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Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © 2007 - IEAQ 1 Educação Ambiental Comunitária.

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Apresentação em tema: "Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © 2007 - IEAQ 1 Educação Ambiental Comunitária."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 1 Educação Ambiental Comunitária

2 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 2 Educação Ambiental Comunitária No Brasil somos cerca de 180 milhões de pessoas; As economias e os cuidados diários com a Natureza resultam em números de grande escala, com a soma das pessoas economizando e cuidando; Cada pessoa, com um pouco diário resultará em números da ordem dos bilhões.

3 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 3 Educação Ambiental Comunitária Vejamos alguns exemplos: (a) 1 litro de água por dia = 65,7 bilhões de litros por ano economizados, (b) energia 10 quilowatt-hora por mês = 21,6 bilhões de kwh por ano, (c) 1 árvore plantada por mês = 2,16 bilhões de árvores por ano, (d) para 25 milhões de veículos, a economia de 20 litros de gasolina/álcool por mês = 6 bilhões de litros por ano...

4 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 4 Educação Ambiental Comunitária DICAS – nessa palestra apresentaremos cerca de 65 dicas para ajudarmos arestabelecer parte das condições naturais, com as quais o Planeta Terra foi naturalmente adquirindo em seus 4,6 bilhões de anos de idade; Palavras-Chave: habitabilidade, manutenibilidade e sustentabilidade.

5 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 5

6 6 Educação Ambiental Comunitária Nos passeios e visitações a parques, bosques, matas e reservas florestais, não retire as plantas, os animais e nem mesmo pedras; Isso degrada o meio ambiente; E nem deixe sujeiras e lixo, recolhendo- os para colocar em lixeiras adequadas.

7 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 7 Educação Ambiental Comunitária Não capture, não MATE e nem enjaule animais silvestres; Denuncie os traficantes desses animais, às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente; Nunca compre-os; São protegidos por Lei.

8 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 8 Educação Ambiental Comunitária Converse com seus amigos, vizinhos e colegas sobre a proteção do meio ambiente; Fale do agravamento que o ambiente vem sofrendo com as atividades humanas NÃO SUSTENTÁVEIS; São aquelas que DEGRADAM e interferem no ritmo da NATUREZA.

9 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 9 Educação Ambiental Comunitária Plante e cuide das plantas regando-as e colocando fertilizantes naturais que não sejam tóxicos e nem contaminem o meio ambiente; Seja amigo e cuidador das plantas e jardins; Converse com elas, pois são seres vivos, e têm uma vida silenciosa.

10 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 10 Educação Ambiental Comunitária Compre produtos e mercadorias com embalagens RECICLÁVEIS e que se degradam (se desmancham e são absorvidos pela natureza); Reciclagem é fazer retornar o material com um processo de beneficiamento, para as fábricas o reutilizarem como matéria-prima.

11 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 11 Educação Ambiental Comunitária Leia sempre o rótulo dos produtos e mercadorias, afixados ou escritos nas embalagens – proteja a sua saúde; Saiba o que está comprando, alimentos ou guloseimas, com relação às substâncias de que são feitos – prazo de validade e o alimento de base; Se têm ou não: açúcar, glúten, calorias, gorduras, aditivos, conservantes, sal, vitaminas...

12 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 12 Educação Ambiental Comunitária É difícil dispensar um churrasco ou um bife de carne BOVINA; Mas, dê preferência à carne de AVES e seus derivados; O gado BOVINO é altamente poluidor, precisa de grandes PASTOS que derrubam bosques e florestas; E emitem muitos gases, tipo METANO, do Efeito Estufa.

13 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 13 Educação Ambiental Comunitária Jesus multiplicou pães e peixes; Também, dê preferência à carne de PEIXES e seus derivados; Compre e coma PEIXE de criadouros e que venha de PESCA NÃO PREDATÓRIA: em rios, lagos e mares; Existem épocas do ano para a pesca de certos peixes – certifique-se de que haja permissão para a sua pesca.

14 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 14 Educação Ambiental Comunitária Não jogue lixo nos rios, nos lagos e no mar e nem DESMATE as margens; Não deixe que construam casas e abrigos perto dos mananciais de água pura – DENUNCIE - às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente; Só pesque nos períodos autorizados por Lei e seja um voluntário de defesa da natureza.

15 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 15 Educação Ambiental Comunitária Faça seu churrasco com CARVÃO certificado, aquele que vem de árvores com plantio controlado; A fumaça do carvão emite gases e matérias voláteis que podem contaminar a atmosfera, tais como CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano) e outros perigosos para a saúde.

16 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 16 Educação Ambiental Comunitária DENUNCIE o desmatamento em matas, bosques e florestas perto de onde você mora, às autoridades locais; O desmatamento é uma das maiores agressões à Natureza, tirando as sombras, a fertilização do solo, a produção de frutas, o abrigo dos animais silvestres e a fotossíntese.

17 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 17 Educação Ambiental Comunitária DENUNCIE as queimadas em matas, bosques e florestas perto de onde você mora, às autoridades e aos bombeiros; A queimada é uma das maiores agressões à Natureza, tirando as sombras, a fertilização do solo, a produção de frutas, o abrigo e a vida dos animais silvestres, e a fotossíntese.

18 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 18 Educação Ambiental Comunitária EVITE FUMAR – faz mal à saúde e ao ambiente, além poder provocar incêndios e queimadas; O CIGARRO dá CÂNCER e provoca várias doenças muito sérias; A fumaça do cigarro tem mais de substâncias nocivas e prejudiciais à saúde e ao ambiente.

19 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 19 Educação Ambiental Comunitária Use o seu carro, mas faça o transporte solidário, dando carona a seus amigos e conhecidos; Faça RODÍZIO com os que tiverem carros para poupar o uso de combustível e todos fazem economia; Os veículos emitem gases que contaminam a atmosfera – menos carros, menos contaminação.

20 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 20 Educação Ambiental Comunitária EVITE BEBER em excesso; O alcoolismo é um dos males sociais mais terríveis numa comunidade ou sociedade; Se beber NÃO DIRIJA veículos e nem máquinas operatrizes pela perda de seus reflexos e até da consciência – produz VÍCIO e COMA ALCOÓLICA em excesso.

21 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 21 Educação Ambiental Comunitária Não deixe luzes acesas sem necessidade, elas aumentam o consumo de energia elétrica; Saiba que no Brasil 1 kwh (quilowatt- hora) medida do consumo de energia equivale a 0,267 kg de CO2 emitidos na atmosfera; Isso depende das fontes de geração de energia: termoelétrica ou hidroelétrica.

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24 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 24 Educação Ambiental Comunitária No futuro as construções serão mais elaboradas para a iluminação natural, com o uso de energia solar e eólica, ventilação natural e etc; E poupar energia elétrica – kwh – quilowatt – hora, pois 1 quilowatt – hora, custa, em média cerca de R$ 0,45 e 0,267 kg de CO2 emitido em sua produção no Brasil.

25 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 25 Educação Ambiental Comunitária Hoje podemos pintar nossas casas e cômodos com tintas claras, para aumentar a luminosidade interna; E poupar energia elétrica – kwh – quilowatt – hora: lembre-se! Um quilowatt – hora, custa, em média cerca de R$ 0,45 e 0,267 kg de CO2 emitido em sua produção no Brasil.

26 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 26 Educação Ambiental Comunitária Na cozinha quando usarmos o forno, do fogão, devemos evitar abri-lo a todo momento, para não cair a temperatura e para poupar GÁS – o famoso Butano; Gás, gasolina, óleo diesel são combustíveis fósseis que derivam do Petróleo – chamados de energia Não – Renovável – extraídos da natureza.

27 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 27 Educação Ambiental Comunitária Sempre que você puder use ventiladores em vez de ar-condicionado – poupa mais energia - kwh; Mas, se não puder, mantenha seu aparelho de ar-condicionado, com o filtro limpo e mande para manutenção periódica das grades internas de esfriamento do ar para aumentar seu rendimento – poupa mais energia - kwh.

28 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 28 Educação Ambiental Comunitária Evite tomar banho nos horários de pico, para evitar sobrecarregar a rede elétrica de seu bairro ou cidade; Entre 17h30 e 20h30 existe o pico de consumo de energia pela concentração de muitas pessoas tomando banho, com chuveiros elétricos; Entre 6h00 e 7h30 existe outro pico.

29 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 29 Educação Ambiental Comunitária Mantenha limpa todas as luminárias e lâmpadas de sua casa, em todos os cômodos para aumentar a luminosidade das lâmpadas; Isso ajuda a poupar energia, pois não precisamos acender outras luzes de reforço a luminosidade; Se puder troque por lâmpadas FRIAS.

30 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 30 Educação Ambiental Comunitária Se puder troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas FRIAS, ou fluorescentes – poupam mais energia; As lâmpadas FRIAS são mais caras, mas a longo prazo se economiza em consumo de energia elétrica – cai o valor da conta de luz – vale a pena! Além de serem mais econômicas: elas com menor potência iluminam mais.

31 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 31 Educação Ambiental Comunitária Se você mora em prédio de apartamentos procure poupar a energia dos elevadores; Vá pelas escadarias para subir 1 (um) andar ou descer 2 (dois); Faz bem até para a sua saúde; Elevadores consomem muita energia elétrica, com seus motores poderosos.

32 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 32 Educação Ambiental Comunitária Procure regular os aparelhos térmicos de sua casa em função das estações do ano – chuveiro, torneiras, aquecedores, ar condicionado e etc; A geladeira, por exemplo, deve ficar com o seu termostato ajustado mais precisamente para o verão e para o inverno, em maior grau/verão e menor grau/inverno – poupa energia.

33 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 33 Educação Ambiental Comunitária Se puder comprar carro, compre os de menor potência e maior economia de combustível; Mantenha ele revisado com filtros trocados, óleo novo, motor regulado; Não corra em altas velocidades – gasta mais combustível, consome mais litros por quilômetro; E polui menos a atmosfera com gases.

34 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 34 Educação Ambiental Comunitária Junte uma boa quantidade de roupas para passar a ferro elétrico, ele tem resistência de alto consumo de energia – kwh; Procure comprar aqueles que apesar de facilitar a ação de alisar as roupas, e esterilizar – contra bactérias – gastam menos energia; Algumas roupas não precisam desse trabalho.

35 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 35 Educação Ambiental Comunitária Não seque roupas na grade traseira da geladeira, isso bloqueia a saída de calor do seu processo térmico; A grade traseira das geladeiras apresenta liberação de calor – ficam quentes – por causa do ciclo térmico de extrair a temperatura de dentro e liberar em forma de calor pela grade traseira.

36 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 36 Educação Ambiental Comunitária Nas atividades culinárias mantenha sempre as panelas tampadas, para acelerar a fervura dos alimentos, sem perda de calor; Isso ajuda a economizar o GÁS, dando mais rendimento ao cozimento dos alimentos e em menor tempo; Poupa-se Gás e ganha-se tempo com menos trabalho.

37 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 37 Educação Ambiental Comunitária Sempre que puder use sua bicicleta para ir a padaria, farmácia, mercado e ao trabalho, se for conveniente; A bicicleta é um veículo que não consome combustível/não polui e o esforço faz bem a nossa saúde; Faça passeios de bicicleta pela natureza e aprecie o vento, o aroma, a luz e as paisagens ao vivo.

38 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 38 Educação Ambiental Comunitária Nunca fique abrindo e fechando a geladeira para bisbilhotar gulodices e petiscos – aumenta o calor interno!! Se não estiver a serviços das atividades culinárias a geladeira deve ficar o mais tempo possível fechada/poupa energia; Sabe-se que 70% das vezes que a geladeira é aberta é para curiosidades e beber água – e pode dar resfriados!

39 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 39 Educação Ambiental Comunitária Não instale sua geladeira em locais com incidência direta do SOL; O SOL esquenta as chapas de aço que constroem a geladeira e esquenta a sua grade traseira de troca de calor; O que fará com que o motor aumente seu ciclo de funcionamento e isso aumenta o consumo de energia – kwh.

40 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 40 Educação Ambiental Comunitária Cuidado com o consumo de energia da máquina de lavar, das secadoras de roupas e das lavadoras de pratos; Junte sempre uma boa quantidade de roupas e materiais para usar menos ciclos de lavagens – menor consumo de água e de energia; Acate o limite de roupas e quantidades que o fabricante determinar!

41 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 41 Educação Ambiental Comunitária NÃO compre produtos, mercadorias e serviços PIRATAS que duram pouco e não pagam impostos; Certifique-se se há uso de mão de obraescrava ou infantil na elaboração de produtos, mercadorias e serviços; DENUNCIE às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente se tomar conhecimentos dessas práticas.

42 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 42 Educação Ambiental Comunitária NÃO jogue LIXO nas ruas de sua cidade e do seu bairro, nem nas instalações públicas ou privadas, nem no ônibus, na escola, no trabalho ou no clube; Exija a colocação de LIXEIRAS próximas das movimentações de pessoas e atividades comerciais, lanchonetes e restaurantes; Ponha em lixeiras os restos de suas ex- utilidades.

43 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 43 Educação Ambiental Comunitária NÃO jogue LIXO e os restos de suas ex- utilidades nos vasos dos banheiros; Eles entopem as redes de esgotos e dificultam o escoamento das águas dessas redes; Esse material pode chegar às estações de tratamento de esgotos, quando não diretamente aos rios, lagos e mares; Além de poder contaminar a Natureza.

44 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 44 Educação Ambiental Comunitária Um dos recursos naturais mais importantes é a água; As prefeituras e os estados gastam fortunas para tratar água de modo que possamos usar, filtrar e tomar banho; Mas não se deve usar água tratada para lavar calçadas e limpar ruas; Varrer com uma boa vassoura é uma ação altamente ecológica.

45 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 45 Educação Ambiental Comunitária Como a água vem dos rios e lagos – represas – não podemos jogar LIXO nesses locais para não poluir, matar a vida aquática e contaminar a água que podemos beber e cozinhar alimentos; A água é um dos recursos naturais de maior preciosidade para a sobrevivência humana – vamos preservar!

46 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 46 Educação Ambiental Comunitária Os óleos que usamos em frituras e preparação de alimentos NÃO podemos jogar na pia da cozinha e nem em pia, vaso ou ralo algum – vão para os rios; Cerca de 1 litro de óleo de fritura contamina cerca de 1 milhão de litros de água dos rios e lagos - represas; Lembre-se que esses óleos são RECICLÁVEIS – aprenda como fazer isso!

47 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 47 Educação Ambiental Comunitária Sempre devemos usar produtos BIODEGRADÁVEIS – que se desmancham biologicamente na Natureza, ou são absorvidos por ela sem prejudica-la – produtos naturais; Vem escrito nos rótulos/embalagens dos produtos que são biodegradáveis; Vamos procurar ler esses rótulos e comprar esses produtos – não poluem!

48 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 48 Educação Ambiental Comunitária Os produtos em forma de SPRAYS podem ser altamente poluentes se tiverem o CFC – Cloro Flúor Carbono – que afeta a camada de ozônio do planeta – deixando passar radiações; Existem sprays a base de água ou com solventes ecológicos; Só compre esses tipos de sprays!

49 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 49 Educação Ambiental Comunitária O CFC – Cloro Flúor Carbono – afeta a camada de ozônio (O3) do planeta – deixando passar radiações do SOL e do Espaço; Tem grande afetação na pele das pessoas expostas ao SOL; Provoca queimaduras graves, se não tiver CUIDADOS, além de câncer na pele - cuidado com as crianças.

50 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 50 Educação Ambiental Comunitária Existem bichinhos ecologicamente toleráveis, tais como: lagartixas e aranhas que se alimentam de insetos, alguns prejudiciais à saúde dos humanos – evite persegui-los; Eles matam mosquitos, mosquitos da dengue, maruins, moscas, mosquinhas da fruta e etc – são defesas ecológicas.

51 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 51 Educação Ambiental Comunitária NÃO solte balões – são potenciaisexterminadores de florestas e bosques, queimam propriedades, fábricas, empresas, residências, reservas florestais e etc – prejuízos; E ameaçam a aviação - acidentes; Soltar balões é crime – DENUNCIE às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente.

52 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 52 Educação Ambiental Comunitária CUIDADO com as fogueiras – são potenciais exterminadoras de florestas e bosques, provocam incêndios que queimam propriedades, fábricas, empresas, residências, reservas florestais e etc – prejuízos; DENUNCIE as queimadas às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente.

53 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 53 Educação Ambiental Comunitária Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Mas não se deve usar água tratada para lavar calçadas e limpar ruas; Podemos REUTILIZAR água que consumimos em outras atividades caseiras ou industriais - poupar; Varrer com uma boa vassoura é uma ação altamente ecológica.

54 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 54 Educação Ambiental Comunitária Os alimentos são de importância fundamental para os seres vivos; Nós humanos devemos racionalizar os alimentos – a perda média é de 40%; Comprar as quantidades exatas de nosso consumo, controlar prazo de validade, manter boa conservação local e temperatura - preparar só o que consumiremos.

55 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 55 Educação Ambiental Comunitária Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Ao escovar os dentes, e fazer a barba, devemos manter a torneira fechada, para economizar esse líquido precioso; Lavar pratos, talheres e louças requerem o mesmo cuidado – racionalizar o uso da água, enquanto esfregamos os utensílios.

56 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 56 Educação Ambiental Comunitária Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Mantenha a torneira fechada e a válvula dos vasos regulada, para economizar esse líquido precioso; Torneira pingando – gotas de 1 (um) mililitro por segundo equivalem a 3,6 litros/hora ou 86,4 litros/dia; Água tratada indo para o RALO!

57 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 57 Educação Ambiental Comunitária A produção de LIXO é algo surpreendente na sociedade moderna; Em média se produz cerca de 1,2 a 2,0 kg de LIXO por pessoa, por dia; Os aterros sanitários estão em esgotamento – para onde irá o LIXO, desse sistema de consumo? Vamos reciclar, reutilizar e racionalizar – Os 3Rs.

58 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 58 Educação Ambiental Comunitária Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Ao tomar banho devemos economizar água – em banhos eficientes – boa limpeza corporal e pouco consumo de água e de energia elétrica; NADA de ficarmos mais de 10 minutos tomando banho – o tempo padrão é de 8 minutos.

59 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 59 Educação Ambiental Comunitária Um dos recursos naturais mais importantes é a água; NADA de lavar o carro todo dia ou toda semana, dependendo do lugar; Gastamos muita água tratada para fazer isso – podemos ressuscitar o velho espanador de pó ou ativar a flanela; A menos que o carro esteja enlameado!

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61 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 61 Educação Ambiental Comunitária O plástico é um dos materiais mais nocivos à Natureza – demora a degradar-se; Quando fizermos compras em mercados podemos levar uma boa sacola de pano, de lona ou palha, para carregar as compras; O plástico vem do petróleo e é altamente poluidor.

62 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 62 Educação Ambiental Comunitária O papel vem da celulose tirada das árvores, e que se consome muita água e energia para obtê-lo; O bom seria usarmos papel RECICLADO, que pouparia as florestas; Use o papel dos dois lados, racionalize o uso dele evitando muitos rascunhos; Use papel de fabricantes que extraem celulose de reflorestamentos.

63 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 63 Educação Ambiental Comunitária Uma das maiores questões das perdas de água, são os vazamentos – gotejamentos em torneiras e canos rachados ou conexões mal vedadas; Revise as instalações de sua casa, empresa, escola e etc – para eliminar os vazamentos; Gotas de 1 (um) mililitro por segundo equivalem a 3,6 litros/hora ou 86,4 litros/dia.

64 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 64 Educação Ambiental Comunitária A borracha é de difícil degradação e tem alto potencial de contaminação; Um pneu pode ser RECICLADO em empresas especializadas; NÃO deixe um pneu e produtos de borracha acumulados em lixos ou lixões, pois levarão anos para degradar; Ajude a RECICLAGEM de pneus – leve o seu velho pneu a um reciclador.

65 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 65 Educação Ambiental Comunitária Todo produto ou mercadoria deve ser embalado para comercialização e contém o fracionamento adequado para consumo – indivíduo, família, grupos sociais e etc; COMPRE produtos com embalagens facilmente recicláveis e que tenham uma infraestrutura para isso; COMPRE – com embalagens ecológicas.

66 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 66 Educação Ambiental Comunitária Pilhas e Baterias Usadas – o quê fazer? Os fabricantes desses produtos devem possuir um sistema de recolhimento deles quando usados e/ou fora da validade de uso; Pilhas e baterias tem agentes químico de alta agressividade ambiental; Não as jogue em LIXO usual, mas em locais específicos de recolhimento.

67 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 67 Educação Ambiental Comunitária As latas de alumínio e de aço são recicláveis milhares de vezes; Não há estresse material na sua refusão, solidificação e conformação, são metais que retornam às usinas; A lata de aço é magnética e tem melhor seleção nas usinas de reciclagens, mas ambas são de fácil reaproveitamento.

68 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 68 Educação Ambiental Comunitária Conhecemos as Caçambas de Entulhos, de OBRAS da construção civil, cheias de restos de obras – para a reciclagem; Muitos desses materiais são recicláveis, coisas que são imediatamente processadas pelas empresas que atuam nesse campo; Madeiras, retalhos de pisos/azulejos, pedras e tijolos/ajude essa propaganda.

69 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 69 Educação Ambiental Comunitária Reciclagem de lâmpadas Fluorescentes: Esse tipo de lâmpada NÃO deveria ser jogada no lixo, ou nos lixões, pelo seu alto poder de contaminação e fragilidade – quebra com facilidade; Elas contém MERCÚRIO, elemento químico venenoso – o ideal será entregar as lâmpadas a um reciclador especializado.

70 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 70 Educação Ambiental Comunitária COLETA SELETIVA – é uma prática de coleta de lixo racionalizada pela destinação que se faz dos materiais; Mas, depende do tipo de SEPARAÇÃO que fazemos em casa/empresa, individualizando/identificando o tipo de material para destino a uma determinada caçamba ou lixeira - cor; Metais, vidro, papel, plástico e orgânicos.

71 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 71 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Água Potável – água cujas propriedades permitem o consumo humano, com ou sem filtragem; Água Tratada – água tratada com elementos químicos depois de captada dos rios e lagos, para habilita-la ao consumo humano e industrial.

72 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 72 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Aquecimento Global – aumento das temperaturas pelo efeito estufa, da emissão de gases, tais como CO2, CH4 e outros; Biodegradável – que se decompõe ou de desmancha sob a ação dos agentes da natureza.

73 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 73 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – CFC – gás a base de cloro+flúor+carbono que promove a destruição da camada de OZÔNIO do planeta, permitindo o ataque de radiações cósmicas; Degradação – decomposição material em função de elementos reagentes da natureza e pela qual há absorção.

74 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 74 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Desenvolvimento Sustentável – é o desenvolvimento de atividades empresariais que se sustentam em condições técnicas, econômicas e ambientais; Ou em que a Natureza tem a capacidade de absorver seus resíduos ou efeitos nocivos.

75 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 75 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Desenvolvimento Sustentável – ECO 1972 – Estocolmo – Suécia – É aquele que satisfaz as necessidades da geração presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer suas próprias necessidades; Não comprometer a vida futura dos filhos, netos e bisnetos...

76 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 76 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Desenvolvimento Não Sustentável – o que não atende a condição anterior; Fotossíntese – síntese de substâncias orgânicas – glicídios – mediante a fixação do gás carbônico CO2 do ar, através da radiação solar – feita pelos vegetais clorofílicos – gramas, matos, folhas, plantas e árvores – a cor verde.

77 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 77 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Efeito Estufa – aquecimento das temperaturas usuais do planeta pela concentração atmosférica de gases, tais como CO2, CH4 e outros; Gases Poluentes – são gases que pelas atividades humanas poluem a atmosfera e aquecem o planeta.

78 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 78 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Energia Renovável – é a energia proveniente de materiais combustíveis renováveis por plantio de vegetais que lhes dão origem; Energia Não Renovável – são aquelas que as atividades humanas não podem renovar, tais como: petróleo, gás e similares, de origem fóssil.

79 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 79 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Energia de Termoelétricas – é a energia proveniente de Geradores movidos à queima de combustíveis; Energia de Hidroelétricas – é a energia proveniente de Geradores movidos à pressão da água em represas.

80 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 80 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Energia de Nucleoelétricas – é a energia proveniente de Geradores movidos à vapor, de água aquecida por Reatores Nucleares; Energia Eólica – é a energia proveniente de Geradores movidos à pressão do vento, parecidos com cata- ventos.

81 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 81 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Energia Solar – é a energia proveniente de Células Solares que captam a LUZ do SOL, transformando-a em eletricidade, e que são acumuladas em Baterias Solares; Essas baterias funcionam como pilhas elétricas, ativando motores, circuitos, acendendo lâmpadas e etc.

82 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 82 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – Reciclável – material ou substância que pelas suas características pode diretamente, ou por beneficiamentos, ser reaproveitado em processos de fabricação, ou transformação, que lhe deram a origem primeira. Não Reciclável – não atende as condições acima.

83 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 83 Educação Ambiental Comunitária TERMINOLOGIA APLICADA – 3 Rs – são as três palavras começadas com R, que seriam Reciclar, Reutilizar e Racionalizar; Onde: Reciclar é tornar a usar na elaboração, Reutilizar é tornar a usar na aplicação e Racionalizar é economizar no uso, com parcimônia; Os 3 Rs são a base das práticas ecológicas.

84 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 84 Educação Ambiental Comunitária Degradabilidade de Materiais – Fralda Descartável – 450 anos; Chiclete – 5 anos; Tampinha de garrafa – 150 anos; Lata de aço – 10 anos; Pneu – indeterminado; Palito de Fósforo – 6 a 12 meses.

85 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 85 Educação Ambiental Comunitária Degradabilidade de Materiais – Casca de Frutas – 3 meses; Ponta de Cigarro – 5 anos; Nylon – 30 anos; Papel ou jornais – 2 a 6 semanas; Pilhas – 500 anos; Vidro – indeterminado.

86 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 86 Educação Ambiental Comunitária Degradabilidade de Materiais – Isopor – indeterminado; Sacos e copos de plásticos – 200 a 450 anos; Materiais de alumínio – 500 a anos; Em fim: a degradabilidade de materiais orgânicos é maior do que a de materiais inorgânicos.

87 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 87 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O

88 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 88 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O Gases Vilões – Derivados da combinação química do Carbono com o Hidrogênio; Propano – C3H8 - combustível; Metano – CH4 – Efeito Estufa – vem da putrefação de compostos - lixões; Benzeno – C6H6 – volátil; Butano – C4H10 – gás de cozinha.

89 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 89 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O

90 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 90 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O Gases Vilões – Derivados da combinação química do Carbono com o Oxigênio; Monóxido de Carbono – CO – venenoso e acumulativo; Dióxido de Carbono – CO2 – Efeito Estufa – combustíveis fósseis.

91 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 91 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O

92 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 92 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O Água e Derivados – Derivados da combinação química do Hidrogênio e do Oxigênio; Água – H2O; Vapor DÁgua – H2O – aquecida; Umidade Relativa do Ar – H2O – dispersa na temperatura ambiente.

93 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 93 Educação Ambiental Comunitária Projeto desenvolvido pelo IEAQ – Figuras e Textos, adaptações de outras fontes - Instituto de Estudos Avançados da Qualidade – Barra Mansa – RJ; TelCel: – Barra Mansa – RJ – Engº Lewton Burity Verri; Solicite uma Palestra sobre o assunto.

94 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 94 Educação Ambiental Comunitária Outros Créditos: Panfleto Como Salvar o Mundo – Rede de Lanchonetes McDonalds – São Paulo – 2005 – figuras e textos ; As 40 Maneiras para uma Vida Natural – Profº Carlos Cardoso Aveline – Revista Planeta – 1999 – textos.

95 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ 95 Educação Ambiental Comunitária


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