A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais
Aula 1 Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais Prof. Wanderley

2 Aula 1 Introdução O circuito combinacional é aquele em que a saída depende única e exclusivamente das combinações entre as variáveis de entrada. Exemplos de Circuitos combinacionais fundamentais: Somadores e subtradores; Execução de prioridade; Codificadores e decodificadores; etc.

3 Aula 1 Introdução A construção de circuitos combinacionais depende de expressões que caracterizam uma relação de entrada e saída, onde a saída é função de variáveis booleanas. Tais expressões são obtidas de tabelas verdade que descrevem o comportamento completo do sistema.

4 Sequência de Obtenção de um Circuito Combinacional
Aula 1 Sequência de Obtenção de um Circuito Combinacional Comportamento Tabela Verdade Expressão Simplificada Circuito Combinacional

5 Circuito Combinacional
Aula 1 Circuito Combinacional

6 Circuito Combinacional
Aula 1 Circuito Combinacional

7 Esquema geral de um Circuito Combinacional
Aula 1 Esquema geral de um Circuito Combinacional CIRCUITO COMBINACIONAL

8 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 1: Projete um circuito lógico com três entradas, A, B e C, cuja saída será em nível alto apenas quando a maioria das entradas estiverem em nível alto. Observe que: Em nenhum momento foi mencionado que o circuito é combinacional; Em geral, o número de entradas e de saídas não são diretamente especificados; Algumas definições devem ser inicialmente feitas; Se alguma informação que achar relevante não for dada, faça suas suposições; O comportamento deve ser inicialmente expresssado via tabela verdade; Ferramentas de simplificação devem ser aplicadas; O circuito final deve ser testado.

9 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 1: Projete um circuito lógico com três entradas, A, B e C, cuja saída será em nível alto apenas quando a maioria das entradas estiverem em nível alto. Primeiro passo: Caso os números de entradas e saídas não sejam especificados, especifique-os; Segundo passo: Defina tudo que for necessário (nível alto = 1); Terceiro passo: Suponha explicitamente tudo aquilo que achar necessário; Quarto passo: Com base no comportamento, especificações de entrada e saída, definições e suposições, monte a tabela verdade;

10 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 1: Projete um circuito lógico com três entradas, A, B e C, cuja saída será em nível alto apenas quando a maioria das entradas estiverem em nível alto. A B C X 1

11 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 1: Projete um circuito lógico com três entradas, A, B e C, cuja saída será em nível alto apenas quando a maioria das entradas estiverem em nível alto. Quinto passo: Obtenha a expressão de saída; Sexto passo: Simplifique a expressão de saída;

12 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 1: Projete um circuito lógico com três entradas, A, B e C, cuja saída será em nível alto apenas quando a maioria das entradas estiverem em nível alto. Sétimo passo: Implemente o circuito; Oitavo passo: Teste-o;

13 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 2: O circuito lógico abaixo gera saída 1 quando a tensão analógica VB é maior que 6.

14 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 3: Uma máquina copiadora típica possui em seu hardware um sinal eletrônico S que, quando em nível alto, interrompe a operação e ativa um indicador luminoso. O sinal S vai para nível alto toda vez que: A bandeja de alimentação de papel estiver vazia (P em nível baixo); O papel atolar (Q e R simultaneamente em nível alto). Observação: ao implementar o circuito você verifica que há disponibilidade apenas do chip 74HC00, o qual contém 4 portas NAND de 2 entradas. E agora, o que fazer?!

15 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 3: Uma máquina copiadora típica possui em seu hardware um sinal eletrônico S que, quando em nível alto, interrompe a operação e ativa um indicador luminoso. O sinal S vai para nível alto toda vez que: A bandeja de alimentação de papel estiver vazia (P em nível baixo); O papel atolar (Q e R simultaneamente em nível alto).

16 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 3: Uma máquina copiadora típica possui em seu hardware um sinal eletrônico S que, quando em nível alto, interrompe a operação e ativa um indicador luminoso. O sinal S vai para nível alto toda vez que: A bandeja de alimentação de papel estiver vazia (P em nível baixo); O papel atolar (Q e R simultaneamente em nível alto).

17 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional

18 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 4: Gerador de paridade par para palavras de 4 bits.

19 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exemplo 5: Circuitos para Habilitação/Desabilitação

20 Projeto de Circuito Combinacional
Aula 1 Projeto de Circuito Combinacional Exercício: Projete um circuito lógico que permita a passagem de um sinal A para a saída X apenas quando as entradas de controle B e C estiverem ambas em nível alto, caso contrário X deverá permanecer em nível baixo.


Carregar ppt "Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google