A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Pregadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Pregadores"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Pregadores
FIDELIDADE

2 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
Formação Pregadores Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO I - CONSIDERAÇÕES O QUE SIGNIFICA ORGANIZAR A PREGAÇÃO ? Conhecer a mensagem e qual objeti- vo a atingir, é preciso: Elaborar um plano; Estabelecer uma estratégia para repassar BEM essa mensagem. É preciso elaborar um ROTEIRO DE PREGAÇÃO.

3 Estratégia de Uma Empresa para obter LUCRO$$$$$$$$
Formação Pregadores Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Estratégia de Uma Empresa para obter LUCRO$$$$$$$$

4 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
Formação Pregadores Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO A Mensagem boa porém desorganizada SE DESVIRTUA , SE PERDE; Organização da Mensagem é uma tática para se produzir um bom efeito; Não se pode dar apenas chutes soltos; Não se pode pregar a PALAVRA no improviso; Para se conquistar é necessário boa estratégia.

5 Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO
Formação Pregadores Como organizar a pregação - ROTEIRIZAÇÃO Qual a melhor maneira de se organizar uma pregação ? ESTRATÉGIA EXÓRDIO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

6 È um corpo único, dividida em 02 partes:
Formação Pregadores EXÓRDIO È um corpo único, dividida em 02 partes: a) INTRODUÇÃO OBJETIVOS: Apresentação... O Ideal... Animar o auditório para ouvir a pregação; Captar a atenção de todos; Fazendo com que se sintam privilegiados por estarem ouvindo a mensagem de Deus.

7 EXÓRDIO Formação Pregadores b) MOTIVAÇÃO INICIAL
OBJETIVO: Fazer uma exposição geral do tema. Como se faz ISTO ? Através de uma citação bíblica curta ou enunciado; Com uma idéia abrangente, mas com 03 ideais no máximo, para evitar a dispersão.

8 Formação Pregadores Nosso Modelo

9 DESENVOLVIMENTO Formação Pregadores
É o corpo da pregação, a parte mais longa; As idéias já expostas no exórdio são traba- lhadas uma a uma, buscando repassar o todo; Utilizando-se uma passagem bíblica que fundamentará o que será pregado.

10 Nele deve está inserido 03 atitudes:
Formação Pregadores DESENVOLVIMENTO Nele deve está inserido 03 atitudes: a) Enunciado: Continuidade da motivação inicial, contendo de for- ma precisa e breve toda a mensagem que quer se dar; b) Argumentação: Explicação do que se deseja, alinhando os argumentos, que confirmam a mensagem: Quais ? Argumentos bíblicos, teológicos, vivenciais, etc. c) Aplicação: Valorização da mensagem, onde se inclui as pessoas que estão acompanhando com exemplos possíveis.

11 Formação Pregadores Nosso Modelo

12 CONCLUSÃO Formação Pregadores
É o fechamento da pregação, com recapitula- ção do que foi repassado e compromissos e atitudes a serem vivenciadas. Nesta reapresenta-se rapidamente de forma lógica o conteúdo e em seguida faz-se os 03 IMPERATIVOS: DESAFIO, EXORTAÇÃO e CHAMAMENTO.

13 Formação Pregadores Nosso Modelo

14 Dicas de Roteirização Formação Pregadores
Deve-se selecionar 03 versículos bíblicos , conforme a LECTIO DIVINA. De cada versículo extrai-se uma PALAVRA CHAVE; Como já vimos a pregação tem INICIO, MEIO e FIM e um ALVO A SER ACERTADO. Os versículos devem ser trabalhados dentro de uma ordem lógica de RACIOCÍNIO, HARMONIA e COERÊNCIA. As SUB-CHAVES são as idéias da CHAVE PRINCIPAL.

15 Esquema Geral de Roteiro
Formação Pregadores Esquema Geral de Roteiro

16 IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO
Formação Pregadores QUESTIONAMENTOS E IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO Alguns irmãos não fazem o ROTEIRO, porque confiam somente que o Espirito Santo vai falar na hora, ou que o Espirito Santo muda tudo. R – O Espírito Santo não tira do vazio, e não é desordeiro. O que acontece é que o pregador está com muita sede de pregar e vai partilhando muitas informações. RESULTADO – pregação longa, perde-se o conteúdo e o objetivo da mesma.

17 IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO
Formação Pregadores QUESTIONAMENTOS E IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO Alguns questionam o uso do ROTEIRO, se o pregador é convidado a ser conduzido pelo Espírito Santo, ser espontâneo e comunicativo. R – De fato, o roteiro não é pra ser lido durante a pregação. Ele é elaborado para ser lido e estudado antes da pregação, pois o Espirito Santo já está agindo neste momento. RESULTADO – pregador perdido ou lendo várias vezes o roteiro, sinal de que não preparou o roteiro e caso tenha preparado não rezou e nem estudo antes como deveria.

18 IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO
Formação Pregadores QUESTIONAMENTOS E IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO Um roteiro bem preparado, organizado e estudado é facilmente aplicado dentro do tempo da pregação (10 a 15 minutos) e dentro da vontade de Deus. SUCESSO DE UM BOM ROTEIRO E UMA BOA PREGAÇÃO – Além da Oração, Lectio Divina, bom estado físico e espiritual, etc. Deve-se preparar o ROTEIRO e estudar o mesmo quantas vezes forem necessárias e então obter um bom resultado.

19 Formação Pregadores II - INSPIRAÇÃO

20 II - INSPIRAÇÃO Formação Pregadores Também chamada de UNÇÃO;
Deve-se recorrer à LECTIO DIVINA e à VIDA DE ORA-ÇÃO, que são graças de Deus para a pregação pois este é um ministério SOBRENATURAL; O pregador é chamado a uma vida interior e a estar atento aos Sopros do Espirito Santo; Porém o pregador não deve anunciar além daquilo que foi preparado, inspirado e rezado.

21 II - INSPIRAÇÃO Formação Pregadores
a) Fontes Primárias: Sagrada Escritura (Lecctio Divina), Sagrada Tradição, Documentos da Igreja; b) Fontes Auxiliares: Experiência própria, experiência dos irmãos, Ciências Modernas (Antropologia, Psicologia, História, Medicina, Sociologia, Geografia, Botânica,), Natureza, Fatos da Vida; c) Meios de acesso às fontes: Inspiração do Espírito Santo Deus age através da nossa natureza (imaginação, criatividade, inteligência); Revelação privada; Recordação do que aprendemos; Livros espirituais; Moção,etc.

22 II - INSPIRAÇÃO Formação Pregadores
d) Preparação da pregação: estar em sintonia com Deus (oração mental, louvor). 1. Perguntar a Deus o que ele quer que preguemos. 2. Esperar a resposta de Deus. 3. Formas de resposta de Deus: a) através dos dons carismáticos (ciência, profecia, imagens / visualizações) b) Inspirações (idéias que recebemos do Espírito Santo, mas que não é profecia). c) moções (o Espírito Santo nos move, nos impele por meio da nossa natureza, colocando em nós desejo de fazer algo. É parecido com intuição. Na preparação do ensino ele nos impele para textos da Sagrada Escritura, de documentos da Igreja, de diversos livros espirituais, para fatos da vida.

23 II - INSPIRAÇÃO Formação Pregadores
Recordação: do que sabemos ou lemos: Anotar tudo o que pensamos que pode ser de Deus; Discernir para saber o que é de Deus. Ver se as idéias estão de acordo com a sagrada Escritura, com a Doutrina, a Tradição da Igreja, o Magistério e se vai faze bem a comunidade. Organizar com o Dom da sabedoria o que foi anotado. Dependência total do Espírito Santo de Deus.


Carregar ppt "Formação de Pregadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google