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Gestão de Custos – Unidade 3. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Gestão de Custos.

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Apresentação em tema: "Gestão de Custos – Unidade 3. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Gestão de Custos."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Custos – Unidade 3

2 Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Gestão de Custos

3 Unidade 3 INTER-RELACIONAMENTO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO COM A PRECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS

4 Objetivos da Unidade: Obter uma visão geral sobre diversos componentes envolvidos na precificação dos produtos; Compreender e analisar métodos de custeio de produtos; Compreender o inter-relacionamento do método de custeio por absorção na precificação dos produtos; Compreender o inter-relacionamento do método de custeio variável na precificação dos produtos; Distinguir as diferenças entre o método de custeio variável versus método de custeio direto; Entender os componentes na elaboração de um mark-up divisor e um mark-up multiplicador; Compreender o impacto do método de custeio na formação do preço de venda de um produto; Observar os aspectos tributários das empresas;

5 Cronograma: Turma ADG0096 Gestão de Custos DataAtividade 14/03 1º Encontro 04/04 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 11/04 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL) 21/03 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina

6 TUTORIAL 2/45 Tópico 1 03 Indicação do Tópico Página da apostila Numeração do slide Unidade 1

7 TÓPICO 1 1/17 Análise Comparativa entre os Métodos de Custeio e Precificação de Produtos

8 1 Introdução 2/17 Tópico Unidade 3 SITUAÇÃORESULTADO APURADO A quantidade de vendas num período for maior que o volume produzido no mesmo período. O resultado apresentado na DRE pelo método variável será maior do que o resultado apresentado no DRE por absorção. A quantidade de vendas num período for menor que o volume produzido no mesmo período. O resultado apresentado na DRE pelo método variável será menor do que o resultado apresentado no DRE por absorção. A quantidade de vendas num período for igual ao volume produzido no mesmo período. O resultado apresentado na DRE pelo método variável será igual ao resultado apresentado no DRE por absorção.

9 1 Introdução 3/17 Tópico Unidade 3 PERÍODO Quantidade Vendida Quantidade Produzida Resultado 31/12/ Resultado maior no método por absorção 31/12/ Resultado maior no método variável

10 4/17 Tópico Unidade 3 Custos de ProduçãoCusto Total de ProduçãoVolume de ProduçãoCusto Unitário Custos Variáveis $ , $ 5,75 Custos Fixos $ 3.000, $ 0,15 Custo Total $ ,00$ 5,90

11 5/17 Tópico Unidade 3 Vendas( x $ 9,50)$ ,00 (-) Custo Prod. Vendido Estoque Inicial0,00 (+) Custo Produção Fabricada no período$ ,00 (-) Estoque Final$ ,00 (=) Custo do Produto Vendido$ ( ,00) (=) Lucro Bruto$ ,00 (-) Desp. Operacionais Administ. Fixas$ (5.000,00) (-) Desp. Operacionais Administ. Variáveis$ (9.000,00) = Resultado do Exercício - Lucro$ ,00 Estoque Final (Conta BP – Ativo)2.000 x $ 5,90$ ,00

12 Vendas( x $ 9,50)$ ,00 (-) Custo Prod. Vendido Variável (+) Estoque Inicial0,00 (+) Custo Produção Fabricada no período variável $ ,00 (-) Estoque Final$ ,00 (=) Custo do Produto Vendido$ ( ,00) (-) Despesas Oper. Adm. Variáveis( x $ 0,50)$ 9.000,00 (=) Margem de Contribuição$ ,00 (-) Custos Indiretos Fabricação Fixos$ (3.000,00) (-) Desp. Operacionais Administ. Fixas$ (5.000,00) = Resultado do Exercício - Lucro$ ,00 Estoque Final (Conta BP – Ativo)2.000 x $ 5,75$ ,00 6/17 Tópico Unidade 3 DRE – Método de Custeio Variável – 31/12/11

13 7/17 Tópico Unidade 3 DRE AbsorçãoDRE Método Variável Diferença CPV – x 5,75 = ,00 – CV x 0,15 = 2.700,00 - CF CPV – x 5,75 = ,00 – CV Custo Fixo Período = 3.000,00 - CF $ ,00$ ,00300,00 Conciliação dos Custos em 31/12/11

14 8/17 Tópico Unidade 3 Cálculo por DentroCálculo por Fora Valor do produto sem imposto $ 100,00 Cálculo tributo 10%100 x 0,10 = $ 10,00100 / (1-0,10) = $ 111,11 Valor produto + tributo ,11 TOTAL $ 110,00$ 111,11 Cálculo por Dentro e por Fora

15 9/17 Tópico Unidade 3 Indústria Cacareco Distribuidor Nacional Varejista Consumidor Final Preço: $ 100,00 /unid. Preço: $ 200,00 /unid. Preço: $ 400,00 /unid. Alíquota de Imposto: 18% Imposto CUMULATIVO Imposto: $ 18,00 Imposto: $ 36,00 Imposto: $ 72,00 TOTAL de Imposto: $ 126,00

16 10/17 Tópico Unidade 3 Indústria Cacareco Distribuidor Nacional Varejista Consumidor Final Preço: $ 100,00 /unid. Preço: $ 200,00 /unid. Preço: $ 400,00 /unid. Alíquota de Imposto: 18% Imposto NÃO-CUMULATIVO Imposto Débito: $ 18,00 Imposto Crédito: $ 0,00 Imposto Pagar: $ 18,00 Imposto Débito: $ 36,00 Imposto Crédito: $ 18,00 Imposto Pagar: $ 18,00 Imposto Débito: $ 72,00 Imposto Crédito: $ 36,00 Imposto Pagar: $ 36,00 TOTAL de Imposto: $ 72,00

17 11/17 Tópico Unidade 3 Indústria Cacareco Distribuidor Nacional Varejista Consumidor Final Preço: $ 154,00 /unid. Preço: $ 200,00 /unid. Preço: $ 400,00 /unid. Alíquota de Imposto: 18% Substituição TRIBUTÁRIA Imposto Débito: $ 72,00 Imposto Crédito: $ 0,00 Imposto Pagar: $ 72,00 TOTAL de Imposto: $ 72,00

18 12/17 Tópico Unidade 3 TributoEsferaBase CálculoAlíquota COFINS (Cumul.)FederalReceita Bruta (– IPI)3% COFINS (Não-Cum.)FederalReceita Bruta (– IPI)7,6% PIS (Cumul.)FederalReceita Bruta (– IPI)0,65% PIS (Não-Cumul.)FederalReceita Bruta (– IPI)1,65% IRPJFederalLucro das empresas15%* CSSLFederalReceita bruta ou Lucro Líquido9% ISSMunicipalPreço de Venda Total dos Serviços5% Principais Tributos na Precificação dos Produtos

19 TÓPICO 2 13/17 Atividade de Precificar Produtos com a utilização da Estrutura de Custos

20 14/17 Tópico Unidade 3 Gasto%PercentualMark-up Div.Mark-up Mul. Comissões10%0,10 PIS/COFINS3,65%0,0365 ICMS17%0,17 Lucro20%0,20 TOTAL50,65%0,50650, ,

21 15/17 Tópico Unidade 3 FÓRMULA MARK-UP DIVISOR PREÇO VENDA = CUSTO MERCADORIA / MARK-UP DIVISOR PREÇO VENDA = $ 50,00 / 0, = 101,32 Preço de Venda$ 101,32100% ( - ) Comissões (10%)$ 10,3210% ( - ) ICMS (17%)$ 17,2217% ( - ) PIS/COFINS (3,65%)$ 3,703,65% ( - ) Custo aquisição da mercadoria$ 50,00 ( = ) Resultado da Mercadoria (20%)$ 20,2720%

22 16/17 Tópico Unidade 3 FÓRMULA MARK-UP MULTIPLICADOR = 1 / MARK-UP DIVISOR 1 / 0, = 2, Preço de Venda$ 101,32100% ( - ) Comissões (10%)$ 10,3210% ( - ) ICMS (17%)$ 17,2217% ( - ) PIS/COFINS (3,65%)$ 3,703,65% ( - ) Custo aquisição da mercadoria$ 50,00 ( = ) Resultado da Mercadoria (20%)$ 20,2720%

23 17/17 Tópico Unidade 3 FÓRMULA PREÇO DE VENDA PREÇO DE VENDA = CUSTO DA MERCADORIA / MARK-UP DIVISOR PREÇO DE VENDA = 5,85 / 0, = 11,85 Preço de Venda$ 11,85100% ( - ) Comissões (10%)$ 1,1910% ( - ) ICMS (17%)$ 2,0117% ( - ) PIS/COFINS (3,65%)$ 0,433,65% ( - ) Custo aquisição da mercadoria$ 5,85 ( = ) Resultado da Mercadoria (20%)$ 2,3720%

24 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

25 PRÓXIMA AULA: Gestão de Custos 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (AVALIAÇÃO FINAL)


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