A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO: o estímulo à iniciativa, a curiosidade e a reflexão crítica frente à aprendizagem; a compreensão da cidadania como participação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO: o estímulo à iniciativa, a curiosidade e a reflexão crítica frente à aprendizagem; a compreensão da cidadania como participação."— Transcrição da apresentação:

1

2 AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO: o estímulo à iniciativa, a curiosidade e a reflexão crítica frente à aprendizagem; a compreensão da cidadania como participação social e política; o reconhecimento das possibilidades e potencialidades de cada aluno conforme o momento em que vive; a percepção de ser agente atuante da transformação do ambiente; a utilização de diferentes linguagens para expressão, interpretação e uso de todas as produções culturais; a capacidade de desenvolver o conhecimento de si mesmo, a capacidade efetiva, física, cognitiva e ética; a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e produzir conhecimento; a compreensão do significado dos saberes das disciplinas e do processo histórico de transformação da sociedade e da cultura. PLANO PEDAGÓGICO

3 Sua preocupação é... a de fazer refletir sobre si mesmo, sobre o mundo peculiar que cria e sobre as necessárias ligações com a sociedade ao redor. Seu interesse é... fazer perceber e analisar sucessos e insucessos, produzir conhecimento e discussão a partir deles, ou seja, pensar e pensar-se para fazer pensar. Sua necessidade é... fazer com que todos aqueles que compõem a comunidade educativa conheçam esses ideais e os compartilhem. Esses ideais se revelam através da: PLANO PEDAGÓGICO

4 Por intermédio da VISÃO, a escola sabe para onde quer ir e o que quer ser no futuro. A VISÃO aponta a direção estratégica. A partir da VISÃO, a escola não precisa prever o futuro: ELA O CONSTRÓI. O QUE É ?

5 A DO MATER DEI Sermos reconhecidos como uma ESCOLA DE QUALIDADE, onde todos os alunos tenham as melhores oportunidades de aprendizagem. Isto será alcançado com pessoas competentes, motivadas e comprometidas, centradas no desenvolvimento de competências requeridas ao homem contemporâneo.

6 MISSÃO é a razão de ser de uma escola, é a justificativa por meio da qual ela serve à sociedade. Por que o MATER DEI existe? Para prestar serviços educacionais de qualidade para cada um e para todos que buscam na escola uma postura comprometida com a formação integral do indivíduo. O QUE É ?

7 A DO MATER DEI Garantir uma EDUCAÇÃO INTEGRAL para todos os alunos, diferenciando-se pelo comprometimento com a formação PEDAGÓGICA, com a formação MORAL, com a formação SOCIAL, com a formação AMBIENTAL, com a formação FINANCEIRA e com a formação ÉTICA. Contribuir para a QUALIDADE DE VIDA dos alunos e de suas famílias.

8 O QUE SÃO ? Os VALORES representam a essência da identidade do MATER DEI. Eles refletem uma estrutura de como se comportar e se relacionar com as pessoas, dentro e fora da escola. A prática dos VALORES levará a escola a um nível elevado de desempenho, ao mesmo tempo em que transforma a todos em agentes de consolidação de uma cultura educativa com ALTO PADRÃO DE EXCELÊNCIA.

9 OS DO MATER DEI

10 Nosso OBJETIVO é atender, de forma harmônica, todas as necessidades educacionais de nossa comunidade, cuidando da aprendizagem, do desenvolvimento moral, da responsabilidade social, do comprometimento com o meio ambiente e da inserção na realidade econômica e profissional brasileiras, envolvendo neste processo todos os alunos de nossa escola. FOCO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

11 O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Alunos com as melhores e mais atualizadas oportunidades de aprendizagem de conceitos, procedimentos, atitudes e valores, planejadas e assumidas por toda a equipe e baseada em princípios éticos, estéticos, sociais, financeiros e ambientais. Parcerias responsáveis que compartilhem a MISSÃO da escola, ampliando e dando coerência e consistência às suas ações. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Comprometimento para alcançar os resultados propostos. Autonomia responsável, ética, confiança, comprometimento coletivo. Pleno conhecimento da MISSÃO, dos VALORES, do PLANO PEDAGÓGICO. FOCO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

12 Respeitamos as diferenças, estimulamos a reflexão e a diversidade, a postura adequada e cidadã em nosso ambiente escolar, em termos de pensamento, idéias e atitudes. Valorizamos as capacidades e as contribuições de cada um, reconhecendo que o tempo que o aluno passa em nossa escola é parte fundamental de uma vida plena. RESPEITO E INTEGRIDADE

13 O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Garantir espaço para que se experimente a diversidade e o respeito à alteridade. Garantir afetividade nas relações pessoais e respeito pelo próximo, compreendendo o sentido universal dos direitos humanos e de cidadania. Aceitar e valorizar diferenças, mas ser capaz de fazer avaliações, opções e comparações éticas e estéticas. Desenvolver consciência crítica e princípios de solidariedade, como elementos essenciais na formação da pessoa e do cidadão. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Lealdade no seu relacionamento com os colegas e com a escola. Tratar os outros como gostaria de ser tratado. Transparência em seu comportamento e em suas comunicações, evitando mal-entendidos. Preservação das informações de caráter sigiloso da escola. RESPEITO E INTEGRIDADE

14 Temos orgulho de trabalhar em equipe para construir relações mais ricas e produtivas. Encarar diferenças de forma positiva, respeitar habilidades, potencial e criatividade de cada aluno nos levará a resultados superiores, que irão garantir posição de reconhecimento entre as escolas de referência em São José dos Campos, exercendo influência na educação brasileira. TRABALHO EM EQUIPE

15 O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Uma equipe de alta qualidade, motivada, comprometida e realizada com seu trabalho. Capacidade criativa e dinâmica de trabalho. Compartilhar e avaliar com os pais as preocupações educacionais e os resultados de suas ações. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Capacidade de partilhar a VISÃO institucional que deve servir-lhe de inspiração, motivando-o e envolvendo-o, dando coerência e consistência às suas ações. Capacidade reflexiva. Críticas construtivas, elogios e estímulo para que a equipe contribua para a tomada de decisões. Iniciativa para buscar informações a fim de resolver problemas, antes de que eles possam aparecer. Prática da comunicação formal e informal, de forma honesta, contínua e transparente. TRABALHO EM EQUIPE

16 Confiança CONFIANÇA é gerada a partir do trabalho responsável e bem realizado, da percepção das expectativas da comunidade escolar e da oferta de soluções e benefícios que atendam essas necessidades. A confiança plena será resultado da prática dos princípios que orientam o ensino do MATER DEI. CONFIANÇA

17 O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Um espaço de conhecimento marcado pela intenção educativa e pelo diálogo amplo. Relacionamento harmônico com seus clientes, cuja base é a relação respeitosa com as famílias de seus alunos. Antecipação das necessidades dos clientes, por meio do monitoramento contínuo do seu grau de confiança e de satisfação. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Entusiasmo para atender ao cliente e para ajudá-lo a resolver seus problemas. Comprometimento com a resolução do problema até a solução final. Compreensão e uso da prática do senso de prioridades para atender às diversas questões que se apresentarem. Ações inovadoras e criativas frente a problemas ou a situações imprevistas, recusando fórmulas irrefletidas e respostas predeterminadas. CONFIANÇA

18 A COERÊNCIA é necessária em cada pessoa, em cada nível e em cada atitude do nosso Colégio. E sua prática constante levará à CONSISTÊNCIA de nossa ação educacional. COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA

19 O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Definição de metas coerentes e constantemente avaliadas. Desenvolvimento da consciência crítica e de princípios de solidariedade, como elementos essenciais na formação da pessoa e do cidadão. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Iniciativa para melhorar e manter o seu desempenho tendo como eixo a MISSÃO definida para o Colégio. Abertura para novas idéias, buscando melhores práticas e melhores resultados dentro dos padrões de desempenho do Colégio. Orgulho do trabalho que se realiza e do Colégio a que pertence. Padrão de justiça e respeito nos critérios de comportamento e relacionamento com seu público. COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA

20 Trabalhamos para superar sempre metas organizacionais, preocupados com os conteúdos regulares de cada área, com os vínculos entre disciplinas, com a contextualização da aprendizagem, respeitando a peculiaridade do aluno de cada faixa etária e estabelecendo critérios para o seu constante crescimento pedagógico e pessoal. Ser ESCOLA DE REFERÊNCIA, reconhecida e fidelizada pelas famílias, aguça-nos a vontade de estar sempre entre as melhores e de oferecer sempre o nosso melhor- o esforço e a satisfação de realizar a educação comprometida a que nos propomos. ESTAR ENTRE AS MELHORES

21 O QUE SE PODE ESPERAR DO MATER DEI Ambiente sadio onde o sentido de ser o melhor visa o bem-estar da comunidade. Oportunidade de melhoria pessoal e profissional. Incentivo a práticas educacionais que ajudem na conscientização pedagógica, na capacidade de tomar decisões, na importância da responsabilidade social, na busca do conhecimento e da formação cultural, na formação do estudante - cidadão. Incentivo à criatividade e engenhosidade. Oportunidade para o aluno ser ético e saber negociar. O QUE O MATER DEI ESPERA DO SEU PESSOAL Orgulho do trabalho que realiza e do Colégio a que pertence. Contribuição para que o Colégio seja reconhecido e respeitado. O melhor de si para o alcance dos objetivos do Colégio. Convívio harmonioso e ético. Práticas de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e felicidade das pessoas. Espírito de competição saudável. ESTAR ENTRE AS MELHORES

22


Carregar ppt "AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO: o estímulo à iniciativa, a curiosidade e a reflexão crítica frente à aprendizagem; a compreensão da cidadania como participação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google