A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião com os Encarregados de Educação Ordem de T TT Trabalhos: Ponto um – Informações; Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião com os Encarregados de Educação Ordem de T TT Trabalhos: Ponto um – Informações; Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Reunião com os Encarregados de Educação Ordem de T TT Trabalhos: Ponto um – Informações; Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento interno); Ponto três – Eleição do Representante dos Encarregados de Educação ; Ponto quatro – Projecto EPIS. (só para 8º e 9º anos).

3 Ponto um – Informações:PeríodosInícioTermo Semanas por período Semestres1.º 15 de Set. 18 de Dezembro 14 1º semestre De 15 de Setembro a 23 de Janeiro 2.º 5 de Janeiro 27 de Março 11 2º semestre De 26 de Janeiro a 19 de Junho 3.º 14 de Abril A partir de 9 de Junho para os 9º, 11º e 12º anos e 19 de Junho para os restantes. 9 Calendário Escolar

4 Atestados médicos Os Atestados médicos de dispensa da prática de Educação Física devem ser entregues na Secretaria juntamente com um impresso (que se adquire na papelaria). pormenorizados Estes devem ser pormenorizados sempre que os alunos evidenciem limitações à prática desta disciplina. SASE Abono de Família Houve uma alteração nos documentos pedidos pelo SASE para efectuar a candidatura ao Subsídio Escolar que será concedido com base nos escalões do Abono de Família. Encontra-se na reprografia a seguinte documentação para consultar e/ou para fotocopiar: - Dossier com os conteúdos por disciplina; - Regulamento Interno; - Lei 3/2008 (alteração ao estatuto do aluno).

5 Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento interno) Faltas - Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quanto os tempos de ausência do aluno.

6 Devem ser entregues ao director de turma, utilizando os destacáveis da caderneta: - com antecedência se o motivo for previsível; - até ao º dia útil subsequente à verificação da mesma; - acompanhada de c cc comprovativos adicionais; Justificação de Faltas atestado médico cinco dias úteis Deve ser entregue atestado médico se determinar impedimento superior a cinco dias úteis;

7 No fim de três faltas de material marca-se uma falta de presença. A partir daí, a falta de material corresponde sempre a uma de presença. À excepção do 5ºano onde são toleradas três faltas por período. Estas faltas são injustificadas Faltas de material São passíveis de justificação as faltas de material que ocorram por motivos não imputáveis ao aluno. Como por exemplo, manuais esgotados na papelaria.

8 Procedimentos adoptados pela escola no caso de Excesso de faltas 1º- O Encarregado de Educação é convocado à Escola, com o objectivo de: - ser alertado para as consequências do excesso grave de faltas; - se encontrar uma solução que permita garantir o cumprimento efectivo do dever de frequência, bem como o necessário aproveitamento escolar. Quando for atingido o d dd dobro do número de tempos lectivos semanais ( só faltas justificadas ou justificadas + injustificadas) por disciplina (artigo 21º da Lei 3/2008): Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. Se o Encarregado de Educação não comparecer, a escola, informa a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

9 2 º - O DT informa o Professor da disciplina que aplicará uma m mm medida correctiva no prazo máximo de duas semanas. Exemplos de Medidas Correctivas : -A-A-A-Apresentação de um trabalho; -H-H-H-Horas de estudo; -F-F-F-Fichas formativas; -L-L-L-Leituras complementares na biblioteca; -A-A-A-Actualização do caderno diário.

10 Quando for atingido o T TT Triplo do número de tempos lectivos semanais (faltas justificadas + injustificadas) por disciplina. 1º - O Encarregado de Educação é novamente convocado à Escola: 2º - O DT informa o Professor da disciplina com carácter de urgência que marcará uma P PP Prova de Recuperação, a realizar até ao 10º dia útil. Exemplos de Provas de Recuperação : -T-T-T-Teste escrito (a realizar fora do horário escolar do aluno); -T-T-T-Trabalho de Pesquisa; -E-E-E-Exposição Oral; -P-P-P-Prova Prática.

11 Quando for atingido o D DD Dobro do número de tempos lectivos semanais (exclusivamente faltas injustificadas) por disciplina. 1º - O Encarregado de Educação é convocado à Escola: 2º - O DT informa o Professor da disciplina com carácter de urgência que marcará uma P PP Prova de Recuperação, a realizar até 10 dias úteis.

12 B - Se n nn não obtiver aproveitamento o Conselho de Turma reúne e pondera / aprecia: - a justificação ou injustificação das faltas; - o período lectivo em causa; - o momento da Prova; s resultados das outras disciplinas. Efeitos da prova A – S e o aluno o oo obtiver aproveitamento segue o seu percurso normal;

13 C- Se o aluno f ff faltar injustificadamente à prova: - fica r rr retido, caso se encontre dentro da escolaridade obrigatória. - ou é e ee excluído, se estiver fora da escolaridade obrigatória. Após essa ponderação o Conselho de Turma pode determinar: - a Elaboração e cumprimento de um P PP Plano de Acompanhamento seguido de n nn nova Prova; - R RR Retenção/ exclusão do aluno (para alunos que se encontram fora da escolaridade obrigatória).

14 Ponto três – Eleição do Representante dos Encarregados de Educação O REE será convocado para os Conselhos de Turma Intercalares (que se realizarão +/- a meio de cada período) e Conselhos Disciplinares (se existirem). Tem como função fazer a ponte entre os restantes EE e a Escola, transmitindo informações ou preocupações dos EE e vice-versa.

15 Ponto Quatro – Projecto EPIS Mediadores de Capacitação para o Sucesso Escolar Os alunos, que ficaram sinalizados o ano passado, continuam a ser acompanhados pelo psicólogo Raúl Caeiro. Este ano haverá alguns seminários dinamizados, no âmbito deste Projecto para os alunos do 8ºe 9º anos, bem como para os Encarregados de Educação do 3º Ciclo. Os seminários para os Encarregados de Educação serão realizados no fim da tarde ( após as 18 horas), com o objectivo de fornecer informação sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, assim como a sua promoção, envolvendo a família.

16 Os três seminários previstos terão como temas : 1º seminário – A chegada a uma nova escola - o papel dos pais na transição à adaptação entre escolas - mais direccionado aos pais dos alunos do 5ºano; 2º seminário – Lá em casa mandamos nós?... Estratégias disciplinares – aberto aos pais dos alunos dos vários anos do 3º ciclo; 3º seminário – Entre a família e a escola: o que os pais podem fazer para promover o sucesso escolar dos filhos - aberto aos pais dos alunos dos vários anos do 3º ciclo. Após calendarização dos seminários, será comunicada, aos pais, a data de cada um deles, bem como a respectiva hora e sala através da caderneta.


Carregar ppt "Reunião com os Encarregados de Educação Ordem de T TT Trabalhos: Ponto um – Informações; Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google