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AULA TÉCNICA 11 2006 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 ÁRVORE DE MANIVELAS AULA 11 SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE ANÉIS DE SEGMENTO.
Nesta aula veremos: ÁRVORE DE MANIVELAS

5 ÁRVORE DE MANIVELAS

6 DEFINIÇÃO A MANIVELA É UM DISPOSITIVO MECÂNICO QUE PERMITE FAZER A ROTAÇÃO DE UM EIXO USANDO A FORÇA DE UM BRAÇO. A ÁRVORE DE MANIVELAS DO MOTOR POSSUI DIVERSAS MANIVELAS, DESLOCADO EM ÂNGULO DIFERENTE.

7 LUBRIFICAÇÃO

8 PARTES MUNHÕES MOENTES ROLAMENTO OU BUCHA DE APOIO
ORIFÍCIOS DE LUBRIFICAÇÃO RAIO DE CONCORDÂNCIA CHAVETA OU RASGO DA CHAVETA

9 MANCAIS

10 FIXAÇÃO ESSAS MANIVELAS TEM UM ACIONAMENTO ATRAVÉS DE BIELAS NO TEMPO DE COMBUSTÃO DE CADA CILINDRO DO MOTOR. AS SUAS PARTES CENTRAIS, QUE APÓIAM O VIRABREQUIN SÃO CHAMADOS DE MUNHÕES.

11 MOENTES

12 MOENTES É O BRAÇO DA MANIVELA, E ALTERA O ÂNGULO E TEMPO DE PMI AO PMS DO CILINDRO. FAZ A LIGAÇÃO COM A BIELA, E RECEBE LUBRIFICAÇÃO PELA TUBULAÇÃO INTERNA DO GIRABREQUIN.

13 ROLAMENTO OU BUCHA SERVE DE ALOJAMENTO DA EXTREMIDADE DO EIXO PRIMÁRIO DO CÂMBIO. (VISTO AQUI NA UMEC NAS AULAS DE TRANSMISSÃO) EM GIRABREQUINS MAIS NOVOS, NÃO EXISTEM MAIS ESTE APOIO. QUANDO HÁ DESGATE O PROBLEMA É RUÍDO OU TRAVAMENTO DA EMBREAGEM.

14 REGIÃO DE CHAVETAS

15 RASGO DA CHAVETA ALOJA A CHAVETA QUE TRAVA A ENGRENAGEM DA DISTRIBUIÇÃO MECÂNICA, ENCAIXADA NA ÁRVORE DE MANIVELAS. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO SINCRONISMO MECÂNICO DO MOTOR, COM CORREIA DENTADA, CORRENTE OU ENGRENAGENS.

16 ORIFÍCIOS DE LUBRIFICAÇÃO
PERMITEM A PASSAGEM DE ÓLEO LUBRIFICANTE ENTRE O MUNHÕES E MOENTES. DURANTE A RETÍFICA DO VIRABREQUIN, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DESTA TUBULAÇÃO, ONDE A DURABILIDADE DOS COMPONENTES SERÃO ALTERADOS.

17 DETALHES O VIRABREQUIN É CONSTRUÍDO EM AÇO ESPECIAL PARA GARANTIR RESISTÊNCIA, NÃO PODE TER CANTOS VIVOS. O RAIO DE CONCORDÂNCIA DEVE SER ADEQUADO, PARA PERMITIR RESISTÊNCIA E FOLGA AXIAL ENTRE AS BRONZINAS.

18 AJUSTE FOLGA AXIAL

19 FOLGA AXIAL O AJUSTE DA FOLGA AXIAL, DEVE OBEDECER A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE, O SEU AJUSTE É ATRAVÉS DAS BRONZINAS DE APOIO, QUE PODEM SER ISOLADAS OU FAZENDO PARTE DE BRONZINAS DE MANCAL. NEM SEMPRE É POSSÍVEL COMPRAR ESTA BRONZINA NA MEDIDA DE MONTAGEM.

20 PERGUNTA O QUE SÃO OS FUROS LOCALIZADOS NOS BRAÇOS DAS MANIVELAS DO VIRABREQUIN ?

21 RESPOSTA SÃO NA VERDADE, REMOÇÃO DE MATERIAL PARA O CORRETO BALANCEAMENTO DO VIRABREQUIN.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 12 BRONZINAS Instrutor Scopino 

23 AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO


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