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A presentação I nstitucional Da d ataprev CGPO/COID NOVEMBRO 2010.

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Apresentação em tema: "A presentação I nstitucional Da d ataprev CGPO/COID NOVEMBRO 2010."— Transcrição da apresentação:

1 A presentação I nstitucional Da d ataprev CGPO/COID NOVEMBRO 2010

2 S umário Identidade Empresarial Planejamento Estratégic Mapa Estratégico Descrição dos Objetivos Estratégicos Arquitetura Organizacional Principais Serviços em TIC Serviços de Relevância Social Principais Produtos Volume de Produção de Serviços Rede de Atendimento Parque Tecnológico Perfil de Recursos Humanos Responsabilidade Social Clientes Dataprev Gestão Orçamentária Relação dos Maiores Contratos Assinados Diretoria Executiva e Conselhos Dataprev Endereços Dataprev

3 I dentidade E mpresarial DATAPREV Empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência Social, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Criação: Lei nº de 04/11/1974 Estatuto: aprovado pelo Decreto nº de 10/03/1975, CNPJ /0001/01. Instalação da Dataprev: Portaria Ministerial nº 189 de 18/04/1975 Composição acionária: União, representada pelo MPS, com participação de 51% e o INSS com 49%. Razão social alterada: Medida Provisória nº de 24/08/01, para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social. Estatuto alterado: Redação atual baseada no Anexo do Decreto de 12 de maio de 2000, acrescida das alterações posteriores dadas pelos Decretos de 06 de agosto de 2001, de 26 de novembro de 2001, de 24 de julho de 2002 e de 28 de maio de Localização: Sede situada em Brasília. Abrangência em todo território nacional. Endereço na Internet: Competência Legal Atualizado em 06/06/2008

4 I dentidade E mpresarial Atualizado em 06/06/2008 Missão da Previdência Social A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. (Lei nº 8.212/1991, artigo 3º) Missão da Dataprev Fornecer soluções de tecnologia da informação e da comunicação para a execução e o aprimoramento das políticas sociais do Estado brasileiro Visão Ser o principal provedor de soluções tecnológicas para a gestão das informações previdenciárias, trabalhistas, sociais e de registro civis da população brasileira.

5 I dentidade E mpresarial Atualizado em 02/01/2008 assumir riscos e responsabilidades resultantes de decisões compartilhadas.Comprometimento... exercício profissional apoiado na seriedade e nos valores do trabalho. Profissionalismo... criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento das pessoas e interpessoal. Satisfação... promoção de adaptações às mudanças necessárias.Flexibilidade... desenvolvimento das competências pela socialização do saber.Conhecimento... ação que explicita com clareza e veracidade o posicionamento adotado e os motivos da tomada da decisão. Transparência... honestidade, franqueza e respeito ao indivíduo.Integridade... priorização de soluções novas e criativas apoiadas em tecnologias atualizadas.Inovação... busca permanente da excelência dos produtos e serviços prestados.Qualidade... pensamento e ação orientados para a realização dos objetivos definidos.Resultado... Valores Essenciais Acreditamos....

6 P lanejamento E stratégico Edição Out/2009

7 FATOR CRÍTICO DE SUCESSO. Concluir a migração de processos e dados de maneira satisfatória. DIRETRIZES. Aumentar a produtividade;. Fortalecer e consolidar a gestão das informações da Previdência Social;. Buscar clientes cujos produtos ou dados agreguem valor aos cadastros já existentes na Dataprev;. Assumir um papel propositivo com relação às necessidades de TIC dos clientes;. Adotar padrões tecnológicos não proprietários;. Articular relacionamento institucional com setores políticos e órgãos de desenvolvimento tecnológico/acadêmico, visando melhorias dos processos gerenciais e tecnológicos;. Desenvolver produtos a partir das bases de dados existentes na Dataprev. Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico

8 Mapa Estratégico da Dataprev Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico O mapa estratégico da Dataprev está estruturado em três perspectivas: Resultados, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Essas perspectivas representam um encadeamento lógico da estratégia de atuação da Empresa. Cada uma engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pela Dataprev no período de 2010 a 2015, rumo ao alcance de sua visão de futuro e no cumprimento de sua missão institucional. Perspectiva Resultados Define os resultados que a Dataprev deve gerar para atender às expectativas dos seus clientes e de seus acionistas, exercendo a missão e alcançando a visão institucional. Perspectiva de processos internos Retrata as melhorias nos processos internos prioritários, ou a criação de novos, nos quais a empresa deve buscar excelência e concentrar esforços a fim de maximizar os resultados almejados. Perspectiva Aprendizado e Crescimento Define os objetivos necessários para alcançarmos nossa visão e como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar para o crescimento e o aprimoramento contínuo da Dataprev, em relação aos indivíduos e as equipes. Desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional Identifica os ativos intangíveis que impulsionam fortemente os processos internos prioritários.

9 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Mapa Estratégico da DATAPREV / 2015

10 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Descrição dos Objetivos Estratégicos Os objetivos estratégicos determinam o que deve ser feito para que a Empresa cumpra sua missão e alcance a sua visão de futuro. Traduzem, consideradas as expectativas dos acionistas e dos clientes, os desafios a serem enfrentados para realizar o seu papel institucional. Para tanto, a Dataprev deve orientar seus esforços na busca dos resultados esperados de acordo com o encadeamento lógico da estratégia de atuação estruturada no Mapa Estratégico. clientes e parceiros nas áreas previdenciária, trabalhistas, sociais e registro civil consolidados e satisfeitos. Desenvolver produtos a partir das bases de dados existentes na empresa, promovendo avanços na gestão das informações previdenciárias, trabalhistas, sociais e registro civil. Soluções providas em ambiente tecnológico integrado, seguro e de alto Desempenho Buscar soluções tecnológicas inovadoras, integradas, protegidas, consistentes, confiáveis e com alta eficiência, que racionalizem procedimentos e atuem como instrumentos ágeis de apoio à tomada de decisão, bem como a ampliação do uso de Tecnologia da Informação nas atividades finalísticas dos clientes.

11 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Institucionalizar o processo e a cultura de planejamento estratégico orientado a Resultados Implementar o Planejamento como instrumento de gestão empresarial que promova a integração dos três níveis de decisão: estratégico, tático e operacional. Fomentar um sistema de monitoramento do desempenho e medição dos resultados alcançados, por meio de indicadores gerenciais. Implementar Escritório de Programas e de Projetos para uniformizar as práticas de gerenciamento de programas/projetos e orientar a execução do planejamento tático e operacional. Desenvolver novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação, como orientador da modernização tecnológica dos próximos cinco anos. Fortalecer o PPRL, Programa de Participação nos Lucros e Resultados, de forma a torná-lo um instrumento motivador para consolidação do Planejamento. Descrição dos Objetivos Estratégicos Gerenciar infraestrutura tecnológica segura, contingenciada, atualizada e com altos desempenho e disponibilidade Implementar procedimentos para diagnosticar e resolver possíveis falhas operacionais, com agilidade e presteza. Contingenciar os sistemas críticos mantendo alta disponibilidade, com capacidade operacional dos três Centros de Processamentos adequada.

12 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Descrição dos Objetivos Estratégicos Aprimorar a gestão da estrutura física e do patrimônio imobiliário Melhorar o ambiente e a estrutura patrimonial por meio de aquisição e reforma de imóveis; aprovar o plano de manutenção preventiva de gestão do patrimônio da empresa; definir a relação patrimonial com a Prevdata. Aperfeiçoar o processo de controle interno e a relação institucional com os órgãos de controle Normalizar a relação institucional com os órgãos de controle. Compreender e exercer o papel do controle interno na Empresa, que se mostra essencialmente no processamento de informações que realimentam os processos organizacionais. Desenvolver política comercial, ágil e prospectiva que retrate adequadamente os custos de produção e desenvolvimento e auxilie a precificar os produtos de maneira adequada para os clientes Aprimorar a prática contratual da Empresa; reestruturar a sistemática de apropriação de custos de acordo com orientações do governo; e formar uma política de preços retratando a realidade do mercado e aprovada pelo Conselho.

13 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Descrição dos Objetivos Estratégicos Alcançar a excelência tecnológica em áreas estratégicas (qualidade de dados, gestão de banco de dados, segurança da informação, redes e desenvolvimento de software descentralizado) Consolidar a implementação do processo de desenvolvimento descentralizado de software, de forma integrada com as áreas funcionais da Empresa, maximizando a aplicação dos recursos organizacionais disponíveis, gerenciando riscos e promovendo a qualidade dos produtos e serviços. Promover a qualidade dos dados, implementando procedimentos sistemáticos de depuração de conteúdos, em busca da identificação e correção de possíveis inconsistências. Aprimorar as práticas de gerenciamento dos banco de dados que armazenam grandes volumes de informações, otimizando os projetos lógicos e físicos de forma a garantir segurança e desempenho adequado às necessidades dos clientes. Implementar procedimentos gerenciais e operacionais para incrementar a segurança física e lógica nos ambientes da Empresa, bem como nos seus produtos e serviços. Aperfeiçoar o gerenciamento dos recursos de telecomunicações, otimizar o uso destes recursos e definir um modelo de redundância que garanta o desempenho em conformidade com a demanda.

14 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Descrição dos Objetivos Estratégicos Otimizar processos e atualizar os instrumentos normativos Rever e atualizar as normas internas. Agilizar a execução das atividades, proporcionando a uniformidade, estabilidade, qualidade e a legalidade dos processos. Aperfeiçoar e integrar todas as atividades relacionadas com compra de bens e contratação de serviços, desde a identificação da necessidade da aquisição, passando pela requisição, especificação, licitação e atesto de recebimento. Atrair e desenvolver competências técnicas e gerenciais Estabelecer mecanismo de atração de pessoal para o quadro técnico e gerencial, disponibilizando os meios de acesso ao conhecimento, à aquisição de habilidades e competências necessárias ao exercício das atividades técnicas e gerenciais. Implementar política que viabilize o intercambio de informações, a cooperação e a troca de experiências com outros agentes de TIC públicos ou privados. Disseminar o conhecimento acumulado e as habilidades disponíveis na Empresa, identificando e alocando as pessoas alinhadas às suas competências e disponibilidades. Consolidar política de responsabilidade social em relação à sociedade, fornecedores e parceiros Fortalecer e executar política de responsabilidade social consolidando valores e comportamentos, promovendo a cidadania e contribuindo com o combate a desigualdade e exclusão social.

15 Atualizado em 29/10/2009 P lanejamento E stratégico Descrição dos Objetivos Estratégicos Implantar processo de gestão da informação e do conhecimento Melhorar a qualidade do conteúdo da informação institucional disponível e promover comportamentos e atitudes voltadas para gestão integrada da informação, de forma a maximizar seu uso em benefício da Empresa. Documentar os sistemas em desenvolvimento; sistematizar e tornar publico as informações institucionais e dar andamento ao projeto de documentação dos sistemas legados. Implementar sistemas de gestão interna Implementar e consolidar sistemas de gestão interna para facilitar o gerenciamento e execução das atividades rotineiras. Implantar o SIGA, a gestão de talentos e internalizar e utilizar o SIMEC. Adequar o desenho organizacional da empresa aos novos desafios Consolidar os três Centros de Processamento e equacionar seu relacionamento com a Empresa. Operar as Unidades de Desenvolvimento satisfatoriamente, de maneira descentralizada e integrada. Operar e centralizar a área de relacionamento em Brasília. Definir e implementar o modelo de sustentação. Definir a estrutura necessária e o escopo do atendimento operacional prestado pela empresa. Propor e aprovar alterações do QLP, Quadro de Lotação de pessoal, para a Empresa.

16 A rquitetura O rganizacional

17 financeira Logística Contabilidade Orçamentação Controladoria Suprimentos Planejamento empresarial Desenvolvimento organizacional Representação institucional Consultoria jurídica Comunicação social Atendimento operacional Gestão do conhecimento Desenvolvimento de pessoas Responsabilidade social Relações sindicais Administração de pessoal Presidência Diretoria deFinanças e Serviços Logísticos Diretoria deFinanças e Serviços Logísticos Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Diretoria de Infra-estrutura de TIC Diretoria de Infra-estrutura de TIC Diretoria de Pessoas Diretoria de Pessoas Comercial Desenvolvimento de sistemas Relacionamento com clientes Gestão de informação Diretrizes gerais de negócio Aprovação de orçamentos e programas Fiscalização da execução administrativa Conselho Fiscal Fiscalização do cumprimento dos deveres legais e estatutários Acompanhamento da execução financeira, fiscal e orçamentária Conselho de Administração Auditoria interna Legenda: Vinculação Funcional Subordinação ______ Atualizado em 21/01/2009

18 A rquitetura O rganizacional URDF URRJ URSP Região 06 Região 08 Região 09 Unidades Regionais = 27 URAM, URPA, URRR e URAP URGO, URMT, URMS, URTO, URRO e URAC URCE, URPI e URMA URPE, URPB e URRN URBA, URAL e URSE URMG e URES URPR, URSC e URRS Região 01 Região 03 Região 04 Região 05 Região 07 Região 10 Região 02 Atualizado em 02/01/2008

19 N íveis H ierárquicos

20 1º nível 2º nível 3º nível 4º nível 5º nível Coordenação Geral Unidade de Desenvolvimento de Software Departamento Centro de Processamento Departamento Gerência de Serviço Coordenação Divisão Coordenação Geral Divisão Gerência de Serviço Gerência de Serviço Diretoria de Infra-estrutura de TIC Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos Gerência de Serviço Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Diretoria de Pessoas Gerência de Serviço Superintendência Unidade Regional Divisão Presidência Secretaria Executiva Coordenação Geral Coordenação Gerência de Serviço Gerência de Serviço Atualizado em 04/08/2008 N íveis H ierárquicos

21 PRIMEIRO NÍVEL Presidência Estabelecer e garantir o alcance dos objetivos e estratégias corporativas, o desenvolvimento organizacional, a comunicação social e o atendimento operacional. Diretoria Finanças e Serviços Logísticos Definir, orientar e fazer cumprir normas, procedimentos e instrumentos legais na gestão: orçamentária/financeira; financeira (entradas e saídas de numerários); contabilidade e custos; contratos sob a sua responsabilidade; comercial clientes e fornecedores: logística; patrimonial e controladoria geral. Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Definir e fazer cumprir políticas, normas e procedimentos necessários para o gerenciamento do relacionamento com os clientes, para o desenvolvimento e manutenção de sistemas e para a geração e análise de informações de interesse dos clientes. Diretoria de Infra-estrutura de TIC Definir e fazer cumprir as políticas, procedimentos e diretrizes de tecnologia da informação para a plena operacionalização dos sistemas de informação em atividade e estabelecer as ações para a segurança da informação. Diretoria de Pessoas Definir e fazer cumprir as políticas e diretrizes necessárias a administração de pessoal, medicina do trabalho, relações sindicais, desenvolvimento de pessoas e responsabilidade social. N íveis H ierárquicos e C ompetências G erais Atualizado em 23/12/2009

22 N íveis H ierárquicos e C ompetências G erais Atualizado em 02/01/2008 SEGUNDO NÍVEL Superintendência de Atendimento Normatizar, executar e acompanhar o desenvolvimento e a elaboração do planejamento tático, definindo programas e projetos necessários ao atendimento operacional e técnico no âmbito das Unidades Regionais, organizando e coordenando as atividades paro o cumprimento das metas institucionais, controlando a execução e avaliando resultados. Caráter predominante de execução, normatização e controle.

23 N íveis H ierárquicos e C ompetências G erais Atualizado em 02/01/2008 TERCEIRO NÍVEL Secretaria Executiva Assistir à Direção Executiva nos assuntos pertinentes à gestão da Empresa, visando o cumprimento dos objetivos organizacionais, coordenando, acompanhando e provendo as condições necessárias ao funcionamento dos Conselhos Fiscal e de Administração. Coordenação Geral Coordenar assuntos de abrangência corporativa e integrar as ações organizacionais, de acordo com métodos e procedimentos aplicados à Administração, com objetivo de assegurar o desenvolvimento harmônico e equilibrado da empresa como um todo. Caráter predominante de assessoramento e aconselhamento. Departamentos Normatizar, executar e acompanhar o desenvolvimento e a elaboração do planejamento tático, definindo programas e projetos necessários ao cumprimento das metas institucionais, controlando a execução e avaliando resultados. Caráter predominante de execução, normatização e controle. CP - Centro de Processamento Operacionalizar, controlar e avaliar o plano de produção, buscando garantir a disponibilidade e a qualidade dos serviços de processamento, compatíveis com os níveis de serviços contratados. UR - Unidades Regionais Realizar o atendimento operacional e técnico no âmbito regional, visando o cumprimento dos compromissos e consecução das atividades para suprir as necessidades da Previdência Social em conformidade com as diretrizes da Empresa. Caráter predominante de execução.

24 N íveis H ierárquicos e C ompetências G erais Atualizado em 02/01/2008 QUARTO NÍVEL Divisões Normatizar, executar e acompanhar um conjunto específico de atividades operacionais estabelecidas no planejamento organizacional. Coordenações Coordenar assuntos específicos para que as atividades e os procedimentos da Empresa sejam executados de forma equilibrada, sincronizada e integrada. Unidades de Desenvolvimento de Software Desenvolver as atividades do atendimento das demandas de serviço de especificação, arquitetura (codificação) e construção de projetos e sistemas de informação. Caráter predominante de execução. QUINTO NÍVEL Gerência de Serviço Executar e controlar um conjunto de tarefas operacionais pré-estabelecidas.

25 P rincipais S erviços em TIC

26 Desenvolvimento de software Processamento de informação Gerenciamento de redes de comunicação de dados Sustentação operacional nacional Gestão e tratamento da informação Prospecção tecnológica Correio eletrônico Projetos e propostas para modernização tecnológica P rincipais S erviços em TIC Atualizado em 07/10/2009

27 P rincipais S erviços em TIC Contrato de Serviços entre DATAPREV e INSS 86/2008 Primeiro Termo Aditivo Atualizado em: 06/12/2010 Serviços Contratados pelo INSS Desenvolvimento, manutenção e suporte tecnológico dos sistemas de informação das áreas de benefícios, de atendimento aos usuários e da área-meio do INSS. Data de início: A partir de 22 de dezembro de 2009 Vigência: 22 de dezembro de 2009 a 21 de dezembro de 2010 Validade: 12 meses a contar da data de assinatura Preço estimado: R$ ,00. Programas de trabalho: Benefícios Previdenciários, EPU, CNIS, Serviços Assistenciais RMV/Invalidez e Deficientes, Serviços Assistenciais RMV/Idade e Idoso. Avanço importante: Estabelecimento de um acordo de níveis de serviços, visando controlar e mensurar a qualidade dos serviços prestados

28 P rincipais S erviços em TIC Contrato de Serviços entre DATAPREV e SRFB 01/2009 Primeiro Termo Aditivo Atualizado em: 06/12/2010 Data de início: A partir de 01 de setembro de 2010 Vigência: 01 de setembro de 2010 a 30 de junho de Validade: 10 meses a contar da data de assinatura. Preço estimado: R$ ,49. Programas de trabalho: serviços, sistemas e projetos a serem executados em regime de empreitada. Serviços Contratados pela RFB Processamento de dados, manutenção e desenvolvimento de sistemas de dados, produção e suporte de sistemas de informações.

29 P rincipais S erviços em TIC Contrato de Serviços entre DATAPREV e MTE 005/2007 Atualizado em: 06/12/2010 Data de início: A partir de 01 de fevereiro de Vigência: 01 de Fevereiro de 2007 a 31 de janeiro 2012 Validade: 60 meses a partir da data de sua assinatura. Preço estimado: R$ ,99 no período de 60 meses. Programas de trabalho: CAGED, Seguro Desemprego, SIGAE-IMO, SIGAE-PNQ, CBO e PROGER. Serviços Contratados pelo MTE Desenvolvimento, implantação, manutenção de software; sustentação e operação dos novos sistemas; disponibilidade de acesso às bases de dados; disponibilidade de aplicações e acesso aos sites dos sistemas e modernização tecnológica dos sistemas de informações do MTE.

30 P rincipais S erviços em TIC Contrato de Serviços entre DATAPREV e MPS 039/2008 Primeiro Termo Aditivo Atualizado em:06/12/2010 Data de início: A partir de 24 de dezembro de Vigência: 24 de dezembro de 2009 a 23 de dezembro de Validade: período de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Preço estimado: R$ ,21. Programas de trabalho: serviços de tecnologia e informações. Serviços Contratados pelo MPS Prestação de Serviços Especializados de Hospedagem de Serviços, Suporte e Manutenção de Sistemas em Produção, elaboração de Projetos, Desenvolvimento e Implantação de Novos Sistemas com uso da Informação e de Comunicação (TIC) no MPS.

31 P rincipais S erviços em TIC Contrato de Serviços entre DATAPREV e MPOG 07/2010 Atualizado em 06/12/2010 Data de início: A partir de 11 de fevereiro de Vigência: 11 de fevereiro de 2010 a 10 de fevereiro de Validade: período de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Preço estimado: R$ ,83. Programas de trabalho: UX Serviços Contratados pelo MPOG Prestação de serviços de informática para o batimento de dados dos cadastros de servidores públicos estaduais e do Executivo Federal constante da base do SIAPE com o CNIS.

32 P rincipais S erviços em TIC Contrato de Serviços entre DATAPREV e INSS 02/2010 Atualizado em 06/12/2010 Data de início: A partir de 19 de fevereiro de Vigência: 19 de fevereiro de 2010 a 18 de fevereiro de Validade: período de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Preço estimado: R$ ,01. Programas de trabalho: Serviços de Processamento de Dados de Benefícios Previdenciários. Serviços Contratados pelo INSS Prestação de serviços de tecnologia da informação para especificação, desenvolvimento e documentação de sistemas.

33 INSS M aior D emandante dos S erviços

34 1.192 Agências da Previdência Social, sendo; - 5 Unidades PREVmóvel - (constituida de 5 Barcos); 100 Gerências Executivas; 5 Gerências Regionais; 8 Auditorias Regionais; 8 Corregedorias Regionais; 5 Procuradorias Regionais; 91 Procuradorias Seccionais; 195 PREVcidade - Unidades do INSS instaladas em Prefeituras. Possui em seu quadro administrativo: - Cerca de mil servidores ativos, lotados em todas as regiões. Informação atualizada até a Resolução / INSS nº 110 de 06/10/2010 ( baseada no Decreto nº de 11/08/09 ) e PREVCidade cadastrado na TB0700 – Atualizada em 29/11/2010 Atualizado em 10/12/2010 INSS - M aior D emandante dos S erviços

35 S erviço de R elevância S ocial

36 Processamento da folha de pagamento – quantidade de mais de Benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios, entre outros); Valor Líquido de créditos emitidos – aproximadamente R$ bilhões. Benefício Processamento da GFIP - aproximadamente 3,5 milhões de documentos / mês Processamento da GPS - aproximadamente 7 milhões de guias / mês Valor Líquido arrecadado - aproximadamente R$ 10 bilhões / mês Certidões Negativas de Débito mil / mês Receita Previdenciária e Procuradoria Atualizado em 12/08/2010 S erviço de R elevância S ocial

37 Objetivos Reconhecer direitos trabalhistas e previdenciários Inibir de fraudes contra a Previdência Social Controlar a arrecadação previdenciária e direcionar a ação fiscal Permitir o gerenciamento racional das informações da administração pública Simplificar a coleta de informações sociais Subsidiar o planejamento de políticas públicas Subsidiar a realização de estudos de interesse social Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) Atualizado em 04/01/2008

38 S erviço de R elevância S ocial Atualizado em 10/11/2009 Principais Usuários do CNIS Área de Benefícios do INSS Área de Receita Previdenciária Procuradoria Especializada do INSS Assessoria de Pesquisa Estratégica Ministério do Trabalho e Emprego Ministério Público Federal Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) Outros Usuários que utilizam ou tem Acesso Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão - MPOG Tribunal de Contas da União - TCU Tribunais Regionais Federais Agência Brasileira de Inteligência - ABIN Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Caixa Econômica Federal

39 S erviço de R elevância S ocial Volumes das Bases de Dados Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) Atualizado em 02/02/ contribuições remunerações vínculos registros registros ontribuições Base de Recolhimentos do Contribuinte Individual emunerações Base de Remunerações do Trabalhador Empregado vínculos Base de Vínculos Empregatícios registros Base de Pessoas Jurídicas registros Base de Pessoas Físicas contribuições remunerações vínculos registros registros contribuições remunerações vínculos registros registros BASES contribuições remunerações vínculos registros registros

40 Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Base de Recolhimentos do Contribuinte Individual (contribuições) Base de Remunerações do Trabalhador Empregado (remunerações) Base de Vínculos Empregatícios (vínculos) Base de Pessoas Físicas (Pessoa) Base de Pessoas Jurídicas (registros) Fevereiro Janeiro Ano Dezembro Novembro Outubro Setembro Agosto Julho Junho Maio Abril Março Base de Base de Remunerações do Trabalhador Empregado (remunerações) Fevereiro Janeiro 22 S erviço de R elevância S ocial Volumes das Bases de Dados Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) Atualizado em 28/12/ Ano ,174, ,767, ,923, ,298, Base de Pessoas Físicas (registros) Base de Pessoas Juridicas (registros) Base de Vínculos Empregatícios (registros) Base de Recolhimentos do Contribuinte Individual (contribuições)

41 S erviço de R elevância S ocial Volumes das Bases de Dados da Receita Previdenciária e Procuradoria Atualizado em 04/02/ de créditos parcelados e não parcelados ) Base de Créditos,ativos parcelados ou não, inscritos em Divida Ativa de débitos (parcelados e não parcelados) Base de Débitos, Parcelados ou não, em Cobrança Administrativa Base de Ações Fiscais Base de Recolhimentos Pessoa Jurídica Base de Agregados de GFIP 2008Bases de registros de ações fiscais de registros de registros de ações fiscais * de débito (parcelados e não parcelados) de créditos (parcelados e não parcelados) de registros de registros de ações fi.scais * de débito (parcelados e não parcelados de créditos (parcelados e não parcelados) de registros * Cada Parcelamento Convencional está contabilizado como apenas um Débito Parcelado.

42 P rincipais P rodutos

43 CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais Responsável pelo controle das informações de todos os segurados e contribuintes da Previdência Social. Contém mais de milhões de registros, representando milhões de pessoas cadastradas. Atualizado em 28/12,/2010 P rincipais P rodutos

44 SUB - Sistema Único de Benefícios Responsável pelo controle de todas as operações referentes às concessões e manutenções dos benefícios dos segurados da Previdência Social. Gera mais de aposentadorias, pensões e auxílios totalizando em Novembro/2010, um valor de R$ 28,433 bilhões SISOBI - Sistema de Controle de Óbitos Responsável pelo controle e identificação de todos os óbitos em nível nacional cessando o benefício correspondente. Cadastro contém 11 milhões de óbitos gerando economia ao INSS de mais de R$22,19 milhões por mês. Empréstimos Consignados Responsável pelo controle e desconto dos empréstimos efetuados pelos beneficiários junto à rede bancária. Foram processados descontos sobre os empréstimos ativos (uma pessoa pode ter mais de um empréstimo, dentro da cota 30% do benefício) totalizando um valor de R$ 1,429 bilhões de retenções efetuadas no mês, conforme apurações de Novembro de P rincipais P rodutos Atualizado em 10/12/2010

45 P rincipais P rodutos PRISMA Sistema Responsável pelas funcionalidades necessárias às APS para efetuar todo o atendimento no quesito benefício. São mais de APs acessadas diariamente por aproximadamente servidores simultâneos. SABI - Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade Responsável pelas funcionalidades necessárias às APS para efetuar todo o atendimento aos benefícios por incapacidade. Implantado em todas as APS. Os benefícios por incapacidade representam 70% dos benefícios solicitados à Previdência Social. São mais de usuários utilizando simultaneamente o sistema A base de dados Oracle do Sistema, foi totalmente centralizada no último trimestre de CENSO Previdenciário Corresponde a maior operação de recadastramento já efetuada no Brasil. Objetivo - formação de um cadastro seguro identificando possíveis irregularidades que permitirão cessar os benefícios. Primeira etapa - 2,5 milhões de pessoas recenseadas. Segunda etapa - prevê contemplar mais de 14 milhões de beneficiários. Até 30 de Novembro de 2010, foram recenseadas nas duas etapas, um total de 16,664 milhões de pessoas. CNAF - Cadastro Nacional de Ações Fiscais Gerenciamento das Ações Fiscais; Emissão do Boletim de Produção Fiscal; Atualizado em 10/12/2010

46 P rincipais P rodutos Seguro Desemprego Foram realizados no mês de Novembro de 2010 um total de batimentos de Seguro Desemprego para o Ministério do Trabalho e do Emprego, assim discriminados: Trabalhador Formal (primeiro batimento antecipado): ; Trabalhador Formal (batimentos subsequentes de parecelas): ; Pescador Artesanal: ; Empregado Doméstico: e Trabalhador Resgatado da Condição Análoga a de Escravo: 50 AGUIA - Sistema de Ajuste de Guias Consultas ao cadastro de contribuintes Pessoa Jurídica; Consultas ao Conta Corrente de declarações e de contribuições Pessoa Jurídica; Ajuste de Guias; Cobrança Automática de divergência GFIP x GPS. CND Corporativa e Baixa de Empresa Emissão e consulta de Certidões; Emissão e consulta de Certidões em Lote para empresas conveniadas. Atualizado em: 06/12/2010

47 P rincipais P rodutos SAFIS - Sistema de Auditoria Fiscal Ferramenta de execução do Procedimento Fiscal; Atualização Cadastral; Levantamento de Débitos e Resultados do Procedimento Fiscal. SICOB - Sistema de Cobrança Administrativa Controle do andamento dos processos de cobrança administrativa; Concessão e manutenção de parcelamentos de débitos no âmbito administrativo; Apropriação de pagamentos referentes aos débitos administrativos. DIVIDA - Sistema de Cobrança Judicial e Execução Fiscal Cadastramento de créditos de natureza não previdenciária; Controle da inscrição em Dívida Ativa da Previdência Social dos créditos provenientes do âmbito administrativo; Concessão e manutenção de parcelamentos de créditos na esfera judicial; Ajuizamento das ações de Execução Fiscal convencional e virtual; Emissão de guias e apropriação de pagamentos; Apuração trimestral de estoque de Divida e pagamentos para o TCU; Lista de Devedores publicada trimestralmente na WEB. Atualizado em 04/01/2008

48 P rincipais P rodutos SISCOL - Sistema de Cadastramento On-Line Manutenção do cadastro de contribuintes de Pessoa Jurídica; Manutenção dos Débitos em Cobrança Administrativa. SEFT - Sistema de Execução Fiscal Trabalhista Controle das Ações Trabalhistas; Cálculo dos valores devidos à Previdência e seus respectivos acréscimos Legais; Emissão de guias; Apropriação de Pagamentos de créditos trabalhistas. CADIN/INSS - Sistema de Alimentação do Cadastro de Inadimplentes do Banco Central-CADIN Encaminhamento diário da movimentação dos devedores com base nas informações da Divida Ativa; Emissão de Notificações de Inclusão no CADIN; Tratamento de decisões judiciais de suspensão e reativação de devedores; Consulta às remessas processadas, devedores e históricos. Atualizado em 13/11/2009

49 P rincipais P rodutos SCF - Sistema de Controle Financeiro Controle físico e financeiro de toda movimentação relativa a contribuições Previdenciárias e pagamentos de benefício. Geração das informações para o aprovisionamento dos pagamentos dos benefícios. Geração da remuneração aos agentes contratados pelos serviços prestados. ARPA - Apropriação da Receita da Previdenciária e de Terceiros Geração para o registro no SIAFI - Sistema de Administração Financeira da União, das informações correspondentes as Apropriações Contábeis das Receitas da Previdência e calcular dos valores referente às Entidades Terceiros. SDJ - Controle de Depósitos Judiciais / Extra-judiciais Controle do encaminhamento de remessas e validação dos dados referente aos Depósitos e Liberações Judiciais e Depósitos e Liberação Extra-judiciais efetuados pela CAIXA, conforme critérios estabelecidos pelo INSS. Atualizado em 04/01/2008 COBRE - Controle Básico de Remessas Controle do encaminhamento de remessas e validação dos dados referentes a Arrecadação Previdenciária encaminhados pelos Agentes Contratados, conforme critérios estabelecidos pelo INSS. Gestão pela Área Financeira do INSS, a nível central e regional, das informações das Receitas Arrecadadas.

50 Requerimento Auxílio Doença Requerimento Pensão por Morte Requerimento Auxílio Maternidade PrevCidadão Pedido de Prorrogação Pedido de Reconsideração Consulta a Agenda de Perícia Médica Remarcação de perícias Confirmação de perícias Revisão R2 Consulta on line ao SABI pela URA Consulta on line SAE-Agendamento Eletrônico Consulta auxilio doença para as Empresas de Convênio Sisobinet Consigweb Consulta de situação do benefício p/gratuidade de transporte P rincipais P rodutos D isponibilizados na I nternet Atualizado em:26/11/2010

51 P rincipais P rojetos D esenvolvimento de S istemas

52 Cliente: INSS – Instituto Nacional de Seguro Social Atualizado em 29/12/2010 P rincipais P rojetos D esenvolvimento de S istemas CI-CNIS - Informações de Vínculos e Contribuições CI WEB CNIS V.1.1 – Atualização online das informações de recolhimento de contribuintes individuais CNIS Implantação – Soluções de TI para o Projeto de Modernização do CNIS DISP VRC-CNIS – Disponibilização das Informações das Bases de Dados do VRC EXTRATO PF-CNIS – Obtenção de dados da vida laborativa e previdenciária do filiado GERPESQ – Gerenciador de Pesquisas e Visitas Técnicas Externas GFIP-Malha – Sistema de malha para filtrar declarações GFIP suspeitas ou irregulares GRU – Implantação da Guia de Recolh. de Receitas da União para cobrança de receitas exclusivas do INSS INTEGRADOR CNIS - Integração dos projetos do novo CNIS MIGRA VR-GFIP – Migração das Informações da GFIP para o CNIS PF-CNIS - Cadastro de Pessoa Física SE-CNIS V.1.3– Autenticação ao módulo das entidades representativas SIACI V.2 – Concessão de benefícios entre países signatários dos Acordos Internacionais firmados pelo Brasil SGA 3 – Sistema de Gerenciamento do Atendimento SIBE-AGEPER – Sistema de Agendamento e Perícia SIBE-AGEPER-BI-1 – Componentes que possibilitem cadastro de agendamento dos benefícios 31, 32, 36, 91, 92 e 94. SIBE-AGEPER-BI-2 – Sistema em ambiente WEB para atender perícia médica para benefícios 31, 32, 36, 91, 92 e 94. SIBE-ATUBEN II – Atualização de Benefícios II SIBE-COMPDIR - Complementação do Reconhecimento de Direito

53 Cliente: INSS – Instituto Nacional do Seguro Social Atualizado em 29/12/2010 P rincipais P rojetos D esenvolvimento de S istemas SIBE-Consultas – Painel de Consultas Integradas de Benefícios SIBE-Gestor – Coordenação da condução do SIBE SIBE-Integrador - Garantia e coordenação da integração técnica entre os projetos do SIBE SIBE-MCB – Módulo de Cálculo de Benefícios SIBE-MCB Créditos – Funcionalidades transferidas do SIBE-MCB e SIBE-ATUBEN I SIBE-MDJ – Módulo de Demandas Judiciais SIBE-MIGRA – Construção dos aplicativos de extração, de transformação e de carga dos dados SIBE SIBE-Monitor - Levantamento dos requisitos e monitor da qualidade SIBE-REAVDIR – Reavaliação Bienal de Direito SIBE-RECDIR – Reconhecimento de Direito SIBE-REQUER – Requerimentos de Benefícios SIBE-REQUER II – Outras funcionalidades para Requerimentos de Benefícios SIBE-REVDIR – Revisões de Direitos SIDI CNIS – Informações e Serviços para Sustentação e Controle do CNIS SIPPS V.4 – Evolução no Sistema Informatizado de Protocolo da Previdência Social SIRC Nova Versão – Sistema de Informação de Registro Civil VRC-CNIS - Base de dados de Vínculos, Remunerações e Recolhimentos do CI WEB-CNIS - Ambiente Web

54 Cliente: MTE – Ministério do Trabalho e Emprego Cliente: MPS – Ministério da Previdência Social Atualizado em 29/12/2010 P rincipais P rojetos D esenvolvimento de S istemas Cliente: PREVIC – Superintendência nacional de Previdência Complementar BG-CAGED – Base de Gestão do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados BG-IMO – Base de Gestão para a Intermediação de Mão-de-obra BG-PNQ – Base de Gestão do Plano Nacional de Qualificação BG-SD – Base de Gestão do Seguro-Desemprego CAGED - Cadastro Geral de Empregado/Desempregados IMO - Intermediação de Mão-de-obra INTMTE - Migração e Integração PNQ - Plano Nacional de Qualificação SD - Seguro-Desemprego CADPREV V.3 – Adequação à nova legislação da Análise e Emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) CNIS-RPPS – Regimes Próprios da Previdência Social FAPREV 3 – Fator Acidentário de Prevenção SIPREV Gestão Cadastros V.2 - Melhoria da Manutenção do Cadastro de Informações para uso da Secr. Pol. Sociais CAND V4 - versão da aplicação CAND com o acréscimo de funcionalidades SICADI V.4 - Sistema de Captação de Dados de Investimentos

55 P rincipais P rojetos D esenvolvimento de S istemas Cliente: DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social Atualizado em 29/12/2010 Cliente: RFB – Receita Federal do Brasil Cliente: MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Sistema de Parcelamento Previdenciário – Implantação de modalidades de parcelamento previdenciário Ordinário e Simplificado SICAP - Sistema de Complementação de Aposentadorias e Pensões da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) STII – Sistema de Tratamento de Indícios de Irregularidade CAJU – Controle e Acompanhamento Jurídico para gerenciar as informações processuais na Dataprev CMMI – Fase II da Institucionalização do Modelo CMMI na Dataprev DESATIVAÇÃO CV2 – Desativação o mainframe CV2 DESATIVAÇÃO CV3 – Migração de dados do mainframe CV3 DESATIVAÇÃO MV2 – Desativar o mainframe MV2 GEOPREV – Geoprocessamento de Dados Previdenciários – customização do software I3GEO na Dataprev GerID – Gerenciamento de Identidade Gestão Documental – Gestão Documental do Processo de Compras da Dataprev SGPe – Internalização do Sistema SGP do SERPRO SGPe Cálculo – Implementação de funcionalidades inexistentes no SGP do SERPRO SisGF – Sistema de Gestão de Frequência dos empregados da Dataprev Internalização do PROTHEUS – Sistema de gestão empresarial da Dataprev

56 V olume de P rodução dos S erviços

57 V olume de P rodução dos S erviços Impressão (Relatórios, cartas de concessão, indeferimentos, imposto de renda, etc.) Expedição (Documentos e Objetos Diversos) Total de páginas impressas: Atualização em: 23/12/2010 Fonte: D1IP Microfilmagem (Documentos e imagens) Auto-Envelopamento (Produção e postagem de cartas) Total de peso expedido: 4.988,515 kg Média de 11 milhões de cartas. Total de imagens de documentos armazenados na Dataprev: Pesquisas atendidas para o INSS: 785 imagens

58 Volumes de Bases de Dados Atualização em: 23/12/2010 Fonte: DSBD V olume de P rodução dos S erviços

59 Correio Eletrônico – Mensagens Recebidas Atualização em: 23/12/2010 Fontes: DSSE e CPDF V olume de P rodução dos S erviços

60 Correio Eletrônico – Mensagens Enviadas Atualização em: 23/12/2010 Fontes: DSSE e CPDF V olume de P rodução dos S erviços

61 Correio Eletrônico – Quantidade de Caixas Atualização em: 23/12/2010Fontes: DSSE e CPDF

62 Total de Mensagens trafegadas no Serviço de Correio Eletrônico Atualização em: 23/12/2010 Fontes: DSSE e CPDF V olume de P rodução dos S erviços

63 R ede de A tendimento

64 27 Unidades Regionais (UR) R egionalização da R ede de A tendimento D ataprev Atualizado em 03/01/2008

65 R ede de A tendimento Prioridade Atendimento Presencial Suporte ao ambiente tecnológico do usuário Relacionamento com o cliente local Principais atividades do relacionamento com o cliente local Levantar demandas de melhoria nos produtos e serviços existentes; Identificar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e serviços; Manter o Cliente permanentemente atualizado quanto aos produtos e serviços; Orientar e avaliar continuamente a aplicabilidade dos produtos e serviços. Serviços das Unidades Regionais (UR) Atualizado em 03/01/2008

66 Q uantidade de C hamados/ T empo M édio de A tendimento

67 Atualizado em 14/12/2010 Observação: As informações são até o mês de Novembro 2010 Q uantidade de C hamados/ T empo M édio de a tendimento

68 I nfraEstrutura C entros de P rocessamento

69 Ambiente Mainframe Fonte: Centros de Processamento Atualização em: 23/12/2010 I nfraestrutura - C entros de P rocessamento SISTEMAEQUIPAMENTOSCAPACIDADE – RPM DesenvolvimentoLibra Benefício Libra CNIS ReceitaLibra Total

70 Ambiente de Servidores de Médio Porte I nfraestrutura - C entros de P rocessamento Fonte: ConsoleNG – Servidores físicos Atualização em: 23/12/2010 Centro de Processamento UsabilidadeEquipamentosQuantidade CPRJ Camada de aplicação IBM P570 6 Alta DisponibilidadeIBM P5954 Camada de Banco de dados IBM P5702 HP SuperDome1 CPSP Camada de Banco de dados IBM Regatta P690 1 IBM P5703 Alta DisponibilidadeIBM P5952 CPDF Camada de aplicação IBM P5704 Camada de Banco de dados HP SuperDome

71 Atualização em: 23/12/2010 Fonte: ConsoleNG Total de Servidores por CP Ambiente de Plataforma Baixa I nfraestrutura - C entros de P rocessamento Total 1.255

72 P arque T ecnológico

73 1 SISTEMA UNISYS LIBRA780 DTPSPMV2 LIBRA ClearPath 780 Alocado para SRP – Secretaria da Receita Previdenciária e PFE – Procuradoria Federal Especializada 4 Processadores 16 GB de memória RPM Atualização em: 23/12//2010 SISTEMA ROBÓTICO STORAGETEK POWDERHORN 9310 Fonte: Contrato Centro de Processamento São Paulo Ambiente de Grande Porte 1 Silo Robótico 10 Drivers Fiber Chanell Drivers SCSI Timbeline 3480 Conectado ao DTPSPMV2 Capacidade para armazenamento de 5786 fitas

74 Parque Tecnológico Ambiente de Storage Atualização em: 23/12/2010 Centro de Processamento São Paulo IBM - SAN ESS-800 Total Storage Shark Capacidade instalada: 9,3Tb 96 HDs de 72,8GB a 10kRPM 32 HDs de 72,8GB a 15kRPM 2 Switches F16 / Fibre Channel de 16 portas Sun/StorageTek - Tape Library SL500 1 Servidor de backup Modelo SunFire V40Z (rack) 4 drives 80MB/sec 120 slots para mídia LTO Ultrium-III Capacidade da mídia 800GB Fonte: CPSP

75 P arque T ecnológico Ambiente de SAN - Interconexão por Fibre Channel dos servidores com o storage Centro de Processamento São Paulo Modelo IBM xSeries servidores (um de contingência). Processador: Pentium Xeon 700MHz Processadores: 8 para cada servidor Memória: 8 GB Storage SAN: 500GB Procomp - TW9061 Processador: Pentium-III 1,4GHz Quantidade de Processadores: 1 Memória: 1GB Storage: - RAID: 56GB - SAN: 500GB Modelo IBM p680 Regatta 1 servidor Processadores: 24 PowerPC_P4 1,704MHz(RISC) Memória RAM: 128GB 64 bits Sistema Operacional IBM-AIX 5L 8 HD internos Storage Disk Array IBM Shark 1 partição lógica ativa partição UXSPO141 Quantidade de Processadores: 24 Memória: 114GB Storage SAN: 1,6TB Atualização em: 23/12/2010 Fonte: CPSP

76 P arque T ecnológico Centro de Processamento São Paulo Atualização em: 23/12/2010 Fonte: ConsoleNG Ambiente de Plataforma Baixa Total de Servidores por Sistema Operacional

77 Atualização em:23/12/2010 Fonte: ConsoleNG Centro de Processamento Distrito Federal Ambiente de Plataforma Baixa Total de Servidores por Sistema Operacional P arque T ecnológico

78 Ambiente de Plataforma Baixa Total de Servidores por Sistema Operacional Atualização em: 23/12/2010 Fonte: ConsoleNG P arque T ecnológico Centro de Processamento Rio de Janeiro

79 Ambiente de SAN - Interconexão dos servidores com o storage Fonte: ConsoleNG Atualização em: 23/12/2010 Clariion CX-700 Quantidade 1 Capacidade 6.5 TB Outras características 90 discos de 73GB 10K RPM HP – XP Quantidade 1 Capacidade 14 TB Outras características 96 discos F ibre Channel de 146 GB, RPM. Clariion CX-500 Quantidade 1 Capacidade 1.3 TB Outras características 18 discos de 73GB 10K RPM P arque T ecnológico Centro de Processamento Rio de Janeiro

80 P arque T ecnológico Centro de Processamento Rio de Janeiro Ambiente de Grande Porte SISTEMA ROBÓTICO 1 1 silo utilizado para o BENEFÍCIO, contendo: 4 Unidades de gravação para cartucho 3480 (Timberline) 14 Unidades de gravação para cartucho 9840B Capacidade de Armazenamento de Cartuchos 1 silo utilizado para o CNIS, contendo: 4 Unidades de gravação para cartucho 3480 (Timberline) 8 Unidades de gravação para cartucho 9840A Capacidade de Armazenamento de Cartuchos SISTEMA ROBÓTICO 2 Atualização em: 23/12//2010 Fonte: ConsoleNG

81 P arque T ecnológico Atualização em: 23/12//2010 Centro de Processamento Rio de Janeiro Fonte: Contrato Ambiente de Grande Porte 1 SISTEMA UNISYS LIBRA Processadores 32 GB de memória DTPRJCV2 Alocado para o CNIS 8 Processadores 16 GB de memória RPM DTPRJCV3 Alocado para o Benefício 8 Processadores 16 GB de memória RPM

82 P arque T ecnológico Atualização em: 23/12//2010 Centro de Processamento Rio de Janeiro Fonte: ConsoleNG Ambiente de Grande Porte DTPRJCV1 LIBRA450 Alocado para o Desenvolvimento 4 Processadores 4 GB de memória RPM 438 Gb (HD interno) 4 Unidades de fitas externas Timberline 1 SISTEMA UNISYS LIBRA450

83 5 IMPRESSORAS DE GRANDE PORTE (com recurso de impressão em plataforma alta e baixa) 4 DE 135 PPM 1 DE 180 PPM COM BI-MODE 3 AUTO-ENVELOPADORAS DOBRADURA SIMPLEX E DUPLEX 1 SERRILHADORA MICROSERRILHADORA Pós Processamento Atualização em: 23/12/2010 Centro de Processamento Rio de Janeiro Fonte: D1IP P arque T ecnológico

84 Estações de Trabalho na Dataprev Total Pentium IV Pentium III Pentium II Pentium Notebook Total Outras Entidades INSSDataprevModelo Empresa Contratante do Equipamento Atualizado em 14/12/2010 P arque T ecnológico

85 V isão da R ede da P revidência S ocial P.Alegre Curitiba Florianópolis Goiânia Campo Grande Cuiabá Rio de Janeiro B.Horizonte Rio Branco Porto Velho Manaus Boa Vista Macapá Belém Fortaleza São Luís Teresina Natal João Pessoa Recife Maceió Aracajú Salvador * Palmas São Paulo Brasília Vitória 2 TRÊS PONTOS CONCENTRADORES DA REDE: CPDF / CPSP /CPRJ. Fonte: DERE Atualização em : Nov/2010 A rede da Previdência Social possui um núcleo de alta velocidade, contingenciado, que integra os três Centros de Processamento e concentra o tráfego proveniente de todas as Unidades da Federação.

86 R ede de T elecomunicações em N úmeros Atualização em: 23/12/2010 Fonte: DERE Circuitos da rede de acesso Municípios brasileiros Prédios conectados 121 Entidades externas: Bancos – 82 Governo – 20 PREVCidade – 10 Outros - 9 A Rede da Previdência Social conecta órgãos do MPS, INSS e DATAPREV Integrando:

87 Perfil Recursos Humanos

88 Nº de empregados Nº de aprendiz Novembro Nº de portadores de deficiência ou necessidades especiais **Nº de empregados acima de 45 anos *Nº de mulheres que trabalham na Empresa Requisitados Ad nutum Dirigentes não empregados05 17 Nº de estagiários(as) **Nº de empregados ao final do período Evolução histórica P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em 28/12/2010 * Empregada, aprendiz, ad nutum, requisitada, estagiária ** Empregados e Aprendizes

89 Fem 22, a Masc Total 17,23603> 54 25, a 54 12, a 44 5, a 39 6, a 34 9, a 29 1,0035< 25 % Empregados Qtde Empregados Faixa Etária Faixa Etária dos Empregados Novembro /2010 P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em 28/12/2010

90 P erfil de R ecursos H umanos Distribuição dos Empregados por Área Funcional Novembro /2010 Atualizado em 28/12/2010 Legenda PR - Presidência DFS - Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos DIT - Diretoria de Infra-Estrutura de TIC CP - Centros de Processamentos DRD - Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações DPE - Diretoria de Pessoas Outros - Licença sem Vencimento, Ad Nutum e Requisitado

91 P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em 28/12/2010 Quantitativo de empregados nos Centros de Processamentos Novembro /2010 Legenda CPRJ - Centro de Processamento Rio de Janeiro CPSP - Centro de Processamento São Paulo CPDF - Centro de Processamento Distrito Federal Total 448

92 P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em 28/12/ Homens Mulheres Total acima de a a a a a % Empregados Qtde Empregados Tempo de Empresa Tempo de Empresa dos Empregados Novembro / 2010 Total = Empregados / Aprendizes

93 P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em28/12/2010 Total = empregados e aprendizes Distribuição dos Empregados por tempo de Empresa Novembro / 2010

94 P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em 28/12/ Quant. Agosto/2010 Total Auxiliar Enfermagem Trabalho Assistente de Tecnologia da Informação Aprendiz Administrativo Analista de Tecnologia da Informação CARGOS Médico do Trabalho Técnico Segurança do Trabalho Cargos da Empresa Novembro /2010

95 P erfil de R ecursos H umanos Atualizado em 17/12/2010 Quantitativo de Funções de Confiança e Gratificações Fonte: RS Nº 3047/2010

96 R esponsabilidade S ocial

97 Compromisso Social Gestão da Política de Responsabilidade Social na Dataprev Alinhamento aos Programas Sociais do Governo Federal Colaboração para o alcance das Metas do Milênio – ONU Coordenação do Forum Governamental de Responsabilidade Social Coordenação do Forum Estadual da Aprendizagem Profissional Inclusão Digital Apoio aos Telecentros para disseminação da Inclusão Digital Parceria com os Ministérios MPS, MPOG, MDS e MTE Capacitação em Informática Básica e Educação Previdenciária Acesso aos serviços previdenciários na internet Inclusão Social Geração de emprego e capacitação profissional para pessoa com deficiência Inserção social do idoso Programa Jovem Aprendiz Atualização em: 07/10/2010 R esponsabilidade S ocial

98 Meio Ambiente Incremento ao Programa Ambiental, com implantação do Calendário Anual, contendo ações educativas e de preservação do meio ambiente Sensibilização e treinamento dos empregados da Dataprev em todo o Brasil, pelas Comissões Nacional e Regionais de Coleta Seletiva e Responsabilidade Social, previstas no Decreto nº 5.940/2006 Aplicação dos diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P Integração da Dataprev ao Movimento Nacional dos Catadores, ao Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis – CIISC e ao Fórum Estadual de Lixo e Cidadania Adequação dos contratos de manutenção, limpeza e conservação da Dataprev à legislação Sensibilização para a redução do consumo de água, de energia elétrica e da poluição sonora R esponsabilidade S ocial Atualização em: 07/10/2010

99 Redes Sociais Parceria nas atividades e projetos da Rede de Mobilização Social – COEP-Brasil Voluntariado Apoio aos projetos sociais nas Unidades Regionais e de Atendimento Participação nas campanhas sociais e humanitárias em todo o Brasil R esponsabilidade S ocial Atualização em: 07/10/2010

100 C lientes D ataprev

101 Legenda INSS - Instituto Nacional do Seguro Social SRFB - Secretaria da Receita Federal do Brasil MPS - Ministério da Previdência Social MTE - Ministério do Trabalho e Emprego MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Diversos - Bancos, Órgãos Financeiros, etc... Faturamento Novembro/2010 Atualizado em 28/12/2010 C lientes D ataprev

102 Atualizado em 28/12/2010 Faturamento Faturamento previsto para 2009 no valor de R$ milhões Crescimento em relação a 2008 de R$ 83.9 milhões

103 C lientes D ataprev Atualizado em 28/12/2010 Evolução do Faturamento Total

104 C lientes D ataprev Atualizado em 28/12/2010 Evolução do Faturamento INSS

105 C lientes D ataprev Atualizado em 28/12/2010 Faturamento com outros Clientes de 2002 a 2010

106 G estão O rçamentária

107 Atualizado em 10/12/2010 Realização de Investimento Imobilizado Resumo Descrição da Executado2010 em R$ Ação Dotação janeirofevereiroMarçoAbrilmaiojunhojulho a gosto Setembro outubro novembro deze mbro Total Saldo % Realiza- ção Programa 0087 – Gestão de Política de Previdência Social ( ) (45,88) Ação 4117 Manutenção e Adequação da Infra- estrutura de TI para a Previdência Social ( )(45,88) Programa 0807 – Investimento das Empresas Estatais em Infra-estrutura de Apoio ,52 Ação 4101 Manutenção e Adequação de Bens Imóveis Ação 4102 Manutenção e Adequação de Bens Móveis, Veículos, Máquinas e Equipamentos ,86 Atividades Aquisição de Imóveis Total ( )(1,68)

108 Atualizado em 10/12/2010 Rubrica Realização Novembro Total Receita Bruta Dispêndios Correntes Investimentos no Ativo Imobilizado Total dos Dispêndios Total Receita Bruta Dispêndios Correntes Investimentos no Ativo Imobilizado Total dos Dispêndios G estão O rçamentária % realizadoSaldo Novembro 92,49%86.43%113,12% 99,04% 79,74%( ) ( ) ,67%92.12%81,64%94,57%84,07% ,66%23,44%42,33%82,24%101,68% ( ) 94,79%85,59%77,98%83,49%85,99% Exercícios 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010

109 Atualizado em 10/12/2010 E xecução I nvestimentos Descrição da Ação Autorizado Programa 0087 – Gestão de Política de Previdência Social Ação Manutenção e Adequação da Infra-estrutura de Tecnologia da Informação para a Previdência Social Programa Investimento das Empresas Estatais em Infra-estrutura de Apoio Ação 4101 – Manutenção e Adequação de Bens Imóveis Ação 4102 – Manutenção e Adequação de Bens Móveis, Veículos, Máquinas e Equipamentos Ação 123C Aquisição de Bens Imóveis para Instâncias Regionais Total , 33% Investimentos 23,44% 23,8% , 24% 2009 Execução Orçamentária dos Descrição da Ação Executado Novembro Programa 0087 – Gestão de Política de Previdência Social Ação Manutenção e Adequação da Infra-estrutura de Tecnologia da Informação para a Previdência Social Programa Investimento das Empresas Estatais em Infra-estrutura de Apoio Ação 4101 – Manutenção e Adequação de Bens Imóveis Ação 4102 – Manutenção e Adequação de Bens Móveis, Veículos, Máquinas e Equipamentos Ação 123C Aquisição de Bens Imóveis para Instâncias Regionais Total

110 R elação dos M aiores C ontratos A ssinados

111 Atualizado em 02/12/2010 FornecedorObjeto Local Vigência (meses) Valor (R$) CAMPANHIA BRASILEIRA DE SOLUÇÕES E CRÉDITOS E SERVIÇOS Fornecimento do Auxílio Alimentação disponibilizadosRJ , 84 EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S/A Serviço de Comunicação de Dados e VozRJ ,90 TELEFONICA DATA S/AServiço de Comunicação de Dados e VozRJ ,85 UNISYS BRASIL LTDA Licença de uso, Locação, Supote/Assistência Técnica Manutenção e Software/Sistemas RJ ,56 SOEXHO PASS DO BRASIL SERVIÇOS E COM. LTDA Administração de Tiquete / Vale Alimentação (Cartão Eletrônico) RJ ,00 SPHAERA TURISMO E REPRESENTAÇÕES LTDA Emissão de Bilhete de Passagem / Reserva e HotéisRJ ,08 B2BR- BUSINESS TO BUSINESS INFORMÁTICA DO BRASIL S/A Aquisição de Licença de Uso Perpétuas de Software de banco de dados relacional (SGBDR) RJ ,99 CONSÓRCIO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Serviço de Comunicação, interligando endereços de interesse da PREVIDÊNCIA SOCIAL em Unidades da Federação, Através de Rede IP RJ ,80 TOTVS RIO SOFTWARE LTDA GLOBAL CROSSING COMUNICAÇÕES DO BRASIL LTDA Fornecimento de licenças de software para Sistema Integrado de Gestão Administrativo Serviço de Comunicação de Dados de Voz RJ , ,96 BRICON COMÉRCIO DE MATERIAIS DE INFORMÁTICA LTDA Migração plataforma Unisys p/plataforma AbertaRJ ,28 Atas e registro de preços com valor total estimado R$ ,00 com emissão e 60 AFs/Contrato para execução até a presente data R elação dos M aiores C ontratos A ssinados Fonte: DIAC

112 D iretoria E xecutiva e C onselhos D ataprev

113 Atualizado em 08/12/2010 Diretoria Executiva Presidente Rodrigo Ortiz Assumpção (Nomeado em 30/12/2008) Diretor de Finanças e Serviços Logísticos Álvaro Luis Pereira Botelho (Nomeado em – Reconduzido em ) Diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Rogério Souza Mascarenhas (Nomeado em ) Diretora de Pessoas Janice Fagundes Brutto (Nomeada em – Reconduzida em ) Diretor de Infra-estrutura de TIC - DIT Daniel Darlen Corrêa Ribeiro (Nomeado em 07/03/2008) Conselho de Administração Titulares Presidente: Murilo Francisco Barella (PT 171/2010 e 173/2010) Rodrigo Ortiz Assumpção Valdir Moysés Simão (PT 413/2008) João Ernesto Aragonés Vianna (PT 171/2010) Paulo Roberto dos Santos Pinto (PT 171/2020) Suplentes Joseilton Gonçalves dos Santos (PT 172/2010) Aécio Pereira Júnior (PT 171/2010) Antonio Henrique de Albuquerque Filho (PT 171/2010) William Veronesi Rocha (PT 139/2010) Presidente da DATAPREV em Exercício José Aurélio Lima (PT/MPS/Nº601/2005) Conselho Fiscal Titulares Presidente: Fernando Nascimento Barbosa Guilherme Fernando Scandelai Carlos Augusto Simões Gonçalves Júnior Suplentes Márcio Nahas Ribeiro Antônio Bacelar Ferreira Odilon Borges de Souza D iretoria E xecutiva e C onselhos

114 E ndereços D ataprev

115 Sede Presidente – Rodrigo Ortiz Assumpção SAS Quadra 01, Blocos E, Brasília, DF Cep: Fone: (0xx 61) Fax: (0xx 61) Brasília - DF Filial do Rio Janeiro R. Prof. Álvaro Rodrigues, 460, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ Cep: Fone: (0xx 21) Fax: (0xx 21) Rio de Janeiro - RJ Unidade Regional Bahia Gerente - Helio Pereira Machado Filho Rua José Gonçalves Alves, s/n - 4º, 5º, 6º e 10º pav. Otacílio Gualberto - Praça da Sé - Centro Cep: Fone: (0xx 71) Fax: (0xx 71) Salvador - BA Unidade Regional Ceará Gerente - Roberto Carneiro da Silva Av. Santos Dumont, nº º (112 e 121) 2º, 3º e 8º (part) pav. Cep: Fone: (0xx 85) ramais: 1801/1802 Fax: (0xx 85) Fortaleza - CE Unidade Regional Distrito Federal Gerente – Eliane de Paula Costa Rua SAS Quadra 01, Bloco E e F Cep: Fone: (0xx 61) Fax: (0xx 61) Brasília - DF Unidade Regional Mato Grosso do Sul Gerente - José Luis Pissin Av. Afonso Pena, nº Centro Cep: Fone: (0xx 67) / Fax: (0xx 67) Campo Grande - MS Atualizado em 26/11/2020 E ndereços D ataprev

116 Unidade Regional Minas Gerais Gerente - Wania Aparecida Costa Val Av. Prudente de Morais, 1.250, 4º e 6º pav. -Coração de Jesus Cep: Fone: (0xx 31) Fax: (0xx 31) Belo Horizonte - MG Unidade Regional Pará Gerente - Milton Bonifacio Neto Av. Duque de Caxias, nº º andar - Marco Cep: Fone: (0xx 91) Fax: (0xx 91) Belém - PA Unidade Regional Paraná Gerente – Bassam Ibrahim Mogharbel Travessa da Lapa, nº Centro Cep: Fone: (0xx 41) Fax: (0xx 41) Curitiba - PR Unidade Regional Pernambuco Gerente - Edson Marcionilo de Araújo Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Pina Cep: Fone: (0xx 81) Fax: (0xx 81) Recife - PE Unidade Regional Rio de Janeiro Gerente – João Vicente da Silva Filho Rua Prof. Álvaro Rodrigues, 460 s/1104 Cep: Fone: (0xx 21) / Fax: (0xx 21) Rio de Janeiro - RJ Unidade Regional Rio Grande do Sul Gerente – Maria Lisete Kuhn Rua: General Câmara,365 Cep: Fone: (0xx 51) Fax: (0xx 51) Porto Alegre - RS Atualizado em 26/112010

117 E ndereços D ataprev Unidade Regional São Paulo Gerente - Alberto Nunes Santos R. Dr. Manoel Vitorino, 343, Brás Cep: Fone : (0xx 11) Fax : (0xx 11) São Paulo - SP Unidade de Regional Acre Gerente - Antonio Carlos Castro da Silva Rua Av. Getúlio Vargas, 1273 Cep : Fone : (0xx 68) Rio Branco - AC Unidade Regional Alagoas Gerente - Jose Vanderlei Marcelino dos Santos Rua do Comércio, º e 5º andares - Centro Cep : Fone : (0xx 82) Fax : (0xx 82) Maceió - AL Unidade de Regional Amapá Gerente - Wander da Conceição Silva Rua General Rondon, Laguinho Cep : Fone : (0xx 96) Macapá - AP Unidade Regional Amazonas Gerente - Sérgio Dantas Silvestre Rua Codajás, nº 26 - A - Cachoeirinha Cep : Fone : (0xx 92) Fax : (0xx 92) Manaus - AM Unidade Regional Espírito Santo Gerente - Marcos de Sa Oliveira Av. Jerônimo Monteiro, nº º Andar - Centro Cep: Fone : (0xx 27) Fax : (0xx 27) Vitória - ES Atualizado em26/11/2009

118 E ndereços D ataprev Unidade Regional Goiás Gerente - Silton Heleno Carvalho Fernandes Rua 18/A, Q. 39, Lote 9, nº º andar - Esquina da Av. X - Setor Aeroporto Cep: Fone: (0xx 62) Fax: (0xx 62) Goiânia - GO Unidade Regional Maranhão Gerente – Carlos Cesar Pereira Martins Rua Edmundo Calheiros, nº º andar - S. Francisco Cep: Fone: (0xx 98) Fax: (0xx 98) São Luiz - MA Unidade Regional Mato Grosso Gerente – Milton Perlíngeiro Gonçalves Junior Av. Getúlio Vargas, nº Centro Cep: Fone: (0xx 65) Fax: (0xx 65) Cuiabá - MT Unidade Regional Paraíba Gerente – Dalvan de Andrade Correa Av. Getúlio Vargas, º ao 12º pav - Centro Cep: Fone: (0xx 83) Fax: (0xx 83) João Pessoa - PB Unidade Regional Piauí Gerente – Sandra Maria dos Santos Av. Frei Serafim, º andar - Centro Cep: Fone: (0xx 86) Fax: (0xx 86) Teresina - PI Unidade Regional Rio Grande do Norte Gerente - Josimar Goncalves Mamede Rua Apodi, nº Ed. Sede do INSS - 4º Andar - Tirol Cep: Fone: (0xx 84) Fax: (0xx 84) Natal - RN Atualizado em 26/11/2010

119 E ndereços D ataprev Unidade Regional Rondônia Gerente - Rubens Antonio Souto Rua José de Alencar nº Centro. CEP: Fone: (0xx 69) Fax: (0xx 69) Porto Velho - RO Unidade Regional Roraima Gerente - José Renildo Apolônio de Souza Av. Jaime Brasil nº. 150, sobreloja, Centro -Boa Vista – Roraima. CEP: Fone: (0xx 95) Boa Vista - RR Unidade Regional Santa Catarina Gerente – Carlos Augusto Gonçalves Lopes Rua Padre Roma, 409 – Centro Florianópolis - SC Cep: Fone: (0xx 48) Fax: (0xx 48) Florianópolis - SC Unidade Regional Sergipe Gerente - Tania Maria Firmo Costa Av. Ivo do Prado, nº º e 2º Andares - Centro Cep: Fone: (0xx 79) Fax: (0xx 79) Aracajú - SE Unidade Regional Tocantins Gerente – Mauricio Antunes Guimaraes Avenida NS SUL - Conj Lote 05 - Centro Cep: Fone: (0xx 63) Fax: (0xx 63) Palmas - TO Atualizado em 26/11/2010


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