A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS VERBOS E O PREDICADO. E agora, José? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu, A noite esfriou, E agora, José? (...) (Andrade, Carlos Drummond de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS VERBOS E O PREDICADO. E agora, José? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu, A noite esfriou, E agora, José? (...) (Andrade, Carlos Drummond de."— Transcrição da apresentação:

1 OS VERBOS E O PREDICADO

2 E agora, José? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu, A noite esfriou, E agora, José? (...) (Andrade, Carlos Drummond de. José. In: José.)

3 A festa acabou. A luz apagou. O povo sumiu. A noite esfriou. Separando o sujeito do predicado: SujeitoPredicado A festaacabou. A luzapagou. O povosumiu. A noiteesfriou.

4 São aqueles que são capazes de sozinhos formar um predicado, não necessitando, por isso, de complemento.

5 SujeitoVerboComplemento O alunocomprou? Lúciaviu? O alunogosta? Lúciaprecisa? Os verbos das frases acima não são capazes de, sozinhos, formar o predicado, por isso exigem um termo para completar-lhes o sentido. São chamados de verbos de predicação incompleto, ou verbos transitivos.

6 O aluno comprou

7 Lúcia viu

8 O aluno gosta

9 Lúcia precisa

10 São aqueles que, sozinhos, não são capazes de formar o predicado, exigindo, por isso, um complemento.

11 Todo verbo transitivo exige complemento; dependendo da regência do verbo, o complemento pode vir com ou sem preposição. Por, isso, dividem-se em:

12 Exigem complemento sem preposição. A Rita levou meu sorriso. Eu não falo a sua língua. complemento

13 Exigem complemento com preposição. A Rita gosta de samba. Eu preciso de carinho. complemento

14 Exigem dois complementos: um com e outro sem preposição. A Rita deu um sorriso para o colega. Eu emprestei o livro a um amigo. complemento

15

16 Sujeito e predicado Objeto direto e indireto Adjunto adverbial e adnominal Agente da passiva Complemento nominal Aposto Predicativo Vocativo

17

18 1. Objeto direto 2. Objeto indireto 3. Adjunto adverbial 4. Agente da Passiva Elementos da voz ativa Elementos da voz passiva analítica

19 VERBO Objeto Direto Objeto Indireto Adjunto Adverbial Agente da Passiva

20 VERBO Objeto Direto Objeto Indireto Adjunto Adverbial Agente da Passiva

21 Como se identifica o objeto direto em uma frase: Hoje eu aprenderei análise sintática. QUEM APRENDE APRENDE... objeto direto análise sintática.

22 Objeto Direto Mariana comprou uma bicicleta. A empresa Delta recebeu o prêmio. Sabemos que o Brasil passa por dificuldades.

23 PREPOSIÇÕES A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, POR SEM, SOBRE, SOB, TRÁS Antes de avaliarmos os objetos indiretos, deveremos saber quais são as preposições, pois os objetos indiretos são regidos com preposição Antes de avaliarmos os objetos indiretos, deveremos saber quais são as preposições, pois os objetos indiretos são regidos com preposição.

24 Como se identifica o objeto indireto em uma frase: Marianinha falou com Sebastião e seus irmãos. QUEM FALA FALA COM... objeto indireto com Sebastião e seus irmãos. preposição

25 Adriana falou com o Paulo. Mostraram o carro para mim. O pai de Rui gritou comigo.

26 VERBO Objeto Direto Objeto Indireto Adjunto Adverbial Agente da Passiva

27 A bicicleta foi comprada pela Mariana. O prêmio foi recebido pela empresa. As empresas serão movidas a criatividade.

28 POR ENQUANTO É ISSO… MAS AINDA FALTA MUITA COISA…. ATÉ A PRÓXIMA….


Carregar ppt "OS VERBOS E O PREDICADO. E agora, José? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu, A noite esfriou, E agora, José? (...) (Andrade, Carlos Drummond de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google