A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Modernidade com suas Revoluções Industrial e sócio políticas provocou grandes mudanças sociais e religiosas: um novo mundo se construiu fora do alcance.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Modernidade com suas Revoluções Industrial e sócio políticas provocou grandes mudanças sociais e religiosas: um novo mundo se construiu fora do alcance."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Modernidade com suas Revoluções Industrial e sócio políticas provocou grandes mudanças sociais e religiosas: um novo mundo se construiu fora do alcance da Igreja

3

4

5 Foi a grande experiência de Alberione, chamada noite de luz. Vós nascestes da Eucaristia dizia ele à Família Paulina.

6 Foi ordenado sacerdote em 1907 Com os estudos e o contexto de sua época vai adquirindo uma sensibilidade pastoral, cada vez maior: Escreve Appunti di teologia pastorale e La donna associata allo zelo sacerdotale. TUDO É PASTORAL!

7

8

9 Eram tempos de mudanças e de progressos na técnica. Com o passar dos anos Alberione percebeu que a nova tecnologia que surgia poderia ser usada para a comunicação do Evangelho A partir de 1914, começou a ser fundada a Família Paulina, que tem por carisma fundamental a COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO...

10 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO (Padres e Irmãos Paulinos): Atuam na Igreja e na Sociedade com os meios de comunicação social e com tudo o que a ciência humana inventar nessa área – PIA SOCIEDADE FILHAS DE SÃO PAULO (Irmãs Paulinas): Evangelizam também com os meios de comunicação social – IRMÃS PIAS DISCÍPULAS DO DIVINO MESTRE: Exercem o apostolado litúrgico, sacerdotal e eucarístico – IRMÃS DE JESUS BOM PASTOR – PASTORINHAS: Têm o carisma eminentemente pastoral, em reciprocidade com os pastores da Igreja – IRMÃS APOSTOLINAS: Orientam vocacionalmente rapazes e moças.

11 1917 – UNIÃO DOS COOPERADORES PAULINOS: leigos que, de alguma forma, colaboram com a missão da Família Paulina – INSTITUTO SECULAR NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO: Mulheres consagradas que atuam no ambiente familiar e de trabalho – INSTITUTO SECULAR SÃO GABRIEL ARCANJO: Homens consagrados que atuam no ambiente familiar e de trabalho – INSTITUTO JESUS SACERDOTE: Bispos e sacerdotes diocesanos que exercem a própria pastoral a luz da espiritualidade Paulina – INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA: Casais que vivem a consagração no próprio casamento.

12 "Espírito antigo e formas novas": este era o lema de ação do Pe. Alberione, quando se preparava para cumprir a missão que lhe fora confiada por Deus. O espírito antigo era o do Evangelho, o da melhor tradição da Igreja; as formas novas eram as oferecidas pelo progresso técnico no século XX.

13 Para a Irmãs Pastorinhas: Vossa tarefa é a cura danime, a pastoral direta. Eu sou o Bom Pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida a vida pelas ovelhas. Jo 10,14-15

14 Com admirável coragem e desenvoltura, o Pe. Alberione entrou no campo da comunicação social, introduzindo nele o autêntico sentido do apostolado, da pastoral.

15 No II Concilio Ecumênico do Vaticano, a palavra que mais se ouvia na basílica de S. Pedro era: "Pastoral, pastoral", isto é, atingir as almas, salvar as almas, descobrir novos meios. Houve aproximadamente setenta discursos de bispos sobre a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, pedindo que se estudasse o modo de usar bem todos os meios audio­visuais e técnicos O Concílio Ecumênico Vaticano II veio confirmar este espírito, pois que todo Ele foi inspirado na pastoral.

16 Ei-lo:humilde, silencioso, incansável, sempre vigilante, sempre recolhido em seus pensamentos, que correm da oração à ação (...); Sempre atento para perceber os sinais dos tempos, isto é, as mais geniais formas para chegar até as almas, o nosso Pe. Alberione deu à Igreja novos instrumentos para se exprimir, novos meios para dar vigor e amplidão ao apostolado, nova capacidade e nova consciência do valor e da possibilidade de sua missão no mundo moderno, e com os meios modernos.

17 Padre Tiago Alberione foi beatificado em 27 de abril de 2003

18 A pastoral no pensamento de Alberione era justamente a comunicação do Evangelho, da Boa Nova, propagada das mais diversas formas. Era a comunicação capaz de gerar comunhão, vida e vida em abundância.

19 Devemos conduzir sempre as almas ao paraíso. Não, porém, as que viveram há dez séculos atrás, mas as que vivem hoje. Devemos tomar o mundo e os homens como são hoje para fazer hoje o bem

20 Os tempos mudam, e é inútil ficar dizendo: Antigamente não era assim, antigamente não se fazia assim As almas de antigamente já estão no céu ou no inferno; devemos salvar as almas de hoje.

21 Pesquisa e formatação: Irmã Cristiane Ribeiro, sjbp


Carregar ppt "A Modernidade com suas Revoluções Industrial e sócio políticas provocou grandes mudanças sociais e religiosas: um novo mundo se construiu fora do alcance."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google