A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

2 O CNQGS Objetivando qualificar os gestores do SUS, o Ministério da Saúde lançou o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), disponibilizando 7500 vagas distribuídas para todas as unidades federativas, através de tecnologia EAD Este curso com duração de 6 meses, onde o aluno deverá dedicar 7 horas semanais, sem sair do seu local de trabalho ou residência, tem por objetivo a formação/atualização nas ferramentas de gestão, para que estejam aptos a responder as exigências da operacionalização do SUS.

3 Virtual Institute of Advanced Studies Knowledge ) O CNQGS apresenta 12 módulos, divididos em três Unidades de Aprendizagem, onde os alunos estudam através da plataforma VIASK ( Virtual Institute of Advanced Studies Knowledge ) e/ou do material pedagógico impresso e envia as atividades finais de cada módulo ao seu tutor pela Área Virtual de Aprendizagem. O CNQGS deveria ter iniciado simultaneamente em todo país, mas não foi possível.

4 o estado, distribuídos pelos 15 tutores. Dos 92 municípios do RJ, 73 participam do curso. A região Sudeste foi a última a iniciar efetivamente o curso. Através da parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Rio de Janeiro começou com 405 gestores, das 450 vagas para todo

5 A Baixada Fluminense, composta por 11 municípios, possui uma população de habitantes e integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Pelo seu perfil, tanto sócio demográfico, quanto epidemiológico, é fonte de tensão na área de saúde em função do desequilíbrio na oferta de serviços, dificuldades na educação da sua força de trabalho em gerenciamento, avaliação e monitoramento das ações e nas tomadas de decisões de novos investimentos. NO DESTAQUE

6 O grupo da Baixada Fluminense é composto por 51 alunos divididos em duas turmas: BF-A, correspondente aos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias e Magé BF-B com Nova Iguaçu, Mesquita e Queimados.

7 Em maio de 2010 iniciamos a tutoria da turma BF-A com 30 alunos, sendo 70% de mulheres e 30% de homens

8 No fim de agosto 80% eram ativos no curso, 13% tiveram suas matrículas automaticamente cancelada (MAC) e apenas duas pessoas desistiram (7%).

9

10 Consideração Final: Acreditamos ser a educação a forma de desencadear uma visão de interdependência e transdisciplinaridade, que através de métodos inovadores admitam uma prática pedagógica ética, crítica reflexiva e transformadora, que consigam transpor os limites meramente técnico dos treinamentos e alcancem ação-reflexão- ação. Para tanto discutimos aqui a relevância da formação de gestores do SUS através de cursos de EAD, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e seus impactos esperados na transformação do cenário gerencial locoregional e as expectativas dos alunos gestores em relação ao curso como fórum privilegiado de discussão e troca de experiências entre os integrantes de uma mesma Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de outras desta região, permitindo que se tracem estratégias conjuntas de ação para o fortalecimento do SUS.

11 Baixada Fluminense, região conhecida pelas ocorrências policiais, abandono e descaso das autoridades, catástrofes da natureza e com um sistema de saúde frágil, também pode alçar grandes vôos através da Educação a Distância, facilitando o acesso ao conhecimento e com isso fortalecer a inteligência do SUS da região. Rampa de vôo livre na Serra do Vulcão, NI/RJ

12 Obrigada ! Autores: Maria Lucia Feitosa Walter Mendes


Carregar ppt "QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google