A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vila Ruiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vila Ruiva."— Transcrição da apresentação:

1 Vila Ruiva

2 Historia de Vila Ruiva Perde-se na lonjura dos tempos a data da fundação de Vila Ruiva. Em plena Alta Idade Média deve ter tido a sua primeira igreja, (actualmente adro da Matriz). Parece ter sido fortificada e daí, talvez, o interesse mostrado por D. Dinis em recuperá-la para a coroa, acrescentando assim aos seus domínios de Viana, Vila Alva, Alvito e termo de Portel. D. Manuel I concede o segundo foral à povoação, em O primeiro foral foi dado pelo Convento de Mancelo, no século XIII. No Paço, hoje desaparecido, viveram largas temporadas alguns dos Marqueses de Ferreira: D. Francisco de Melo, segundo Marques e segundo Conde de Tentúgal, e seu filho D. Nuno Alvares Pereira de Melo, terceiro Conde de Tentúgal. A este lhe nasceu pelo menos um filho nesta vila: D. Rodrigo de Melo, nascido a 4 de Setembro de 1589 e baptizado na Matriz da povoação por seu tio D. João de Bragança, Prior de Guimarães. Foi fundador da Misericórdia local D. Álvaro, clérigo, terceiro filho de D. Rodrigo de Melo, primeiro Marquês de Ferreira e segundo Conde de Tentúgal. O antigo Hospital edifício ligado a esta igreja, passou a ser administrado pela Confraria da Misericórdia à qual foram anexados os largos bens do referido Hospital. Na igreja da Misericórdia é ainda visível, entre outras, a sepultura do seu fundador, D. Álvaro, morto em Alcácer Quibir. Em 1527 tinha a vila 76 fogos e 85 no termo. Em 1758 tinha 96 vizinhos e 313 pessoas. A sua Misericórdia tinha cinco capelães, três dos quais com obrigação de missa quotidiana. A sua população actual (censo de 1970) é de 694 pessoas. Teve a povoação juízes ordinários, três vereadores, procurador do concelho, escrivão da Câmara, juiz dos órfãos, tabelião e uma companhia de ordenanças. A sua igreja era da apresentação dos Duques de Cadaval. O Concelho de Vila Ruiva foi extinto em 1836 e anexado ao de Cuba a partir de 6 de Novembro de 1839.

3 Descrição de Vila Ruiva
Vila Ruiva é uma freguesia portuguesa do concelho de Cuba, com 20,20 km² de área e 625 habitantes (2001). Densidade: 30,9 hab/km². Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 329 habitantes.

4 Ponte Romana A Ponte romana sobre a ribeira de Odivelas ou Ponte de Vila Ruiva é uma ponte romana em Portugal situada na freguesia de Vila Ruiva (Concelho de Cuba) no Baixo Alentejo. Localiza-se a cerca de 1,5 km de Vila Ruiva tomando-se a estrada EN258 entre Alvito e Vidigueira. A ponte está em uso até os tempos actuais, porém, por causa da estreiteza, pode ser atravessada somente em mão única. Uma das mais monumentais pontes de origem romana ainda existentes no país e pela qual, ao que tudo indica, passava a antiga estrada romana que de Faro e Beja seguia para Évora e Mérida.

5 Alguns Monumentos de Vila Ruiva
Chafariz de Bicas Sr.ª da Represa Igreja Matriz Ponte Romana Casa da Câmara Fonte Represa Romana Igreja da Misericórdia S. Sebastião

6 A minha Opinião sobre Vila Ruiva
Começo por dizer que este fundo que esta neste diapositivo, é uma das mais lindas paisagens que Vila Ruiva contém. Vila Ruiva é uma aldeia pequena com pouca população, mas eu adoro aquela “ilha”, é por ilha que tratam a a minha terra, eu gosto muito de viver em Vila Ruiva, é a terra onde eu nasci e sou criada. É aqui que eu tenho a minha família, os meus amigos e as pessoas de quem gosto. É nesta terra que eu me divertido, estou com os meus amigos, pode não ter um bar ou qualquer coisa perecida mas é uma terra muito divertida, para quem sabe desfrutar da própria terra claro. Acho que não tenho mais nada para dizer da minha terra, porque todas as pessoas sabem que a adoro.

7 Este trabalho foi elaborado por:
- Daniela Pôla Nº8 9ºB


Carregar ppt "Vila Ruiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google