A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O Carnaval Bibliografia: –O Livro dos Espíritos, Allan Kardec –O Livro dos Médiuns, Allan Kardec –Nas fronteiras da Loucura, de Manoel P. de Miranda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O Carnaval Bibliografia: –O Livro dos Espíritos, Allan Kardec –O Livro dos Médiuns, Allan Kardec –Nas fronteiras da Loucura, de Manoel P. de Miranda."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 O Carnaval Bibliografia: –O Livro dos Espíritos, Allan Kardec –O Livro dos Médiuns, Allan Kardec –Nas fronteiras da Loucura, de Manoel P. de Miranda - Divaldo P. Franco –O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec –Pesquisa na Internet Trabalho realizado por Cândida Vieira

3 2 O que é o Carnaval? –De carnevalemen, significa o prazer da carne; –ou de carrus navalis, carro com enorme tonel, que distribuía vinho ao Povo, em honra ao deus Dionísio (também chamado Baco), na Roma antiga; –do Latim carne vale, isto é «adeus carne», corresponde aos dias de folguedo anteriores à Quarta-feira de Cinzas; –Período de certa permissividade associado ao uso de máscaras transformadoras. In Internet

4 3 Origem do Carnaval O Carnaval Originário tem como marco inicial a criação dos cultos agrários, aos deuses da Fecundidade (no Egipto, Pérsia, Fenícia, Creta, Babilónia...). Saudavam-nos com danças e cânticos para espantar as forças negativas que prejudicavam o plantio. O Carnaval Pagão (do séc. VII a.C. ao VI d.C.) começa com o culto a Dionísio e termina quando a Igreja adopta oficialmente o Carnaval, em 590 d.C. Sexo, bebidas, orgias e inversão de classes incorporam-se a estas festas. O Carnaval da Era Cristã - começam a surgir os primeiros sinais de censura limitando os festejos à época, antes da Quaresma. Procissão, Feiras, Difamação Pública, etc... In Internet

5 4 O que diz a Codificação... Livro Segundo: Mundo Espírita ou dos Espíritos Capítulo IX: Intervenção dos Espíritos no Mundo Corpóreo II- INFLUÊNCIA OCULTA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS NOSSOS PENSAMENTOS E AS NOSSAS ACÇÕES 459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas acções? - Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem. In O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec Eis...facto que prova a influência dos Espíritos sobre os Homens, sem que estes o percebam. In O Livro dos Médiuns, Q. 170

6 5 Manoel Philomeno de Miranda, Nas fronteiras da loucura As bátegas sucediam-se em abençoado...socorro,...espalhando as densas nuvens psíquicas de baixo teor vibratório que encobriam a cidade... Como acontecera nos anos anteriores, aquela 2ª. F de Carnaval convidava ao desaguar de todas as loucuras... As mentes...haviam produzido uma psicosfera pestilenta... na qual se nutriam...formas-pensamento de mistura com Entidades perversas......equipas operosas de trabalhadores espirituais em serviços de emergência, revezavam-se, infatigáveis... In Nas Fronteiras da Loucura, cap.1 (págs 19 e 20) A população invisível ao olhar humano era...maior... Disputavam-se como chacais a vampirização das vítimas... Estimulavam a sensibilidade e as libações alcoólicas de que participavam, ingeriam drogas... Cap. 2 (pág. 24)

7 6 Podíamos registar que muitos fantasiados haviam obtido inspiração para as suas expressões grotescas, em visitas a regiões inferiores do Além... Perdendo-se nos períodos mais recuados, as origens do carnaval podem ser encontradas nas bacanalia, da Grécia, quando era homenageado o deus Dionísio. Anteriormente, os trácios entregavam-se aos prazeres colectivos, como quase todos os povos antigos. Mais tarde, apresentavam-se estas festas, em Roma, como saturnalia, quando se imolava uma vítima humana...no seu infeliz carácter pagão.Depois, na Idade Média, aceitava- se com naturalidade: Uma vez por ano é licito enlouquecer, tomando corpo, nos tempos modernos, em 3 ou mais dias de loucura, sob a denominação, antes, de tríduo momesco, em homenagem ao rei da alegria.. Há estudiosos do comportamento e da psique, sinceramente convencidos da necessidade de descarregarem-se as tensões e recalques nesses dias em que a a carne nada vale, cuja 1ª sílaba de cada palavra compôs o verbete carnaval. In Nas fronteiras da Loucura, Cap.6 (págs 51/2)

8 7 Posto Central de Atendimento... Pude observar...o acampamento de emergência socorrista ocupava quase toda a área da Praça... Substância ectoplasmática, retirada das pessoas residentes nas cercanias, como da Natureza, foi movimentada para a edificação do conjunto e das muralhas defensivas que renteavam, internamente, com as grades que resguardam o parque aprazível.... Voluntários adestrados, premunidos de recursos magnéticos, postavam-se em vigília nos portões de acesso, enquanto outros rondavam pelas fronteiras da construção, significando protecção e resistência pacífica contra o mal... Amplos barracões, à semelhança de tendas revestidas de lona, espalhavam-se, interligados num conjunto harmonioso, com equipamentos especiais para os diversos tipos de atendimento que ali seria processado. Desde o sábado, as ocorrências inditosas tomaram corpo mais volumoso. In Nas fronteiras da loucura, Cap. 7 (págs. 57/8)

9 8 Apontamentos necessários No último dia de Carnaval..., aguardávamos maior soma de actividades, em razão dos excessos... In Cap. 13 (pág. 97) Pairava no ar, uma psicosfera tóxica, de alucinação.... Desejava convidá-lo para participar da nossa reunião mediúnica,...na Casa Espírita... Meu Pai até hoje trabalha e eu também trabalho. Jesus (João: 5-17) Certamente que o repouso é uma necessidade...Sempre haverá, no entanto, aqueles que permanecem e podem prosseguir sustentando, pelo menos, algumas actividades na Casa Espírita... Nestes dias, nos quais são maiores e mais frequentes os infortúnios...é que se deve estar a posto no lar da caridade, a fim de poder-se ministrar socorro. In Cap. 17 (pág. 123 a 126) Pessoas mais amadurecidas utilizam-se dos feriados carnavalescos para estudos, meditações, encontros de renovação espiritual e lazer. In Nas fronteiras da loucura,Cap. 19 (pág. 138)

10 9 Consequências É uma vítima de homicídio cruel. Passeava com a esposa e a filha, observando os desfiles..., quando 2 mascarados passaram, da brincadeira sem consequências, à sistemática perseguição...sem qualquer respeito... O passeio de inocente recreação familiar, terminava em resultado infausto. In Cap. 22 (págs 156/7) Já passava da 1 h da manhã de 4ª f, quando...nefasta cilada que...da Treva armavam, para alcançar...alguns foliões que se divertiam, quando retornassem ao lar... Eram 6 Espíritos de terrível catadura, que não ocultavam as disposições infelizes que os animavam. Faziam-se dirigir por cruel e indigitado ser... - Irei utilizar-me de Júlia,...atirando sobre ela um maníaco sexual, embriagado, para gerar confusão... Antes, inspirá-la-ei à bebida... Farei que saiam precipitados e tomem o carro...arrojando o automóvel contra qualquer outro veículo... Então os teremos... In Nas fronteiras da loucura, Cap. 23 (págs 164, 167 e 168)

11 10 O Amor de Deus operando... A vítima de homicídio cruel - recebeu do Benfeitor recursos pacificadores...com a aplicação de técnica hemostática. Sob a acção vigorosa dos fluidos superiores, o doente serenou,...penetrando o sono profundo, reparador... O homicida necessita do cerceamento da liberdade para ser reorientado e dignificar-se. In Cap. 22 (págs 157/8) Os que queriam provocar um acidente - Nesse momento, quando se dispunham a partir, o nosso abençoado Mentor fez- se aperceber, o que lhes causou instântanea reacção de desagrado, senão de revolta. - Irmãos...já é tempo de cuidardes da vossa paz... Não desejo interferir nos vossos planos, que vos pertencem. Tendes sofrido muito... Até quando? Jesus espera por nós,...sem qualquer exigência... Vinde à paz. No silêncio...que se fez,...o antes odiendo obsessor...atirou- se-lhe nos braços como se fora uma criança indefesa, a chorar. In Nas fronteiras da loucura, Cap. 23 (págs168/9 e 170)

12 11 Elucidações... PRECE: Os selectores de Preces facultavam ligações com os Núcleos Superiores da Vida, ao mesmo tempo intercambiando forças de auxílio aos orantes..., enquanto aparelhagens específicas acolhiam pensamentos e forças psíquicas que se transformavam em agentes energéticos que irradiavam correntes diluentes das condensações deletérias. In Nas fronteiras da loucura, Cap. I (pág. 21) CONVITE AO OPTIMISMO: Postos de Socorro Cristão, Núcleos de Apoio, Centros de Atendimento...sustentados por abnegados Agentes do Bem, sempre dispostos à acção da Misericórdia... Não se esqueça...que o Bem está sempre vencendo. O que observamos, são remanescentes do passado de todos nós,ainda não superado, que permanece retendo-nos na retaguarda das dissipações, embora a voz e o magnetismo do Cristo nos esteja arrastando das sombras para a luz, que já estamos entendendo e aceitando. In Cap. 19 (págs 137/8/9)

13 12 O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XVII: Sede Perfeitos Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações... In Cap. XVII: Bons Espíritas Fostes chamados a entrar em contacto com espíritos de natureza diferente, de caracteres opostos; não choqueis nenhum daqueles com os quais vos encontrardes. Sede alegres, sede felizes, mas da alegria que dá uma boa consciência... A virtude não consiste em tomar um aspecto severo e lúgubre... In Cap. XVII: O Homem no Mundo Cap. XXV: Buscai e achareis Ajuda-te e o Céu te ajudará...pedi a força para resistir ao mal e a tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão...mas pedi com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade... In Cap. XXV: Ajuda-te e o Céu te ajudará


Carregar ppt "1 O Carnaval Bibliografia: –O Livro dos Espíritos, Allan Kardec –O Livro dos Médiuns, Allan Kardec –Nas fronteiras da Loucura, de Manoel P. de Miranda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google