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SABER, PODER, QUERER: A TRILOGIA DO EMPREENDEDORISMO.

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Apresentação em tema: "SABER, PODER, QUERER: A TRILOGIA DO EMPREENDEDORISMO."— Transcrição da apresentação:

1 SABER, PODER, QUERER: A TRILOGIA DO EMPREENDEDORISMO

2 Triângulo do Fogo; Quando se quer empreender algo é necessário conjugar articuladamente os verbos saber, poder e querer.

3 É o componente cognitivo, que garante o acesso a dados, informações e conhecimentos que as pessoas possuem de forma sistematizada; Correlações que conseguem fazer com elas, de modo a garantir os pré- requisitos indispensáveis para uma ação consciente e responsável.

4 É o modo como colocamos em prática o conteúdo internalizado, seja da experiência anterior, seja do conhecimento adquirido.

5 a) poder no sentido de capacidade; b) poder no sentido de permissão.

6 É o componente volitivo deste triângulo e está ligado à nossa vontade de concretizar uma ação. Podemos também correlacionar este verbo ao aspecto motivacional (nosso motivo para a ação) que nos retira do equilíbrio estático.

7 Eu sei e posso, mas não quero – seja por uma opção consciente, seja por auto- sabotagem inconsciente, eu não me mobilizo para concretizar um objetivo e, por conseguinte, tal projeto não sairá do papel.

8 Eu sei e quero, mas não posso. Falta de capacidade: tal carência me exclui de realizar um determinado empreendimento por ausência de expertise. Falta de autorização: embora esteja capacitado, me abstenho de tomar a iniciativa, por medo das conseqüências ou por submissão à autoridade.

9 Eu posso e quero, mas não sei. Apesar de poder (em ambos os sentidos) e querer, a ausência do saber tenderá a prejudicar a ação por desconhecimento de fórmulas e processos que garantam qualidade assegurada e rastreabilidade.

10 As Habilidades Necessárias

11 Comunicação; Sinergia;

12 Comunicar-se efetivamente, requer que você entenda primeiro o ponto de vista da outra parte, para só então expor o seu. Ignorando, fingindo ouvir, ouvindo seletivamente, atentamente e empaticamente.

13 A sinergia é conseqüência do compartilhamento de idéias – é a busca da terceira alternativa. Não é a minha maneira nem a sua, mas uma terceira melhor do que qualquer das nossas proposições individuais.

14 Identifique o desejo comum a todas as partes. Crie alternativas que melhorem todas as organizações envolvidas. Determine soluções de consenso. Promova um espírito de benefício mútuo. Desenvolva relacionamentos e fortaleça os laços inter-pessoais,

15 Não tenha outras atividades que consumam o seu tempo ou atenção. Seja um exemplo em devoção e atividade fervente para aqueles a quem dirige. Ame aqueles que estão sob sua direção como se fossem de sua própria família.

16 Sempre esteja disposto a escutar as objeções ou sugestões que seus superiores, associados ou colaboradores têm a lhe dar. Seja pontual em todos os seus compromissos

17 Seja acessível para aqueles que buscam o seu conselho; Não temas novas idéias.

18 Identifique o que você quer ser; em que você é bom ou quer se destacar. Identifique seus pontos fortes e fracos. Faça um planejamento estratégico do seu projeto.

19 Direcione seu foco e suas ações para o seu projeto. Tenha uma agenda diária. Cumpre-a fielmente. Crie um nome e uma logomarca.

20 Aprenda a vender seu projeto Traduza o seu projeto em receitas Transforme pequenas e chatas tarefas em ouro. Pense nos seus clientes, seja obcecados por eles.

21 Tenha uma vasta e diversificada lista de contatos. Tenha amigos excêntricos; Alimente a sua criatividade. Gere novos projetos.

22 Pense sempre a longo prazo. Construa uma home page. Aprenda a falar em público. Seja alegre. Distribua entusiasmo e otimismo.

23 Tenha conselheiros e orientadores. Mantenha contato com pessoas que você admira. Identifique novos talentos e os observe com freqüência.

24 Torne-se um fanático pelo poder, sem ser autocrata. Esteja comprometido com a excelência. Faça a diferença. Tenha uma forte identidade. Você = Sua Marca = Seu Projeto.

25 1° - Você foi desejado; 2° - Você se preocupou com a comunicação ; 3º - Sua mãe se preocupou com o merchandisng,

26 4º - Mais tarde o Marketing de relacionamento; 5º - Fase de crescimento enorme; 6º - Sua "embalagem" começa a ficar ultrapassada

27 7° - Apesar da decadência, se você teve um bom desempenho de mercado, sempre terá um público fiel; 8º - Substituição do produto;

28 01. Não arrume briga de graça; 02. Jamais desafie quem você não conhece; 03. Acredite no seu potencial;

29 04. Planeje cuidadosamente, mas seja rápido e preciso nas ações; 05. Tenha sempre uma reserva técnica para qualquer eventualidade; 06. Valorize e divulgue as suas qualidades;

30 07. Trate de resolver os seus defeitos e seja discreto a respeito dos mesmos; 08. Arrume aliados estratégicos;

31 09. Use sempre a dúvida a seu favor; 10. Jamais se mostre derrotado, pois cachorro morto todo mundo chuta.

32 01. Inventaram a si próprias. 02. Em constante transformação... sem se sentir limitadas pela coerência consigo mesmas; 03. Golpeadas e machucadas... para jogar o jogo da vida com vigor.

33 04. Curiosas... ao extremo. 05. Como crianças, ingênuas... com um apetite pela exploração que se assemelha ao de um garoto de quatros. 06. Sem as amarras do passado.

34 07. Confortáveis... com a idéia de que a vida parece um alvo móvel. 08. Alegres... todas riem... Muito. 09. Ousadas... até um pouco loucas. 10. Iconoclastas... só se sentem, mais ou menos, felizes quando estão do lado errado do senso comum.

35 11. Multidimensionais... com falhas tão grandes quanto suas virtudes. 12. Honestas... e confusas... como são as pessoas verdadeiramente honestas. 13. Maiores do que a vida... embora muitas vezes engajadas em pequenas aventuras...

36 Primeiro desafio – dirigir grupos diferentes rumo a um bem comum. Segundo desafio – fortalecimento da organização ampliada, estabelecendo um sistema de valores baseado em princípios duradouros, universais e de fácil entendimento.

37 Terceiro desafio – certificar-se de que a comunicação flui livremente na organização e que todo o grupo fala a mesma língua... A linguagem comum assegura o bom entendimento.

38 Quarto desafio – criar e motivar a sinergia do grupo, fazendo com que todos abandonem as individualidades e focalizem o interesse comum. Quinto desafio – encorajar a colaboração, a cooperação evitando e desestimulando a competição. O sistema deve recompensar o trabalho em equipe.

39 Sexto desafio – orientar os participantes da organização a focalizar e se concentrar naquilo que é mais importante.


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