A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO PARA MILAGRE Passos para aquele que já é venerável como é o caso do Pe. Jordan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO PARA MILAGRE Passos para aquele que já é venerável como é o caso do Pe. Jordan."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO PARA MILAGRE Passos para aquele que já é venerável como é o caso do Pe. Jordan.

2 um fato insólito (extraordinário), que supõe uma intervenção especial e gratuita de Deus e é, ao mesmo tempo, um sinal e manifestação de uma mensagem divina para o homem ( e a mulher) a um chamado à conversão. Segundo os teólogos atuais, milagre é:

3 É um fato extraordinário que supera as leis da natureza. É uma intervenção extraordinária de Deus, no mundo visível, acima da ordem de toda natureza criada.

4 Há milagres dos mais diversos tipos. Para os Processos de beatificação e canonização são admitidos milagres de curas, onde conste claramente o antes e o depois.

5 UM MILAGRE DEVE APRESENTAR QUE A CURA FOI: - instantânea ou muito rápida - perfeita (sem nenhuma sequela) - duradoura (que se mantém no tempo) - preternatural (não explicada pela medicina)

6 I PARTE - PASSOS A SEREM DADOS Antes de iniciar um Processo a respeito de um possível cura milagrosa (só pode ser considerada milagre após a confirmação do caso pelo Vaticano), é necessário fazer uma série de pesquisas para evitar surpresas, perda de tempo, investimento financeiro e deixar as pessoas agitadas ou iludidas.

7 A) Solicitar à pessoa curada ou aos seus pais, em se tratando de uma criança, uma relação escrita bem minuciosa e com todos os particulares: sintomas da doença, diagnóstico e prognóstico dos médicos, tratamento feito, desenrolar da doença, a quem recorreu o doente e/ou familiares, se a cura foi instantânea, controles médicos depois da cura. Esta relação pode ser feita por uma pessoa da família e, havendo necessidade, o próprio Postulador pode ajudar a escrever.

8 Na prática: é bom verificar a questão da invocação, isto é, quem foi invocado e se foi invocado somente um Servo de Deus ou um Beato, porque na hora da aflição ou de um caso desesperador é comum invocar outros santos ou beatos ou servos de Deus e com isso o caso se complica ou normalmente não passa quando chega aos teólogos do Vaticano.

9 B) Encontrando-se elementos que levam a suspeitar que o caso possa ser miraculoso, é necessário pesquisar todos os documentos ou prontuários nos hospitais onde a pessoa ficou internada. O pedido da documentação pela Constituição Brasileira deve ser feito pela própria pessoa ou alguém da família ou pelo Postulador com procuração da família ou pessoa curada.

10 Toda documentação deve ser fotocopiada (xérox) e autenticada pelo secretário ou diretor do Hospital ou Clínica. No caso em que não exista Prontuário foi destruído, é necessário obter, ao menos, uma relação do médico ou dos médicos que trataram o doente.

11 C) Depois de conseguir toda documentação do caso com a relação da pessoa ou da família, é bom consultar um ou dois especialistas da doença que a pessoa foi curada, para ter um parecer sobre o caso e que o caso é realmente bom. Deve-se pedir um parecer por escrito dos médicos que avaliaram o caso.

12 D) A seguir, fazer os exames para ver se de fato não há sequelas e a saúde é perfeita.

13 E) Todo este material é bom mandar ao Postulador, que através de alguns médicos do Vaticano possa se cientificar do caso e se vale a pena ou não instruir um Processo. O perito de Roma, além disso, ajuda ou prepara o interrogatório sobretudo da parte médica.

14 F) Realizados todos esses passos dos quais resulta que é possível existir um milagre, o Postulador apresenta um pedido à autoridade competente juntamente com: - uma relação pormenorizada do caso - depoimento escrito do possível milagre - uma lista de testemunhas, na qual devem constar os médicos e enfermeiros envolvidos no caso e os familiares - toda documentação obtida até o momento - o atestado de um perito, se existe.

15 Reunião da Equipe Internacional da Beatificação do Pe. Jordan realizada nos dias 05 e 06 de junho, na Casa Mãe, em Roma

16 Datas importantes a serem consideradas: anos da chegada dos primeiros Salvatorianos em Assam – Índia – 100 anos da Páscoa do Pe. Jordan -Retomada da Postulacion Press. -Publicação por trimestre -Fotos – Jornal eletrônico – Apresentar graças já mencionadas – Frases do Padre Jordan – Histórico de como anda o processo. -Incentivar outras iniciativas: - Traduzir para o português o livro do Alessandro Pronzato -Terço com a estampa do Pe. Jordan -Oração diária Salvatoriana -Relíquia do Pe. Jordan acompanhada de uma oração; Medalha - Página na Web – Espaço para Postulação - Material para Consulta: Histórico e Audio-Visual, PDF, Publicar Iniciativas internacional.

17 -Calendário internacional; -Convidar uma Irmã Salvatoriana para compor a Equipe; -Onde tenha a Família Salvatoriana formar uma Equipe para Postulação -Nas visitas canônicas solicitar que cada Unidade apresente o que tem promovido em vista da beatificação -Entrada do Processo de Beatificação dos Padres? -Pancrácio -Otto

18 BRASIL -Relicários passando por todas as obras da Família Salvatoriana; -Carta agradecendo as pessoas que nos informam de graças já recebidas. -Notificar um membro do seu ramo quando encontrar relato sobre graça obtida: - Tomar nota do Nome e telefone de quem relatou e repassar para o responsável do seu Ramo. - Revista Missão Salvatoriana (Jornal O Desafio)

19

20

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "PROCESSO PARA MILAGRE Passos para aquele que já é venerável como é o caso do Pe. Jordan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google