A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCURSOS NA NATUREZA 1ºCICLO. PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCURSOS NA NATUREZA 1ºCICLO. PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com."— Transcrição da apresentação:

1 PERCURSOS NA NATUREZA 1ºCICLO

2 PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente. 1º e 2º Anos Realizar um percurso na mata, bosque, montanha, etc., com o acompanhamento do professor, em corrida e em marcha, combinando as seguintes habilidades: correr, marchar em espaço limitado, transpor obstáculos, trepar, etc., mantendo a perceção da direção do ponto de partida e indicando-a quando solicitado. PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente. 1º e 2º Anos Realizar um percurso na mata, bosque, montanha, etc., com o acompanhamento do professor, em corrida e em marcha, combinando as seguintes habilidades: correr, marchar em espaço limitado, transpor obstáculos, trepar, etc., mantendo a perceção da direção do ponto de partida e indicando-a quando solicitado.

3 PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente. 3º e 4º Anos Colaborar com a sua equipa interpretando sinais informativos simples (no percurso e no mapa), para que esta, acompanhada pelo professor e colaboradores, cumpra um percurso na mata, bosque, montanha, etc., combinando as habilidades aprendidas anteriormente, mantendo a perceção da direção do ponto de partida e outros pontos de referência. PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente. 3º e 4º Anos Colaborar com a sua equipa interpretando sinais informativos simples (no percurso e no mapa), para que esta, acompanhada pelo professor e colaboradores, cumpra um percurso na mata, bosque, montanha, etc., combinando as habilidades aprendidas anteriormente, mantendo a perceção da direção do ponto de partida e outros pontos de referência.

4 Os grandes objetivos práticos, que se pretendem atingir no final do 1ºCiclo do Ensino Básico são os seguintes: Orientar um mapa; Identificar um ponto do terreno no mapa e vice-versa; Escolher um percurso para atingir um ponto determinado; Conhecer alguns símbolos de representação utilizados nos mapas e nos cartões de controlo de orientação; Utilizar o cartão de controlo. Os grandes objetivos práticos, que se pretendem atingir no final do 1ºCiclo do Ensino Básico são os seguintes: Orientar um mapa; Identificar um ponto do terreno no mapa e vice-versa; Escolher um percurso para atingir um ponto determinado; Conhecer alguns símbolos de representação utilizados nos mapas e nos cartões de controlo de orientação; Utilizar o cartão de controlo.

5 1ª ETAPA – SABER ORIENTAR UM MAPA Tendo em conta que o MAPA é a representação do espaço real num plano, torna-se necessário que as crianças dominem a própria ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO A Organização do Espaço 1)A criança face aos objetos – a criança tem de aprender as noções de frente, trás, direita, esquerda, etc; Ex: A carteira está atrás de mim e a janela à minha direita 2) Noção de distância – Há que aprender as noções de perto, longe, à mesma distância, etc; Ex: a carteira está atrás e longe de mim 3) Noção de direção – Há que levar os alunos a executar percursos de contorno a objetos colocados no solo. A Organização do Espaço 1)A criança face aos objetos – a criança tem de aprender as noções de frente, trás, direita, esquerda, etc; Ex: A carteira está atrás de mim e a janela à minha direita 2) Noção de distância – Há que aprender as noções de perto, longe, à mesma distância, etc; Ex: a carteira está atrás e longe de mim 3) Noção de direção – Há que levar os alunos a executar percursos de contorno a objetos colocados no solo.

6 1ª ETAPA – SABER ORIENTAR UM MAPA Noção de Projeção Vertical A noção de projeção vertical inicia-se com formas simplificadas de objetos que rodeiam as crianças no seu dia a dia. Objetos Isolados Noção de Projeção Vertical A noção de projeção vertical inicia-se com formas simplificadas de objetos que rodeiam as crianças no seu dia a dia. Objetos Isolados Objetos no Espaço – Mapa – Iniciar o trabalho propondo a execução de uma planta da aula e fornecendo aos alunos a linha mestra. Este trabalho deverá ser progressivo: os alunos deverão aprender a construir o seu próprio mapa, que poderá ser da sua sala de aula, do espaço exterior, etc.

7 1ª ETAPA – SABER ORIENTAR UM MAPA Como construir um Mapa? Nível Básico Visualizar o espaço a representar; Delimitar esse espaço; Identificação dos níveis do espaço (meios de acesso, rampas, escadas, …) Identificação dos pormenores (pontos de referência); Simbologia (códigos).

8 1ª ETAPA – SABER ORIENTAR UM MAPA Como construir um Mapa? Nível Elementar Localização e classificação dos acidentes (pontos de referência); Verificação da clareza do mapa (registar outros pormenores); Verificar a perfeição do mapa (comparar com o terreno); Verificar a relação entre os vários acidentes e as áreas do mapa; ORIENTAÇÃO DO MAPA Estas situações de aprendizagem poderão ser feitas na sala de aula, no pátio, no recreio, etc. Não esquecer que para que sejam mais eficazes é conveniente que os alunos tenham dominadas e interiorizadas as noções atrás mencionadas. EX: Perante um percurso traçado no mapa pelo professor (contornar obstáculos na sala de aula), os alunos terão que o executar, orientando o mapa corretamente, tendo como referência a porta de entrada.

9 2ª ETAPA – SABER ORIENTAR UM MAPA Esta fase é já um pouco mais complexa, na medida em que a resposta do aluno vai implicar uma tomada de decisão entre duas ou mais alternativas existentes. EX: No Mapa da escola, encontram-se assinalados alguns pontos de referência que correspondem às letras A, C, B, O, T, I, R, D. É solicitado ao aluno que trace no mapa o percurso a efetuar, de modo a escrever a palavra corda; e tem de traçar o percurso de modo a ir inicialmente junto do C, depois o O, do R, do D, e finalmente do A. Esta situação de escolha de percursos permite que os alunos sejam capazes de: Selecionar o percurso correto, de o representar no mapa e de o executar na prática;

10 3ª ETAPA a)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO MAPA NO TERRENO b)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO TERRENO NO MAPA 3ª ETAPA a)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO MAPA NO TERRENO b)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO TERRENO NO MAPA Nesta etapa as situações de aprendizagem a criar poderão ser mais complexas, dado que progressivamente se irá apelar a um grau de pormenorização mais acentuado (maior nº de pontos de referência).

11 Os alunos terão que identificar no terreno determinados pontos de referência assinalados no mapa. EX: O professor solicita aos alunos que, partindo de um determinado local, identifiquem no terreno, uma árvore e um banco do recreio da escola, que se encontram assinalados no mapa pelos respetivos símbolos. 3ª ETAPA a)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO MAPA NO TERRENO 3ª ETAPA a)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO MAPA NO TERRENO

12 Os alunos terão que assinalar no mapa determinados pontos de referência existentes no espaço real. Ex: O professor solicita aos alunos que assinalem no mapa com o respetivo símbolo, o caixote de lixo e uma árvore. Com esta última etapa, estaremos a trabalhar nos dois principais objetivos do 1º Ciclo, do bloco de Percursos na Natureza. É importante reforçar que existe um percurso a percorrer e que cada uma das etapas consideradas se poderão criar variadas situações de aprendizagem, desde as mais simples até às mais complexas, apelando sempre que possível à interdisciplinaridade. 3ª ETAPA b)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO TERRENO NO MAPA 3ª ETAPA b)IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DO TERRENO NO MAPA

13 FIM

14 BIBLIOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Departamento da Educação Básica ( ª edição). Organização Curricular e Programas do 1º ciclo. Cruz, S.; Carvalho, L.; Rodrigues I.; Mira J. ; Fernandes, L.; Brás, J. (1998). Manual de Educação Física, 1º Ciclo do Ensino Básico (4ª Edição). Gabinete Coordenador do Desporto Escolar no âmbito do PRODEFDE. Documentos Monteiro, J. (s.d.). Introdução aos Percursos na Natureza, 1ºCiclo do Ensino Básico. Município de Oeiras: DESAS/Educação. Coordenação de Zona de Educação Física e Desportiva Escolar de P. Delgada, (1991/1992). Percursos na Natureza (Orientação). BIBLIOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Departamento da Educação Básica ( ª edição). Organização Curricular e Programas do 1º ciclo. Cruz, S.; Carvalho, L.; Rodrigues I.; Mira J. ; Fernandes, L.; Brás, J. (1998). Manual de Educação Física, 1º Ciclo do Ensino Básico (4ª Edição). Gabinete Coordenador do Desporto Escolar no âmbito do PRODEFDE. Documentos Monteiro, J. (s.d.). Introdução aos Percursos na Natureza, 1ºCiclo do Ensino Básico. Município de Oeiras: DESAS/Educação. Coordenação de Zona de Educação Física e Desportiva Escolar de P. Delgada, (1991/1992). Percursos na Natureza (Orientação). Imagens retiradas de [clicar na imagem e seguir a hiperligação]


Carregar ppt "PERCURSOS NA NATUREZA 1ºCICLO. PROGRAMA - BLOCO 7 OBJECTIVOS GERAIS: Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google