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Em time que está ganhando se mexe...

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Apresentação em tema: "Em time que está ganhando se mexe..."— Transcrição da apresentação:

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2 Em time que está ganhando se mexe...
José Renato Simão Borges - 21/10/10

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5 Principais Indicadores
Volume de crédito R$ 1,5 Trilhão, crescimento anual de 20% => pode dobrar com o cadastro positivo. O volume de crédito sobre o PIB = 46% => projeta 50% para 12/2010. Os juros para pessoa física estão no patamar mais baixo da série histórica iniciada em jul/94. No ano de 2010: 2,5 milhões de novos empregos. A inadimplência está no mesmo patamar pré crise e sob controle => volume de cheques devolvidos no menor índice dos últimos 3 anos. Conclusão: busca por crédito ao consumidor atinge maior nível desde 2007 => a proximidade do final de ano, a confiança dos consumidores em alta e o bom momento do mercado de trabalho, com evolução favorável do emprego e da renda, estimularam a busca do crédito por parte das pessoas.

6 Só Alegria Crescimento econômico com inflação sob controle e estabilidade política. Grande geração de emprego formais e queda do desemprego, com aumento de renda e maior confiança do consumidor. Maior oferta de crédito e baixa Basiléia. Altas reservas internacionais, dívida externa equacionada e melhor perfil da dívida interna. Alto fluxo de investimentos externos e fortalecimento do Mercado de Capitais. Melhor distribuição de Renda. Eventos: Copa do Mundo, Olimpíadas, Pré-sal.

7 Alguns Potenciais Mais da metade da população não tem carro, computador e conta bancária Ciclo do bem: mais crédito => maior crescimento => mais renda => aumento do consumo => mais emprego. Taxa de juros baixas nos desenvolvidos e alta nos sub => aumenta o fluxo, inclusive entre emergentes => no Brasil menores juros nominais e reais. Bancarização 30% => 60% em 10 anos = mais de 50 milhões. Cadastro positivo – experiência internacional: Ampliação de 30% dos processos de aprovação de crédito Inadimplência reduziu 43% Aumento de 90% no número de pessoas que solicitam crédito Dobra o volume de ativos de crédito Melhora qualidade do tomador (hoje concentrado na baixa renda) Diferentes taxas por risco e inadimplência menor Crédito Imobiliário – 3% PIB – Chile 17%. Veículos: Brasil 3% PIB – Chile 6% - Desenvolvidos 9%.

8 Riscos Apagão de mão de obra Crise internacional Alongamento de prazo
Grau de endividamento Baixa taxa de Investimento Gastos do Governo Concentração bancária

9 Passado Hoje Controle Performance Alçadas Delegar
Deliberar Alçadas Descentralizar Hoje Ferramentas de gestão Informações gerenciais Tecnologia avançada Parceiros de Cobrança Controle Performance

10 Venda Pós Venda

11 Estratégias de Cobrança
Cobrança como Unidade de Negócio: focada em aumentar receitas Recuperação de Crédito, reduzir despesas PDD, diminuir custos cobrança e judiciais. Base de dados com histórico das fases de cobrança e forte higienização. Assessoria com remuneração e carga baseadas em performance sobre metas. Estratégias diferenciadas por região, histórico de comportamento e garantias. Campanhas de incentivo esporádicas - descontos para riscos mais maturados. Visitas constantes aos parceiros para controle e alinhamento. Ação pré jurídica forte para não incorrer nos custos e morosidade judicial. Envolvimento das áreas comerciais e parceiros para cobrança e localização, em especial dos maiores valores e riscos. Agilizar e qualificar o processo de liberação e venda de veículos. Indicadores multidimensionais: PDD, primeiras parcelas, rolagem, por vencimento, por emissão, etc. Ferramentas de gestão, controle e processamento.

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13 Conclusão: Desafios da Cobrança
Recuperação de Crédito como Unidade de Negócio Crescimento do Crédito Imobiliário

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