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Os números do mercado farmacêutico farmacêutico. População Brasileira 170 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 140 milhões Farmácias 48.000.

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1 Os números do mercado farmacêutico farmacêutico

2 População Brasileira 170 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 140 milhões Farmácias 48.000 Média de cliente por Farmácia 2.917 PopulaçãoXFarmácias

3 MedicamentosR$ 16.9 bilhões 1.50 bilhões de unidades Preço médio = R$ 11.26 PerfumariaR$ 2.184 bilhões Mercado total R$ 13. Bilhões Participação fcia = 16.8% OutrosR$ 800 milhões Acessórios – Varejinho – Suplementos alimentar Mercado total em 2003 R$ 19.884 bilhões U$$ 6.865 BI Venda em R$ no varejo em 2003

4 Grandes RedesR$ 4.875.000 bilhões 1.685 lojas – 3.51 % Venda média R$ 289.319, Participação vendas 24.5% Farmácias Independentes Grupo 01 R$ 2.262.766 bilhões 3.552 lojas – 7.40 % Venda média – R$ 63.704, Participação vendas 11.40 % Farmácias Independentes Grupo 03 R$ 4.581.832 bilhões 29.900 lojas – 62.28 % Venda média – R$ 15.323, Participação vendas 23.04% Farmácias Independentes Grupo 02 R$ 5.744.402 bilhões 10.953 lojas – 22.81 % Venda média – R$ 52.445, Participação vendas 28.89% 1.910 lojas – 3.97 % Venda média R$ 126.700, Participação vendas 12.17% R$ 2.420.000 bilhões Pequenas Redes Venda por grupos de farmácias

5 Os desafios e as oportunidades do mercado

6 Reforma tributária publicada no Diário Oficial da União n. 254 em 31 de dezembro de 2003 Primeira fase: Medidas que entram em vigor no ano de 2004 Prorrogação do CPMF Desvinculação dos Recursos da União Redistribuição da CIDE (contribuição de intervenção do domínio econômico) Segunda fase: Medidas que entram em vigor no ano 2005/2006 ?????????????????????????????????????????????? Unificação do ICMS, onde ficou definido que as 27 legislação vigentes hoje, serão reunidas em uma única lei e que as 44 alíquotas vigentes serão reduzidas para cinco alíquotas nacionais Criação das regras para implementação do Imposto Super Simples para empresas de pequeno e médio porte Terceira fase: Medidas que entram em vigor no ano 2007 Implementação do IVA, este imposto denominado Imposto de Valor Agregado reunirá todos os impostos sobre consumo – IPI federal, ICMS estadual e ISS municipal num único tributo Os desafios do mercado farmacêutico

7 RDC 133/2003 e 134/2003 da Anvisa Dispõe sobre a adequação de registro de medicamentos similares. A partir de dezembro de 2004 todos os produtos similares que tiver que renovar a licença deverá apresentar os testes de equivalência farmacêutica e bio-disponibilidade. Entre os documentos exigidos pela Anvisa para conceder a licença destaca-se o Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle (CBPF) Os desafios do mercado farmacêutico

8 Aprovar o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial FUNDAMENTO

9 Em Execução Projeto Gerência de Projeto pela Informática Gerência de Projeto pela Informática Modelagem dos Novos Processos Modelagem dos Novos Processos Na Reegenharia de Processos, priorizou-se: Na Reegenharia de Processos, priorizou-se: melhoria no controle; melhoria no controle; melhoria da qualidade da informação. melhoria da qualidade da informação. Novo Fluxo de Controle Novo Fluxo de Controle Novo Fluxo de Controle

10 Como são os nossos empresários

11 Aversão a tecnologia Desinteresse pelo gerenciamento financeiro da empresa Ética tupiniquim Exerce função generalista no trabalho Principais características do empresário independente

12 As características do varejo farmacêutico independente

13 Sistemas gerenciais sub-utilizado Principais características da empresa independente Mix de produtos com pouca variedade Foco na venda de medicamentos similar Dependência financeira junto ao distribuidor * Informalidade Desconhecimento das leis que regulam o mercado Lei que rege o mercado desatualizada (5991/73) Insuficiência de Farmacêuticos

14 Conceito de gerenciamento de categoria e formação de preços competitivos Utilização de espaço de acordo com participação de venda da categoria Farmácia produtos p/ uso pessoal e supermercado para uso familiar Remédio venda passiva Perfumaria venda ativa Margens de rentabilidade de acordo com importância do produto.

15 Quem serão os sobreviventes

16 Farmácias que tiverem índices de endividamento inferior a 50% do movimento mensal Farmácias que usem tecnologia para criar relacionamento com o cliente e para fazer o gerenciamento financeiro da empresa Farmácias que tenham lay-out moderno com prioridade para auto-serviço Com mix de produtos diversificado, com ênfase em Perfumaria, Medicamentos Genéricos e Produtos OTC Empresário que deixar o comportamento de comerciante amador atual e ter postura empreendedora Quem serão os sobreviventes

17 EMPRESA EmpresárioEquipe Sistemas operacionais Mix de produtos Espírito inovador Altamente qualificada Eficiente na gestão Diversificado Atento as mudanças Comprometida com a empresa Eficiente nos relatórios gerencias Com gerenciamento de categoria EmpreendedorMotivada Simplicidade de manuseio Com preços competitivos


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