A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3: Fontes de Informação Profa. Nilce Nazareno da Fonte Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3: Fontes de Informação Profa. Nilce Nazareno da Fonte Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica)"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3: Fontes de Informação Profa. Nilce Nazareno da Fonte Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica)

2 Fontes de informação o que são? para que servem? quando eu vou precisar disso? - fornecem dados (valor sem significado) e informações (dado com significado) - geram idéias e conhecimento (informação estruturada e contextualizada) - possibilitam o desenvolvimento de uma idéia - ajudam a evitar duplicação de trabalhos - economizam tempo e recursos (materiais, humanos e financeiros)

3 Fontes informais de informação (canais de comunicação não estruturados): contatos pessoais, comunicações orais, internet (em parte: mensagens eletrônicas, listas de discussão, fóruns), mídia etc. Fontes formais de informação (canais de comunicação estruturados): publicações impressas ou eletrônicas, objetos (amostras minerais, obras de arte, peças de museu) etc. Tipos de fontes de informação:

4 Fontes Primárias: informação nova ou original, não submetida a interpretação ou condensação (revistas, livros, teses etc.) Fontes Secundárias: dados ou informação organizada segundo esquemas determinados. Produtos de análise de fontes primárias submetidas a descrição, condensação ou qualquer tipo de reorganização (revisões, dicionários, enciclopédias, bases e banco de dados etc) Fontes Terciárias: recompilação da informação contida nas fontes primárias e secundárias, dentro de um critério de organização, para torná-las mais acessíveis aos usuários (bibliografias, índices, abstracts etc.) Tipos de fontes de informação:

5 bases de dados são sistemas que podem guardar grandes quantidades de informação de uma forma estruturada, de modo a que possa ser consultada tão rapidamente quanto possível, por maior que seja a quantidade de informação armazenada. as bases de dados, reunidas, formam os bancos de dados. são armazenadas por meios ópticos ou magnéticos e acessadas local ou remotamente. fornecem informação atualizada (recursos estruturais), precisa e confiável (não dão a informação pela metade) e de acordo com a demanda (oferecem o que o usuário necessita). Bases de dados, banco de dados: o que são?

6 bases de dados referenciais: remetem às fontes primárias. bases de dados bibliográficos: incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Informam aos usuários o que foi publicado e onde se publicou. bases de dados catalográficos: representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. bases de diretórios: informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de guias e cadastros. Classificação das bases de dados:

7 bases de dados de fontes: contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. bases de dados numéricos: incluem dados numéricos e estatísticos. bases de dados de texto completo: contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. bases de dados textuais e numéricos: mistura de dados textuais e numéricos. bases de dados gráficos: apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos. Classificação das bases de dados (contin.):

8 bases de dados de fontes: (contin) bases de dados de periódicos: bases de dados de teses: bases de dados de patentes: bases de dados de normas técnicas: bases de dados legislativos: Classificação das bases de dados (contin.):

9 bases de dados bibliográficos: MEDLINE: medical literature online: indexa cerca de títulos de periódicos (29 são brasileiros) da área biomédica de âmbito internacional (cobre 60% da literatura americana). Produzida pela National Library of Medicine (Washington), desde Tem como produtos impressos: "Index Medicus", "Index to Dental Literature", "Nursing Index". Atualizada em CD-ROM trimestralmente. Também disponível via Internet. Algumas bases de dados de interesse farmacêutico:

10 bases de dados bibliográficos (contin.): LILACS: literatura latinoamericana en ciencias de la salud: produzida pela BIREME (Centro Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), desde 1982, indexa artigos de 542 títulos de periódicos (180 brasileiros), livros, teses, trabalhos apresentados em eventos, relatórios científicos e outros documentos não-convencionais de 37 países da América Latina e do Caribe. Editada em CD-ROM e Online via Internet. Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

11 bases de dados bibliográficos (contin.): EMBASE: produzida pela Elsevier Scientific Publications (Amsterdam), indexa artigos de cerca de títulos de periódicos (27 são brasileiros), além de outros documentos produzidos internacionalmente (cobre 75% da literatura européia). Tem como produto "Excerpta Medica" editada em cerca de 50 seções, dedicadas cada uma delas a um ramo da medicina.Disponível em CD-ROM e via Internet. Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

12 bases de dados bibliográficos (contin.): ISI: institute for scientific information: oferece o mais alto nível de acesso à informação, com produtos e serviços dirigidos a atender as necessidades informacionais de pesquisadores dos diferentes campos do conhecimento. Indexa cerca de itens entre periódicos e livros. Inclue 7 periódicos brasileiros. Oferece: índices de citação de artigos dos principais títulos de periódicos; "current contents" (sumários correntes de periódicos); índices de conteúdos de livros, de anais de eventos (proceedings) e de revisões científicas; análise de títulos de periódicos; fornecimento de documentos e texto completo de artigos, entre outros. Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

13 bases de dados bibliográficos (contin.): ISI: institute for scientific information (contin.): WEB OF SCIENCE: permite a busca de autores e seus trabalhos publicados e/ou citados nos periódicos indexados. Consiste de três bases de dados ("Science Citation Index Expanded", "Social Sciences Citation Index" e "Arts & Humanities Citation Index) que podem ser pesquisadas em separado ou simultaneamente. O resultado das buscas são apresentadas cronologicamente, por relevância, autor ou título do periódico. Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

14 bases de dados de texto completo: Ovid Technologies Inc. - produz base que permite o acesso a texto integral de artigos publicados em cerca de 90 títulos de periódicos médicos, via WWW, com a possibilidade de pesquisar as citações bibliográficas dos artigos (na íntegra ou na forma de resumo). Possui links com outras bases de dados bibliográficos como o MEDLINE, PsycINFO. Acesso: Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

15 bases de dados de texto completo (contin.): SCIELO - Scientific Eletronic Library Online (1997) - BIREME - coleção eletrônica de revistas científicas com textos completos dos artigos, disponíveis online. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe. Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

16 bases de dados de periódicos: SERLINE : base que reúne as publicações seriadas da National Library of Medicine, com dados de identificação e abreviatura dos títulos de periódicos que compõem a base de dados MEDLINE. Disponível em CD-ROM. Acesso: SeCS - Seriados em Ciências da Saúde: produzida pela BIREME, esta base reúne os títulos de periódicos do acervo das bibliotecas da América Latina e do Caribe componentes da rede BIREME. Disponível em CD-ROM. Acesso: Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

17 PORTAL BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: o portal de periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8117 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras e a 80 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito para as instituições participantes (entre elas, as universidades públicas). Algumas bases de dados de interesse farmacêutico (contin.):

18 SIBI: Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná 1 sede administrativa; 13 bibliotecas universitárias; 10 em Curitiba 3 externas (Palotina, Paranaguá, Pontal do Paraná); 1 biblioteca de ensino médio. Os recursos disponíveis na UFPR:

19 O Portal da informação da UFPR:

20 O Portal da informação da UFPR (contin.):

21 Catálogos: contém coleções de links categorizados ou subdivididos em diversos tópicos e subtópicos. Esses links são sugeridos pelas próprias pessoas que colocaram a informação na Internet (nem todos são aceitos para inclusão). Ex: Yahoo, Surf, Cadê. Índices: ferramentas de busca que oferecem um serviço mais abrangente, que geralmente indexa, palavra por palavra, cada um dos documentos existentes na Internet e na WWW. Ex: Altavista, Infoseek, Radal UOL, Google. Conseguem dar um bom tempo de resposta, pois são baseados nos chamados spiders (aranhas ou robôs de software) que realizam a indexação automática. Recursos de busca na internet:

22 Alguns recursos possíveis, independente da ferramenta da busca (catálogo ou índice): palavras, frases ou questões; consulta a índices em listas de assuntos específicos ou categorias (que remetem a subcategorias) disponíveis na tela principal ("home page"); uso de expressões booleanas (and, or, not, nor) para buscas avançadas; uso de aspas (" ") na recuperação de frases ou expressões; uso de asterisco (*) como truncamento de palavras (radicais); diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas; uso de sinais + (mais) e - (menos) para determinar a presença ou ausência de termos. Recursos de busca na internet (contin.):

23 Dispor de algum tempo para planejar o acesso às fontes de informação reflete em menores custos e maior eficiência na coleta, tratamento e análise da informação.

24 Chega por hoje? Então... Até a próxima aula!


Carregar ppt "AULA 3: Fontes de Informação Profa. Nilce Nazareno da Fonte Disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google