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Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost

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Apresentação em tema: "Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Uma pequena introdução 05 de Novembro de 2010

2 O que é? WASHCost é um projecto de 5 anos que tem como objectivo recolher e partilhar dados sobre os custos de fornecimento de serviços de abastecimento de água, saneamento e higiene nas zonas rurais e peri-urbanas É implementado em quatro países: Moçambique, Ghana, Burkina Faso e India (Andrha Pradesh) Em Moçambique é uma parceria entre a Direcção Nacional de Águas e o IRC

3 Que custos recolhemos Abreviatura Nome Descrição Despesa Capital CapEx
Investimentos em activos fixos (infra-estruras, fiscalização e PEC inicial) CapManEx Despesas de manutenção de capital Despesas em renovação de infra-estruras, custos de reposição e reabilitação OpEx Despesas de operação e pequenas manutenções (manutenção de rotina) Despesas com a operação regular do serviço, incluindo manutenção de rotina CoC Custos de capital Custos do dinheiro (onde é emprestado); mas mesmo os donativos tem custo (opportunity cost) ExpDS Custos de apoio directo Custo de apoio pós-construção (apoio directo aos consumidores ou fornecedores de serviços ExpIDS Custos de Apoio Indirecto Custo de gerir o sector a nível macro (formulação de políticas e estratégias) 3

4 Que perguntas queremos responder?
Qual é a magnitude real e relativa das diferentes componentes de custo (CapEx, OpEx, CapManEx, etc.) por tecnologia? (por pessoa, por familia, por m3 fornecido) Qual é a magnitude real e relativa das diferentes componentes de custo (CapEx, OpEx, CapManEx, etc.) por nível de serviço? Como é que diferem os serviços que os pobres e não pobres recebem? Quais são os principais factores que influenciam os custos de provisão de serviços de AASH? Quais são os “indicadores dourados” para a análise de serviços sustentáveis e equilibrados de AASH? Para responder estas perguntas, foram recolhidos dados primários e secundários desde o nível central até ao agregado familiar, cobrindo diversas variáveis

5 Metodologias e Ferramentas….
Desenvolvimento e testagem dos instrumentos de recolha de dados Foram desenvolvidos vários questionários e fichas de recolha de dados para os níveis central, provincial, distrital, comunitário e familiar Foram usados como base questionários e fichas que já foram desenvolvidos e usados em levantamentos anteriores – refinados para os propósitos e especificidades do WASHCost A testagem dos instrumentos foi feita em duas províncias – Nampula, Inhambane e Maputo-Cidade A selecção destas áreas foi feita em consultas como GAS Os resultados do processo de testagem dos instrumentos foram discutidos em três reuniões com os intervenientes do sector durante o ano de 2009.

6 ….Metodologias e Ferramentas….
Desenvolvimento de uma estratégia de amostragem estatisticamente válida para o levantamento de dados primários a nível dos agregados familiares, comunidades e distritos. A amostra foi desenvolvida em coordenação com o INE e baseia-se na mesma lógica usada para o MICS de 2008 Foram seleccionadas 6 províncias – Cabo Delgado, Nampula, Tete, Manica, Inhambane e Maputo – Cidade) 24 distritos (quatro por província) 68 clusters/comunidades (40 rurais, 21 peri-urbanos e 7 de controle) 1.360 famílias Foi feita a recolha de dados secundários em todas as províncias do país 6

7 O que é que temos? Dados sobre os custos de construção de poços e furos (CapEx Hardware) – referentes ao ano 2009 e relativos a 7 províncias Dados sobre os custos de reabilitação de poços e furos – referentes ao ano de 2009 e relativos a 3 províncias Dados sobre custos de fiscalização de fontes – referentes ao ano de 2009 e referentes a 6 províncias Dados sobre custos de O&M de PSAA e fontes despersas Níveis de serviços recebidos pelos beneficiários – urbano e rural Factores que são determinantes nos custos de provisão de serviços 7

8 Dados ainda não consolidados
Custos indirectos – referentes à gestão do sector de águas a nível central – em processo de recolha e análise. Custos de apoio directo – de nível provincial e distrital – processo de recolha em curso – precisa-se mais tempo, principalmente a nível provincial Custos de saneamento Custos de promoção de higiene Custo de capital – apenas um caso no AASR. 8

9 Perguntas 9


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