A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Diones Charles Física 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Diones Charles Física 2"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Diones Charles Física 2
ACÚSTICA Prof. Diones Charles Física 2

2 INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal e tridimensional.

3 Aviões supersônicos: possuem velocidade maior que o som no ar.
VELOCIDADE DO SOM A velocidade do som depende das condições do meio em que ele se propaga. Meio Temperatura V (m/s) Ar 20º C 340 Água 0º C 1500 Ferro 0º C 4480 Aviões supersônicos: possuem velocidade maior que o som no ar.

4 FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Ouvido externo: capta o som.
Tímpano leva o som para o ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) Quando o som chega no ouvido interno ele é amplificado de 30 a 60 vezes pela janela oval no inicio do labirinto e caracol. No ouvido interno estão as terminações nervosas que se comunicam com o cérebro) .

5 ALTURA DO SOM Qualidade que permite diferenciar som grave e som agudo.
A altura de um som depende apenas de sua freqüência.

6 ALTURA DO SOM Infra – Som Som Audível Ultra – Som Alto: AGUDO
20 Hz 20 kHz Alto: AGUDO (Alta freqüência) Som Audível Baixo: GRAVE (baixa freqüência)

7 INTERVALO ACÚSTICO O Intervalo entre dois sons é a razão entre as freqüências destes sons. Se I = 2; dizemos que o intervalo entre os dois sons é uma oitava. Intervalo Acústico Razão de freqüência Unissono 1:1 Oitava 2:1 Tom maior 10:9 Tom menor 16:15

8 INTENSIDADE SONORA DEFINIÇÃO:
É a quantidade de energia sonora que atravessa a unidade área de uma superfície disposta perpendicularmente à direção de propagação, na unidade de tempo. A unidade de potência no SI é watt (W); A unidade de intensidade é w/m².

9 Potência da fonte (Watts)
INTENSIDADE SONORA Potência da fonte (Watts) Área atravessada pelo som (m2) SILENCIO ABSOLUTO POLUIÇÃO SONORA SOM FISIOLÓGICO I (W/m2) 10-12 1 LIMIAR DE AUDIBILIDADE

10 INTENSIDADE SONORA SOM FORTE SOM FRACO Intensidade Alta
Baixa Intensidade Onda Sonora com amplitude Alta Onda Sonora com amplitude baixa

11 NÍVEL SONORO DEFINIÇÃO MATEMÁTICA:
É a intensidade sonora percebida ou detectada pelo sistema auditivo humano. DEFINIÇÃO MATEMÁTICA: SILÊNCIO ABSOLUTO SOM FISIOLÓGICO POLUIÇÃO SONORA 120 decibel Limiar de audibilidade Limiar de dor

12 TIMBRE Está relacionado à forma da onda.
Permite distinguir dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas.

13 REFLEXÃO DO SOM Quando as ondas sonoras atingem um obstáculo fixo, como uma parede, elas sofrem reflexão com inversão de fase. Persistência auditiva: tempo que leva para deixarmos de perceber um som (0,1s). Eco: ocorre quando a pessoa percebe o som por ela emitido duas vezes distintas.

14 FONTES DE ONDAS SONORAS
Cordas Sonoras 1º HARMÔNICO Som fundamental 2º HARMÔNICO 3º HARMÔNICO

15 CORDAS SONORAS

16 EFEITO DOPPLER É o fenômeno pelo qual um observador percebe uma frequência diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles. Aproximação Som percebido é mais alto. Afastamento Som percebido é mais baixo.

17 • f’ é a frequência ouvida pelo observador; • f é a frequência emitida pela fonte; • vs é a velocidade do som (340 m/s); • v0 é a velocidade do observador; • vF é a velocidade da fonte. Para utilização dessa fórmula, o sinal positivo ou negativo que procede a velocidade v0 e vF deve ser usado de acordo com a seguinte regra: orienta-se um eixo do observador para a fonte; se o movimento for a favor desse eixo, usa-se o sinal positivo. Se o movimento for contra esse eixo, usa-se o sinal negativo.


Carregar ppt "Prof. Diones Charles Física 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google