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História do uso dos metais Em 7.700 anos somente 12 metais eram usados 1000 20001000 1500 2000 1 1000 AC2000 AC3000 AC 4000 AC5000 AC6000 AC OURO COBRE.

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2 História do uso dos metais Em anos somente 12 metais eram usados AC2000 AC3000 AC 4000 AC5000 AC6000 AC OURO COBRE PRATA CHUMBO ESTANHO FERRO MERCÚRIO Um total de 24 metais foram descobertos até M/P ~1.925

3 AUMENTO DA DENSIDADE AUMENTO DE PERFORMANCE MECANICA PERFORMANCE x DENSIDADE AÇO RÁPIDO FORJAMENTO MOLDAGEM POR INJEÇÃO COMPONENTES DE ALTA RESISTÊNCIA METALURGIA DO PÓ CONVENCIONAL MANCAIS FILTROS ALUMÍNIO PLÁSTICO

4 COMPONENTES DE AÇO EM GERAL Armações do air bag Induzido e estatores de motores elétricos Placa base da válvula EGR Engrenagem vidros elétricos Pinhões do levantador de vidros Arruela do EGR Núcleo da válvula EGR Carcaça da válvula EGR Carcaça do sistema cruise control Anéis controladores de fluxo de ar condicionado ASSENTOS Alavancas de ajuste Lingüetas da trava Mecanismo reclinado Espaçadores SUSPENSÃO Guia da haste Válvula de compressão Cilindros Pistões Espaçadores Placa de orifícios DIREÇÃO Colar da coluna de direção Engrenagem da coluna de direção Placa terminal Alavanca de regulagem da altura do volante Tampa do mancal de rolamento Corpo da válvula Tampa MOTORES Pinhões do planetário (motor de partida) Sapata polar (motor de partida) Peças magnéticas para distribuidores de ignição Placa de controle de emissões Buchas para balancins Engrenagens com dentes internos Tampa do eixo de comando das válvulas Carcaça de válvulas de injeção de combustível Espaçador de injetores de combustível Núcleo magnético Chave magnética (motor de partida) Buchas e placas para ventiladores (sistema de arrefecimento) Bielas Mancais de girabrequim e eixo de comando de válvula Sensores de fase Cames Guia e assento de válvula TRANSMISSÃO Anéis sincronizadores Chavetas de retenção Cubo conversor de torque Tração nas quatro rodas Engrenagem planetária Polia dentada de tração e tracionada Trava de estacionamento FREIOS Anéis sensores ABS Porca de ajuste Ajustadores Trava de freio – cilindro mestre Pistões Insertos do induzido Estatores Induzidos Acionadores Carcaça de engrenagens LIMPADORES DE PARABRISA Acionamento Trava excêntrica Retentores

5 COMPONENTES AUTOMOTIVOS

6 Processos Relacionados Compactação Isostática Compactação Convencional Conformação por Spray Sinter-Forjamento Injeção de pós

7 FLUXOGRAMA DE PROCESSO – COMPACTAÇÃO CONVENCIONAL ELEMENTOS DE LIGA FERRO FÓSFORO NÍQUEL COBRE GRAFITE SULFETO DE MANGANES PÓ BASE LUBRIFICANTES SIMILARES MISTURA COMPACTAÇÃO SINTERIZAÇÃO USINAGEM REVESTIMENTO SUPERFICIAL PRODUTO FINAL IMPREGNAÇÃO FERROXIDAÇÃO TRATAMENTO TÉRMICO CALIBRAGEM

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9 COMPACTAÇÃO DE PEÇAS

10 SINTERIZAÇÃO EM FORNO CONTÍNUO Pré Aquecimento: 500 – 800ºC O lubrificante é retirado da peça Sinterização: Bronze : 780 – 840º C Aço: 1050 – 1150º C Ligação metalurgica das partículas Resfriamento : A micro-estrutura do material é formada

11 SINTERIZAÇÃO Pescoço de ligação entre as partículas de Pó SINTERIZAÇÃO POR FASE SÓLIDA: O material com menor ponto de fusão se liquefaz e interconecta a partícula do outro Pó. SINTERIZAÇÃO POR FASE LÍQUIDA:

12 A metalurgia do pó oferece

13 EXEMPLOS DE PEÇAS SINTERIZADAS Planetários Sinterizados / Brazados Componentes de Caixa de Câmbio Coroas & Polias Pistões e Guias de Amortecedores Bielas & S/F Mancais & Girabrequim

14 APLICAÇÕES: Peças estruturais em aço

15 Pistões, Placas de Válvula, Bielas e Contra-Pesos APLICAÇÕES: Compressores Herméticos

16 Mancais auto-lubrificantes APLICAÇÕES:

17 Outros Processos Contatos Elétricos Escovas Materiais de Fricção Filtros Sinterizados Moldagem por Injeção APLICAÇÕES:

18 M/P Comparada com outros processos: Resistência Mecânica AÇOS RÁPIDOS SINTERIZADOS AÇOS SINTERIZADOS FORJADOS AÇOS FORJADOS AÇOS USINADOS AÇOS SINTERIZADOS FERRO FUNDIDO NODULAR LIGAS FUNDIDAS DE COBRE FERRO FUNDIDO CINZENTO LIGAS FUNDIDAS DE ALUMINIO LIGAS FUNDIDAS DE ZINCO PLÁSTICO MOLDADO POR INJEÇÃO Mpa

19 RESISTÊNCIA SINTERIZADO x CONVENCIONAL Densidade [g/cm3] Ferro / Aço Convencionais

20 M/P Comparada a outros processos ProcessoCustoLote mensalPeso TípicoPerda de Matéria Prima Resistência Mecânica Auto Lubrificação Operação de Acabamento Processo Poluente SinterizadoBaixo2.000 a g a 2 kg1 a 2%BoaSimnãoBaixo FundidoMédio200 a g a 80 kg10 a 20%BoaNãosimAlto MicrofundidoMédio500 a g a 2kg5%BoaNãosimMédio ForjadoAlto1.000 a g a 2kg5%Muito BoaNãosimBaixo Usinado CNCAlto1.000 a g a 2kg20% a 80%BoaNãosimMédio EstampadoBaixo a g a 500g10% a 50%BoaNãosimBaixo Injeção sob pressão Baixo1.000 a g a 1kg1 a 2%BaixaNãosimBaixo Extrusão a frioMédio a g a 300g0% a 1%Muito BoaNãosimBaixo

21 DISTRIBUIÇÃO DE APLICAÇÕES TÍPICAS DE SINTERIZADOS DADOS NACIONAIS EM LEVANTAMENTO Automotivo 70% Outros 6% Recreação Hobby Ferr. Manuais – 12% Recreação,Hobby, Ferr. Manuais

22 EVOLUÇÃO DE PEÇAS SINTERIZADAS EM AUTOMÓVEIS 1995 a 2004 Automotivo 70%

23 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Flange: Projeto completamente modificado, de Usinado para Sinterizado Automotivo 70% SinterizadoUsinado

24 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Polias Estampadas x Sinterizadas

25 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Pingo Guia: Laminado + Usinado + ToTo para Sinterizado auto-temperante

26 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Núcleo Magnético: de Forjado + Usinado para Sinterizado

27 Automotivo 70% Sinterizado Usinado EXEMPLOS DE CONVERSÃO Rotor

28 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Anel de sincronização : de Forjado para Sinterizado

29 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Anel de freio ABS : de Fine Blanking para Sinterizado

30 EXEMPLOS DE CONVERSÃO Porca de amortecedor: de Usinado para Sinterizado

31 GRUPO SETORIAL DE M/P


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