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Educação Ambiental Comunitária

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Apresentação em tema: "Educação Ambiental Comunitária"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Ambiental Comunitária
Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

2 Educação Ambiental Comunitária
No Brasil somos cerca de 180 milhões de pessoas; As economias e os cuidados diários com a Natureza resultam em números de grande escala, com a soma das pessoas economizando e cuidando; Cada pessoa, com um pouco diário resultará em números da ordem dos bilhões. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

3 Educação Ambiental Comunitária
Vejamos alguns exemplos: (a) 1 litro de água por dia = 65,7 bilhões de litros por ano economizados, (b) energia 10 quilowatt-hora por mês = 21,6 bilhões de kwh por ano, (c) 1 árvore plantada por mês = 2,16 bilhões de árvores por ano, (d) para 25 milhões de veículos, a economia de 20 litros de gasolina/álcool por mês = 6 bilhões de litros por ano... Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

4 Educação Ambiental Comunitária
DICAS – nessa palestra apresentaremos cerca de 65 dicas para ajudarmos a “restabelecer” parte das condições naturais, com as quais o Planeta Terra foi “naturalmente” adquirindo em seus 4,6 bilhões de anos de idade; Palavras-Chave: habitabilidade, manutenibilidade e sustentabilidade. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

5 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © 2007 - IEAQ

6 Educação Ambiental Comunitária
Nos passeios e visitações a parques, bosques, matas e reservas florestais, não retire as plantas, os animais e nem mesmo pedras; Isso degrada o meio ambiente; E nem deixe sujeiras e lixo, recolhendo-os para colocar em lixeiras adequadas. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

7 Educação Ambiental Comunitária
Não capture, não MATE e nem enjaule animais silvestres; Denuncie os traficantes desses animais, às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente; Nunca compre-os; São protegidos por Lei. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

8 Educação Ambiental Comunitária
Converse com seus amigos, vizinhos e colegas sobre a proteção do meio ambiente; Fale do agravamento que o ambiente vem sofrendo com as atividades humanas NÃO SUSTENTÁVEIS; São aquelas que DEGRADAM e interferem no ritmo da NATUREZA. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

9 Educação Ambiental Comunitária
Plante e cuide das plantas regando-as e colocando fertilizantes naturais que não sejam tóxicos e nem contaminem o meio ambiente; Seja amigo e cuidador das plantas e jardins; Converse com elas, pois são seres vivos, e têm uma “vida silenciosa”. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

10 Educação Ambiental Comunitária
Compre produtos e mercadorias com embalagens RECICLÁVEIS e que se degradam (se desmancham e são absorvidos pela natureza); Reciclagem é “fazer retornar” o material com um processo de beneficiamento, para as fábricas o reutilizarem como matéria-prima. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

11 Educação Ambiental Comunitária
Leia sempre o rótulo dos produtos e mercadorias, afixados ou escritos nas embalagens – proteja a sua saúde; Saiba o que está comprando, alimentos ou guloseimas, com relação às substâncias de que são feitos – prazo de validade e o alimento de base; Se têm ou não: açúcar, glúten, calorias, gorduras, aditivos, conservantes, sal, vitaminas... Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

12 Educação Ambiental Comunitária
É difícil dispensar um churrasco ou um bife de carne BOVINA; Mas, dê preferência à carne de AVES e seus derivados; O gado BOVINO é altamente poluidor, precisa de grandes PASTOS que derrubam bosques e florestas; E emitem muitos gases, tipo METANO, do Efeito Estufa. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

13 Educação Ambiental Comunitária
Jesus multiplicou “pães e peixes”; Também, dê preferência à carne de PEIXES e seus derivados; Compre e coma PEIXE de criadouros e que venha de PESCA NÃO PREDATÓRIA: em rios, lagos e mares; Existem épocas do ano para a pesca de certos peixes – certifique-se de que haja permissão para a sua pesca. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

14 Educação Ambiental Comunitária
Não jogue lixo nos rios, nos lagos e no mar e nem DESMATE as margens; Não deixe que construam casas e abrigos perto dos mananciais de água pura – DENUNCIE - às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente; Só pesque nos períodos autorizados por Lei e seja um voluntário de defesa da natureza. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

15 Educação Ambiental Comunitária
Faça seu churrasco com CARVÃO certificado, aquele que vem de árvores com plantio controlado; A fumaça do carvão emite gases e matérias voláteis que podem contaminar a atmosfera, tais como CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano) e outros perigosos para a saúde. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

16 Educação Ambiental Comunitária
DENUNCIE o desmatamento em matas, bosques e florestas perto de onde você mora, às autoridades locais; O desmatamento é uma das maiores agressões à Natureza, tirando as sombras, a fertilização do solo, a produção de frutas, o abrigo dos animais silvestres e a fotossíntese. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

17 Educação Ambiental Comunitária
DENUNCIE as queimadas em matas, bosques e florestas perto de onde você mora, às autoridades e aos bombeiros; A queimada é uma das maiores agressões à Natureza, tirando as sombras, a fertilização do solo, a produção de frutas, o abrigo e a vida dos animais silvestres, e a fotossíntese. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

18 Educação Ambiental Comunitária
EVITE FUMAR – faz mal à saúde e ao ambiente, além poder provocar incêndios e queimadas; O CIGARRO dá CÂNCER e provoca várias doenças muito sérias; A fumaça do cigarro tem mais de substâncias nocivas e prejudiciais à saúde e ao ambiente. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

19 Educação Ambiental Comunitária
Use o seu carro, mas faça o “transporte solidário”, dando carona a seus amigos e conhecidos; Faça RODÍZIO com os que tiverem carros para poupar o uso de combustível e todos fazem economia; Os veículos emitem gases que contaminam a atmosfera – menos carros, menos contaminação. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

20 Educação Ambiental Comunitária
EVITE BEBER em excesso; O alcoolismo é um dos males sociais mais terríveis numa comunidade ou sociedade; Se beber NÃO DIRIJA veículos e nem máquinas operatrizes pela perda de seus reflexos e até da consciência – produz VÍCIO e COMA ALCOÓLICA em excesso. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

21 Educação Ambiental Comunitária
Não deixe luzes acesas sem necessidade, elas aumentam o consumo de energia elétrica; Saiba que no Brasil 1 kwh (quilowatt-hora) medida do consumo de energia equivale a 0,267 kg de CO2 emitidos na atmosfera; Isso depende das fontes de geração de energia: termoelétrica ou hidroelétrica. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

22 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © 2007 - IEAQ

23 Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © 2007 - IEAQ

24 Educação Ambiental Comunitária
No futuro as construções serão mais elaboradas para a iluminação natural, com o uso de energia solar e eólica, ventilação natural e etc; E poupar energia elétrica – kwh – quilowatt – hora, pois 1 quilowatt – hora, custa, em média cerca de R$ 0,45 e 0,267 kg de CO2 emitido em sua produção no Brasil. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

25 Educação Ambiental Comunitária
Hoje podemos pintar nossas casas e cômodos com tintas claras, para aumentar a luminosidade interna; E poupar energia elétrica – kwh – quilowatt – hora: lembre-se! Um quilowatt – hora, custa, em média cerca de R$ 0,45 e 0,267 kg de CO2 emitido em sua produção no Brasil. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

26 Educação Ambiental Comunitária
Na cozinha quando usarmos o forno, do fogão, devemos evitar abri-lo a todo momento, para não cair a temperatura e para poupar GÁS – o famoso Butano; Gás, gasolina, óleo diesel são combustíveis fósseis que derivam do Petróleo – chamados de energia Não – Renovável – extraídos da natureza. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

27 Educação Ambiental Comunitária
Sempre que você puder use ventiladores em vez de ar-condicionado – poupa mais energia - kwh; Mas, se não puder, mantenha seu aparelho de ar-condicionado, com o filtro limpo e mande para manutenção periódica das grades internas de esfriamento do ar para aumentar seu rendimento – poupa mais energia - kwh. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

28 Educação Ambiental Comunitária
Evite tomar banho nos horários de pico, para evitar sobrecarregar a rede elétrica de seu bairro ou cidade; Entre 17h30 e 20h30 existe o pico de consumo de energia pela concentração de muitas pessoas tomando banho , com chuveiros elétricos; Entre 6h00 e 7h30 existe outro pico. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

29 Educação Ambiental Comunitária
Mantenha limpa todas as luminárias e lâmpadas de sua casa, em todos os cômodos para aumentar a luminosidade das lâmpadas; Isso ajuda a poupar energia, pois não precisamos acender outras luzes de reforço a luminosidade; Se puder troque por lâmpadas FRIAS. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

30 Educação Ambiental Comunitária
Se puder troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas FRIAS, ou fluorescentes – poupam mais energia; As lâmpadas FRIAS são mais caras, mas a longo prazo se economiza em consumo de energia elétrica – cai o valor da conta de luz – vale a pena! Além de serem mais econômicas: elas com menor potência iluminam mais. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

31 Educação Ambiental Comunitária
Se você mora em prédio de apartamentos procure poupar a “energia” dos elevadores; Vá pelas escadarias para subir 1 (um) andar ou descer 2 (dois); Faz bem até para a sua saúde; Elevadores consomem muita energia elétrica, com seus motores poderosos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

32 Educação Ambiental Comunitária
Procure regular os aparelhos térmicos de sua casa em função das estações do ano – chuveiro, torneiras, aquecedores, ar condicionado e etc; A geladeira, por exemplo, deve ficar com o seu termostato ajustado mais precisamente para o verão e para o inverno, em maior grau/verão e menor grau/inverno – poupa energia. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

33 Educação Ambiental Comunitária
Se puder comprar carro, compre os de menor potência e maior economia de combustível; Mantenha ele revisado com filtros trocados, óleo novo, motor regulado; Não corra em altas velocidades – gasta mais combustível, consome mais litros por quilômetro; E polui menos a atmosfera com gases. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

34 Educação Ambiental Comunitária
Junte uma boa quantidade de roupas para passar a ferro elétrico, ele tem resistência de alto consumo de energia – kwh; Procure comprar aqueles que apesar de facilitar a ação de alisar as roupas, e esterilizar – contra bactérias – gastam menos energia; Algumas roupas não precisam desse trabalho. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

35 Educação Ambiental Comunitária
Não seque roupas na grade traseira da geladeira, isso bloqueia a saída de calor do seu processo térmico; A grade traseira das geladeiras apresenta liberação de calor – ficam quentes – por causa do ciclo térmico de extrair a temperatura de dentro e liberar em forma de calor pela grade traseira. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

36 Educação Ambiental Comunitária
Nas atividades culinárias mantenha sempre as panelas tampadas, para acelerar a fervura dos alimentos, sem perda de calor; Isso ajuda a economizar o GÁS, dando mais rendimento ao cozimento dos alimentos e em menor tempo; Poupa-se Gás e ganha-se tempo com menos trabalho. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

37 Educação Ambiental Comunitária
Sempre que puder use sua bicicleta para ir a padaria, farmácia, mercado e ao trabalho, se for conveniente; A bicicleta é um veículo que não consome combustível/não polui e o esforço faz bem a nossa saúde; Faça passeios de bicicleta pela natureza e aprecie o vento, o aroma, a luz e as paisagens “ao vivo”. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

38 Educação Ambiental Comunitária
Nunca fique abrindo e fechando a geladeira para “bisbilhotar” gulodices e petiscos – aumenta o calor interno!! Se não estiver a serviços das atividades culinárias a geladeira deve ficar o mais tempo possível fechada/poupa energia; Sabe-se que 70% das vezes que a geladeira é aberta é para “curiosidades” e beber água – e pode dar resfriados! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

39 Educação Ambiental Comunitária
Não instale sua geladeira em locais com incidência direta do SOL; O SOL esquenta as chapas de aço que constroem a geladeira e esquenta a sua grade traseira de troca de calor; O que fará com que o motor aumente seu ciclo de funcionamento e isso aumenta o consumo de energia – kwh. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

40 Educação Ambiental Comunitária
Cuidado com o consumo de energia da máquina de lavar, das secadoras de roupas e das lavadoras de pratos; Junte sempre uma boa quantidade de roupas e materiais para usar menos ciclos de lavagens – menor consumo de água e de energia; Acate o limite de roupas e quantidades que o fabricante determinar! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

41 Educação Ambiental Comunitária
NÃO compre produtos, mercadorias e serviços PIRATAS que duram pouco e não pagam impostos; Certifique-se se há uso de mão de obra “escrava” ou “infantil” na elaboração de produtos, mercadorias e serviços; DENUNCIE às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente se tomar conhecimentos dessas práticas. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

42 Educação Ambiental Comunitária
NÃO jogue LIXO nas ruas de sua cidade e do seu bairro, nem nas instalações públicas ou privadas, nem no ônibus, na escola, no trabalho ou no clube; Exija a colocação de LIXEIRAS próximas das movimentações de pessoas e atividades comerciais, lanchonetes e restaurantes; Ponha em lixeiras os restos de suas ex-utilidades. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

43 Educação Ambiental Comunitária
NÃO jogue LIXO e os restos de suas ex-utilidades nos vasos dos banheiros; Eles entopem as redes de esgotos e dificultam o escoamento das águas dessas redes; Esse material pode chegar às estações de tratamento de esgotos, quando não diretamente aos rios, lagos e mares; Além de poder contaminar a Natureza. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

44 Educação Ambiental Comunitária
Um dos recursos naturais mais importantes é a água; As prefeituras e os estados gastam fortunas para tratar água de modo que possamos usar, filtrar e tomar banho; Mas não se deve usar água tratada para lavar calçadas e limpar ruas; Varrer com uma boa vassoura é uma ação altamente ecológica. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

45 Educação Ambiental Comunitária
Como a água vem dos rios e lagos – represas – não podemos jogar LIXO nesses locais para não poluir, matar a vida aquática e contaminar a água que podemos beber e cozinhar alimentos; A água é um dos recursos naturais de maior preciosidade para a sobrevivência humana – vamos preservar! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

46 Educação Ambiental Comunitária
Os óleos que usamos em frituras e preparação de alimentos NÃO podemos jogar na pia da cozinha e nem em pia, vaso ou ralo algum – vão para os rios; Cerca de 1 litro de óleo de fritura contamina cerca de 1 milhão de litros de água dos rios e lagos - represas; Lembre-se que esses óleos são RECICLÁVEIS – aprenda como fazer isso! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

47 Educação Ambiental Comunitária
Sempre devemos usar produtos BIODEGRADÁVEIS – que se desmancham biologicamente na Natureza, ou são absorvidos por ela sem prejudica-la – “produtos naturais”; Vem escrito nos rótulos/embalagens dos produtos que são biodegradáveis; Vamos procurar ler esses rótulos e comprar esses produtos – não poluem! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

48 Educação Ambiental Comunitária
Os produtos em forma de SPRAYS podem ser altamente poluentes se tiverem o CFC – Cloro Flúor Carbono – que afeta a camada de ozônio do planeta – deixando passar radiações; Existem sprays a base de água ou com solventes ecológicos; Só compre esses tipos de “sprays”! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

49 Educação Ambiental Comunitária
O CFC – Cloro Flúor Carbono – afeta a camada de ozônio (O3) do planeta – deixando passar radiações do SOL e do Espaço; Tem grande afetação na pele das pessoas expostas ao SOL; Provoca queimaduras graves, se não tiver CUIDADOS, além de câncer na pele - cuidado com as crianças. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

50 Educação Ambiental Comunitária
Existem “bichinhos” ecologicamente toleráveis, tais como: lagartixas e aranhas que se alimentam de insetos, alguns prejudiciais à saúde dos humanos – evite persegui-los; Eles matam mosquitos, mosquitos da dengue, maruins, moscas, mosquinhas da fruta e etc – são defesas ecológicas. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

51 Educação Ambiental Comunitária
NÃO solte balões – são potenciais “exterminadores” de florestas e bosques, queimam propriedades, fábricas, empresas, residências, reservas florestais e etc – prejuízos; E ameaçam a aviação - acidentes; Soltar balões é crime – DENUNCIE às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

52 Educação Ambiental Comunitária
CUIDADO com as fogueiras – são potenciais “exterminadoras” de florestas e bosques, provocam incêndios que queimam propriedades, fábricas, empresas, residências, reservas florestais e etc – prejuízos; DENUNCIE as queimadas às autoridades policiais e de defesa do meio ambiente. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

53 Educação Ambiental Comunitária
Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Mas não se deve usar água tratada para lavar calçadas e limpar ruas; Podemos REUTILIZAR água que consumimos em outras atividades caseiras ou industriais - poupar; Varrer com uma boa vassoura é uma ação altamente ecológica. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

54 Educação Ambiental Comunitária
Os alimentos são de importância fundamental para os seres vivos; Nós humanos devemos racionalizar os alimentos – a perda média é de 40%; Comprar as quantidades exatas de nosso consumo, controlar prazo de validade, manter boa conservação local e temperatura - preparar só o que consumiremos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

55 Educação Ambiental Comunitária
Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Ao escovar os dentes, e fazer a barba, devemos manter a torneira fechada, para economizar esse líquido precioso; Lavar pratos, talheres e louças requerem o mesmo cuidado – racionalizar o uso da água, enquanto esfregamos os utensílios. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

56 Educação Ambiental Comunitária
Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Mantenha a torneira fechada e a válvula dos vasos regulada, para economizar esse líquido precioso; Torneira pingando – gotas de 1 (um) mililitro por segundo equivalem a 3,6 litros/hora ou 86,4 litros/dia; Água tratada indo para o RALO! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

57 Educação Ambiental Comunitária
A produção de LIXO é algo surpreendente na sociedade moderna; Em média se produz cerca de 1,2 a 2,0 kg de LIXO por pessoa, por dia; Os aterros sanitários estão em esgotamento – para onde irá o LIXO, desse sistema de consumo? Vamos reciclar, reutilizar e racionalizar – Os 3Rs. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

58 Educação Ambiental Comunitária
Um dos recursos naturais mais importantes é a água; Ao tomar banho devemos economizar água – em banhos eficientes – boa limpeza corporal e pouco consumo de água e de energia elétrica; NADA de ficarmos mais de 10 minutos tomando banho – o tempo padrão é de 8 minutos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

59 Educação Ambiental Comunitária
Um dos recursos naturais mais importantes é a água; NADA de lavar o carro todo dia ou toda semana, dependendo do lugar; Gastamos muita água tratada para fazer isso – podemos “ressuscitar” o velho espanador de pó ou ativar a flanela; A menos que o carro esteja enlameado! Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

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61 Educação Ambiental Comunitária
O plástico é um dos materiais mais nocivos à Natureza – demora a degradar-se; Quando fizermos compras em mercados podemos levar uma boa sacola de pano, de lona ou palha, para carregar as compras; O plástico vem do petróleo e é altamente poluidor. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

62 Educação Ambiental Comunitária
O papel vem da celulose tirada das árvores, e que se consome muita água e energia para obtê-lo; O bom seria usarmos papel RECICLADO, que pouparia as florestas; Use o papel dos dois lados, racionalize o uso dele evitando muitos rascunhos; Use papel de fabricantes que extraem celulose de reflorestamentos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

63 Educação Ambiental Comunitária
Uma das maiores questões das perdas de água, são os vazamentos – gotejamentos em torneiras e canos rachados ou conexões mal vedadas; Revise as instalações de sua casa, empresa, escola e etc – para eliminar os vazamentos; Gotas de 1 (um) mililitro por segundo equivalem a 3,6 litros/hora ou 86,4 litros/dia. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

64 Educação Ambiental Comunitária
A borracha é de difícil degradação e tem alto potencial de contaminação; Um pneu pode ser RECICLADO em empresas especializadas; NÃO deixe um pneu e produtos de borracha acumulados em lixos ou lixões, pois levarão anos para degradar; Ajude a RECICLAGEM de pneus – leve o seu “velho pneu” a um reciclador. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

65 Educação Ambiental Comunitária
Todo produto ou mercadoria deve ser embalado para comercialização e contém o fracionamento adequado para consumo – indivíduo, família, grupos sociais e etc; COMPRE produtos com embalagens facilmente recicláveis e que tenham uma infraestrutura para isso; COMPRE – com embalagens ecológicas. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

66 Educação Ambiental Comunitária
Pilhas e Baterias Usadas – o quê fazer? Os fabricantes desses produtos devem possuir um sistema de recolhimento deles quando usados e/ou fora da validade de uso; Pilhas e baterias tem agentes químico de alta agressividade ambiental; Não as jogue em LIXO usual, mas em locais específicos de recolhimento. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

67 Educação Ambiental Comunitária
As latas de alumínio e de aço são recicláveis milhares de vezes; Não há “estresse material” na sua refusão, solidificação e conformação, são metais que retornam às usinas; A lata de aço é magnética e tem melhor seleção nas usinas de reciclagens, mas ambas são de fácil reaproveitamento. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

68 Educação Ambiental Comunitária
Conhecemos as Caçambas de Entulhos, de OBRAS da construção civil, cheias de restos de obras – para a reciclagem; Muitos desses materiais são recicláveis, coisas que são imediatamente processadas pelas empresas que atuam nesse campo; Madeiras, retalhos de pisos/azulejos, pedras e tijolos/ajude essa propaganda. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

69 Educação Ambiental Comunitária
Reciclagem de lâmpadas Fluorescentes: Esse tipo de lâmpada NÃO deveria ser jogada no lixo, ou nos lixões, pelo seu alto poder de contaminação e fragilidade – quebra com facilidade; Elas contém MERCÚRIO, elemento químico venenoso – o ideal será entregar as lâmpadas a um reciclador especializado. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

70 Educação Ambiental Comunitária
COLETA SELETIVA – é uma prática de coleta de lixo racionalizada pela destinação que se faz dos materiais; Mas, depende do tipo de SEPARAÇÃO que fazemos em casa/empresa, individualizando/identificando o tipo de material para destino a uma determinada caçamba ou lixeira - cor; Metais, vidro, papel, plástico e orgânicos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

71 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Água Potável – água cujas propriedades permitem o consumo humano, com ou sem filtragem; Água Tratada – água tratada com elementos químicos depois de captada dos rios e lagos, para habilita-la ao consumo humano e industrial. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

72 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Aquecimento Global – aumento das temperaturas pelo efeito estufa, da emissão de gases, tais como CO2, CH4 e outros; Biodegradável – que se decompõe ou de desmancha sob a ação dos agentes da natureza. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

73 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – CFC – gás a base de cloro+flúor+carbono que promove a destruição da camada de OZÔNIO do planeta, permitindo o “ataque” de radiações cósmicas; Degradação – decomposição material em função de elementos reagentes da natureza e pela qual há absorção. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

74 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Desenvolvimento Sustentável – é o desenvolvimento de atividades empresariais que se sustentam em condições técnicas, econômicas e ambientais; Ou em que a Natureza tem a capacidade de absorver seus resíduos ou efeitos nocivos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

75 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Desenvolvimento Sustentável – ECO 1972 – Estocolmo – Suécia – “É aquele que satisfaz as necessidades da geração presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer suas próprias necessidades”; Não comprometer a “vida futura” dos filhos, netos e bisnetos ... Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

76 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Desenvolvimento Não Sustentável – o que não atende a condição anterior; Fotossíntese – síntese de substâncias orgânicas – glicídios – mediante a fixação do gás carbônico CO2 do ar, através da radiação solar – feita pelos vegetais clorofílicos – gramas, matos, folhas, plantas e árvores – a cor verde. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

77 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Efeito Estufa – aquecimento das temperaturas usuais do planeta pela concentração atmosférica de gases, tais como CO2, CH4 e outros; Gases Poluentes – são gases que pelas atividades humanas poluem a atmosfera e aquecem o planeta. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

78 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Energia Renovável – é a energia proveniente de materiais combustíveis renováveis por plantio de vegetais que lhes dão origem; Energia Não Renovável – são aquelas que as atividades humanas não podem renovar, tais como: petróleo, gás e similares, de origem fóssil. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

79 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Energia de Termoelétricas – é a energia proveniente de Geradores movidos à queima de combustíveis; Energia de Hidroelétricas – é a energia proveniente de Geradores movidos à pressão da água em represas. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

80 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Energia de Nucleoelétricas – é a energia proveniente de Geradores movidos à vapor, de água aquecida por Reatores Nucleares; Energia Eólica – é a energia proveniente de Geradores movidos à pressão do vento, parecidos com cata-ventos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

81 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Energia Solar – é a energia proveniente de Células Solares que captam a LUZ do SOL, transformando-a em eletricidade, e que são acumuladas em Baterias Solares; Essas baterias funcionam como pilhas elétricas, ativando motores, circuitos, acendendo lâmpadas e etc. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

82 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – Reciclável – material ou substância que pelas suas características pode diretamente, ou por beneficiamentos, ser reaproveitado em processos de fabricação, ou transformação, que lhe deram a origem primeira. Não Reciclável – não atende as condições acima. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

83 Educação Ambiental Comunitária
TERMINOLOGIA APLICADA – 3 Rs – são as três palavras começadas com “R”, que seriam Reciclar, Reutilizar e Racionalizar; Onde: Reciclar é tornar a usar na elaboração, Reutilizar é tornar a usar na aplicação e Racionalizar é economizar no uso, com parcimônia; Os 3 “Rs” são a base das práticas ecológicas. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

84 Educação Ambiental Comunitária
Degradabilidade de Materiais – Fralda Descartável – 450 anos; Chiclete – 5 anos; Tampinha de garrafa – 150 anos; Lata de aço – 10 anos; Pneu – indeterminado; Palito de Fósforo – 6 a 12 meses. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

85 Educação Ambiental Comunitária
Degradabilidade de Materiais – Casca de Frutas – 3 meses; Ponta de Cigarro – 5 anos; Nylon – 30 anos; Papel ou jornais – 2 a 6 semanas; Pilhas – 500 anos; Vidro – indeterminado. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

86 Educação Ambiental Comunitária
Degradabilidade de Materiais – Isopor – indeterminado; Sacos e copos de plásticos – 200 a 450 anos; Materiais de alumínio – 500 a anos; Em fim: a degradabilidade de materiais orgânicos é maior do que a de materiais inorgânicos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

87 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O
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88 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O
Gases Vilões – Derivados da combinação química do Carbono com o Hidrogênio; Propano – C3H8 - combustível; Metano – CH4 – Efeito Estufa – vem da putrefação de compostos - lixões; Benzeno – C6H6 – volátil; Butano – C4H10 – gás de cozinha. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

89 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O
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90 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O
Gases Vilões – Derivados da combinação química do Carbono com o Oxigênio; Monóxido de Carbono – CO – venenoso e acumulativo; Dióxido de Carbono – CO2 – Efeito Estufa – combustíveis fósseis. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

91 Educação Ambiental Comunitária – C, H e O
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Água e Derivados – Derivados da combinação química do Hidrogênio e do Oxigênio; Água – H2O; Vapor D’Água – H2O – aquecida; Umidade Relativa do Ar – H2O – dispersa na temperatura ambiente. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

93 Educação Ambiental Comunitária
Projeto desenvolvido pelo IEAQ – Figuras e Textos, adaptações de outras fontes - Instituto de Estudos Avançados da Qualidade – Barra Mansa – RJ; TelCel: – Barra Mansa – RJ – Engº Lewton Burity Verri; Solicite uma Palestra sobre o assunto. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

94 Educação Ambiental Comunitária
Outros Créditos: Panfleto “Como Salvar o Mundo” – Rede de Lanchonetes McDonalds – São Paulo – 2005 – figuras e textos ; “As 40 Maneiras para uma Vida Natural” – Profº Carlos Cardoso Aveline – Revista Planeta – 1999 – textos. Educação Ambiental - Profº Lewton Verri - Copyright © IEAQ

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