A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Planejamento e Controle

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Planejamento e Controle"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Planejamento e Controle
são as atividades que conciliam fornecimento e demanda. Fornecimento de produtos e serviços Recursos de Produção Planejamento e Controle Demanda de Consumidores da Operação Produtiva Os diferentes aspectos do Planejamento e Controle podem ser vistos como representando a conciliação entre fornecimento e demanda.

2 Natureza do Planejamento e Controle
Conciliar = (reconciling) harmonizar. Daniel Moreira: PCP = Programação e Controle da Produção, que tem por objetivos: 1 - Atender a qualidade especificada 2 - Níveis altos de produtividade 3 - Redução de estoques 4 - Redução de custos operacionais 5 - Altos níveis de atendimento a cliente

3 Natureza do Planejamento e Controle
Fornecimento de produtos e serviços Recursos de Produção Os Recursos de Produção devem estar: - na quantidade certa; - no tempo adequado; - no nível de qualidade adequado. Exemplo Aula: - Planejamento pelo Professor e alunos. - Data, local e recursos reservados. - Ementa, conteúdo programático e livro-base conhecidos. - Nível de ruído baixo. - Interrupções e desvios de atenção minimizados. - Velocidade da aula possível de acompanhar. - Alta freqüência e alta participação.

4 Diferenças entre Planejamento e Controle:
são as atividades que conciliam fornecimento e demanda. Planejamento e Controle Planejamento - Conjunto de intenções. Plano, formalização de uma previsão, declaração de intenções, expectativa, esperança. Controle - Conjunto de ações que visam o direcionamento do plano. Processo de lidar com variáveis sobre o plano, intervenção na produção para cumprir o objetivo final, conserto, rearranjo, ajuste, adaptação.

5 fornecimento e demanda.
As atividades de Planejamento e Controle da Produção proporcionam: - os sistemas - os procedimentos - as ações e - as decisões que conciliam fornecimento e demanda. são as atividades que conciliam fornecimento e demanda. Planejamento e Controle

6 Limitações à tarefa de Planejamento e Controle:
- Custos; - Capacidade; - Tempo; - Qualidade. são as atividades que conciliam fornecimento e demanda. Planejamento e Controle

7 Equilíbrio entre Planejamento e Controle:
Controle/Planejamento Planejamento Ao longo do tempo, há variações em: - previsões de demanda, - determinação de recursos, e - estabelecimento de objetivos financeiros e operacionais. Tempo Controle

8 A natureza da demanda e do fornecimento
Incerteza no Fornecimento: Falham em cumprir o plano: - horários de show; - serviços de autônomos: pedreiro, carpinteiro, bombeiro, mecânico, lanterneiro e serralheiro; - início e término de palestras; - consultas médicas; - Previsíveis e cumprem o plano: - acessórios para montagens; - horários de TV; - aulas na Faculdade; - A Voz do Brasil; -

9 A natureza da demanda e do fornecimento
Incerteza na Demanda: Falham em cumprir o plano: - número de refeições servidas em self-service; - consumo de produtos de prateleira: alimentação e roupas; - número de procura por acessório específico de carro; - Previsíveis e cumprem o plano: - Restaurante industrial; - número de passageiros em ônibus fretado, excursão; - número de clientes no consultório no dia; -

10 A natureza da demanda e do fornecimento
Incerteza no Fornecimento e na Demanda: Fatores de Variação: - variações do tempo (clima); - propaganda; - promoção; - feriado eventuais (morre uma autoridade famosa); - evento político e econômico. - jogo seleção brasileira na Copa. Fatores de Previsibilidade: - histórico; - reserva e venda antecipada; - força de contrato; - lei; - feriados religiosos e cívicos - comunicação.

11 Demanda dependente e independente:
- Pedidos futuros firmes. Demanda com dependência de fatores conhecidos. Ex.: Fábrica de pneus, Alta costura e Restaurante a la carte. Demanda Independente: - Pedidos incertos, sem detalhe de tipo, tamanho, cor ou quantidade. Ex.: Produção de refrigerante.

12 Demanda dependente : Demanda dependente, por exemplo, armazém de pneus em fábrica de carros Demanda de pneus ditada pelo número planejado de carros feitos Se serão montados 5 carros no dia, então há necessidade de entrega de 25 pneus.

13 Natureza do Planejamento e Controle 2 - A natureza da demanda e do fornecimento
Demanda independente, por exemplo, serviço de troca de pneus. Demanda de pneus é grandemente ditada por fatores aleatórios Venda de pneus. Pode-se variar em uma loja de zero a 100 pneus, por exemplo, de diferentes alturas, larguras, frisos e fabricantes.

14 Material para construção.
Resposta a Demanda: Material para construção. Serviço a la carte Cinema.

15 Comprar Fazer Entregar Razão P:D
P - tempo total de processo; tempo total de espera pelo produto; tempo de obter recursos, produzir e entregar; D - tempo de demanda, variável com o tipo de operação. pedido Comprar Fazer Entregar

16 Razão P:D Obter recursos contra pedido Fazer para Estoque
P = D P:D = 1 P > D P:D > 1 P >> D P:D >> 1 Obter recursos contra pedido Fazer para Estoque Quando P é maior que D, existem operações que são “especulativas”. Reduzir a razão P:D significa diminuir o risco do Planejamento e Controle da Produção.

17 Natureza do Planejamento e Controle 2 - A natureza da demanda e do fornecimento
Razão P:D P = D P:D = 1 P > D P:D > 1 P >> D P:D >> 1 Fazer Comprar Entregar Obter recursos contra pedido Fazer para Estoque P = D D P D P Pág. 327

18 Natureza do Planejamento e Controle 1 - O que é Planejamento e Controle A natureza da demanda e do fornecimento Demanda dependente e independente; Respostas à demanda; Razão P:D; Ciclo Comprar-Fazer-Entregar Tarefa de Planejamento e Controle Atividades para conciliar volume e tempo (carregamento-seqüenciamento-programação).

19 Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle
Atividades Objetivo é conciliar o fornecimento e a demanda em termos de volume e tempo (e qualidade). - Carregamento - determinação do volume com o qual a operação produtiva pode trabalhar. - Seqüência - determinação da prioridade das tarefas a serem desempenhadas. - Programação - decisão sobre o momento de início e fim de cada tarefa.

20 Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle
Carregamento - Carregamento - é a quantidade de trabalho alocada para um centro de trabalho. Descontar: feriados, fins-de-semana, horário de parada, limpeza, combustível, lubrificação, manutenção, set-up, tempo para trocas/montagens ou seja a taxa de utilização ou a taxa de disponibilidade. Há duas abordagens para Carregamento: - Carregamento Finito e - Carregamento Infinito.

21 Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle
Carregamento Finito - somente aloca trabalho a um centro de trabalho até um limite estabelecido. É relevante para operações onde: - é possível limitar a carga. Ex.: marcação de hora médico, cabeleireiro. - é necessário limitar o carregamento. Ex.: número de passageiros no avião por questões de segurança. - o custo da limitação da carga não é proibitivo. Ex.: fila finita de pedidos de carros importados.

22 Carregamento Infinito
Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle Carregamento Infinito - não limita a aceitação de trabalho, tenta responder a demanda. É relevante para operações onde: - não é possível limitar a carga. Ex.: serviço de emergência em um hospital. - não é necessário limitar o carregamento. Ex.: flexibilidade em fast-food. - o custo da limitação da carga é proibitivo. Ex.: não se recusa clientes no banco.

23 Carregamento Finito e Infinito
Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle Carregamento Finito e Infinito

24 Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle
Seqüenciamento - ordem em que as tarefas deverão ser executadas. Regras para seqüenciamento: 1 - Prioridade ao consumidor. Ex.: Cliente ouro, sala VIP, crianças, idosos, mulheres grávidas, reclamantes. 2 - Data prometida: flexibilidade para urgências e antecipar pedidos, possíveis problemas com produtividade. 3 - LIFO (UEPS): Ex.: carga de meios de transporte. 4 - FIFO (PEPS): Ex.: serviços que atendem por fila ou senhas, produtos perecíveis. É difícil flexibilizar o atendimento quando a fila é visível aos consumidores, por exemplo atender urgências ou clientes especiais.

25 Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle
Seqüenciamento - ordem em que as tarefas deverão ser executadas. Regras para seqüenciamento: 5 - Operação mais longa em primeiro: Ex.: garantir alta produtividade. 6 - Operação mais curta em primeiro: Ex.: fazer fluxo de caixa rápido, conciliar tempo de atendimento e espera.

26 Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle
Programação - cronograma detalhado para início e fim das tarefas, programas são declarações de volumes e horários. Ex.: Horários dos ônibus, hora a cada ponto. - Gráfico de Gantt (tabela de tempos)

27 - Gráfico de Gantt (tabela de tempos)
Natureza do Planejamento e Controle 3 - Tarefa de Planejamento e Controle Programação - Gráfico de Gantt (tabela de tempos)

28 Programação para Frente e para Trás
Para Frente - logo que ele chega. Para Trás - no último momento possível, sem atraso.

29 Programação para Frente e para Trás
Uma aniversariante entra na Padaria Pão com Manteiga às 10:00h e encomenda um bolo Floresta Negra para pegar às 18:00h daquele dia. A dona da padaria (e confeiteira) sabe que leva 1 hora para amassar, mais 40 minutos para assar, 30 minutos para preparar recheio, morangos e cobertura de chocolate, e 45 minutos para aplicar o recheio, glacê e cobertura, 15 minutos de decoração final e embalagem. Se a programação for feita para frente a que horas será terminado o bolo? Se a programação for feita para trás a que horas deverá ser iniciado o trabalho de amassar o bolo?

30 “Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje!”
Zzzz... “Deixe para amanhã, o que não precisa ser feito hoje! Talvez amanhã não precise.”

31 Programação Empurrada e Puxada
Cliente Prá mim? Mas eu não pedi. Solicitação Fornecedor

32 Regra de Johnson Programação
Primeiro Centro - Tarefa de menor tempo primeiro. Segundo Centro - Tarefa de maior tempo primeiro.

33 Programação Oficina do 3o. Ano
Início do Trabalho de hoje às 7:00h (agora). Horário de trabalho 07: :00h, set-up torno 15 min. Duas Máquinas trabalham em seqüência: - torno; - fresa. Existem 4 ordens de serviço a serem executadas. Faça a programação dos trabalhos! Ordem Peça Torno (h) Fresa (h) Data Prometida 1 - Cilindro Amanhã 13:00h 2 - Esquadria Amanhã 10:00h 3 - Dobradiça Depois de amanhã 08:00h 4 - Maçaneta Depois de amanhã 07:00h

34 Fornecimento de Energia Elétrica
Programação Padrões de Trabalho Fornecimento de Energia Elétrica Atendimento a quebra de fios Energia Elétrica - kWh Manhã Tarde Noite Madrugada Horas no Dia

35 10. 4 - Efeito do Volume - Variedade Resposta a demanda
Efeito do Volume - Variedade Resposta a demanda (lenta/rápida) Horizonte de planejamento (curto/longo) Decisões de projeto (tempo/volume) Decisões de controle (detalhadas/agregadas)

36 Regra de Johnson 3.3- Programação
Primeiro Centro - Tarefa de menor tempo primeiro. Segundo Centro - Tarefa de maior tempo primeiro. Impressão Encadernação A B C D E F 35 50 53 65 60 57 46 40 58 70 Impressão Encadernação 320min 339+35 B E F C A D

37 Um pintor deseja copiar quadros e emoldurar. Os tempos estimados são:

38 3.3- Programação Oficina do 3o. Ano
Início do Trabalho de hoje às 7:00h (agora). Horário de trabalho 07: :00h, set-up torno 15 min. Duas Máquinas trabalham em seqüência: - torno; - fresa. Existem 4 ordens de serviço a serem executadas. Faça a programação dos trabalhos! Ordem Peça Torno (h) Fresa (h) Data Prometida 1 - Cilindro Amanhã 13:00h 2 - Esquadria Amanhã 10:00h 3 - Dobradiça Depois de amanhã 08:00h 4 - Maçaneta Depois de amanhã 07:00h

39 Projetos de Arquiteto vs. Energia Elétrica
4 - Efeito do Volume - Variedade Resposta a demanda (lenta/rápida) Horizonte de planejamento (curto/longo) Decisões de projeto (tempo/volume) Decisões de controle (detalhadas/agregadas) Projetos de Arquiteto vs. Energia Elétrica

40 Fornecimento de Energia Elétrica
5- Padrões de Trabalho Padrões de Trabalho Fornecimento de Energia Elétrica Atendimento a quebra de fios Energia Elétrica - kWh Manhã Tarde Noite Madrugada Horas no Dia

41 Programação para Frente e para Trás
Uma aniversariante entra na Padaria Pão com Manteiga às 10:00h e encomenda um bolo Floresta Negra para pegar às 18:00h daquele dia. A dona da padaria (e confeiteira) sabe que leva 1 hora para amassar, mais 40 minutos para assar, 30 minutos para preparar recheio, morangos e cobertura de chocolate, e 45 minutos para aplicar o recheio, glacê e cobertura, 15 minutos de decoração final e embalagem. Se a programação for feita para frente a que horas será terminado o bolo? Se a programação for feita para trás a que horas deverá ser iniciado o trabalho de amassar o bolo?

42 Regra de Johnson 3.3- Programação
Primeiro Centro - Tarefa de menor tempo primeiro. Segundo Centro - Tarefa de maior tempo primeiro. Impressão Encadernação A B C D E F 35 50 53 65 60 57 46 40 58 70 Impressão Encadernação 320min 339+35 B E F C A D

43 Um pintor deseja copiar quadros e emoldurar. Os tempos estimados são:

44 3.3- Programação Oficina do 3o. Ano
Início do Trabalho de hoje às 7:00h (agora). Horário de trabalho 07: :00h, set-up torno 15 min. Duas Máquinas trabalham em seqüência: - torno; - fresa. Existem 4 ordens de serviço a serem executadas. Faça a programação dos trabalhos! Ordem Peça Torno (h) Fresa (h) Data Prometida 1 - Cilindro Amanhã 13:00h 2 - Esquadria Amanhã 10:00h 3 - Dobradiça Depois de amanhã 08:00h 4 - Maçaneta Depois de amanhã 07:00h

45 Projetos de Arquiteto vs. Energia Elétrica
4 - Efeito do Volume - Variedade Resposta a demanda (lenta/rápida) Horizonte de planejamento (curto/longo) Decisões de projeto (tempo/volume) Decisões de controle (detalhadas/agregadas) Projetos de Arquiteto vs. Energia Elétrica

46 Fornecimento de Energia Elétrica
5- Padrões de Trabalho Padrões de Trabalho Fornecimento de Energia Elétrica Atendimento a quebra de fios Energia Elétrica - kWh Manhã Tarde Noite Madrugada Horas no Dia

47 Capítulo Capacidade de forma Agregada 1 - Hotel: no de quartos, ignora número e nível de hóspedes em cada quarto Produtor de Alumínio: Toneladas por mês, ignora o mix (tipos de ligas, dimensões e outras variações das bateladas) Faculdade: Carga horária, ignora interesse atual. Número de alunos por sala, ignora idade e sexo.

48 Capítulo Planejamento Agregado Daniel Moreira: Processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de tempo em geral de 6 a 12 meses*. Ponte entre o Planejamento da Capacidade e o Programa-Mestre da Produção. * Nigel Slack de 2 a 18 meses.

49 Capítulo 11 - Planejamento e Controle de Capacidade 2 - Que é Capacidade?
1 litro Contém

50 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Que é Capacidade? Máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo... Exemplos de Capacidade de Processamento: administradores/ano; t/mês; número de sapatos/dia; vôos/ano; passageiros/ano...

51 Capítulo 11 -. Planejamento e Controle de Capacidade 2
Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Restrições de Capacidade - Demanda insuficiente (ociosidade); - Política de resposta rápida a demanda (estoque); - Gargalos nas operações.

52 Capítulo 11-Planejamento e Controle de Capacidade 3 - Planejamento e Controle de Capacidade - Capacidade de médio e curto prazo (2 a 18 meses); - forma agregada;

53 Responsabilidade Social Motivação, Moral & Segurança
Capítulo 11-Planejamento e Controle de Capacidade 3 - Planejamento e Controle de Capacidade - Objetivos: Sobrevivência Competitividade Produtividade Flexibilidade Confiabilidade Capital de Giro Receitas Custo Rapidez Qualidade Responsabilidade Social Motivação, Moral & Segurança

54 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Planejamento e Controle de Capacidade Exercício de Raciocínio - Cine Club - Objetivos: custos = R$30,00 (fita, limpeza, pipoca, refri) receita = R$100,00 (R$1,00 por pessoa), capital de giro = (financiamento, prazo de pagto.), qualidade = > Bom ( ) Velocidade de resposta = fita preparada, confiabilidade (atendimento), hora marcada, flexibilidade de volume, capacidade excedente.

55 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Planejamento e Controle de Capacidade Exercício de Raciocínio - Curso Administração: - Objetivos: custos = R$290,00/aluno, receita = R$308,00 * no. alunos, capital de giro = ?, qualidade = Provão, aulas, palestras, professores... velocidade de resposta = avaliações, requerimentos... confiabilidade (atendimento) = 4 anos (vagas limitadas) flexibilidade mix (abordagem de atualidades).

56 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Planejamento e Controle de Capacidade Etapas de Planejamento e Controle de Capacidade Etapa 1 - Medir a demanda e a capacidade agregadas; Etapa 2 - Identificar as políticas alternativas de capacidade; Etapa 3 - Escolher uma abordagem de Planejamento e Controle da Capacidade.

57 3 - Planejamento e Controle de Capacidade Etapas de Planejamento e Controle de Capacidade

58 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade 4 - Medição da demanda e da capacidade Buscar diretamente no mercado ou nos departamentos de vendas, programação, assistência técnica ou marketing. Apêndice 1 - Técnicas de Previsão da Demanda.

59 Apêndice 1 - Técnicas de Previsão da Demanda.
Causais

60 Apêndice 1 - Técnicas de Previsão da Demanda.

61 Apêndice 1 - Técnicas de Previsão da Demanda.

62 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Medição da demanda e da capacidade Previsão de flutuações da demanda Três Requisitos: 1 - termos úteis: número de produtos/mês, número de horas trabalhadas/mês, quantidade de matéria-prima a processar exatidão: segurança de decisão probabilidade, incerteza da previsão....

63 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Medição da demanda e da capacidade Sazonalidade da demanda Figura Rever (Refazer) a Figura 11.6

64 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade Medição da demanda e da capacidade Figura Hotel em Monlevade Férias Férias Férias Cavalgada Número de Hóspedes Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

65 4 - Medição da demanda e da capacidade
4 - Medição da demanda e da capacidade Sazonalidade da demanda Figura 11.5

66 Capítulo Planejamento e Controle de Capacidade 3 Passos: 1 - Entender e medir as flutuações prováveis na demanda e o grau de capacidade disponível na organização Identificar estratégias para lidar com a flutuação da demanda Decidir sobre a abordagem adequada.

67 Como responder a esta demanda de caixas?


Carregar ppt "O que é Planejamento e Controle"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google