A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. Retratos com luz natural Os retratos requerem de maneira especial uma iluminação cuidadosa, e a luz do dia é em geral a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. Retratos com luz natural Os retratos requerem de maneira especial uma iluminação cuidadosa, e a luz do dia é em geral a."— Transcrição da apresentação:

1 FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar

2 Retratos com luz natural Os retratos requerem de maneira especial uma iluminação cuidadosa, e a luz do dia é em geral a fonte de luz mais fácil e mais atraente para trabalhar. Os fotógrafos pioneiros do século xix dependiam quase exclusivamente da luz do dia, e os melhores produziram estudos poderosos considerados belíssimos ainda nos dias de hoje.

3 Embora isto talvez não seja imediatamente óbvio, há mais de um tipo de luz natural. A luz do sol, com um céu claro ao meio-dia, ao entrar num quarto por uma pequena janela, por exemplo,age como um spot light, iluminando intensamente um lado de seu tema. Inversamente, uma luz indireta que entra por uma janela larga (ou uma janela coberta com um tecido fino) dá um efeito mais suave.

4 Ainda assim, haverá luz e sombra sobre seu tema, mas o contraste será menor. Este projeto tem como objetivo fundamental permitir que você descubra os diversos efeitos possíveis de iluminação ao usar a luz natural do sol. Você terá de fazer uma série de fotos com diferentes qualidades de luz: a luz do sol difusa pelas nuvens (ou através de materiais difusores colocados na janela); a luz do sol rebatida por rebatedores de vários materiais.

5 Também, para compreender melhor como iluminações diferentes se ajustam a objetos diferentes, pratique com vários temas, com objetos e pessoas. Use diversos enquadramentos, tanto com iluminação dura, quanto com difusa, para ver qual delas funciona melhor.

6 Luz direta e luz difusa: Para a 1ª foto(abaixo, à esquerda), foi usada a câmera sobre um tripé entre a modelo e a janela. Para evitar que a luz fosse bloqueada pelo corpo do fotógrafo, este se posicionou de lado e bateu a foto usando um cabo propulsor. Na foto seguinte (abaixo, à direita), a modelo foi afastada da janela e foi usado 2 rebatedores nos lados do rosto para um efeito tonal mais chapado. Na foto maior, o fotógrafo se aproximou para eliminar quase todo o fundo da foto. Nesta foto, ela está de lado para a janela com um rebatedor do outro lado do seu rosto.

7 Fotos com a luz disponível Muitos compram uma câmera principalmente para tirar fotos de pessoas, para ter uma lembrança dos amigos e da família ao longo dos anos. A grande maioria dessas fotos será feita com a luz disponível no momento – a luz natural do dia ou a luz disponível normalmente dentro de casa, inclusive a iluminação doméstica comum.

8 A composição de sua foto é em parte determinada pela cor, pelo desenho e pela forma de seu tema ou objeto, que por sua vez se deixam afetar pela direção e pela qualidade de iluminação. Mas dar vida a uma fotografia depende muito do clima e da expressão que surgem pela interação entre o fotografado e o fotógrafo. Ao executar este projeto há duas maneiras básicas de abordar o seu tema.

9 Na primeira, usando um enquadramento bem próximo (close), uma teleobjetiva, ou uma profundidade de campo muito restrita, você pode concentrar sua atenção sobre a figura e excluir as partes indesejadas do ambiente. O interesse estará concentrado apenas no seu tema. A segunda abordagem consiste em mostrar uma única figura em qualquer tipo de ambiente. Você pode fazê-lo ao adotar uma posição de câmera mais distante, usando uma grande-angular, ou selecionando

10 Uma abertura que dê uma profundidade de campo mais extensa. No entanto, você deve certificar-se de que os elementos que aparecem no primeiro plano ou no plano de fundo funcionam de maneira positiva, dando à fotografia um impacto adicional e aprimorando o seu tema principal, em vez de entrar em conflito com ele.

11 Figura isolada: Para selecionar o cenário par a foto desta modelo, foi dada maior importância pela textura de sua pele e pela cor do seu cabelo. O branco chapado e o bege das paredes iluminadas por uma suave luz natural eram perfeitos para uma interpretação delicada, de tonalidades claras. Luz disponível no interior: Aqui a foto foi feita num interior usando a luz doméstica de tungstênio. Embora a composição seja simples, o movimento criado pelas luzes nas paredes acrescenta uma importante característica dinâmica a esta cena estática.

12 Composição formal: Posando do lado de fora da igreja, este padre relaciona-se fortemente com o cenário.

13 Expressão facial: Nesta foto de um pastor (ao lado), a expressão facial diz muito sobre sua personalidade – bem humorado, aberto e expressivo. Expressão facial: É a perspectiva linear (acima) criada pelo banco e pelo fundo que conduz o olhar até esta velha lavradora. Só depois de reparar em sua forma é que começamos a explorar o resto do cenário, que se incorpora à nossa imagem mental de uma cena rural.

14 Como aprimorar a imagem Boas oportunidades de fazer fotografias com um toque dramático surgem graças a um rápido jogo de luz, a uma combinação casual de luz e sombra, por exemplo, ou a uma coloração de luz vinda de superfícies refletoras que existam por perto. Cada uma, e há muitas outras mais, pode ser aproveitada vantajosamente se você estiver atento à elas.

15 Quando se trata de retratos que dependem apenas da luz natural, há sempre um elemento de sorte em jogo. Certamente, quando se trata de obter uma simples reprodução de semelhança física, muitos tipos de iluminação podem ser adequados. Mas aqui estamos tentando ir além disso e produzir imagens que façam o observador parar e pensar no porque, como e onde do tema e da situação. Você deve considerar este projeto como um tema contínuo, a longo prazo, já que ele depende de você

16 Estar no lugar certo na hora certa. Você pode aumentar suas chances, ficando atento a esses efeitos de luz transitórios e raramente previsíveis, anotando o tempo e o lugar exatos em que ocorrem, e voltando no dia seguinte à mesma hora. Aqui em vez de construir um cenário elaborado ou projetar um arranjo de iluminação num estúdio, trata-se de descobrir a iluminação que você deseja e levar seu modelo até ela.

17 Luz e sombras simples: Este tipo de imagem é possível em qualquer lugar que possua uma janela grande. É importante fotometrar a cena nas áreas medianas para não criar uma silhueta. Variações cobre um tema: Nesta foto foi utilizada a luz alaranjada do sol poente, fazendo a leitura do fotômetro no rosto. Na foto seguinte à direita, utilizei um filtro difusor na objetiva para dar um efeito de névoa.

18 A sombra como tema: Para esta foto o rosto da modelo é usado como tela de fundo para a sombra de um ramo. A leitura foi feita na cena inteira, o que balanceou bem os tons claros e escuros da cena

19 Luz e sombra dramática: Nesta foto (esquerda), o contraste foi extremo, com um facho de sol intenso iluminando o rosto da modelo. As altas luzes do fundo são um reflexo de seu cabelo. Sombra e forma: As formas harmoniosas (direita), criadas em grande parte pela disposição das sombras vindas da janela, o chapéu da modelo e a linha de seu pescoço constituem a força desta foto.

20 Iluminação de fundo: Depois de colocar a modelo (à esquerda) diretamente no feixe de luz do sol, fotometrou-se a sombra, convertendo seu cabelo louro em um halo branco radiante. Qualidade da iluminação: Este ambiente (à direita) estava iluminado pela luz fria de uma janela ao fundo e a luz suave de outra janela de frente à modelo, que iluminou seu rosto.


Carregar ppt "FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. Retratos com luz natural Os retratos requerem de maneira especial uma iluminação cuidadosa, e a luz do dia é em geral a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google