A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os números do mercado farmacêutico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os números do mercado farmacêutico."— Transcrição da apresentação:

1 Os números do mercado farmacêutico

2 População X Farmácias População Brasileira 170 milhões Excluídos
População compradora 140 milhões Farmácias 48.000 Média de cliente por Farmácia 2.917

3 Acessórios – Varejinho – Suplementos alimentar
Venda em R$ no varejo em 2003 Medicamentos R$ 16.9 bilhões 1.50 bilhões de unidades Preço médio = R$ 11.26 Perfumaria R$ bilhões Mercado total R$ 13. Bilhões Participação fcia = 16.8% Outros R$ 800 milhões Acessórios – Varejinho – Suplementos alimentar Mercado total em 2003 R$ bilhões U$$ BI

4 Venda por grupos de farmácias
Grandes Redes R$ bilhões 1.685 lojas – 3.51 % Venda média R$ , Participação vendas 24.5% Pequenas Redes R$ bilhões 1.910 lojas – 3.97 % Venda média R$ , Participação vendas 12.17% Farmácias Independentes Grupo 01 R$ bilhões 3.552 lojas – % Venda média – R$ , Participação vendas % Farmácias Independentes Grupo 02 R$ bilhões lojas – % Venda média – R$ , Participação vendas 28.89% Farmácias Independentes Grupo 03 R$ bilhões lojas – % Venda média – R$ , Participação vendas 23.04%

5 Os desafios e as oportunidades do mercado

6 Reforma tributária publicada no Diário Oficial da União n. 254 em
Os desafios do mercado farmacêutico Reforma tributária publicada no Diário Oficial da União n. 254 em 31 de dezembro de 2003 Terceira fase: Medidas que entram em vigor no ano 2007 Implementação do IVA, este imposto denominado Imposto de Valor Agregado reunirá todos os impostos sobre consumo – IPI federal, ICMS estadual e ISS municipal num único tributo Segunda fase: Medidas que entram em vigor no ano 2005/2006 ?????????????????????????????????????????????? Unificação do ICMS, onde ficou definido que as 27 legislação vigentes hoje, serão reunidas em uma única lei e que as 44 alíquotas vigentes serão reduzidas para cinco alíquotas nacionais Criação das regras para implementação do Imposto Super Simples para empresas de pequeno e médio porte Primeira fase: Medidas que entram em vigor no ano de 2004 Prorrogação do CPMF Desvinculação dos Recursos da União Redistribuição da CIDE (contribuição de intervenção do domínio econômico)

7 Os desafios do mercado farmacêutico
RDC 133/2003 e 134/2003 da Anvisa Dispõe sobre a adequação de registro de medicamentos similares. A partir de dezembro de 2004 todos os produtos similares que tiver que renovar a licença deverá apresentar os testes de equivalência farmacêutica e bio-disponibilidade. Entre os documentos exigidos pela Anvisa para conceder a licença destaca-se o Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle (CBPF)

8 PORT. Nº 344 FUNDAMENTO “Aprovar o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial”

9 Novo Fluxo de Controle Projeto Gerência de Projeto pela Informática
Modelagem dos Novos Processos Na Reegenharia de Processos, priorizou-se: melhoria no controle; melhoria da qualidade da informação. Novo Fluxo de Controle Em Execução

10 Como são os nossos empresários

11 Principais características do empresário independente
Aversão a tecnologia Desinteresse pelo gerenciamento financeiro da empresa Exerce função generalista no trabalho Ética tupiniquim

12 As características do varejo farmacêutico independente

13 Principais características da empresa independente
Sistemas gerenciais sub-utilizado * Informalidade Mix de produtos com pouca variedade Desconhecimento das leis que regulam o mercado Foco na venda de medicamentos similar Lei que rege o mercado desatualizada (5991/73) Dependência financeira junto ao distribuidor Insuficiência de Farmacêuticos

14 Perfumaria venda ativa Farmácia produtos p/ uso pessoal e supermercado
Remédio venda passiva Perfumaria venda ativa Farmácia produtos p/ uso pessoal e supermercado para uso familiar Conceito de gerenciamento de categoria e formação de preços competitivos Utilização de espaço de acordo com participação de venda da categoria Margens de rentabilidade de acordo com importância do produto.

15 Quem serão os sobreviventes

16 Farmácias que tiverem índices de endividamento inferior a
Quem serão os sobreviventes Farmácias que tiverem índices de endividamento inferior a 50% do movimento mensal Farmácias que usem tecnologia para criar relacionamento com o cliente e para fazer o gerenciamento financeiro da empresa Farmácias que tenham lay-out moderno com prioridade para auto-serviço Com mix de produtos diversificado, com ênfase em Perfumaria, Medicamentos Genéricos e Produtos OTC Empresário que deixar o comportamento de comerciante amador atual e ter postura empreendedora

17 EMPRESA Empresário Equipe Sistemas operacionais Mix de produtos
Espírito inovador Altamente qualificada Eficiente na gestão Diversificado Atento as mudanças Comprometida com a empresa Eficiente nos relatórios gerencias Com gerenciamento de categoria Empreendedor Motivada Simplicidade de manuseio Com preços competitivos


Carregar ppt "Os números do mercado farmacêutico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google