A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia Social ou liberal? Vai fazendo enter …

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia Social ou liberal? Vai fazendo enter …"— Transcrição da apresentação:

1 Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia Social ou liberal? Vai fazendo enter …

2 Quantas páginas tem o Tratado Constitucional ? O projecto tem 852 páginas, contando com os anexos (que são parte integrante – Artigo IV-442). Felizmente, a leitura das partes I e II é suficiente para apreciar o seu tom liberal.

3 Quantos países membros tem a União Europeia ? Tem 25 agora mas 28 muito em breve com a adesão da Bulgária, da Croácia e da Roménia.

4 Para modificar a constituição europeia é preciso o acordo de : 51% dos Países 51% dos Cidadãos 75% dos Países A unanimidade dos Países É precisa a unanimidade dos países (Artigo IV-443-3) tal como para a aprovar. Uma vez aprovada, no entanto, é praticamente impossível modificá-la.

5 A Constituição sobrepõe-se ao direito dos Países Membros ? sim não A Constituição tem primazia sobre o direito dos Estados Membros (Artigo 1-6) cujas obrigações estão muito bem explicitadas (Artigo 1-5-2).

6 Qual será a duração da Constituição Europeia ? 5 anos 20 anos 50 anos sem limite de tempo A Constituição será adoptada por tempo indeterminado (Artigo IV-446). Posto isto, considera agora as seguintes questões...

7 Quantas vezes a palavra «banco» aparece na constituição ? A palavra «banco» aparece 176 vezes, «mercado» 78 vezes, «concorrência» 174 vezes e «progresso social» 3 vezes apenas.

8 Quantas vezes a palavra «fraternidade» aparece na constituição ? A palavra «fraternidade» não aparece. Este não é um valor da União Europeia, ao contrário de «livre concorrência» e de «livre empreendimento» que são sacralizados (Artigo I-3-2).

9 E a expressão «serviço público»? A expressão «serviço público» aparece só uma vez para tratar das ajudas na coordenação dos transportes (Artigo III- 238). O projecto de constituição prefere a expressão «serviços económicos de interesse geral» que podem ser públicos ou privados (Artigo II-96).

10 Quais destes direitos são respeitados no projecto de constituição? o direito ao trabalho o direito a um rendimento mínimo o direito a um salário mínimo o direito a uma reforma o direito à saúde o direito a um alojamento decente NENHUM ! Estes direitos não são reconhecidos no projecto de constituição. Reconhece-se o direito de trabalhar (Artigo II-75), o que não é o mesmo que o «direito ao trabalho» da constituição portuguesa. O direito a um alojamento está transformado no direito a se alojar (Artigo II-94-3) [se puder, digo eu]. As prestações sociais, nos Estados onde existem, são, no entanto, «reconhecidas e respeitadas» (que magnanimidade!).

11 Serviços públicos: o projecto de constituição que prevê? Suprimi-los Privatizá-los Abri-los à concorrência Desenvolvê-los A constituição visa privatizá-los e abri-los à concorrência. As ajudas públicas são interditas (Artigo III-166-2). É a morte dos serviços públicos que está programada.

12 Qual será a referência comum das políticas militares da União Europeia? os interesses europeus a NATO a constituição não o refere A referencia é a NATO (Artigo I-41-7). Este alinhamento afasta a perspectiva duma defesa europeia autónoma e emancipada.

13 De acordo com o projecto de constituição, quem terá a iniciativa de propor as leis? os parlamentos nacionais o Parlamento Europeu a Comissão Europeia o Conselho de Ministros Europeu É a Comissão Europeia e o Conselho de Ministros que propõem as leis (Artigo I-26-2). O Parlamento Europeu, eleito, não tem essa possibilidade.

14 A prioridade económica da União Europeia será a luta contra: o desemprego a miséria a inflação A prioridade da união é a luta contra a inflação (Artigo I-3-3).

15 O Banco Central Europeu é: independente submetido ao controlo do Parlamento Europeu controlado pela Comissão Europeia O Banco Central é completamente independente (Artigo I-30- 3) pelo que todo o seu poder fica sem controlo. A União Europeia não poderá determinar a sua politica monetária !

16 Que se passará em caso de guerra? a UE intervém para a fazer parar a união apela à ONU os Estados Membros preocupam-se em evitar que o mercado seja perturbado Os Estados Membros preocupam-se em evitar que o mercado seja perturbado... Sim! sim!, Verifica! ! ! (Artigo III- 131). E agora uma última questão…

17 E se disseres NÃO a esta constituição ? a União Europeia desaparece imediatamente a UE desaparecerá em 2006 a UE desaparecerá em 2009 a UE continua como antes, sem limite de tempo e na base do Tratado de Nice A UE continuará na base dos tratados anteriores, nomeadamente na base do Tratado de Nice.


Carregar ppt "Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia Social ou liberal? Vai fazendo enter …"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google