corrupção em situações práticas (médias) Avaliação quanto à presença da corrupção em ambientes institucionais e sociais (médias) Média das médias = 6,1Média das médias = 8,1

11 PERSPECTIVAS SOBRE O INTERESSE PÚBLICO

12 Avaliação quanto à participação de membros do alto escalão em esquemas de corrupção

13 Vitimização por pressão indevida

14 Vitimização por suborno

15 AVALIAÇÃO DA CORRUPÇÃO EM ÁREAS COMUNS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (médias) Média das médias = 5,0

16 AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA A DIMINUIÇÃO DA CORRUPÇÃO Média das médias = 7,7

17 CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS DA AUDITORIA GERAL DO ESTADO

18 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE CONTROLE

19 AVALIAÇÃO QUANTO AO AUXILIO DO ÓRGÃO OU ATIVIDADE PARA A DIMINUIÇÃO DA CORRUPÇÃO Média das médias = 7,1

20 PRINCIPAIS FATORES QUE EXPLICAM A CORRUPÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO (%)

21 AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DE ANTICORRUPÇÃO Média das médias = 7,9

22 Denúncia de esquemas de corrupção

23 Motivo pelo qual não fez a denúncia

24 Universidade Federal de Minas Gerais Reitor: Prof. Clélio Campolina Diniz Vice-Reitora: Rocksane de Carvalho Norton Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Diretor: Prof. Jorge Alexandre Neves Vice-diretor: Prof. Mauro Lúcio Leitão Condé Centro de Referência do Interesse Público Coordenação: Prof. Fernando Filgueiras Pesquisadores: Prof. Leonardo Avritzer Prof. Newton Bignotto de Souza Prof. Juarez da Rocha Guimarães Profa. Heloísa Starling Prof. Helton Adverse Prof. Ricardo Fabrino de Mendonça Prof. Marcus Abílio Gomes Pereira Bolsistas: Ana Luiza Melo Aranha Barbara Magalhães Aguiar Oliveira Ana Maria Alemão Montandon Ivna Mascarenhas Abreu


Carregar ppt "PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS SOBRE A CORRUPÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE Fevereiro de 2011 Apoio:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google