A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde - LIRES/EPSJV/Fiocruz Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde - LIRES/EPSJV/Fiocruz Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M."— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde - LIRES/EPSJV/Fiocruz Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M. Cunha Colaboração de Estatística: Márcio Candeias Marques Colaboração DATASUS : José Vargens Marina Moreira - Estagiária

2 Finalidade: levantar as modificações no processo de trabalho dos Serviços de Registros e Informações em Saúde- (SRIS), visando identificar os requisitos atuais para um profissional atuar em tal área. Objetivo: Subsidiar as reformulações necessárias aos cursos de Registros e Informações em Saúde (RIS) Setores investigados: Arquivo, Admissão/Matrícula, Estatística, Sistemas de informações/Faturamento, Informática.

3 CONTEXTUALIZAÇÃO A necessidade de pessoal capacitado para produzir e utilizar as informações em saúde é vista como estratégica pelo nível gerencial do SUS. a força de trabalho lotada nos serviços de RIS vem sendo tradicionalmente requisitada entre funcionários desviados de função, sem formação ou treinamento específico (Perrone, 1983) A clareza dessa situação, aliada a preocupação das instituições de saúde com a formação desses profissionais tende a modificar o quadro apresentado.

4 A qualificação na área de registros de saúde visa: criar condições favoráveis para facilitar a continuidade do tratamento ao paciente; Permitir a investigação e a pesquisa científica; Possibilitar a avaliação da qualidade da assistência; Subsidiar as atividades de planejamento das ações de saúde e a aplicação de recursos. Habilitação em Registros e Informações em Saúde reconhecida pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 353/1989)

5 Estudo transversal Amostra estratificada (por região de saúde e tipo de unidade) Base para seleção das unidades: CNES ( Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)

6 Amostra: 314 unidades de todas as regiões de saúde do Estado

7 Tópicos do questionário : Estruturação organizacional do SRIS; Atribuições de cada setor, quantitativo de pessoal; Qualificação dos profissionais por setor; Dificuldades inerentes às funções desempenhadas Conhecimentos específicos na área de Informação e Informática em Saúde

8 O formSUS foi desenvolvido para atender a finalidade do SUS e dos órgãos públicos parceiros. Assim qualquer profissional ou técnicos de instituições podem criar formulários. Não podem ser utilizados para fins privados ou pessoais, mesmo sob a responsabilidade dos funcionários dessas instituições.

9 Contato telefônico – anotação do Envio do formulário ao Diretor (autorização) Retorno da autorização Envio do questionário eletrônico ao funcionário

10

11 O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer novas coisas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – homens criativos, inventivos e descobridores.... Piaget Obrigada


Carregar ppt "Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde - LIRES/EPSJV/Fiocruz Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google