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Prof. Tales Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 2º Módulo DelphiDelphi.

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1 Prof. Tales Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 2º Módulo DelphiDelphi

2 Introdução ao Delphi Slide nº 2 de 42 Visão Geral A primeira versão do Delphi foi criada em 1995.A primeira versão do Delphi foi criada em A empresa que criou foi a Borland.A empresa que criou foi a Borland. Baseada no Object Pascal (evolução do pascal padrão);Baseada no Object Pascal (evolução do pascal padrão); Trata-se de uma versão do pascal para Windows (API gráfica).Trata-se de uma versão do pascal para Windows (API gráfica). O programador pode adotar componentes existentes ou criar seus próprios compontentes.O programador pode adotar componentes existentes ou criar seus próprios compontentes. O Delphi ainda é utilizado? O Delphi ainda é utilizado?

3 Introdução ao Delphi Slide nº 3 de 42 Principais características Principais Características Compilador/otimizador de código muito rápido; Compilador/otimizador de código muito rápido; Totalmente orientado a objetos; Totalmente orientado a objetos; Baseado em componentes, com facilidade de criação de componentes nativos; Baseado em componentes, com facilidade de criação de componentes nativos; Programação two-way, utilização de métodos visuais ou diretamente sobre o código; Programação two-way, utilização de métodos visuais ou diretamente sobre o código; Acesso rápido e seguro a bancos de dados através do Borland Database Engine, com facilidades de manipulação; Acesso rápido e seguro a bancos de dados através do Borland Database Engine, com facilidades de manipulação;Borland Database EngineBorland Database Engine Criação de relatórios no próprio executável, com utilização de componentes nativos; Criação de relatórios no próprio executável, com utilização de componentes nativos; Facilidade de upsizing para bancos de dados cliente/servidor; Facilidade de upsizing para bancos de dados cliente/servidor; Help para cada componente (propriedade e evento associados); Help para cada componente (propriedade e evento associados); Capacidade de criação de outros tipos de utilitários, como DLLs, Screen Savers e aplicações CGI; Capacidade de criação de outros tipos de utilitários, como DLLs, Screen Savers e aplicações CGI;CGI Fluxo de programação baseado em eventos. Fluxo de programação baseado em eventos.

4 Introdução ao Delphi Slide nº 4 de 42 Palavras Reservadas AndExportsLibrarySet ArrayFileModShl AsFinnalyNilShr AsmForNotString BeginFunctionObjectThen CaseGotoOfTo ClassIfOnTry ConstImplementationOrType ConstructorInPackedUnit DestructorInheritedProcedureUntil DivInitializationProgramUses DoInlinePropertyVar DowntoInterfaceRaiseWhile ElseIsRecordWith EndLabelRepeatXor Except O Delphi se utiliza das seguintes palavras reservadas, não podendo as mesmas serem utilizadas ou redefinidas: Tabela 1: Palavras reservadas do delphi

5 Introdução ao Delphi Slide nº 5 de 42 Palavras Reservadas AbsoluteExportNamePublished AbstractExternalNearRead AssemblerFarNodefaultResident AtForwardOverrideStored CdeclIndexPrivateVirtual DefaultInterruptProtectedWrite DinamicMessagePublic Também são apresentadas as diretivas que são utilizadas em contextos de identificação de objetos. Estas palavras não devem ser utilizadas pelos programadores a fim de criação de variáveis, etc: Tabela 2: Diretivas como palavras reservadas do delphi

6 Introdução ao Delphi Slide nº 6 de 42 Caracteres Especiais O Delphi aceita os seguintes caracteres ASCII: –Letras - do Alfabeto Inglês: A até Z e a até z. –Dígitos - Decimal: 0 até 9 e HexaDecimal: 0 até 9 e A até F (ou a até f) –Brancos - Espaço (ASCII 32) e todos os caracteres de controle ASCII (ASCII 0 até ASCII 31), incluindo final de linha e Enter (ASCII 13). –Especiais - Caracteres: + - * / = [ ]., ( ) : ; { } $ # –Símbolos - Caracteres: = :=.. (* *) (..) // O colchete esquerdo ( [ ) é equivalente ao (. e o colchete direito ( ] ) é equivalente a.). A chave esquerda ( { ) é equivalente ao (* e a chave direita ( } ) é equivalente a *)

7 Introdução ao Delphi Slide nº 7 de 42 Variáveis no Delphi Variável é um local nomeado da memória, onde são guardados dados que podem ser mudados em tempo de execução. O nome de uma variável: –pode ter até 255 caracteres; –tem que começar com uma letra; –não pode conter caracteres especiais; –deve ser único; –pode conter números e sublinhados; –não pode ser uma palavra reservada. Existem vários tipos de variáveis, dependendo do tipo de dados que queremos que ela armazene. Tipos Inteiros Número de Bytes Faixa ShortInt1-128 a 127 Integer a LongInt a Byte10 a 255 (2 8 ) Word20 a (2 16 ) Tipos Booleanos Boolean11 byte booleano ByteBool1Byte - sized Booleano WordBool2Word - sized Booleano LongBool4Double - word - sized Booleano Tipos Reais Real62, a 1, Single41, a 3, Double a 1, Extended103, a 1, Comp a Tabela 3: Variáveis e seus tamanhos

8 Introdução ao Delphi Slide nº 8 de 42 Arquivos do Delphi.DPR TESTE.EXE UNIT 1.PAS FORM 1.DFM FORM 1.DCU UNIT 2.PAS FORM 2.DFM FORM 2.DCU UNIT N.PAS FORM N.DFM FORM N.DCU ROTINAS.PAS Figura 1: Arquitetura dos arquivos em Delphi

9 Introdução ao Delphi Slide nº 9 de 42 Arquivos do Delphi Um Project pode ter até N Forms; Um Form está diretamente associado à uma Unit; Os arquivos de Form (.DFM) e Unit (.PAS) juntos formam o arquivo.DCU. O arquivo.DCU gera o arquivo.EXE; Podem existir Units (.PAS) sem algum arquivo de Form (.DFM) associado. Neste caso, são Units que não referenciam nenhuma interface gráfica, servindo apenas como auxílio ao projeto; Os arquivos.EXE e.DCU podem, eventualmente, ser apagados para economizar espaço em disco; Os arquivos.DPR.PAS.DFM e outros menos importantes como.CFG.DOF.RES.~PA.~DF são gerados no ato de salvamento do projeto. Os demais arquivos.EXE.RES.DCU são gerados no momento da execução do projeto.

10 Introdução ao Delphi Slide nº 10 de 42 Delphi Object Inspector Definição das Propriedades Definição dos Eventos Speed Bar Form Code Editor Component Palette Object Selector Figura 2: Tela do Delphi Object TreeView

11 Introdução ao Delphi Slide nº 11 de 42 API (Application Program Interface) Figura 3.1: API do Delphi 4.0 Figura 3.2: API do Delphi 7.0

12 Introdução ao Delphi Slide nº 12 de 42 Janela Principal (API) A janela principal do Delphi é composta pela barra de menus, barra de ferramentas e paleta de componentes. Para personalizar a barra de ferramentas, basta clicar em Properties no menu de contexto. Na paleta de componentes estão os controles usados nas aplicações, agrupados em guias por categorias. Componentes da Tela Figura 4: Janela Principal

13 Introdução ao Delphi Slide nº 13 de 42 Componentes da Tela Inspetor de Objetos (Object Inspector) No Object Inspector podemos manipular, em tempo de projeto (desenvolvimento), as propriedades e eventos dos componentes. Também pode-se selecionar um componente usando o Seletor de Objetos, no topo do Object Inspector. Propriedades (Properties) - São as características de um componente. Para mudar uma propriedade, seleciona-se o componente no Form Designer ou no Object Selector, localiza-se a propriedade, na guia Properties e muda- se o valor na coluna à direita. A edição de propriedades pode ser simples, por lista suspensa, caixa de dialogo ou com propriedades aninhadas. Eventos (Events) - Numa definição inicial, eventos podem ser vistos como chamadas a métodos em resposta a determinadas mensagens (associações). Para criar um método para um evento, selecione o componente e clique duas vezes na coluna à direita do evento na guia Events do Object Inspector, o Delphi faz todas as declarações necessárias e mostra o método pronto para ser programado no Editor de Código. Para que um evento chame um método já definido, em vez de clicar duas vezes na coluna à direita do evento, você deve usar a lista suspensa (combobox). Figura 5: Object Inspector (Inspetor de objeto)

14 Introdução ao Delphi Slide nº 14 de 42 Componentes da Tela Paleta de Componentes (Component Palette) Após iniciar com um form, o próximo passo no design da interface é adicionar componentes ao form. Componentes são elementos (compreendidos como objetos) de programa das janelas, tais como labels, edit boxes, e list boxes. Os componentes do Delphi estão localizados na Component Palette e são utilizados para construir a interface com o usuário. A Component Palette exibe uma seleção de componentes agrupados (guias) por função ou utilização. Um ponto chave do Delphi é que ele permite a criação de novos componentes e personalização da Component Palette. Adiciona-se e/ou remove-se componentes da paleta, bem como cria-se uma nova página na paleta. Por exemplo, é costume adicionar um pacote (grupo de componentes) de terceiros à paleta para um projeto em específico e depois removê-lo quando tiver sido utilizado. Pode-se também criar diferentes versões da Componente Palette para diferentes projetos e permitir que diversos desenvolvedores compartilhem uma Componente Palette personalizada. Figura 6: Component Palette (Paleta de Componentes)

15 Introdução ao Delphi Slide nº 15 de 42 Componentes da Tela Form (Form Designer) O Form Designer é onde são desenhados os Forms das aplicações, com a inserção de componentes. No menu de contexto do Form (botão direito), você pode clicar em View as Text para editar a descrição textual do Form e de seus componentes no Editor de Código, essas informações são gravadas em um arquivo binário com a extensão DFM, para voltar ao modo de exibição normal, escolha View as Form no menu de contexto do Editor de Código. Figura 7: Form Designer (Plano de desenho do Form)

16 Introdução ao Delphi Slide nº 16 de 42 Componentes da Tela Editor de Código (Code Editor) Para escrever o código, usamos o Editor de Código do Delphi. Para cada Form é criado um código, que é gravado em arquivos chamados Units (.pas), nesses arquivos é definida a classe do Form e seus métodos. Para alternar entre o Form e sua Unit podemos clicar em Toggle Form/Unit no menu View, ou no botão corresponde da Barra de Ferrramentas (speedbar). Para cada Form aberto é criado um Form Designer e uma nova guia no Editor de Código. Figura 8: Code Editor (Editor de código)

17 Introdução ao Delphi Slide nº 17 de 42 SpeedBar ("Barra de Acesso Rápido") foi o nome dado pela Borland à barra de ferramentas com atalhos para os procedimentos comumente executados durante a fase de desenvolvimento de um projeto. São Eles: - NewAbre uma caixa de diálogo que permite selecionar o tipo de objeto a ser criado (Novo Aplicativo, Formulário, DLL, Relatórios, entre outros). OpenAbre uma Unit, Form ou Projeto SaveSalva a Unit/Form atual Save allSalva todas as Units/Forms abertos que sofreram alterações (teclas SHIFT+CTRL+S) Add ProjectAbre um arquivo de projeto (*.dpr - Delphi Project) - (teclas CTRL+F11) Add File to projectAcrescenta um arquivo já existente ao projeto atual (teclas SHIFT+F11) Remove File from projectRemove um arquivo do projeto. O arquivo não será removido do disco, apenas deixará de fazer parte do projeto. Help contentsAciona o Help do Delphi View UnitPermite escolher uma Unit do projeto para ser exibida (teclas CRTL+F12) View FormPermite escolher um Form do projeto para ser exibido (teclas SHIFT+F12) Toggle Form/UnitPermite alterar entre um Form e sua respectiva Unit (tecla F11) New FormAdiciona um novo Form ao projeto RunExecuta a aplicação, compilando-a se necessário (tecla de função F9) PauseSuspende a execução do programa Trace IntoExecuta o programa passo a passo, linha a linha, dentro da rotina que for invocado e dentro de todas as rotinas que forem acessadas posteriormente (tecla de função F7) Step OverSemelhante ao Trace Into, porém a execução passo a passo ocorrerá somente dentro da rotina que for invocado (tecla de função F8) Componentes da Tela Tabela 4: Alguns botões da Speed Bar (Barra de tarefas rápidas)

18 Introdução ao Delphi Slide nº 18 de 42 Configuração default da SpeedBar: Componentes da Tela New Open Save AllSaveOpen Project Add File to Project Remove File from Project View Unit Help contents View Form Toggle Form/Unit Run New Form Pause Trace Into Step Over Figura 9: A SpeedBar (Barra de tarefas rápidas)

19 Introdução ao Delphi Slide nº 19 de 42 Manipulação dos Componentes As ações que podem ser realizadas com os componentes da aplicação são: Incluir: Selecionar o componente na paleta e clicar no Form Designer. Redimensionar: Clicar no componente e arrastar as alças de borda. Podemos usar SHIFT+SETAS para redimensionar o componente fora da grade de alinhamento do Form. Mover: Arrastar o componente. Podem ser usadas também operações de recortar, copiar e colar, além de CTRL+SETAS para mover o componente para fora da grade de alinhamento do Form. Selecionar: Segurar SHIFT para selecionar vários componentes individuais e CTRL para escolher uma área retangular do Form e selecionar todos os componentes nesta área. Alinhamento: Para alinhar componentes selecione-os e escolha View / Alignment Palette. Menu de Contexto: Bring To Front / Send To Back, para trazer o componente para frente ou enviar para trás, Tab Order para mudar a ordem de tabulação, além de Align To Grid, para alinhar os componentes selecionados à Grade do Form Designer.

20 Introdução ao Delphi Slide nº 20 de 42 Estrutura dos projetos Um projeto em Delphi é dividido em módulos, chamados Units, seguindo a estrutura de arquivos descrita na tabela abaixo: ExtensãoDescrição DPRArquivo de projeto, onde são indicados as Units e o código de inicialização do programa PASCódigo fonte de uma Unit do projeto DCUUnit compilada DFMDefinição visual de um Form. O código fonte está em uma Unit com o mesmo nome DOFOpções de configuração para o projeto CFGGuarda informações sobre caminho das bibliotecas utilizadas RESRecursos do projeto, como o ícone do programa ~PA, ~DF, ~DPArquivos temporários DSKConfigurações de Desktop EXEArquivo gerado na execução da aplicação BDArquivo que representa as tabelas de banco de dados (pode vir separado da aplicação ou ser criado mais tarde) Importante: Todos os arquivos do projeto devem ser salvos, preferivelmente, no mesmo local (pasta). E, sempre que for salvar, utilizar o Save All ao invés do Save. Quadro 1: Extensões dos arquivos em Delphi

21 Introdução ao Delphi Slide nº 21 de 42 Estrutura dos projetos Gerenciamento de Projetos Arquivos.dpr,.pas e.dfm são os principais arquivos no ambiente Borland Delphi Arquivo.dpr é o arquivo de projeto, normalmente não modificado por programadores iniciantes Arquivo.pas contém o código fonte da aplicação Arquivo.dfm contém a descrição do formulário. Sempre associado a um arquivo.pas Após a compilação, o Delphi gera um arquivo executável (.exe) no mesmo diretório em que o arquivo.dpr está. O nome do arquivo executável é o mesmo do nome do projeto. Figura 10: Arquivos x extensões no Delphi. EXE - Arquivo executável da aplicação

22 Introdução ao Delphi Slide nº 22 de 42 Gerenciamento dos projetos Segue uma descrição das mais importantes opções de menu para o gerenciamento de projetos, algumas dessas opções tem um botão correspondente na barra de ferramentas (speedbar). Menus: File NewAbre um diálogo com novos itens que podem ser adicionados ao projeto OpenAbrir projetos, pode abrir também Units, Forms e texto no editor de código SaveSalva o arquivo aberto no editor de código Save Project AsSalva o projeto com outro nome ou local Use UnitFaz com que a Unit atual possa usar outra Unit do projeto Add to ProjectAdiciona uma Unit em disco ao projeto Remove from ProjectRemove uma Unit do projeto View Project ManagerMostra o gerenciador de projeto Project SourceMostra o código do projeto Object InspectorMostra o Object Inspector Toggle Form/UnitAlterna entre o Form e a Unit UnitsMostra o código fonte de uma Unit ou do Projeto a partir de uma lista FormsSeleciona um Form a partir de uma lista Project CompileCompila o projeto OptionsOpções do projeto, como ícone do executável, nome da aplicação e opções de compilação Run Compila e executa o projeto Tabela 5: Alguns menus do Delphi

23 Introdução ao Delphi Slide nº 23 de 42 Criação de projetos Todas as aplicações desenvolvidas no Delphi partem de um mesmo esquema de trabalho: Fechar todos os projetos que se encontram atualmente abertos; Criar uma nova aplicação: Criação do novo projeto; Definição do form inicial do projeto; Alteração de todas as características necessárias para este form (inicial); Inserir os componentes (desejados) utilizados nesta aplicação; Alterar as características e métodos para cada componente; Executar o projeto; Salvar completamente o projeto.

24 Introdução ao Delphi Slide nº 24 de 42 Como fazer um programa em Delphi? 1.Organize o computador para receber os arquivos do trabalho a) Criar as pastas necessárias para salvar o projeto; 2.Executar o Borland Delphi: Iniciar->Programas-> Borland Delphi XXX -> Delphi XXX 3.Mudar características dos Forms e incluir instruções para os eventos.

25 Introdução ao Delphi Slide nº 25 de 42 Ajuda no Delphi O sistema de ajuda do Delphi é a referência mais completa, seguida pelos manuais do usuário cedidos com o sistema. Se quiser ajuda sobre um componente, selecione-o e aperte F1, o mesmo pode ser feito com propriedades e eventos, no Object Inspector e comandos, no editor de código.

26 Introdução ao Delphi Slide nº 26 de 42 Exercício: Responda no caderno (copie inclusive a pergunta): 1.Qual empresa originou o Delphi? Em que década? 2.Qual a diferença entre Delphi e Pascal em termos de API? E em termos de praticidade? 3.Cite pelo menos 3 (três) características da utilização do Delphi. 4.O que são os componentes utilizados nas aplicações desenvolvidas no Delphi? O que eles representam em termos de OO ? 5.Por que, ao mesmo tempo em que o pascal gerava apenas um arquivo (.pas) (exceto quando era gerado o executável -.exe), o Delphi gera vários arquivos? Quais os principais arquivos gerados no salvamento de um projeto? 6.Como são representadas as classes durante a programação em Delphi? 7.Qual a função do Code Editor? 8.Cite 2 exemplos de properties e 2 exemplos de events associados ao form principal de um projeto. 9.Como proceder no caso de querer ajuda do Delphi sobre algum componente? 10.O que é importante lembrar no momento de salvar um projeto? 11.Cite as versões do Delphi que estão atuando hoje em dia no mercado.

27 Introdução ao Delphi Slide nº 27 de 42 Componentes Propriedades Comuns PropriedadeDescrição AlignDetermina o alinhamento do componente CanvasSuperfície de desenho, do tipo TCanvas, onde pode se desenhar a imagem do componente CaptionLegenda do componente (& indica tecla de atalho para alguns componentes) ColorCor do componente ComponentCountO número de componentes presentes ComponentsMatriz de componentes possuídos Ctl3DDefine a aparência 3D do componente EnabledDefine se o componente está ativo, se pode ser usado FontFonte utilizada no componente HeightAltura

28 Introdução ao Delphi Slide nº 28 de 42 Componentes Propriedades Comuns (continuação…) PropriedadeDescrição HelpContextNúmero utilizado para chamar o Help on-line HintString utilizada em dicas instantâneas (etiquetas para os componentes) LeftPosição esquerda NameNome do componente PopupMenuMenu de contexto do componente ShowHintDefine se o Hint será mostrado TabOrderA ordem de tabulação do componente, usada quando o usuário tecla TAB TabStopIndica se o componente será selecionado quando o usuário teclar TAB TagPropriedade não utilizada pelo Delphi, que pode ser usada como propriedade personalizada TopPosição superior VisibleDefine se o componente está visível WidthLargura

29 Introdução ao Delphi Slide nº 29 de 42 Componentes Eventos Comuns (associados, normalmente, às funções do Windows) EventoDescrição OnChangeO conteúdo do componente é alterado OnClickO componente é acionado OnDblClickDuplo-clique no componente OnEnterO componente recebe o foco OnExitO componente perde o foco OnKeyDownTecla pressionada OnKeyPressUma tecla é pressionada e solta OnKeyUpTecla é solta

30 Introdução ao Delphi Slide nº 30 de 42 Componentes Métodos Comuns MétodoDescrição CreateCria um novo Objeto de uma Classe FreeDestrói um Objeto e libera a memória ocupada por ele ShowTorna o componente visível HideTorna o componente invisível SetFocusColoca o foco no componente FocusedDetermina se o componente tem o foco BringToFrontColoca o componente na frente dos outros SendToBackColoca o componente atrás dos outros ScrollByMove o componente ScaleByGradua o componente em determina escala SetBoundsMuda a posição e o tamanho do componente

31 Introdução ao Delphi Slide nº 31 de 42 Componentes Comuns TButton Componente botão padrão do Windows, utilizado para executar ações. PropriedadeDescrição CancelDispara o evento OnClick do botão quando a tecla ESC é pressionada em qualquer controle DefaultDispara o evento OnClick do botão quando a tecla ENTER é pressionada em qualquer controle ModalResultAssocia o botão a opção de fechamento de um Form modal MétodoDescrição ClickAtiva o evento OnClick do botão

32 Introdução ao Delphi Slide nº 32 de 42 Componentes Comuns TSpeedButton Botão com Bitmap, normalmente utilizado em barras de ferramentas PropriedadeDescrição DownEstado do botão (Pressionado ou não) GroupIndexIndica quais botões pertencerão ao mesmo grupo AllowAllUpPermite que todos os botões de um grupo possam ficar não pressionados FlatDefine se a borda do botão deve aparecer apenas quando ele for apontado

33 Introdução ao Delphi Slide nº 33 de 42 Componentes Comuns TLabel Utilizado para exibir rótulos. PropriedadeDescrição AlignmentAlinhamento do texto no componente AutoSizeDefine se o tamanho do componente será automaticamente ajustado ao tamanho do Caption WordWrapRetorno automático de linha TransparentDefine se o componente será transparente FocusControlComponente que receberá o foco quando a tecla de atalho do Caption (&) for pressionada ShowAccelCharIndica se o caractere & será usado para definir tecla de atalho

34 Introdução ao Delphi Slide nº 34 de 42 Componentes Comuns TEdit Utilizado para entrada de texto em uma única linha. PropriedadeDescrição TextTexto do componente AutoSelectIndica se o texto será ou não selecionado quando o componente receber o foco MaxLengthNúmero máximo de caracteres permitidos CharCaseDefine se as letras aparecerão em maiúsculo, minúsculo ou normal PasswordCharCaractere utilizado para esconder o texto digitado (Senhas) ReadOnlyDefine se será permitido alterar o texto MétodoDescrição ClearLimpa o conteúdo do componente ClearSelectionLimpa o texto selecionado no componente

35 Introdução ao Delphi Slide nº 35 de 42 Componentes Comuns TMaskEdit Permite entrada de dados texto em uma linha, utilizando uma máscara de edição. Possui todas as propriedades do componente TEdit. PropriedadeDescrição EditMaskMáscara de edição

36 Introdução ao Delphi Slide nº 36 de 42 Componentes Comuns TMemo Permite entrada de dados texto em múltiplas linhas. Contém propriedades e métodos do TEdit. PropriedadeDescrição LinesPropriedade do tipo TStrings que armazena as linhas de texto do componente WantReturnsDefine se a tecla ENTER será tratada como quebra de linha WantTabsDefine se a tecla TAB será tratada como espaço de tabulação ScrollBarDefine as barras de rolagem

37 Introdução ao Delphi Slide nº 37 de 42 Componentes Comuns TStrings Muitos componentes, como o TMemo, possuem propriedades do Tipo TStrings, essa classe permite armazenar e manipular uma lista de Strings. Toda propriedade do tipo TStrings permite acesso indexado aos itens da lista. PropriedadeDescrição CountNúmero de strings TextConteúdo do memo na Forma de uma única string MétodoDescrição AddAdiciona uma nova string no final da lista InsertInsere uma nova string numa posição especificada MoveMove uma string de um lugar para outro DeleteApaga uma string ClearApaga toda a lista IndexOfRetorna o índice do item e - 1 caso não encontre LoadFromFileCarrega texto de um arquivo SaveToFileSalva texto para um arquivo

38 Introdução ao Delphi Slide nº 38 de 42 Componentes Comuns TCheckBox Utilizado para obter inFormações de checagem. PropriedadeDescrição AllowGrayedDetermina se o checkbox terá três possibilidades de estado CheckedDetermina se o checkbox está marcado StateEstado atual do checkbox

39 Introdução ao Delphi Slide nº 39 de 42 Componentes Comuns TRadioButton Usado em grupo, pode ser utilizado para obter inFormações lógicas mutuamente exclusivas, mas é recomendado usar o RadioGroup em vez de RadioButtons. TScrollBox Container com barras de rolagem automáticas. TGroupBox Componente container com um título e borda 3D.

40 Introdução ao Delphi Slide nº 40 de 42 Componentes Comuns TRadioGroup Componente que agrupa e controla RadioButtons automaticamente. PropriedadeDescrição ColumnsNúmero de colunas de RadioButtons ItemsLista de strings com os itens do RadioGroup, cada item da lista representa um RadioButton ItemIndexItem selecionado, iniciando em 0

41 Introdução ao Delphi Slide nº 41 de 42 Componentes Comuns TPanel Componente Container utilizado para agrupar componentes em um painel. PropriedadeDescrição BevelInnerEstilo da moldura interna do painel BevelOuterEstilo da moldura externa do painel BevelWidthLargura das molduras BorderStyleEstilo da Borda BorderWidthLargura da borda, distância entre as molduras interna e externa

42 Introdução ao Delphi Slide nº 42 de 42 Links Interessantes Torrys Delphi Page: Delphi32.com: Borland®: Borland Brasil®: Delphi tips: ICM Delphi: Active Delphi (pt-br): Planeta Delphi (pt-br): Clube Delphi (pt-br): iMasters (pt-br): DelphiBR (pt-br): Linha de Código (pt-br):


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