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OUVIDORIA PMS ATENDIMENTO TURISTA PROTEÇÃO AS MARCAS DÚVIDAS ORIENTAÇÕES GERAIS SERVIÇOS PÚBLICOS DEMANDAS COMUNIDADE TRANSPARÊNCIA ATENDIMENTO TORCEDOR.

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2 OUVIDORIA PMS ATENDIMENTO TURISTA PROTEÇÃO AS MARCAS DÚVIDAS ORIENTAÇÕES GERAIS SERVIÇOS PÚBLICOS DEMANDAS COMUNIDADE TRANSPARÊNCIA ATENDIMENTO TORCEDOR

3 ATIVIDADES REALIZADAS Atendimento telefônico – 156 Equipe volante no entorno da Arena Balcões da Cidadania Monitoramento das Manifestações Reunião com comunidade do entorno da Arena Proteção as Marcas

4 ALGUNS DADOS 586 Atendimentos aos cidadãos Solicitação de serviços – 222 (38%) Solicitação de informação – 243 (41%) Outros – 107 (18%) Informações referentes à Copa: 14 (3%) 10 sobre interdições no trânsito 01 sobre localização de pontos de ônibus 01 sobre coleta de lixo proveniente do evento 01 sobre localização de ponto de táxi 01 sobre Shoppings abertos durante os jogos

5 483 manifestações presenciais – Equipe Volante Elogio – 48% Reclamação – 45% Sugestão – 3% Solicitação – 2% Informação – 2% Denúncia – 0 ALGUNS DADOS

6 483 manifestações – Equipe Volante Serviços mais demandados Organização do evento 18% Transporte Público 13% Limpeza da cidade 13% Iluminação 10% Sinalização 10% Ordenamento do trânsito 9% ALGUNS DADOS

7 Principais elogios: Organização do evento 30% Limpeza da cidade 14% Iluminação 13% Sinalização 11% Transporte público 9% Outros 23% ALGUNS DADOS

8 Principais reclamações: Transporte Público 21% Organização do evento 16% Sinalização 11% Ordenamento do trânsito 10% Iluminação 8% Outros 34% ALGUNS DADOS

9 Principais solicitações: Iluminação 38% Ordenamento do trânsito 17% Limpeza da cidade 13% Organização do evento 13% Outros 19% ALGUNS DADOS

10 Principais informações solicitadas: Localização de lixeiras 25% Localização da entrada da Arena 20% Localização dos banheiros 20% Localização dos pontos de táxis 18% Localização de restaurantes 17% ALGUNS DADOS

11 Principais sugestões: Organização do evento 52% Iluminação 12% Limpeza da Cidade 12% Sinalização 10% Ordenamento de trânsito 10% Outros 4% ALGUNS DADOS

12 PROTEÇÃO AS MARCAS Objetivos da operação: Prevenir e repreender o marketing de emboscada; Fiscalizar a publicidade instalada no entorno; Repreender a venda ilegal de ingressos por cambistas; Combater a pirataria e a poluição sonora; Ordenar e fiscalizar os ambulantes; Período de atuação: Início 06h antes de cada jogo; Término 02h depois dos jogos. Resultados: A operação foi bem sucedida – conseguimos livrar a área de publicidade não autorizada; Aquisição de experiência para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e para próximos grandes eventos.

13 Campanha Vizinho Legal visando combater marketing de emboscada

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15 Encontros prévios com representantes do Mercado Publicitário / Midia exterior Zona de Exclusividade Mercado Publicitário

16 Distribuição indevida no entorno da Arena

17 | Remoção de publicidade irregular na Av. Joana Angélica Antes Depois

18 | Publicidade irregular em desacordo com as posturas Municipais

19 | Publicidade do patrocinador excedendo as posturas Municipais

20 MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO

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23 DESAFIOS 2014 AMPLIAR COMUNICAÇÃO COM RELAÇÃO AO ENTORNO x INTERDIÇÕES X ROTAS PROTOCOLARES x ESTRUTURAS COMPLETENTARES

24 Legado Evento Conceitos

25 DESAFIOS 2014 AMPLIAR COMUNICAÇÃO COM RELAÇÃO AO ENTORNO X INTERDIÇÕES X ROTAS PROTOCOLARES X ESTRUTURAS COMPLETENTARES DIÁLOGO MAIS CONSISTENTE COM A COMUNIDADE DO ENTORNO EM RELAÇÃO AOS ANSEIOS : OUVIR ABORDAGEM PRÉVIA/CONSCIENTIZAÇÃO COMUNICAÇÃO ESPECIAL: AMBULANTES ÁREAS EXCLUSIVAS - ENTORNO - PV - FANFEST ATENDIMENTO A ALTA DEMANDA DE VISITANTES DE OUTROS PAISES

26 A final da Copa das Confederações atraiu a maior audiência em esportes na TV brasileira em milhões de brasileiros sintonizados Audiência média em mercados-chave foi 50% maior do que em 2009 O mesmo aconteceu na Espanha 10.7 milhões assistiram à final profissionaisde imprensa representando 559 veículos de 64 países

27 899,476 disponíveis inicialmente 804,122 Ingressos alocados (segundo melhor da história) 601,690 Ingressos vendidos ao público (quase três vezes maior do que 2009) 11 entre 16 jogos com público superior a 91% da capacidade do estádio Média de público de % da capacidade

28 FIFA.com recebeu 30 milhões de visitantes em 30 dias Aumento de 66% em relação a 2009 Twitter Mais de 3,8 milhões de seguidores (disponíveis em seis línguas)

29 Mais de 38 mil noites de hotel deixando R$ 32 milhões em hotéis das seis sedes Mais de 600 mil noites de hotel para a Copa do Mundo Previsão de injeção de quase meio bilhão de reais na indústria hoteleira em 2014

30 Novas arenas tiveram aumento das médias de público após a Copa das Confederações; Público maior do que a média no México e Itália; Ainda há espaço para ampliar serviços ao espectador – qualitativa e quantitativamente Fonte: BDO Brazil / Folha de S. Paulo

31 73 mil horas de transmissão de TV para mais de 200 países (o equivalente a um aparelho de TV ligado por 8 anos); Metade da população mundial assistindo a final; Mais de 3 milhões de ingressos; 15 mil voluntários (estimativa para 2014); Mais de 200 mil credenciados; 15 mil profissionais de imprensa; 6,1 milhões de pessoas nas FIFA Fan Fests (2010).

32 Sociedade Civil Sociedade Civil Governos Empresas Cidadão Criar e manter um ambiente favorável para atração de Mega Eventos

33 OBRIGADO! Isaac Edington Secretário Municipal do ECOPA


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