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Sua empresa está preparada para o eSOCIAL? Palestrante: Carlos Alexandre.

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Apresentação em tema: "Sua empresa está preparada para o eSOCIAL? Palestrante: Carlos Alexandre."— Transcrição da apresentação:

1 Sua empresa está preparada para o eSOCIAL? Palestrante: Carlos Alexandre

2 Folha de pagamento digital SPED - Previdenciário EFD - Previdenciário E – Fopag EFD – Folha EFD – Social Nomenclatura

3 Cenário Atual

4 Consequências Dificuldades Garantir os direitos do Trabalhador 2,5 milhões de trabalhadores com vínculos extemporâneos incluídos no CNIS em 2012; R$ 2 bilhões levantados/recolhidos de FGTS sob ação fiscal; 30% dos trabalhadores autônomos na informalidade. Estudos apontam para 6 milhões de empregados domésticos e apenas 1,5 milhão tem inclusão previdenciária. Complexidade para cumprimento das obrigações Somos o pior país do mundo no quesito: tempo gasto para pagar impostos Baixa qualidade das informações das bases de dados do governo R$ 4 bilhões lançados em 2012 de diferença Folha de pagamento X GFIP Fraudes e pagamentos indevidos de Seguro Desemprego e Abono Salarial Mais de um bilhão de reais em fraudes nos benefícios previdenciários.

5 O Que é o ? O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Decreto nº de 22 de Janeiro de 2007 Institui o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped. Art. 2o O Sped é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. (Redação dada pelo Decreto nº 7.979, de 2013)

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14 O que muda? Mudança na gestão e cultura; Integração das rotinas do departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho, recursos humanos e departamento jurídico, tendo em vista a geração de informações tempestivas; Impacto em termos de tecnologia e processos, envolvendo grande número de informações; Trabalhadores com acesso às informações de seu vínculo empregatício ; Redução de custos com emissão de papel e armazenamento dos mesmos; Necessidade de melhoria na gestão de contratos de terceirizações, nas retenções previdenciárias e nos processos trabalhistas.

15 Benefícios Integração das obrigações acessórias; Agilidade na prestação de informações aos órgãos competentes; Segurança na guarda de documentação; Melhoria no controle da remuneração tendo em vista a descrição de cargos e salários e equiparação salarial; Melhoria dos processos de aposentadoria dos empregados; Transparência fiscal

16 Implicações Aumento na agilidade e capacidade de fiscalizações; Redução das fraudes e sonegações, aumentando a arrecadação federal.

17 Como se preparar? As práticas trabalhistas e previdenciárias deverão ser aperfeiçoadas, construindo uma gestão eficiente de pessoal e de políticas internas; Aprimoramento na gestão dos processos inerentes à administração de pessoal; Verificação e padronização das verbas da folha de pagamento, procedimentos e parâmetros utilizados nas rotinas do departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho e recursos humanos; Envolvimento da área de tecnologia da informação para adequação do sistema da empresa ao eSocial, conforme especificações da Receita Federal; Implantação de plano de cargos e funções bem definidos

18 Quais são os desafios? A preparação para o eSocial envolve mudanças nas operações da empresa que vão além dos aspectos tecnológicos de integração com o ambiente do eSocial.

19 A empresa deve se preparar adequadamente para responder a importantes perguntas, como: O que é preciso mudar nos procedimentos de contratação e gestão de pessoas? Como garantir que as rotinas trabalhistas e previdenciárias sejam organizadas e executadas de forma correta? Qual a amplitude dos impactos culturais resultantes das transformações provocadas pelo eSocial? Que controles devem ser implantados para garantir a conformidade de agora em diante? Quem será responsável por preparar as informações e garantir seu envio adequado para o ambiente do eSocial?

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21 COMO A MAPAH PODE AJUDAR? Interpretação técnica da legislação do eSocial Mapeamento dos gaps de cadastro Revisão de procedimentos e das tabelas de incidências Análise do ambiente tecnológico e dos controles internos Verificação da adequação e da qualidade dos dados exigidos pelo eSocial Matriz de recomendações para adequação aos requisitos do eSocial Integração do RH com as demais áreas envolvidas com o eSocial Redesenho dos processos internos e do fluxo das informações Revisão da estrutura, dos papéis e das responsabilidades Implementação das soluções e entrega do eSocial Implantação/Terceirização de cessão de mão-de-obra qualificada

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24 OBRIGADO


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