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Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012

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Apresentação em tema: "Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012
DPOPH DE MANICA Visita de troca de experiencia com a (Etiopia e Uganda)/plano de Accão Manica Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012

2 CONTEÚDOS I INTRODUÇÃO II
Lições aprendidas na troca de experiencia com Uganda-Etiopia a Planificação e os mecanismos da Revisão Anual Conjunta b Sistema de informação de aguas e saneamento c Sustentabilidade das comunidades Lifecas d Sustentabilidade das fontes III Plano de accao da Provincia IV CRONOGRAMA

3 I – INTRODUÇÃO Planificação, monitoria e avaliação.
No âmbito de troca de experiencias, entre os dias 16 a 24 de Setembro do ano corrente, uma equipa técnica constituída por13Técnicos nomeadamente:DNA,DPOPH,WSP e Cooperação Suíça deslocou se a Uganda e Etiópia respectivamente com intuito de colher boas experiências referente nas seguintes áreas a saber: Planificação, monitoria e avaliação. Fluxo de informação-banco de dados Sustentabilidade de comunidades Lifecas Sustentabilidade de fontes de agua Ensino a distancia

4 IIa)-Planificacao monitoria e avaliacao
Introducao de processo de planificacao sectorial abrangente para aumentar a alocacao de fundos a nivel dos distritos. A planificacao é conjunta ,realizada entre a Saude, Educacao e o sector de Agua e sanemanto. Existencia de equipa tecnica de coordenacao a nivel do sector de aguas e sanemanto composto por tecnicos sendo: um tecnico de saneamento, um tecnico de pec e civil que monitoram a realizacao do plano e consequente pagamento das siutacoes de trabalho. A monitoria e avaliacao e garantida a nivel da base, e subindo ate ao nivel central.

5 cont-Planificacao :Revisao anual conjunta
O RAC –permite verificar a evolucao dos indicadores,para o efeito realiza se duas reunioes sendo uma tecnica no final do semestre e a outra e a avaliacao propriamente dita no final do ano,representada por todos distritos e os sectores incluindo doaodores e e dirigida pelo primeiro ministro. O RAC –inclui visita de campo e estudos de RAC dos anos anteriores. O processo de RAC tem sido alimentado pelo Relatório Annual de Avaliação do Desempenho do Sector de Águas e Ambiente que é preparado com base nos relatórios anuais dos distritos.

6 II b)-fluxo informcao-banco de dados
Existencia de um banco de dados electronico sofware que produz maps e graficos conhecido por GIS, que vai desde nivel central ate a base,com toda informacao referente as fontes de agua e sanemanto, o processo de actualizacao ainda nao foi definido. Existencia de tecnicos capacitados para a utlizacao do programa de informacao. Representatividade dos sectores ate a base ou seja existencia de extensionistas para o sector de aguas ao nivel dos postos administrativo.

7 IIc)-Sustentabilidade das comunidades lifecas.
Trabalho conjunto entre saude ,educacao e aguas atraves de extensionista na conscielizacao das familias. Existencia de grupos comunitarios composto por 5 familias das comunidades lifecas que garantem a monitoria, em coordenacao com o extensionista. Capacitacao dos tecnicos de saude e representante do Governo em materia de agua e sanemanto. Visitas frenquente dos extensionitas de agua e sauda as comunidades lifecas. Aplicacao de sancoes as familias que retornam a pratica do fecalismo a ceu aberto.

8 II d)-SUSTENTABILIDADE DE FONT
Existencia de comite de agua a nivel das comunidades,chefido por mulheres. Comparticipacao das comunidades para a construcao e manutencao das fontes em 5%. Existencia de mecanicos capacitados para a reparcao de fontes cujo a comunicacao das avarias e feito por telefones celulares.

9 III.Plano de Accao da Provincia de Manica apos a troca de experiencias
GURO TAMBARA MACOSSA BARUÉ GONDOLA MANICA) SUSSUNDENGA MOSSURIZE MACHAZE CHIMOIO N Distritos piloto do plano de accao

10 III-Plano de accao Manica
Topico Problema Accao proposta Estrategia a usar Responsabilid ade Planificação e monitoria e avaliação Falta de uma planificação conjunto saúde, educação e aguas. Falta de avaliação dos programas dos anos anteriores no processo de planificação Criação de uma comissão de planificação conjunta saúde, educação e sector de aguas. Introduzir a avaliação dos programas dos anos anteriores no processo de planificação nos distritos Realização de encontro e divulgação de experiencia a nível do distrito e consequente criação da equipa. Implementação do RAC Técnico do sanemento,SDPI e governo distrital.DPOPHM E DNA com apoio dos parceiros sistema de informação de aguas e saneamnto Demora na disponibilidade de informação, Dificuldades na comunicação com os distrito, posto e localidade Falta de sistema de informação flexível Instalação da base de dados eletrónico a nível das sedes distritais e revitalizar a base de dados manual nos postos e localidade Contratação de técnicos para os postos administrativos Contratação de empresa informática para a instalação do sofware. O técnico contratado devera ser submetido a capacitação para a recolha de dados e fixação a nível dos postos e suas localidades. Governo do distrito, SDPI com apoio da província Sustentabilidad e das comunidades Lifecas As comunidades Lifecas deixam ser apos 6 meses de reconhecimento Criação de grupos comunitários composto por 5 famílias, que ira trabalhar em coordenacao com o tecnico do posto. Capacitação de grupos a nível das comunidades Lifecas. SDPI,DAS e governo do distrito Sustentabidade das fontes Elevado número de fontes avariadas antes do termino do seu período de vida util uso de fundos para os programas distritais de sustentabilidade das fontes Capacitação de mecânicos para o efeito Revitalização de postos de venda de pecas sobressalente Uso de telefones para reportar as avarias e flexibilizar a intervenção Na planificação distrital incluir as reabilitações e actividades Seleção e capacitação de mecânicos. Uso de celulares, radio comunitárias para repostar as avarias, SDPI E DAS

11 Cronograma das actividades
Criação de uma comissão de planificação conjunta saúde, educação e sector de aguas e saneamento. Introducao d Instalação da base de dados eletrónico a nível das sedes distritais e manual nos postos e localidade Contratação de técnicos para os postos administrativos resposaveis pelo sector de infra-estrutura procurment Criação de grupos comunitários composto por 5 famílias, a nível das comunidades lifecas e divulgar as varias opções tecnológicas de saneamnto para a subida da escada Reforçar a monitoria das comunidades lifecas com a contratação de técnicos Reabilitação de fontes com fundos distritais Capacitação de mecânicos para o efeito Incentivar os comités a realizarem as reuniões de prestações de contas e caderno de registo dos utentes revitalizacao dos posto de venda de pecas sobressalentes J F M A S O N D

12 Muito obrigado


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