A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Delphi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Delphi"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Tales Cabral talescabral@colegiodaimaculada.com.br
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Delphi Prof. Tales Cabral 2º Módulo

2 Visão Geral A primeira versão do Delphi foi criada em 1995.
A empresa que criou foi a Borland. Baseada no Object Pascal (evolução do pascal padrão); Trata-se de uma versão do pascal para Windows (API gráfica). O programador pode adotar componentes existentes ou criar seus próprios compontentes. O Delphi ainda é utilizado?

3 Principais características
Compilador/otimizador de código muito rápido; Totalmente orientado a objetos; Baseado em componentes, com facilidade de criação de componentes nativos; Programação two-way, utilização de métodos visuais ou diretamente sobre o código; Acesso rápido e seguro a bancos de dados através do Borland Database Engine, com facilidades de manipulação; Criação de relatórios no próprio executável, com utilização de componentes nativos; Facilidade de upsizing para bancos de dados cliente/servidor; Help para cada componente (propriedade e evento associados); Capacidade de criação de outros tipos de utilitários, como DLL’s, Screen Saver’s e aplicações CGI; Fluxo de programação baseado em eventos.

4 Palavras Reservadas O Delphi se utiliza das seguintes palavras reservadas, não podendo as mesmas serem utilizadas ou redefinidas: And Exports Library Set Array File Mod Shl As Finnaly Nil Shr Asm For Not String Begin Function Object Then Case Goto Of To Class If On Try Const Implementation Or Type Constructor In Packed Unit Destructor Inherited Procedure Until Div Initialization Program Uses Do Inline Property Var Downto Interface Raise While Else Is Record With End Label Repeat Xor Except Tabela 1: Palavras reservadas do delphi

5 Palavras Reservadas Absolute Export Name Published Abstract External
Também são apresentadas as diretivas que são utilizadas em contextos de identificação de objetos. Estas palavras não devem ser utilizadas pelos programadores a fim de criação de variáveis, etc: Absolute Export Name Published Abstract External Near Read Assembler Far Nodefault Resident At Forward Override Stored Cdecl Index Private Virtual Default Interrupt Protected Write Dinamic Message Public Tabela 2: Diretivas como palavras reservadas do delphi

6 Caracteres Especiais O Delphi aceita os seguintes caracteres ASCII:
Letras - do Alfabeto Inglês: A até Z e a até z. Dígitos - Decimal: 0 até 9 e HexaDecimal: 0 até 9 e A até F (ou a até f) Brancos - Espaço (ASCII 32) e todos os caracteres de controle ASCII (ASCII 0 até ASCII 31), incluindo final de linha e Enter (ASCII 13). Especiais - Caracteres: + - * / = < > [ ] . , ( ) : ; { } $ # Símbolos - Caracteres: <= >= := (* *) (. .) // O colchete esquerdo ( [ ) é equivalente ao (. e o colchete direito ( ] ) é equivalente a .). A chave esquerda ( { ) é equivalente ao (* e a chave direita ( } ) é equivalente a *)

7 Variáveis no Delphi Variável é um local nomeado da memória, onde são guardados dados que podem ser mudados em tempo de execução. O nome de uma variável: pode ter até 255 caracteres; tem que começar com uma letra; não pode conter caracteres especiais; deve ser único; pode conter números e sublinhados; não pode ser uma palavra reservada. “Existem vários tipos de variáveis, dependendo do tipo de dados que queremos que ela armazene”. Tipos Inteiros Número de Bytes Faixa ShortInt 1 -128 a 127 Integer 2 a 32767 LongInt 4 a Byte 0 a 255 (28) Word 0 a (216) Booleanos Boolean 1 byte booleano ByteBool Byte - sized Booleano WordBool Word - sized Booleano LongBool Double - word - sized Booleano Reais Real 6 2, a 1,7.1038 Single 1, a 3,4.1038 Double 8 a 1, Extended 10 3, a 1, Comp a 263-1 Tabela 3: Variáveis e seus tamanhos

8 Arquivos do Delphi .DPR .EXE .PAS .DFM .DCU
TESTE .EXE UNIT 1 .PAS FORM 1 .DFM .DCU UNIT 2 FORM 2 FORM 2 UNIT N FORM N ROTINAS Figura 1: Arquitetura dos arquivos em Delphi

9 Arquivos do Delphi Um Project pode ter até “N” Forms;
Um Form está diretamente associado à uma Unit; Os arquivos de Form (.DFM) e Unit (.PAS) juntos formam o arquivo “.DCU”. O arquivo “.DCU” gera o arquivo “.EXE”; Podem existir Unit’s (.PAS) sem algum arquivo de Form (.DFM) associado. Neste caso, são Unit’s que não referenciam nenhuma interface gráfica, servindo apenas como auxílio ao projeto; Os arquivos “.EXE” e “.DCU” podem, eventualmente, ser apagados para economizar espaço em disco; Os arquivos .DPR .PAS .DFM e outros menos importantes como .CFG .DOF .RES .~PA .~DF são gerados no ato de salvamento do projeto. Os demais arquivos .EXE .RES .DCU são gerados no momento da execução do projeto.

10 Delphi Figura 2: Tela do Delphi Speed Bar Component Palette
Object TreeView Object Selector Definição das Propriedades Form Definição dos Eventos Object Inspector Code Editor Figura 2: Tela do Delphi

11 API (Application Program Interface)
Figura 3.1: API do Delphi 4.0 Figura 3.2: API do Delphi 7.0

12 Componentes da Tela Janela Principal (API)
Figura 4: Janela Principal Janela Principal (API) A janela principal do Delphi é composta pela barra de menus, barra de ferramentas e paleta de componentes. Para personalizar a barra de ferramentas, basta clicar em Properties no menu de contexto. Na paleta de componentes estão os controles usados nas aplicações, agrupados em guias por categorias.

13 Componentes da Tela Inspetor de Objetos (Object Inspector)
No Object Inspector podemos manipular, em tempo de projeto (desenvolvimento), as propriedades e eventos dos componentes. Também pode-se selecionar um componente usando o Seletor de Objetos, no topo do Object Inspector. Propriedades (Properties) - São as características de um componente. Para mudar uma propriedade, seleciona-se o componente no Form Designer ou no Object Selector, localiza-se a propriedade, na guia “Properties” e muda-se o valor na coluna à direita. A edição de propriedades pode ser simples, por lista suspensa, caixa de dialogo ou com propriedades aninhadas. Eventos (Events) - Numa definição inicial, eventos podem ser vistos como chamadas a métodos em resposta a determinadas mensagens (associações). Para criar um método para um evento, selecione o componente e clique duas vezes na coluna à direita do evento na guia “Events” do Object Inspector, o Delphi faz todas as declarações necessárias e mostra o método pronto para ser programado no Editor de Código. Para que um evento chame um método já definido, em vez de clicar duas vezes na coluna à direita do evento, você deve usar a lista suspensa (combobox). Figura 5: Object Inspector (Inspetor de objeto)

14 Componentes da Tela Paleta de Componentes (Component Palette)
Figura 6: Component Palette (Paleta de Componentes) Paleta de Componentes (Component Palette) Após iniciar com um form, o próximo passo no design da interface é adicionar componentes ao form. Componentes são elementos (compreendidos como objetos) de programa das janelas, tais como labels, edit boxes, e list boxes. Os componentes do Delphi estão localizados na Component Palette e são utilizados para construir a interface com o usuário. A Component Palette exibe uma seleção de componentes agrupados (guias) por função ou utilização. Um ponto chave do Delphi é que ele permite a criação de novos componentes e personalização da Component Palette. Adiciona-se e/ou remove-se componentes da paleta, bem como cria-se uma nova página na paleta. Por exemplo, é costume adicionar um pacote (grupo de componentes) de terceiros à paleta para um projeto em específico e depois removê-lo quando tiver sido utilizado. Pode-se também criar diferentes versões da Componente Palette para diferentes projetos e permitir que diversos desenvolvedores compartilhem uma Componente Palette personalizada.

15 Componentes da Tela Form (Form Designer)
O Form Designer é onde são desenhados os Forms das aplicações, com a inserção de componentes. No menu de contexto do Form (botão direito), você pode clicar em View as Text para editar a descrição textual do Form e de seus componentes no Editor de Código, essas informações são gravadas em um arquivo binário com a extensão DFM, para voltar ao modo de exibição normal, escolha View as Form no menu de contexto do Editor de Código. Figura 7: Form Designer (Plano de desenho do Form)

16 Componentes da Tela Editor de Código (Code Editor)
Para escrever o código, usamos o Editor de Código do Delphi. Para cada Form é criado um código, que é gravado em arquivos chamados Units (.pas), nesses arquivos é definida a classe do Form e seus métodos. Para alternar entre o Form e sua Unit podemos clicar em Toggle Form/Unit no menu View, ou no botão corresponde da Barra de Ferrramentas (speedbar). Para cada Form aberto é criado um Form Designer e uma nova guia no Editor de Código. Figura 8: Code Editor (Editor de código)

17 Componentes da Tela SpeedBar ("Barra de Acesso Rápido") foi o nome dado pela Borland à barra de ferramentas com atalhos para os procedimentos comumente executados durante a fase de desenvolvimento de um projeto. São Eles: - New Abre uma caixa de diálogo que permite selecionar o tipo de objeto a ser criado (Novo Aplicativo, Formulário, DLL, Relatórios, entre outros). Open Abre uma Unit, Form ou Projeto Save Salva a Unit/Form atual Save all Salva todas as Units/Forms abertos que sofreram alterações (teclas SHIFT+CTRL+S) Add Project Abre um arquivo de projeto (*.dpr - Delphi Project) - (teclas CTRL+F11) Add File to project Acrescenta um arquivo já existente ao projeto atual (teclas SHIFT+F11) Remove File from project Remove um arquivo do projeto. O arquivo não será removido do disco, apenas deixará de fazer parte do projeto. Help contents Aciona o Help do Delphi View Unit Permite escolher uma Unit do projeto para ser exibida (teclas CRTL+F12) View Form Permite escolher um Form do projeto para ser exibido (teclas SHIFT+F12) Toggle Form/Unit Permite alterar entre um Form e sua respectiva Unit (tecla F11) New Form Adiciona um novo Form ao projeto Run Executa a aplicação, compilando-a se necessário (tecla de função F9) Pause Suspende a execução do programa Trace Into Executa o programa passo a passo, linha a linha, dentro da rotina que for invocado e dentro de todas as rotinas que forem acessadas posteriormente (tecla de função F7) Step Over Semelhante ao Trace Into, porém a execução passo a passo ocorrerá somente dentro da rotina que for invocado (tecla de função F8) Tabela 4: Alguns botões da Speed Bar (Barra de tarefas rápidas)

18 Componentes da Tela Configuração default da SpeedBar:
Add File to Project Remove File from Project Save Save All Open Project Open New Help contents View Unit Step Over View Form Toggle Form/Unit New Form Trace Into Run Pause Figura 9: A SpeedBar (Barra de tarefas rápidas)

19 Manipulação dos Componentes
As ações que podem ser realizadas com os componentes da aplicação são: Incluir: Selecionar o componente na paleta e clicar no Form Designer. Redimensionar: Clicar no componente e arrastar as alças de borda. Podemos usar SHIFT+SETAS para redimensionar o componente fora da grade de alinhamento do Form. Mover: Arrastar o componente. Podem ser usadas também operações de recortar, copiar e colar, além de CTRL+SETAS para mover o componente para fora da grade de alinhamento do Form. Selecionar: Segurar SHIFT para selecionar vários componentes individuais e CTRL para escolher uma área retangular do Form e selecionar todos os componentes nesta área. Alinhamento: Para alinhar componentes selecione-os e escolha View / Alignment Palette. Menu de Contexto: Bring To Front / Send To Back, para trazer o componente para frente ou enviar para trás, Tab Order para mudar a ordem de tabulação, além de Align To Grid, para alinhar os componentes selecionados à Grade do Form Designer.

20 Estrutura dos projetos
Um projeto em Delphi é dividido em módulos, chamados Units, seguindo a estrutura de arquivos descrita na tabela abaixo: Extensão Descrição DPR Arquivo de projeto, onde são indicados as Units e o código de inicialização do programa PAS Código fonte de uma Unit do projeto DCU Unit compilada DFM Definição visual de um Form. O código fonte está em uma Unit com o mesmo nome DOF Opções de configuração para o projeto CFG Guarda informações sobre caminho das bibliotecas utilizadas RES Recursos do projeto, como o ícone do programa ~PA, ~DF, ~DP Arquivos temporários DSK Configurações de Desktop EXE Arquivo gerado na execução da aplicação BD Arquivo que representa as tabelas de banco de dados (pode vir separado da aplicação ou ser criado mais tarde) Quadro 1: Extensões dos arquivos em Delphi Importante: Todos os arquivos do projeto devem ser salvos, preferivelmente, no mesmo local (pasta). E, sempre que for salvar, utilizar o “Save All” ao invés do “Save”.

21 Estrutura dos projetos
Gerenciamento de Projetos Arquivos .dpr, .pas e .dfm são os principais arquivos no ambiente Borland Delphi Arquivo .dpr é o arquivo de projeto, normalmente não modificado por programadores iniciantes Arquivo .pas contém o código fonte da aplicação Arquivo .dfm contém a descrição do formulário. Sempre associado a um arquivo .pas Após a compilação, o Delphi gera um arquivo executável (.exe) no mesmo diretório em que o arquivo .dpr está. O nome do arquivo executável é o mesmo do nome do projeto. Figura 10: Arquivos x extensões no Delphi. EXE - Arquivo executável da aplicação

22 Gerenciamento dos projetos
Segue uma descrição das mais importantes opções de menu para o gerenciamento de projetos, algumas dessas opções tem um botão correspondente na barra de ferramentas (speedbar). Menus: File New Abre um diálogo com novos itens que podem ser adicionados ao projeto Open Abrir projetos, pode abrir também Units, Forms e texto no editor de código Save Salva o arquivo aberto no editor de código Save Project As Salva o projeto com outro nome ou local Use Unit Faz com que a Unit atual possa usar outra Unit do projeto Add to Project Adiciona uma Unit em disco ao projeto Remove from Project Remove uma Unit do projeto View Project Manager Mostra o gerenciador de projeto Project Source Mostra o código do projeto Object Inspector Mostra o Object Inspector Toggle Form/Unit Alterna entre o Form e a Unit Units Mostra o código fonte de uma Unit ou do Projeto a partir de uma lista Forms Seleciona um Form a partir de uma lista Project Compile Compila o projeto Options Opções do projeto, como ícone do executável, nome da aplicação e opções de compilação Run Compila e executa o projeto Tabela 5: Alguns menus do Delphi

23 Criação de projetos Todas as aplicações desenvolvidas no Delphi partem de um mesmo esquema de trabalho: Fechar todos os projetos que se encontram atualmente abertos; Criar uma nova aplicação: Criação do novo projeto; Definição do form inicial do projeto; Alteração de todas as características necessárias para este form (inicial); Inserir os componentes (desejados) utilizados nesta aplicação; Alterar as características e métodos para cada componente; Executar o projeto; Salvar completamente o projeto.

24 Como fazer um programa em Delphi?
Organize o computador para receber os arquivos do trabalho a) Criar as pastas necessárias para salvar o projeto; Executar o Borland Delphi: Iniciar->Programas-> Borland Delphi XXX -> Delphi XXX Mudar características dos Forms e incluir instruções para os eventos.

25 Ajuda no Delphi O sistema de ajuda do Delphi é a referência mais completa, seguida pelos manuais do usuário cedidos com o sistema. Se quiser ajuda sobre um componente, selecione-o e aperte F1, o mesmo pode ser feito com propriedades e eventos, no Object Inspector e comandos, no editor de código.

26 Exercício: Responda no caderno (copie inclusive a pergunta):
Qual empresa originou o Delphi? Em que década? Qual a diferença entre Delphi e Pascal em termos de API? E em termos de praticidade? Cite pelo menos 3 (três) características da utilização do Delphi. O que são os componentes utilizados nas aplicações desenvolvidas no Delphi? O que eles representam em termos de OO ? Por que, ao mesmo tempo em que o pascal gerava apenas um arquivo (.pas) (exceto quando era gerado o executável - .exe), o Delphi gera vários arquivos? Quais os principais arquivos gerados no salvamento de um projeto? Como são representadas as classes durante a programação em Delphi? Qual a função do Code Editor? Cite 2 exemplos de properties e 2 exemplos de events associados ao form principal de um projeto. Como proceder no caso de querer ajuda do Delphi sobre algum componente? O que é importante lembrar no momento de salvar um projeto? Cite as versões do Delphi que estão atuando hoje em dia no mercado.

27 Componentes Propriedades Comuns Propriedade Descrição Align
Determina o alinhamento do componente Canvas Superfície de desenho, do tipo TCanvas, onde pode se desenhar a imagem do componente Caption Legenda do componente (& indica tecla de atalho para alguns componentes) Color Cor do componente ComponentCount O número de componentes presentes Components Matriz de componentes possuídos Ctl3D Define a aparência 3D do componente Enabled Define se o componente está ativo, se pode ser usado Font Fonte utilizada no componente Height Altura

28 Componentes Propriedades Comuns (continuação…) Propriedade Descrição
HelpContext Número utilizado para chamar o Help on-line Hint String utilizada em dicas instantâneas (etiquetas para os componentes) Left Posição esquerda Name Nome do componente PopupMenu Menu de contexto do componente ShowHint Define se o Hint será mostrado TabOrder A ordem de tabulação do componente, usada quando o usuário tecla TAB TabStop Indica se o componente será selecionado quando o usuário teclar TAB Tag Propriedade não utilizada pelo Delphi, que pode ser usada como propriedade personalizada Top Posição superior Visible Define se o componente está visível Width Largura

29 Componentes Eventos Comuns (associados, normalmente, às funções do Windows) Evento Descrição OnChange O conteúdo do componente é alterado OnClick O componente é acionado OnDblClick Duplo-clique no componente OnEnter O componente recebe o foco OnExit O componente perde o foco OnKeyDown Tecla pressionada OnKeyPress Uma tecla é pressionada e solta OnKeyUp Tecla é solta

30 Componentes Métodos Comuns Método Descrição Create
Cria um novo Objeto de uma Classe Free Destrói um Objeto e libera a memória ocupada por ele Show Torna o componente visível Hide Torna o componente invisível SetFocus Coloca o foco no componente Focused Determina se o componente tem o foco BringToFront Coloca o componente na frente dos outros SendToBack Coloca o componente atrás dos outros ScrollBy Move o componente ScaleBy Gradua o componente em determina escala SetBounds Muda a posição e o tamanho do componente

31 Componentes Comuns TButton
Componente botão padrão do Windows, utilizado para executar ações. Propriedade Descrição Cancel Dispara o evento OnClick do botão quando a tecla ESC é pressionada em qualquer controle Default Dispara o evento OnClick do botão quando a tecla ENTER é pressionada em qualquer controle ModalResult Associa o botão a opção de fechamento de um Form modal Método Click Ativa o evento OnClick do botão

32 Componentes Comuns TSpeedButton
Botão com Bitmap, normalmente utilizado em barras de ferramentas Propriedade Descrição Down Estado do botão (Pressionado ou não) GroupIndex Indica quais botões pertencerão ao mesmo grupo AllowAllUp Permite que todos os botões de um grupo possam ficar não pressionados Flat Define se a borda do botão deve aparecer apenas quando ele for apontado

33 Componentes Comuns TLabel Utilizado para exibir rótulos. Propriedade
Descrição Alignment Alinhamento do texto no componente AutoSize Define se o tamanho do componente será automaticamente ajustado ao tamanho do Caption WordWrap Retorno automático de linha Transparent Define se o componente será transparente FocusControl Componente que receberá o foco quando a tecla de atalho do Caption (&) for pressionada ShowAccelChar Indica se o caractere & será usado para definir tecla de atalho

34 Componentes Comuns TEdit
Utilizado para entrada de texto em uma única linha. Propriedade Descrição Text Texto do componente AutoSelect Indica se o texto será ou não selecionado quando o componente receber o foco MaxLength Número máximo de caracteres permitidos CharCase Define se as letras aparecerão em maiúsculo, minúsculo ou normal PasswordChar Caractere utilizado para esconder o texto digitado (Senhas) ReadOnly Define se será permitido alterar o texto Método Clear Limpa o conteúdo do componente ClearSelection Limpa o texto selecionado no componente

35 Componentes Comuns TMaskEdit
Permite entrada de dados texto em uma linha, utilizando uma máscara de edição. Possui todas as propriedades do componente TEdit. Propriedade Descrição EditMask Máscara de edição

36 Componentes Comuns TMemo
Permite entrada de dados texto em múltiplas linhas. Contém propriedades e métodos do TEdit. Propriedade Descrição Lines Propriedade do tipo TStrings que armazena as linhas de texto do componente WantReturns Define se a tecla ENTER será tratada como quebra de linha WantTabs Define se a tecla TAB será tratada como espaço de tabulação ScrollBar Define as barras de rolagem

37 Componentes Comuns TStrings
Muitos componentes, como o TMemo, possuem propriedades do Tipo TStrings, essa classe permite armazenar e manipular uma lista de Strings. Toda propriedade do tipo TStrings permite acesso indexado aos itens da lista. Propriedade Descrição Count Número de strings Text Conteúdo do memo na Forma de uma única string Método Add Adiciona uma nova string no final da lista Insert Insere uma nova string numa posição especificada Move Move uma string de um lugar para outro Delete Apaga uma string Clear Apaga toda a lista IndexOf Retorna o índice do item e - 1 caso não encontre LoadFromFile Carrega texto de um arquivo SaveToFile Salva texto para um arquivo

38 Componentes Comuns TCheckBox
Utilizado para obter inFormações de checagem. Propriedade Descrição AllowGrayed Determina se o checkbox terá três possibilidades de estado Checked Determina se o checkbox está marcado State Estado atual do checkbox

39 Componentes Comuns TRadioButton
Usado em grupo, pode ser utilizado para obter inFormações lógicas mutuamente exclusivas, mas é recomendado usar o RadioGroup em vez de RadioButtons. TScrollBox Container com barras de rolagem automáticas. TGroupBox Componente container com um título e borda 3D.

40 Componentes Comuns TRadioGroup
Componente que agrupa e controla RadioButtons automaticamente. Propriedade Descrição Columns Número de colunas de RadioButtons Items Lista de strings com os itens do RadioGroup, cada item da lista representa um RadioButton ItemIndex Item selecionado, iniciando em 0

41 Componentes Comuns TPanel
Componente Container utilizado para agrupar componentes em um painel. Propriedade Descrição BevelInner Estilo da moldura interna do painel BevelOuter Estilo da moldura externa do painel BevelWidth Largura das molduras BorderStyle Estilo da Borda BorderWidth Largura da borda, distância entre as molduras interna e externa

42 Links Interessantes Torry’s Delphi Page: Delphi32.com: Borland®: Borland Brasil®: Delphi tips: ICM Delphi: Active Delphi (pt-br): Planeta Delphi (pt-br): Clube Delphi (pt-br): iMasters (pt-br): DelphiBR (pt-br): Linha de Código (pt-br):


Carregar ppt "Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Delphi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google