A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço Marília Peres e Rosa Pais FQA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço Marília Peres e Rosa Pais FQA."— Transcrição da apresentação:

1 LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço Marília Peres e Rosa Pais FQA

2 Queda Livre de Objectos A queda livre é o movimento de um objecto que se desloca livremente,unicamente sob a influência da gravidade. Não depende do movimento inicial dos objectos: Deixado cair do repouso Atirado para baixo Atirado para cima

3 Queda Livre de Objectos Quem tinha razão acerca da queda dos graves? Galileu Aristóteles

4 Queda Livre de Objectos O valor (módulo) da aceleração de um objecto em queda livre é g = 9.80 m/s 2 g diminui quando aumenta a altitude 9.80 m/s 2 é o valor médio à superfície da Terra. movimentos rectilíneos. Os movimentos de lançamento vertical e queda livre são movimentos rectilíneos.

5 Queda Livre de Objectos g v O Movimento de queda livre é um movimento uniformemente acelerado (+) y g v0v0 O Movimento de lançamento vertical é um movimento uniformemente retardado (+) y y0y0 Fonte: Porto Editora

6 Estes movimentos obedecem as seguintes equações paramétricas (utilizando o referencial das figuras): Lançamento vertical gttvyy gtvv 0 Corpo abandonado em queda livre gtyy gtv Queda Livre de Objectos

7 Queda sem resistência do ar Queda Livre de Objectos

8 Queda com resistência do ar

9 Queda Livre de Objectos Fonte:

10 As Forças e as Trajectórias Com o conhecimento das forças aplicadas num corpo apenas podemos conhecer as alterações que sofrem as posições e as velocidades. A figura descreve três situações distintas em que a força actuar é sempre a mesma. Porque razão as trajectórias são diferentes? Corpos sujeitos a interacções iguais percorrem trajectórias diferentes se as condições iniciais são diferentes.

11 Lançamento na Horizontal Fonte: Foi Galileu quem, pela primeira vez deu uma explicação para o movimento de um projéctil lançado por um canhão. A explosão faz com que ele se desloque inicialmente, segundo a direcção horizontal, com velocidade de valor constante. No entanto, a bala está sujeita à acção da força gravitacional. Por isso o projéctil descreve uma trajectória parabólica, em que o valor da velocidade (vertical, aumenta sucessivamente durante a queda.

12 Fonte: Lançamento na Horizontal

13 Galileu concluiu que o movimento de um projéctil pode ser explicado em termos de duas componentes: Lançamento na Horizontal -Uma componente horizontal, em que o projéctil é lançado com velocidade de valor constante: movimento uniforme. x = v.t ( v = v 0 = v 0x = v x ) -Outra componente segundo a direcção vertical, em que o projéctil cai em queda livre – tem movimento rectilíneo uniformemente acelerado. y = ½ g.t 2 v y = g.t ( a = g)


Carregar ppt "LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço Marília Peres e Rosa Pais FQA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google