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Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior

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Apresentação em tema: "Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior
3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Regular e Profissional. Um projecto abrangido pelo PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS ESCOLAS DESTINADAS AO ENSINO SECUNDÁRIO

2 Do particular para o geral…
F B1/B2 H D C G A E N

3 Bloco A Piso 0 C Acesso Principal à Escola Portaria
Área Exterior Coberta E Recepção / Inst. Téc. / Relação c/ Blocos B1 e E B1 Átrio Principal/ Relação c/ Bloco C Direcção O Bloco A compreende o acesso principal à Escola e inicia-se com um portão, portaria, controlo de acessos e uma vasta área coberta - na testa da qual se prevê a identificação do Estabelecimento de Ensino. Este corpo absorve uma circulação que relaciona o Bloco E com o Bloco B1; um átrio principal, onde se confrontam os Espaços de Direcção e Gestão com aqueles relativos ao ambiente de Secretaria. Administração Directores de Turma I.S. N Elevador

4 1 Sala de Secretariado de Direcção 1 Sala de Reunião
1 Sala P. da Assembleia da Escola / Director 1 posto de trabalho 1 Sala de Direcção 4 postos de trabalho 1 Sala de Secretariado de Direcção 3 postos de trabalho 1 Sala de Reunião 12 lugares sentados

5 Secretaria / Tesouraria
Administração Secretaria / Tesouraria 10 postos de trabalho Arquivo Cofre Chefia Administrativa 1 posto de trabalho SASE 3 postos de trabalho

6 Espaço Sócio-educativo
1 Sala de Psicologia e Orientação Educativa 1 posto de trabalho 1 Sala de Primeiros Socorros

7 1 Sala de Trabalho / Reunião
Directores de Turma 1 Sala de Trabalho / Reunião 24 lugares sentados 2 Salas de Atendimento 2 postos de trabalho

8 Bloco A Piso 1 C 5 Laboratórios
G 5 Laboratórios 3 Salas de Preparação / Trabalho de Docentes E 5 Arrumos Laboratório Aprendizagem Informal lugares O Bloco A compreende o acesso principal à Escola e inicia-se com um portão, portaria, controlo de acessos e uma vasta área coberta - na testa da qual se prevê a identificação do Estabelecimento de Ensino. Este corpo absorve uma circulação que relaciona o Bloco E com o Bloco B1; um átrio principal, onde se confrontam os Espaços de Direcção e Gestão com aqueles relativos ao ambiente de Secretaria. B1 I.S. Docentes Relação com os Blocos C e E N Acesso às coberturas dos Blocos B1 e B2

9 Laboratórios Salas de Preparação
1 de Física 1 de Química 1 de Biologia / Geologia 2 Polivalentes 30 lugares sentados em cada 3 Salas Trabalho / Preparação 4 lugares sentados em cada

10 Blocos B1 e B2 Piso 0 Áreas Sociais e de Convívio
Biblioteca / Centro de Recursos Oficina de Teatro Loja do Estudante Ed. Física / Desporto / Vest. / Baln. Ass. de Pais e Ass. de Alunos I.S. Docentes, n/ Doc. e Alunos Salas de Pessoal n/ Docente Cozinha e Área de Serviço Piso 0 N Arquivo Morto

11 Áreas Sociais e de Convívio
Learning Street – Acesso à Biblioteca, à Cafetaria, à Oficina de Teatro, à Loja do Aluno, ao Foyer, ao Refeitório e à Sala Polivalente. Foyer Encontro e Aprendizagem Informais 42 lugares sentados Bar / Cafetaria Estar / Espaço de Circulação 64 lugares sentados Espaço Exterior Coberto 30 lugares sentados Refeitório – Espaço com possibilidade de uso alargado. 160 lugares sentados

12 Biblioteca Escolar Centro de Recursos Escolares
1 Sala Nuclear 88 lugares sentados 1 Sala Polivalente 30 lugares sentados 1 Gabinete 5 lugares sentados 1 Arquivo

13 Espaço Polivalente Educação Física / Desporto / Eventos
1 Sala Polivalente 200 lugares sentados 1 Sala de Exercício e Saúde 1 Sala de Aula 18 alunos 1 Sala de Trabalho de Docentes de E.F. 8 lugares sentados I.S. / Balneários / Vestiários de Docentes de E.F. Balneários / Vestiários de Alunos I.S. Alunos / Eventos

14 Bloco C – Piso 0 6 Salas de Ensino Geral F
1 Sala de Trabalho de Docentes 14 lugares 1 Arrecadação de Material Exterior Aprendizagem Informal 8 lugares I.S. Adm. / Visitas I.S. Alunos A Piso 0

15 Bloco C – Piso 1 4 Salas de Ensino Geral F 1 Sala Pausa de Docentes
53 lugares 1 Sala de Reunião de Docentes 12 lugares Aprendizagem Informal 8 lugares I.S. Docentes I.S. Alunos Piso 0 A

16 Bloco C – Piso 2 F 7 Salas de Ensino Geral
1 Sala de Reunião de Docentes 12 lugares 1 Arrecadação Aprendizagem Informal 16 lugares Piso 0 A

17 Bloco D – Piso 0 F 2 Salas de Ensino Geral 1 Sala de Desenho
30 alunos 1 Sala de EVT 28 alunos 1 Sala de Oficina de Artes 28 alunos 1 Oficina de Manutenção 1 Arrecadação Aprendizagem Informal 8 lugares N Piso 0 I.S. Alunos

18 Bloco D – Piso 1 F 5 Salas de Ensino Geral 1 Sala Grandes Grupos
70 lugares 1 Sala de Trabalho de Docentes 14 lugares Aprendizagem Informal 4 lugares N I.S. Docentes Piso 0

19 Bloco E – Piso 0 4 Salas de Ensino Geral CNO
Centro Novas Oportunidades 1 Sala de Trabalho Docentes 14 lugares A Aprendizagem Informal 8 lugares I.S. Alunos Piso 0

20 CNO Centro Novas Oportunidades
2 Salas de Formação e Trabalho 12 lugares em cada 1 Sala de Formadores 14 lugares 1 Gabinete para Coordenador 5 lugares 1 Gabinete de Apoio 3 lugares Recepção Arquivo

21 Bloco E – Piso 1 1 Sala de Ensino Geral 3 Salas T.I.C.
1 Oficina de Informática A 2 Arrumos T.I.C. Aprendizagem Informal 4 lugares Piso 0

22 Bloco F – Piso 0 F D C C D Oficinas: Mecânica - Serralharia/Auto
Mecatrónica 1 Sala de Trabalho de Docentes - 4 Lugares Espaços de Apoio: Ferramentaria, Armazém e Compressor 1 Laboratório Vestiários

23 Salas de Aula de Ensino Geral
24 Salas de Aula Normais 28 alunos em cada 1 Sala de Aula Grandes Grupos 70 alunos 5 Salas de Aula Pequenos Grupos 16 alunos em cada

24 Salas de Trabalho/Reunião - Docentes
Bloco A Salas (Laboratórios) - 4 lugares em cada Bloco B2 - 1 Sala (Educação Física) - 8 lugares Bloco C Sala - 14 lugares Bloco D Sala - 14 lugares Bloco E Sala - 14 lugares Bloco F Sala (Oficina) - 4 lugares Salas de Reunião Bloco C - 2 Salas - 12 lugares em cada

25 Salas de Pausa Docentes Não Docentes Não Docentes (Cozinha)
Bloco C - 1 Sala - 53 lugares sentados Não Docentes Bloco B2 - 1 Sala - 12 lugares sentados Não Docentes (Cozinha) Bloco B2 - 1 Sala - 8 lugares sentados

26 Aprendizagem Informal
Nos espaços de circulação dos Blocos A, B1, C, D e E 102 lugares sentados

27 Associações Associação de Pais – Bloco B1
5 lugares sentados Associação de Alunos – Bloco B1

28 As plantas gerais Lembretes…
Nos Blocos C, D e E existem escadas exteriores de emergência e de acesso às coberturas. No Bloco A existe uma escada de emergência. Nos Blocos A, B1, B2, C, D e E existem espaços “SOS Limpeza”. O Bloco B2 contempla uma parede exterior de escalada. O Bloco G é uma galeria que relaciona os Blocos C e D. O Bloco H encerra o RSU, o Depósito de Água e o Grupo de Bombas.

29 ….. Legenda Piso 0 F H D C G B2 B1 A E Sala de Aulas Artes Oficinas
BECRE / Polivalente Área de Docentes Área de Direcção Área Administrativa Área Social / Restauração Área Desportiva CNO Instalações Sanitárias SOS Limpeza Legenda PT F GG H D C G B2 B1 E A

30 Legenda Piso 1 F H D C B2 G A B1 E Sala de Aulas
PT GG Sala de Aulas F Ciências / Laboratórios H Tecnologias / T.I.C. D C B2 G Área de Docentes A B1 E Instalações Sanitárias SOS Limpeza

31 Legenda Piso 2 F H C G D B2 B1 E A Sala de Aulas Área de Docentes PT
GG Sala de Aulas F H C G D B2 B1 Área de Docentes E A

32 As Áreas… A. Implantação existente: 4.464,97 m2 A. B. Construção existente: 7.384,99 m2 G B1/B2 F A H A. B. Construção a demolir: 1888,54 m2 D C D A. B. Construção a remodelar: 5.496,45 m2 A. B. Construção a construir: 6.030,05 m2 E A. B. Construção Total: ,50 m2 A .Total de Construção: ,45 m2 A. de Implantação proposta: 7.912,05 m2

33 Confissão do Arquitecto
O arquitecto autor do projecto e coordenador geral tem que percorrer um caminho suficientemente largo de modo a poder partilhar o espaço com o pensamento crítico, a vontade de representação e a constante dúvida; coando todos os momentos de conflito com uma serenidade que evoque o sentimento de desapropriação que o acto de projectar e de coordenar dificulta bastante. Acresce a esta confissão os critérios funcionais e estéticos, malditos critérios, efabulados pela condição humana, que nos transforma em medievais bufarinheiros de imagens e brilhos se atempadamente não convocarmos o conhecimento que nos permitirá conduzir a “tecelagem” de acordo com os parâmetros que mais se vão adequando ao que nos “serve nas mangas”.

34 A obra termina, deixando de ser projecto e associa-se aos demais referentes que nós usamos para satisfazermos os propositados modos de vida, através dos quais também podemos alterar os últimos; para tanto o referente deverá estimular-nos os sentidos, alimentando-nos o ânimo, não permitindo que dele desistamos. Está nas mãos de todos o sucesso do produto que se encerra no Programa de Modernização das Escolas Secundárias, razão pela qual o arquitecto “liofilizou” em três períodos com sete linhas o murmúrio que o orientou nesta tarefa e que gostaria que se registasse no ambiente a edificar para que todos, porventura sorrindo, possam aceitar que não são apenas os riscos que configuram os projectos que se desenham.

35 Três períodos O ambiente tecnológico, funcional e tridimensional que conforma a Escola, devolve-nos dignidade e evoca com ardência quanto o ensino e a aprendizagem são traços vigorosos que desenham, registando, o conhecimento. Todos nós temos lápis; finos, grossos, duros, macios, pretos, brancos e de cores - todos importantes – mas é a mão instruída que preferencía a ocasião oportuna para que cada um se saliente. Se aceitarmos estes valores, nenhum de nós terá motivos para passar apenas rente às paredes da Escola.


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