A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Workshop Atuação Internacional da Embrapa Diagnóstico e levantamento de informações com os Articuladores Internacionais da Embrapa Realizado de 27 de setembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Workshop Atuação Internacional da Embrapa Diagnóstico e levantamento de informações com os Articuladores Internacionais da Embrapa Realizado de 27 de setembro."— Transcrição da apresentação:

1 Workshop Atuação Internacional da Embrapa Diagnóstico e levantamento de informações com os Articuladores Internacionais da Embrapa Realizado de 27 de setembro a 3 de outubro de 2013

2 Como está estruturada a área de articulação/cooperação internacional em sua unidade?

3 Atualmente o posto de articulador internacional está associado a função ou cargo de confiança?

4 Na sua unidade existe um perfil específico definido para o articulador internacional (em termos de formação, experiência, etc.)?

5 Perfil preferencial Que tenha fluência em uma segunda língua, inglês (preferencial), espanhol ou francês Bom trato pessoal face a diferentes nacionalidades e aos pesquisadores Facilidade de expressão e comunicação Atuar diretamente com os principais macroprocessos da Unidade Saber prospectar as oportunidades de cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento com instituições de renome internacional. Ter conhecimento ou ter vivenciado experiências como pesquisador ou gestor em projetos executados no exterior. Conhecer a experiência do sistema de pesquisa do Brasil e de outros países, forma de captação de recursos, de execução e apresentação de resultados. Buscar a inserção de forma ativa da unidade em projetos de redes internacionais de interesse que venham gerar benefícios aumentando a cooperação entre instituições.

6 Sobre sua atividade como Articulador Internacional: você tem experiência internacional (como participação na elaboração ou na execução de projetos, vivência no exterior, trabalho em outras funções relacionadas)?

7

8 Qual é o percentual dos projetos internacionais em execução registrados (apropriados) no IDEARE? Média 12,2% Varia de 0 a 90%

9 Há plano de trabalho específico desenvolvido para os Articuladores Internacionais ou Núcleos de Articulação/Relação Internacional?

10 Sugestões para melhorar o reconhecimento da participação dos funcionários de sua unidade nas ações e projetos internacionais 1)Formalização da área de Articulação Internacional no Regimento Interno das UDs com descrição das atribuições específicas, perfil do AI, período mínimo e máximo de atuação. 2)Inclusão e valorização das atividades internacionais nos sistemas de avaliação de desempenho profissional; 3)Ampliar a visibilidade das ações internacionais da UD (interna e externamente) por meio de ações de comunicação, relatórios, etc. - informar a Embrapa sobre a necessidade e os ganhos para a empresa (e para o Brasil) com a internacionalização.

11 Sugestões para melhorar o reconhecimento da participação dos funcionários de sua unidade nas ações e projetos internacionais 4)Formalização da área de Articulação Internacional no Regimento Interno das UDs com descrição das atribuições específicas, perfil do AI, período mínimo e máximo de atuação, etc. 5)Inclusão e valorização das atividades internacionais nos sistemas de avaliação de desempenho profissional; 6)Ampliar a visibilidade das ações internacionais da UD (interna e externamente) por meio de ações de comunicação, relatórios, etc. 7)Implementar um sistema de gratificação para a função de AI.

12 O articulador internacional e outros colegas que exercem atividades relacionadas com projetos e ações internacionais tem essas atividades registradas nos respectivos SAAD?

13 Como você avalia a interação de sua unidade com a SRI?

14 Principais problemas enfrentados Jurídica – processos longos, complexos, rigorosos, dificuldades de entendimentos, modelos de contrato unilaterais, atendendo aos interesse da Embrapa exclusivamente Técnica - poucos colaboradores com domínio da língua inglesa e espanhola Falta de material informativo publicado nas línguas inglesa e espanhola Elevada demanda local

15 Problemas Complexidade na burocracia para: - celebração de instrumentos jurídicos para fins de pesquisa - recebimento de bolsistas e pesquisadores - procedimento para saída do país, mesmo em países fronteiriços. Administrativa - pouco diálogo entre as UDs, SRI e demais setores como DTT e DPD. Falta de verba destinada à recepção de delegações/comissões

16 Problemas Estágios de pesquisadores e estudantes estrangeiros nas unidades com a finalidade de executar/participar de atividades de pesquisa Restrição financeira em projetos em que está envolvida a ABC Faltar de normas sobre a organização e funcionamento da articulação internacional em BCA Falta de POPs no Guia de relações Internacionais

17 Tendo em vista a análise realizada nos pontos anteriores, como você considera a atuação internacional da sua unidade no momento: (favor explicar)

18 Sugestões Promover a interação entre os articuladores das diversas Unidades da Empresa Oferta de treinamento e ou orientação da SRI Melhorar a comunicação, criar canais de comunicação entre os articuladores, tipo foruns, para compartilhar oportunidades Criação de um passo a passo sobre a elaboração de parcerias internacionais.

19 Sugestões Criação de uma equipe de contratos para ajudar na elaboração dos mesmos SRI descentralizar atividades, tanto para representações regionais da Embrapa nos continentes, como para as Unidades, a sua atuação internacional As Unidades deveriam ter um cadastro de seus parceiros internacionais e um veículo de comunicação voltado a especificamente a este público. Planejamento e exercício da priorização das parcerias


Carregar ppt "Workshop Atuação Internacional da Embrapa Diagnóstico e levantamento de informações com os Articuladores Internacionais da Embrapa Realizado de 27 de setembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google