A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NATURALISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NATURALISMO."— Transcrição da apresentação:

1 NATURALISMO

2 A presença marcante da ciência e da industrialização na vida cotidiana das pessoas lança novos desafios para os escritores. Qual deve ser o papel da literatura diante dessa presença?

3

4 WILLIAM BELL SCOTT – 1861 (Óleo sobre tela) o mundo do trabalho industrial ganha destaque como tema da arte do período.

5 Émile Zola (1840 – 1902) inaugurou o Naturalismo quando, em 1867, publicou o romance Thérèse Raquin.

6 O naturalismo chega ao brasil
No Brasil, o Naturalismo conquistou vários seguidores. O principal deles foi Aluísio Azevedo, que deu início ao movimento quando publicou, em 1881, o romance O mulato. Júlio Ribeiro – 1888 – A carne. No romance, a personagem Lenita é dominada por instintos de natureza sexual, comportando-se de modo animalesco, o que provocou violentas reações da sociedade.

7 Adolfo Caminha – 1893 – A normalista (moça educada seduzida pelo padrinho) e em 1895 O bom crioulo (homossexualismo entre marinheiros) Domingos Olímpio – 1903 – Luzia Homem (condição humana e social do sertanejo)

8 Características do Naturalismo
A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. Descrições minuciosas e linguagem simples. Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.

9 Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.

10 Aluísio azevedo Em sua obra, destacam-se: Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890). Essas duas narrativas tematizam alguns dos problemas da realidade brasileira vividos pelas classes sociais mas desfavorecidas, na segunda metade do século XIX. Com eles, Aluísio Azevedo consagrou-se “o primeiro romancista de massas” da literatura brasileira.

11 Raul pompeia O seu romance mais famoso, O ateneu, foi publicado primeiro em folhetins e ilustrado com desenhos do próprio Raul. O ateneu, com o subtítulo de “Crônica de saudades”, o livro conta a história da formação do menino Sérgio no internato Ateneu e se assemelha muito a um romance de memórias. O romance se diferencia das narrativas da época por apresentar um foco narrativo em primeira pessoa e por assumir um tom reflexivo que o afasta da objetividade.

12 referências ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2010. alismo/


Carregar ppt "NATURALISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google