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Oracle e-Gov Suite Compras Governo. Oportunidade para Governos Recursos da Economia Digital: e-Business Recursos da Sociedade da Informa çã o: e-Government.

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1 Oracle e-Gov Suite Compras Governo

2 Oportunidade para Governos Recursos da Economia Digital: e-Business Recursos da Sociedade da Informa çã o: e-Government – Melhorar servi ç os para cidad ã os – Melhorar controle sobre sua organiza çã o e gest ã o – Aumentar ingresso de recursos – Melhorar distribui çã o de recursos – Implantar servi ç os Self-service – Focar em atividades fim p/cidad ã os Comunica çõ es Internet

3 e-Government: Agentes Chave e-Government Empresas GtoB Cidad ã os GtoC Governo GtoG Empregados GtoE O e-Gov deve dar s respostas a cada um deles!

4 Oracle é o ú nico provedor capaz de oferecer uma solu çã o completa e-government Conhecimento e experi ê ncia. Servi ç os Solu çõ es e-gov Conjunto de Aplica çõ es Oracle + Parceiros Plataforma tecnol ó gica e-gov Banco de Dados Servidor de aplica çõ es Ferramentas Mensagem e Experi ê ncia + Aplica çõ es + Plataforma Compras Governo

5 Questões Chave Redução de custos diretos Transparência e credibilidade Eficácia do processo (custos indiretos) Compras e Neg ó cios

6 Foco: Tempo Gasto Execução x Análise de Valor Agregado Source: The Hackett Group 24% 76% Transa ç ão de Compra An á lise de Valor Agregado Cria ç ão Corre ç ão Documenta ç ão Direcionamento Recep ç ão Processos Pagamento 60% 40% Gastos Globais Performance Fornecedor Conte ú do Self-Service Processos Automatizados Colabora ç ão

7 Quest õ es de Implanta çã o Consultoria Jur í dica Ger ê ncia de Mudan ç a Projeto de Solu çã o –Legislação: Aspectos Legais e Jurídicos –Cultura: Processos e Pessoas –Sistemas e Catálogos: sistemas legados –Adequação do Fluxo: Requisição/Compras/Pagamento –Volumes: – Us á rios, Itens, Fornecedores – N ú mero de Requisi çõ es Geradas: milhares – Itens solicitados ao longo do tempo: milh õ es –Segurança e Transparência Robustez: Escalabilidade, Performance, Seguran ç a Compras e Neg ó cios

8 Relacionamento com Fornecedores Solu çã o Oracle: Oracle Compras Governo Solu çã o modular para processo de compra envolvendo o ciclo completo de Compras – da requisi çã o de material at é o pagamento (solu çã o Procure-to-Pay ), com ambiente integrado de relacionamento com Fornecedores.

9 Oracle Sourcing Compra e Venda no melhor Valor – Avaliar o custo total de propriedade – Criação de atributos para licitações e para análises – Automação completa do ciclo de compra Ferramentas flexíveis para negociação – RFx (RFQ, RFI), Leilões (do comprador e do vendedor) e Ofertas – Vários estilos: Aberto, Fechado e Selado, com mais de 20 controles de negociação Definição de gabaritos, para criação de negociações, e lista de participantes

10 Oracle Sourcing Possibilidade de uso de planilha eletrônica para criar negociações, efetuar lances e definição de vencedores Suporte a vários idiomas e moedas Relatórios identificam as oportunidades de economia Processos de negócio baseados em workflows Busca paramétrica nos catálogos Acompanhamento gráfico das negociações e Comparação on-line dos lances efetuados

11 Oracle Sourcing e o Decreto 3.697

12 Art. 2º O pregão eletrônico será realizado em sessão pública, por meio de sistema eletrônico que promova a comunicação pela Internet – Produto 100% baseado em Internet, com controle rígido de usuários e senhas, determinando o que cada usuário pode enxergar/executar Art. 3º Serão previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico a autoridade competente do órgão promotor da licitação... – Cada usuário cadastrado possuirá acesso restrito, determinado pelo operador do Portal, que pode suspender seu acesso a se necessário. – Existência de um termo de aceite, aonde os participantes tem acesso prévio de todas as implicações e responsabilidades legais

13 Oracle Sourcing e o Decreto Art. 7º A sessão pública do pregão eletrônico será regida pelas regras especificadas nos incisos I a III e XVIII a XXIV do art. 11 do Anexo I do Decreto nº 3.555, de 2000, e pelo seguinte... – Existência de mais de 20 tipos diferentes de controles que possibilitam moldar o produto de acordo com as definições expressas no Decreto; – Possibilidade de inclusão de anexos (arquivos Word, Excel, por exemplo) no cabeçalho da negociação e/ou em cada item; – Em todos os lances registrados são marcados a data/horário; – Definição da quantidade de rodadas de uma negociação; – Definição da quantidade de lances por negociação; – Definição de encerramento automático ou manual; – Definição de lances vencedores e notificação dos envolvidos; – etc.

14 Lei 8.666/93 Medida Provisória Decreto Decreto Decreto Decreto Compras Eletrônicas Processos regidos pelas Leis:

15 Modelo Conceptual Portal de Neg ó cios do Governo Publica çã o: Editais, Leil ã o Reverso Transa çõ es: Lances, Compras, Atualiza çã o de Cat á logos Sistema de Protocolos / Workflow Faturas e Pagamentos FaturasPagamentos Contabilidad e Lançamentos Requerimentos PedidosCatálogosAprovações Compras RFQ,RFILicitações e Leilões CotaçõessComprasPORecepção Mapa MapaComparativoAdjudicacões Compras e Contrata çõ es Orçamento Internet Intranet Solu çã o para Relacionamento com Fornecedores Oracle Compras Governo

16 Compras Governo - Modelo da Solução Solução Completa: Procure-to-Pay Publica ç ão de Licita ç ões e Leilões Recep ç ão de Ofertas Publica ç ão de Resultados Reclama ç ões Requerimento de Empregados Browser Cat á logo Busca Recep ç ões COMPRAS Portal de Compras Estado Contabilidade e Or ç amento Sistema de Compras Sistema de Estoque Tomada de Pre ç o,Licita ç ão Ordem de Compra Envio Materiais Ordem de Compra Ofertas Requerimentos Lan ç amentos Cont á beis e Or ç ament á rios FORNECEDOR Controle de Estoque

17 Fornecedores Internet Cidadãos Portal de Compras Compras de Governo - Portal – Informa ç ões ú teis aos cidadãos: estat í sticas de compras – Servi ç os b á sicos: links ú teis, buscas avan ç adas e personalizadas, f ó runs de discussão. – Informa ç ão de compras do estado: licita ç ões, bases e condi ç ões, declara ç ão, datas das atas, impugna ç ões, tomada de pre ç o, leilão reverso, adjudica ç ões, contrata ç ões e seus respectivos avan ç os. – Informa ç ões ú teis ao fornecedor: normativa de compras, programa anual de compras, diret ó rio de fornecedores, san ç ões vigentes, gu í a de orgãos compradores, pre ç os referência.

18 Funcionalidades: –Requisi çã o, Tomada de Pre ç o, A çã o de Compra : suportadas diversas possibilidades de execu çã o descentralizada –Acesso a processos: fun çõ es self-service (personaliza çã o, workflow e controle de acesso associados) –Manuten çã o de Cadastros de Fornecedores, Materiais e Servi ç os, Estoques –Interface com facilitadores p/montagem da Requisi çã o –Compras baseadas em cat á logos: defini çã o e pre ç os refer ê ncia –Listas pr é -definidas (p ú blicas e pr ó prias) –Possibilidade de detalhar entrega e aceita çã o –Possibilidade de anexa çã o de documentos: especifica çõ es, notas, etc Solu çã o para Relacionamento com Fornecedores Oracle Compras Governo

19 Funcionalidades: –Montagem de Requisi çã o de Informa çõ es (RFI) e Requisi çã o de Cota çõ es (RFQ) a partir da base de requisi çã o descentralizada com intelig ê ncia de consolida çã o –Ordem de Compra: continuidade natural do processo de requisi çã o e cota çã o sem dupla digita çã o e com intelig ê ncia de consolida çã o –Atualiza çã o de cadastros de itens pode ser pelo fornecedor ou os cat á logos do fornecedor podem ser acessados diretamente –O processo de aprova çã o: n í veis de autoriza çã o (valor, tipo de item), workflow associado (alerts, visualiza çã o) –Publica çã o de Ordem de Compra, Recep çã o e Pagamento: integra çã o com Sistemas Internos - Financeiro, Invent á rio, Cont á bil Solu çã o para Relacionamento com Fornecedores Oracle Compras Governo

20 Funcionalidades no Portal : –Publica çã o de Normas, documentos e calend á rios –Comunica çã o direcionada com comunidades de interesse –Publica çã o de ofertas de compra para Tomada de Pre ç o (RFI): Atualiza çã o de pre ç os refer ê ncia –Publica çã o de Ofertas de Compra (RFQ): diversas modalidades –Bolsa de Negocia çã o: Leil ã o Reverso –Publica çã o de Resultados –Relacionamento p ó s-venda: Controle de Fornecimento –Relacionamento p ó s-venda: Controle de Pagamento Solu çã o para Relacionamento com Fornecedores Oracle Compras Governo

21 Acesso via Internet Profissionais Autônomos Pequenas Empresas Micro Empresas Portais Ó rgãos P ú blicos Empresas da Iniciativa Privada Compras Eletrônicas Possibilidades de integração Governo Eletrônico Portais de Compra Setor Privado Sistema a Sistema, via Internet

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25 Tecnologia: Internet Computing em todos os N í veis Client/Server xxx Internet Computing Mainframe Servidor de Aplica ç ões Servidor de Dados MatrizFilial Atualiza ç ão Software Novas Aplica ç ões Backup de Dados Browsers Padrão de Acesso Universal Custo Total de Propriedade 6 vezes menor que C/S (Gartner Group)

26 Consolidando Dados e Aplicações em uma Central de Informações Application Application Data Center Menos servidores Menos software Menos gente para administrar Melhor informa ç ão com menor custo 100 Sales Databases

27 Particularidades da Solu çã o Workflow / Alert : fluxo de trabalho / engenharia de processos FlexFields : usu á rios definem seus pr ó prios dados Folders : usu á rios projetam suas pr ó prias telas Attachaments : anexos que se integram a qualquer objeto Discoverer : an á lises gerenciais, impress ã o de relat ó rios Self-Service : p á gina pessoa na web, parametrizada. Forms Configurator : criacao de telas baseada nas funcionalidades do aplicativo.

28 Representa çã o gr á fica do processo Estrutura de workflow baseada em regras Mant é m o fluxo de trabalho dentro das pol í ticas corporativas Monitoramento do principal ao detalhe Feedback e alertas autom á ticos Trilha de auditoria Altera çã o no fluxo dos processos sem programa çã o Gerenciamento por vers õ es Envia notica çõ es individuais ou para um grupo de pessoas atrav é s de , fax, pager … Alert Workflow e preserve as mudanças nos upgrades

29 Um Descriptive Flexfield é um campo que o usuário pode customizar para expandir a estrutura de dados dentro um tela do aplicativo Também chamado de segmentos, estes campos aparecem nas janelas Descriptive Flexfield Descriptive FlexFields

30 Um Folder é uma tela especial que o usuário pode facilmente customizar o layout sem programação: Visualizar registros de acordo com seu pr ó prio crit é rio Visualizar um subconjunto de registros selecionados por Query-by-Example Visualizar somente certos campos, ordenados conforme sua prefer ê ncia Pastas - Folders N ã o requer manuten çã o - permanece nos upgrades

31 Anexos Multim í dia - Attachments - Certificados - Fotos - Planilhas de C á lculos - Textos simples ou complexos - Imagens, v í deos - P á ginas Web Elimina papel = diminui custos Informa çã o on-line organizada e dispon í vel para todos N ã o requer manuten çã o - permanece nos upgrades

32 Utiliza çã o do pr ó prio Windows Interface amig á vel Baseado em views definidas para determinados usu á rios Os resultados ser ã o demonstrados em uma janela dentro da m á quina do usu á rio e n ã o em um Browser, proporcionando maior facilidade para o usu á rio Discoverer

33 Particularidade - Forms Configurator Jun çã o de v á rias funcionalidades dos v á rios processos associados a Compras em uma ú nica tela.

34 A Filosofia Certa Completo: Ambiente Integrado Procure-toPay, Única entrada (diretos, indiretos, MRO), Workflow e dados integrados com ERPs, Purshasing Intelligence Simples: Múltiplos métodos de carga de catálogos, poderoso Search, sem sw em fornecedores Global: Projetado para multi-moeda e multi-language Escalável: Infra-estrutura de SW Portável e robusta suportando Data-centers para milhares de usuários

35 Os Recursos Certos Capacidade Vital 45,000 Empregados 18,000 Consultores 10,000 Desenvolvedores U$ 200B de Capitaliza ç ão Expertise por Ind ú stria e Global Capacidade Vital 45,000 Empregados 18,000 Consultores 10,000 Desenvolvedores U$ 200B de Capitaliza ç ão Expertise por Ind ú stria e Global

36 Arquitetura de Gestão Arquitetura de Seguran ç a Processos empresariais Servi ç os de tecnologia da informa ç ão Arquitetura de Dados Arquitetura de Redes Compras Governo: Não é SW. É uma Solu ç ão que exige um Projeto

37 AIM - Implementation MethodProcessos Fases

38 Benefícios Para o Ó rgão P ú blico – Processos eficientes e padronizados (descentraliza ç ão, workflow e n í veis de acesso) – Aumento da transparência e da rapidez – Mecanismos de Controle e Auditoria automatizados – Acesso estendido a fornecedores (importa ç ão de cat á logos) – Melhores condi ç ões de pre ç o e qualidade Para a sociedade – Acesso transaparente à s formas de contrata ç ão Para os fornecedores – Maior facilidade para se transformar em fornecedor do governo – Maior facilidade para conseguir informa ç ões e acompanhar processos – Economia nos gastos (acesso a informa ç ão, documentos, transportes) – Melhores condi ç ões de pre ç o e pagamento

39 Boeing General Electric Honeywell Harley Davidson Pepsico Ingersoll-Rand San Francisco News Xerox United Parcel Service Home Grocer.com Exabyte Libertel Global Telesys Systems Ohio University Dynamex Huntington National Bank Victorian Gov. of Australia Hitachi Hilton/EDS Supply Source Novell LG&E Buy it Now The Hartford EMC Corporation TV Globo Alcoa Telet CTBC Telecom Belgo Mineira EMBRAER PetroLatin, Entel ….. Lista Parcial de Clientes de Internet Procurement

40 Porque nossa soluc ã o Tecnologia – A ú ltima tecnologia para o desenvolvimento de sistemas de informa çã o modernos. Conhecimento de neg ó cios – Experi ê ncias vencedoras e um time com anos de conhecimento de industria. Recursos Humanos – Consultores com ampla experi ê ncia na implementa çã o de projetos. – Metodologias de Implanta çã o e Gerenciamento que garantem a forma de trabalho, a qualidade e o tempo de execu çã o. Integra çã o dos Sistemas – Todos os componentes da solu çã o se integram em linha e de forma transparente.

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