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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fiscalização Tributação Atendimento Arrecadação e Cobrança PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre.”

3 RESULTADOS PROCESSOS INTERNOS RECURSOS MAXIMIZAR A ARRECADAÇÃO
“Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre.” Ser a mais eficiente Administração Tributária do Brasil RESULTADOS MAXIMIZAR A ARRECADAÇÃO OTIMIZAR CUSTOS CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OPERACIONAL INSTITUCIONAL INOVAÇÃO REGULATÓRIO & SOCIAL Elevar Cumprimento Espontâneo Aumentar a Percepção de Equidade da AT Melhorar a Eficiência dos Processos Internos Reduzir o GAP Fiscal Garantir a Transparência Promover o Desenvolvimento Contínuo da Legislação PROCESSOS INTERNOS Ampliar a Base Tributária Melhorar a Comunicação com o Público Interno e Externo Elevar Risco Subjetivo Ampliar Controles Internos Assegurar Excelência na Prestação de Serviços Ampliar Rede de Relacionamento Promover Modelo de Gestão Estratégica por Resultados Estreitar Relação com Instituições Parceiras CAPITAL HUMANO CAPITAL DE INFORMAÇÃO CAPITAL ORGANIZACIONAL Alocar Pessoas Certas no Lugar Certo Promover Desenvolvimento de Liderança RECURSOS Assegurar Capacitação Técnica Adequada Assegurar Soluções de TI Adequadas às Necessidades Estratégicas Alinhar Incentivos e Recompensas com um Sistema Justo de Avaliação por Desempenho Promover Ambiente de Integração, Cooperação, Socialização e Valorização de Todos os Servidores

4 Administração Tributária
Desmembramento do Mapa Estratégico por Macroprocesso Administração Tributária Fiscalização Arrecadação Cobrança Atendimento Tributação TI RH

5 Secretaria Adjunta da Receita
Órgãos Colegiados Diretoria de Administração Tributária Comissão de Legislação Conselho de Contribuintes Auditoria Interna Inteligência Fiscal Projetos Fiscalização Arrecadação e Cobrança Tributação Atendimento Auditoria (Ação Fiscal em Estabelecimentos) IPVA Adm. Processos Tributários Coordenação das Agências Substituição Tributária Classificação Legislação Trânsito (Mercadorias em Trânsito) Obrigações Acessórias (Documentação Digital) Gerências Fiscalização Interior Estudos Econômico Fiscais SIMPLES Nacional Arrecadação e Cobrança ITCMD Cadastro

6 Secretaria Adjunta da Receita
Órgãos Colegiados Diretoria de Administração Tributária Comissão de Legislação Conselho de Contribuintes Auditoria Interna Inteligência Fiscal Projetos Fiscalização Arrecadação e Cobrança Tributação Atendimento Auditoria (Ação Fiscal em Estabelecimentos) IPVA Adm. Processos Tributários Coordenação das Agências Substituição Tributária Classificação Legislação Trânsito (Mercadorias em Trânsito) Obrigações Acessórias (Documentação Digital) Gerências Fiscalização Interior Estudos Econômico Fiscais SIMPLES Nacional Arrecadação e Cobrança ITCMD Cadastro

7 ARRECADAÇÃO E COBRANÇA
Controle da Arrecadação Efetiva Controle do Cumprimento das Obrigações Análise de Cenários Previsão de Receitas Controle do Cadastro Controle das Isenções e demais benefícios Captação de Novos Contribuintes Controle das Restrições Gestão da Dívida Ativa Forçar o Cumprimento Extemporâneo Controle dos Inadimplentes

8 ARRECADAÇÃO E COBRANÇA
CONTROLE

9 Arrecadação Treinamento Melhores Práticas Aumento da Base Tributária
MAXIMIZAR A ARRECADAÇÃO Elevar Cumprimento Espontâneo Aumento da Base Tributária Redução da Inadimplência Entender as Necessidades do Contribuinte Comunicação Eficiente Soluções Simples Administrar Carteira de Adimplentes Eficiência da Classificação Entender o GAP Fiscal Fomentar Estudos Econômicos Fiscais Eficiência dos Processos Treinamento Melhores Práticas

10 Processo Estratégico: Arrecadação BSC Mapa Objetivos Indicadores Metas
Resultados Implementar Gestão de Contribuintes; Reduzir a Inadimplência das obrigações acessórias; Ampliar a porcentagem de pagamentos efetuados no prazo; Reduzir perda de receita por erros materiais; Percentual de novos contribuintes; Percentual de Inadimplências em Obrigações Acessórias; Evolução dos Pagamentos no prazo; Aumentar a Base Tributária Redução da Inadimplência Elevar Cumprimento Espontâneo Clientes Manter os Contribuintes Informados sobre sua situação fiscal; Criar ferramentas simples e acessíveis via WEB; Criar Manuais de Procedimentos para os Contribuintes; Percentual de Agentes Arrecadadores Credenciados; Tempo médio de Processos de Inscrição Estadual; Soluções Simples Comunicação Eficiente Entender as Necessidades dos Contribuintes Processos Internos Promover Controle, Utilização e Qualidade das Informações do DAM e do SPED; Realizar Estudo sobre a Gestão do IPVA; Gerir a Qualidade do Cadastro de Contribuintes; Manter erro de classificação em níveis aceitáveis; Tempo médio da Classificação; Administrar a Carteira de Adimplentes Entender o GAP Fiscal Fomentar Estudos Econômicos Fiscais Eficiência da Classificação Melhorar a Eficiência dos Processos Internos Aprendizado Garantir que o Treinamento adequado à função seja oferecido; Garantir que todos os servidores tenham acesso aos treinamentos; Documentar as melhores práticas para garantir uniformização; Quantidade de Cursos Realizados; Quantidade de Servidores Capacitados; Quantidade de Práticas Padronizadas e Documentadas; Treinamentos Melhores Práticas

11 Cobrança Treinamento Melhores Práticas
MAXIMIZAR A ARRECADAÇÃO Recuperação de Créditos Tributários Aumentar a Arrecadação de Débitos Vencidos Reduzir Estoque de Dívida Ativa Entender as Necessidades do Contribuinte Comunicação Eficiente Cobrança Amigável Maior Rapidez na Cobrança Gerenciamento do Risco Melhorar a Eficiência Administrar Carteira de Inadimplentes Treinamento Melhores Práticas

12 Processo Estratégico: Cobrança BSC Mapa Objetivos Indicadores Metas
Resultados Melhorar a Cobrança de Débitos Vencidos; Melhorar a comunicação com a PGE; Aumentar Recuperação de Débitos da Dívida Ativa; Estoque da Dívida Vencida; Relação Dívida Vencida e Arrecadação; Aumentar a Arrecadação de Débitos Vencidos Reduzir o Estoque de Dívida Vencida Clientes Criar soluções de cobrança amigável; Mapear os Motivos que levam à inadimplência; Manter o Contribuinte Informado de todas as possibilidades de quitar suas dívidas; Cobrança Amigável Comunicação Eficiente Entender as Necessidades dos Contribuintes Processos Internos Criar soluções eficazes para cada perfil de contribuinte; Verificar a Efetividade das Soluções; Criar mecanismo de Gestão de Risco dos créditos e dos Contribuintes; Alterar legislação para prever Cobrança Amigável sem incidência de multa punitiva; Tempo Médio em Cobrança Coativa das NE's; Amplitude da Cobrança; Administrar a Carteira de Inadimplentes Maior Rapidez na Cobrança Administrativa Gerenciamento do Risco Melhorar a Eficiência dos Processos Internos Aprendizado Garantir que o Treinamento adequado à função seja oferecido; Garantir que todos os servidores tenham acesso aos treinamentos; Documentar as melhores práticas para garantir uniformização; Quantidade de Cursos Realizados; Quantidade de Servidores Capacitados; Quantidade de Práticas Padronizadas e Documentadas; Treinamentos Melhores Práticas


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