A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS AMBIENTAIS IMPACTO AMBIENTAL: Toda ação ou atividade capaz de provocar grandes modificações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS AMBIENTAIS IMPACTO AMBIENTAL: Toda ação ou atividade capaz de provocar grandes modificações."— Transcrição da apresentação:

1 O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE

2 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS AMBIENTAIS IMPACTO AMBIENTAL: Toda ação ou atividade capaz de provocar grandes modificações no meio ambiente. Essas transformações pode ser resultado de: Causas naturais ou Provocadas pelo seres humanos.

3 INDÚSTRIA E POLUIÇÃO AMBIENTAL A partir da Revolução Industrial, século XVIII, os impactos ambientais ampliaram-se e os desequilíbrios passaram da escala local para a escala global.

4 INDÚSTRIA E POLUIÇÃO AMBIENTAL Com o progresso técnico e a internacionalização das economias de escala as fontes de poluição tornaram- se um problema sem fronteiras territoriais. Economia de escala: Designa a produção em massa.É o modelo produtivo típico do fordismo.

5 INDÚSTRIA E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA A palavra poluição indica uma alteração das condições ambientais de um ecossistema. Quando essa poluição gera um desequilíbrio na quantidade de gases existentes na atmosfera, provocado pela emissão de resíduos pelas industrias, automóveis, queima de combustíveis fósseis.,temos a POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

6

7

8 FLORESTAS 90 MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS – ÁREA EQUIVALENTE À DO ESTADO DE MATO GROSSO – FORAM DESTRUÍDOS NOS ANOS 90 EM TODO O MUNDO. UM EM CADA 4 HECTARES DESMATADOS NO PLANETA ESTAVA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 10% DAS ESPÉCIES DE ÁRVORES CONHECIDAS CORREM RISCO DE EXTINÇÃO.

9

10

11

12

13

14

15 COMO SE FORMA A CHUVA ÁCIDA? A CHUVA ÁCIDA É PROVOCADA PRINCIPALMENTE POR FÁBRICAS E CARROS QUE QUEIMAM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, COMO O CARVÃO E O PETRÓLEO.

16

17

18

19 O que é a Camada de Ozônio? A Camada de Ozônio é uma concentração de gás ozônio situada na alta atmosfera, entre 10 e 50 Km da superfície da Terra. Ela funciona como um filtro solar, protegendo todos os seres vivos dos danos causados pela radiação ultravioleta do Sol. A absorção do UV-B por essa espécie de escudo cria uma fonte de calor, desempenhando um papel fundamental na temperatura do planeta. Camada de Ozônio

20 FUNÇÃO SUA IMPORTÂNCIA É QUE A CAMADA FORMA UMA BARREIRA SOB A TERRA, BLOQUEANDO A PENETRAÇÃO DAS RADIAÇÕES ULTRA-VIOLETAS DO SOL. SEM A CAMADA DE OZÔNIO NÃO SERIA POSSÍVEL A VIDA NA TERRA, POIS ELA RETÊM 95% DAS RADIAÇÕES ULTRAVIOLETAS.

21 ANTÁRTIDA A Antártida é a região mais afetada pela destruição da camada de ozônio Isso acontece na Antártida porque o ar de lá, devido ao rigoroso inverno, não circula pelo mundo, com A DINÂMICA dos outros lugares. Foi constatado que na Antártida a concentração de monóxido de cloro é 100 vezes maior do que em qualquer parte do mundo.

22 POLUIÇÃO DAS ÁGUAS Um dos problemas mais sérios que os seres humanos estão enfrentando nas últimas décadas. Entre os agentes poluentes destacam- se os esgotos domésticos e os resíduos industriais.

23

24

25

26

27 PLANETA ÁGUA 1 bilhão e 100 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. O que corresponde a um sexto da população mundial. 2 bilhões e 400 milhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico adequados( 40% dos habitantes da Terra). Cerca de 5 mil crianças morrem diariamente devido a doenças provocadas pela água insalubre ou relacionadas a saneamento básico e higiene deficientes.

28 PLANETA ÁGUA No século XX, o consumo de água aumentou a um ritmo duas vezes mais rápido que o crescimento demográfico. Nos países em desenvolvimento, 90% das descargas de água residuais não são precedidas de tratamento. A água insalubre e o saneamento básico deficientes causam 80% das doenças no mundo em desenvolvimento. Fonte:Departamento de Informação Pública da ONU, em 2002.

29

30

31

32

33 Aqüífero Guarani

34 Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área num deserto

35

36

37

38

39 O QUE É LIXO LIXO É TODO E QUALQUER RESÍDUO PROVENIENTE DAS ATIVIDADES HUMANAS OU GERADO PELA NATUREZA EM AGLOMERAÇÕES URBANAS. COMUMENTE, É DEFINIDO COMO AQUILO QUE NINGUÉM QUER. PORÉM, PRECISAMOS RECICLAR ESTE CONCEITO, DEIXANDO DE ENXERGÁ-LO COMO UMA COISA SUJA E INÚTIL EM SUA TOTALIDADE. GRANDE PARTE DOS MATERIAIS QUE VÃO PARA O LIXO PODEM (E DEVERIAM) SER RECICLADOS.

40 PAPEL: 3 A 6 MESES; JORNAL: 6 MESES PALITO DE MADEIRA: 6 MESES TOCO DE CIGARRO: 20 MESES NYLON: MAIS DE 30 ANOS CHICLETES: 5 ANOS PEDAÇOS DE PANO: 6 MESES A 1 ANO FRALDA DESCARTÁVEL COMUM: 450 ANOS LATA E COPOS DE PLÁSTICO: 50 ANOS LATA DE AÇO: 10 ANOS TAMPAS DE GARRAFA: 150 ANOS ISOPOR: 8 ANOS; PLÁSTICO: 100 ANOS GARRAFA PLÁSTICA: 400 ANOS PNEUS: 600 ANOS; VIDRO: ANOS

41

42 DESTINO DO LIXO A produção diária de lixo é de 90 mil toneladas. 76% lixão 13% aterro controlado 10% aterro sanitário 0,1% incineração 0,9% usina de reciclagem FONTE: IBGE,2000

43

44 SOLUÇÃO PARA O LIXO URBANO Principio dos três Rs: Reduzir Reutilizar Reciclar

45 REDUZIR Preciclar – pensar antes de comprar; Evitar adquirir produtos embalados com papel plastificado, parafinado ou metalizado; Escolher produtos embalados em material reciclável; Só comprar o que for usar; Reduzir o consumo de materiais que resultam em lixo tóxico.

46 REUTILIZAR Preferir embalagens retornáveis; Reutilizar ao máximo o material antes de descartá-lo; Racionalizar o uso do papel; Enviar livros que não quiser para os sebos ou bibliotecas públicas; Levar roupas e móveis usados para os brechós ou encaminhá-los para doação.

47 RECICLAR Fazer voltar ao processo de produção os materiais que foram usados e descartados. Preservar o ambiente e poupar energia, pois a reindustrialização reduz a extração dos recursos naturais; A reciclagem começa em casa através da separação dos materiais;

48


Carregar ppt "O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS AMBIENTAIS IMPACTO AMBIENTAL: Toda ação ou atividade capaz de provocar grandes modificações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google