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As Crianças e as Novas Tecnologias

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Apresentação em tema: "As Crianças e as Novas Tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 As Crianças e as Novas Tecnologias
Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação URLs:

2 Sociedade da Informação
2. Tecnologias Educativas: - Na perspectiva da Criança; - Na perspectiva do Educador; - Na perspectiva dos pais ou encarregados de Educação. 3. Alguns exemplos e casos de estudo: - Portal dos Catraios 4. Rumo a uma Web mais segura e inteligente: - Internet segura para crianças; - Web Semântica.

3 Sociedade da Informação
O mundo da criança tem vindo a transformar-se

4 Sociedade da Informação
Declaração Universal dos Direitos da Criança 1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, sexo, religião ou nacionalidade. 2. Direito a especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. 3. Direito a um nome e a uma nacionalidade. 4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe. 5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança, física, mental ou socialmente incapacitada. 6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade. 7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil. 8. Direito de ser socorrido em primeiro lugar em quaisquer circunstâncias. 9. Direito de ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho. 10. Direito de crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

5 Sociedade da Informação
Modo de desenvolvimento social e económico em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento, desempenham um papel central na actividade económica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos e das suas práticas culturais. In Livro Verde para a Sociedade da Informação A sociedade da Informação é: - uma sociedade para todos. - uma sociedade do primado do saber.

6 Sociedade da Informação
“Corresponde a uma sociedade cujo funcionamento recorre cada vez mais a Redes Digitais de informação”. “A evolução da sociedade actual não será motivada pela força nem pela energia mas sim pelo domínio da informação.” Sociedade da Informação Sociedade do Conhecimento Sociedade da Comunicação Sociedade Global Sociedade Digital Sociedade da Cultura

7 Sociedade da Informação
Grandes vectores para a SI: In Livro Verde para a Sociedade da Informação - Estado Aberto: Melhoria da bem-estar dos cidadãos. - Saber Disponível: Acesso ao saber. - Escola Informada: Inovação no ensino e na formação profissional. - Empresa Flexível: Desenvolvimento de novas actividades e aumento da oferta de emprego com níveis de qualificação profissionais mais elevados.

8 Sociedade da Informação
Plano de Acção para a Sociedade da Informação Baseado nos Planos de Acção eEurope 2002 e eEurope 2005 estrutura-se em cinco eixos de actuação:

9 Sociedade da Informação

10 SI € € € Sociedade da Informação Factores críticos de sucesso
Tecnologias (infra-estruturas e acessos) SI Conteúdos e aplicações multimédia Formação (com motivação)

11 Tecnologias Educativas
O que são? Tecnologias de Informação e Comunicação que suportam directa ou indirectamente o processo de ensino-aprendizagem. “A aprendizagem é mais bem sucedida quando o aprendiz participa voluntária e empenhadamente” (Papert) “Aprende agora… Brinca mais tarde” Com as Tecnologias Educativas a criança aprende brincando “As TICs são um bem necessário, não são uma vaidade” “Quase todo o ensino é multimédia”

12 Tecnologias Educativas
Hardware (Tecnologia de Suporte): Computador Pessoal CPU – Pentium III; 256 MB RAM; 20 GB Disco; Leitor/Gravador CD-ROM (DVD); Placa gráfica (32 MB); Placa de som; Placa de vídeo; Placa de rede Dispositivos de Entrada e Saída Teclado; rato; câmara digital; digitalizador; teclado MIDI; microfone; câmara de video; joystick, luvas para Realidade Virtual. Monitor; colunas e instrumentos MIDI; capacetes para RV displays imersivos Interfaces para Rede de Comunicações GSM – 16 Kbps; Rede telefónica - 56 Kbps; GPRS; RDIS – 64 Kbps; Netcabo – 600 Kbps; ADSL – 512 Kbps-128 Kbps; Ethernet 10/100 Mbps Dispositivos para Realidade Virtual Luvas e capacetes para Realidade Virtual (displays imersivos)

13 Tecnologias Educativas
Na perspectiva da Criança: Software (Aplicações/conteúdos de suporte): Software Educativo local; Software Educativo em rede (Websites). Programas de Exercícios Repetitivos Tutoriais Convencionais (Teorias Behavioristas) Tutoriais Inteligentes (Inteligência Artificial) Simulações Jogos interactivos Linguagens de Programação (LOGO) Apresentações e outro material de apoio Produtos de Informação geral (Museus Virtuais e outros produtos culturais)

14 Tecnologias Educativas
Na perspectiva do Educador: Aplicações para gestão escolar; Websites destinados à Educação; Webquests e E-rallypappers; Apresentações Electrónicas e de Multimédia; E-learning para formação contínua; Produtos de Informação geral; (In)Directamente no processo de ensino/aprendizagem; Tenho ou não condições na sala de aula? E claro, Software Educativo para utilização pelas crianças.

15 Tecnologias Educativas
Na perspectiva dos Pais: Gestão de contas bancárias pessoais; Utilização de serviços públicos on-line; Agendas e outros planos pessoais; Organização de diversos tipos de informação; Informação cultural e didáctica; Lazer e Entretenimento: Jogos, jornais, rádios… Teletrabalho; E claro, Software Educativo para utilização pelas crianças.

16 Tecnologias Educativas
Tipos de Software Educativo: Software, ferramentas ou conteúdos educativos : Genéricas; Específicas. Tipos de software educativo: Baseados na Metáfora Transmissiva (baseados no comportamentalismo e cognitivismo positivista) Baseados ou Centrados no Aprendiz (baseados no construtivismo pessoal) Baseados na Metáfora Participativa (baseados no construtivismo social)

17 Tecnologias Educativas
Onde, Como e Quando… A partir de que idade devem as crianças usar o computador ou outras TIC? Não existe resposta absoluta… As TICs podem ser bem usadas em qualquer idade, Mas também podem ser mal usadas nessa mesma idade. “As crianças têm estilos de trabalho e de aprendizagens diferentes. As estratégias não podem ser as mesmas quando se destinam a crianças diferentes.” Onde, como, quando e com que significado….

18 Tecnologias Educativas
Protocolos ou Roteiros de Exploração de Software (elaborados por professores e pais) A que nível se destina? A que tipo de software pertence? É de fácil utilização? (Onde estou? De onde venho? Para onde vou?) Como pode ser utilizado? - Individual e livremente; - Em grupo; - Individualmente ou em grupo com a orientação do Professor/educador. Permite fácil aprendizagem? Que tipo de aprendizagens proporciona? Avalia as aprendizagens? Que limitações possui?

19 Tecnologias Educativas
As TICs e as crianças e seus pais ...os pais devem passar menos tempo preocupados com o que os filhos fazem ou não no computador e mais tempo a encontrar interesses comuns... (Papert) Os pais não podem aprender com os seus filhos? Ter os pais como alunos pode ser uma experiência recompensadora para os seus filhos. As TICs constituem uma excelente ferramenta de coesão familiar. "Uma boa actividade paternal, na área dos filmes, consiste em vê-los, apreciá-los, falar sobre eles e criticá-los conjuntamente”. (Papert) Não podemos fazer o mesmo com as TICs? Passe mais tempo com o computador do seu filho…

20 Tecnologias Educativas
Alguns conselhos… Riscos físicos: Postura e uso do teclado e rato ( Problemas de visão: Pausas regulares para aliviar olhos Scream Saver ( Segurança Física: PC Tracker ( Contas de utilizador: Login e password Segurança Lógica: Firewall - ZoneAlarm ( Spyware (cavalos de Tróia) – Ad Ware 6 ( Antivírus: Antivírus actualizado, informação segura.

21 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
A Internet oferece - Uma quantidade infinita de informação - Diversas oportunidades de interacção. A Web é uma biblioteca de documentos à escala mundial

22 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
"O escândalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do benefício da descoberta. (Papert, 1996) As vantagens são imensas, mas, pela mesma razão, os riscos são sérios. A Internet é como a Caixa de Pandora. Se as crianças usam a Internet porque é que os seus professores, pais e avós não a usam? 1.º passo: Deixar de agir como ciber-avestruzes 2.º passo: Supervisionar, orientar e dialogar (proibir não é solução) 3.º passo: Bloquear/Restringir o acesso das crianças (ou não!?)

23 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Regras para uma utilização segura da Internet 1 - Não dar o n.º de telefone ou o endereço a estranhos. 2 - Não combinar encontros com alguém que se conheceu na Internet Não enviar fotos ou outro tipo de documentação sem autorização Não responder a mensagens mal educadas ou inadequadas Não se abrem mensagens de desconhecidos (vírus e afins). Orientar a criança na Internet é como orientar as suas primeiras saídas de casa sozinha. A melhor forma de controlar discretamente os sites que os seus filhos vêem na Internet, é ter o seu PC num lugar bem à vista do local onde passa mais tempo quando está em casa com eles. - Net Nanny ( - KidDesk - Iona Software ( Desktop (secretária) personalizado e divertido para cada filho, recheado com os Websites e os programas que considera apropriados.

24 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Mais informação… Programa para a Protecção da Infância na Internet Enquadrado no IAP (Internet Action Plan) ( Minimizar os riscos da Internet e maximizar as suas potencialidades Internet Society ( Aborda assuntos como copyright e segurança, entre outros. MiudosSegurosNa.Net (Newsletter) Ajudar Famílias, Escolas e Comunidades a garantir a Segurança de Crianças e Jovens On-line Os jovens e a Internet Alerta para pais e professores da Polícia Judiciária

25 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: Motivação Face à proliferação de conteúdos na Web, surgiram diversos mecanismos de pesquisa: Directórios (por exemplo: Yahoo! e Lycos) onde a informação se encontra catalogada de acordo com as descrições das páginas fornecidas por quem as submete; Motores de busca (por exemplo: Google e Altavista) que baseiam a busca de informação: - em palavras-chave, - em robots que realizam o download das páginas Web, - em indexadores que criam índices extraindo automaticamente os termos chave das páginas, - em interfaces de consulta que comparam os termos recebidos com a base de termos indexados. Será que estes mecanismos satisfazem quem procura informação? Serão eficientes e selectivos na informação que devolvem?

26 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: Motivação Pesquisa 1: “Medalhas obtidas por Rosa Mota”. Resultados: diversas páginas Web acerca de: cores (cor-de-rosa), flores (estudo ou venda de rosas), postais electrónicos com rosas, Banda de Música Pop-Rock Rosa Mota Cidade de Santa Rosa (Califórnia) Condado de Santa Rosa (Flórida) poetas “António Ramos Rosa” ou “Rosa Alice Branco”, para além de muitas páginas onde aparecem os termos “Atleta Rosa Mota” ou “Pavilhão Rosa Mota”, entre muitas outras respostas sobre rosas, motas e medalhas que não são o sonho cor-de-rosa pretendido. Ou seja: centenas de páginas, tornando difícil separar o trigo do joio. Pesquisa 2: “livros acerca de José Saramago” Resultados: surgem mais de 580 hipóteses no Google: Muitas páginas de livros escritos pelo autor Em vez de livros que falem sobre o autor.

27 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: Motivação O Google apresenta resultados satisfatórios na procura de um conceito. Mas, Não lida com a relação entre dois conceitos. Não procura informação em Base de Dados. Não devolve conhecimento implícito. Agentes de software não distinguem os poetas dos atletas, as cores das flores ou os nomes comuns dos nomes próprios. Porque: A maior parte dos conteúdos que hoje aparecem na Internet foram projectados para serem lidos pelas pessoas e não para poderem ser manipulados por máquinas (agentes de software). Exige-se a evolução de uma rede de documentos para uma rede de dados. Estruturar informação não estruturada em informação estruturada.

28 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Rumo à Web Semântica Primeira geração (ênfase na infra-estrutura tecnológica da Internet) Segunda geração (ênfase nas aplicações Web) Terceira geração (ênfase na semântica dos dados – Semantic Web) A Web Semântica não é uma nova Web ou uma Web à parte, mas sim uma extensão da actual em que a informação tem um significado bem definido, possibilitando aos computadores e às pessoas trabalharem em cooperação. Aspectos tais como interoperabilidade e cooperação entre múltiplas fontes de informações são também importantes para a Web Semântica. Com a Web Semântica, os agentes serão suficientemente inteligentes para decifrar o sentido da palavra “acerca” que os conduzirá a procurar livros sobre o autor e não livros escritos pelo autor.

29 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: The big picture O desenvolvimento da Web Semântica será impulsionado pelo uso intensivo de metadados, favorecendo o acesso automatizado à informação, com base no processamento semântico dos dados e em heurísticas, feito por máquinas [Berners-Lee et al. 2001].

30 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: Arquitectura

31 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: Ontologias Quem são os netos de José Saramago?; Quem é o genro de José Saramago?; Qual a nacionalidade da sua actual mulher? Qual a sua relação com o compositor italiano Azio Corghi?

32 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Web Semântica: Infra-estrutura de camadas Alguns projectos: Project Halo: Digital Aristotle (livro inteligente) ELENA – Creating smart space for learning Semantic Search Engine (Real Instituto Elcano) Getsee (Account Agregator) – Mercado financeiro Isoco Getsee (canais de distribuição de produtos) Projeto Exploora busca Projecto Indexa

33 Rumo a uma Web mais segura e inteligente
Considerações finais Num futuro muito próximo, professores e alunos passarão mais tempo a ler, ver e ouvir material didáctico multimédia útil para a sua investigação, e muito menos tempo a filtrar essa informação de entre um conjunto vasto de resultados devolvidos pelos motores de busca actuais. Mas, ainda há muito trabalho para fazer: Aplicar a Web Semântica à Web actual; Aplicar a Web Semântica às Intranets (educativas e empresariais); Aplicar a Web Semântica entre instituições (Extranet). A Web semântica é o instrumento necessário ao desenvolvimento da inteligência colectiva (Pierre Lévy, 2003). Logo, constitui uma peça crucial no desenvolvimento da actual Sociedade da Informação e do Conhecimento.


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