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Os múltiplos papéis da área de RH Regina Silvia Pacheco, EAESP-FGV V CONGESP RN 2011.

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1 Os múltiplos papéis da área de RH Regina Silvia Pacheco, EAESP-FGV V CONGESP RN 2011

2 tendências OCDE descentralização redução de funcionários de apoio metasremuneração variável normas menos controles boas práticas informações sobre remuneração para dirigentes ingressos laterais desafios estratégicos aproximação público/privado desempenho do órgão central para as organizações do RH para diretorias e coordenações

3 RH : papel estratégico Conhecer, compreender a apoiar os desafios governamentais adequar perfil da força de trabalho às novas funções do Estado controlar e/ou reduzir gastos com pessoal melhorar desempenho dos serviços públicos alinhar-se com os desafios estratégicos da organização 3

4 clientes da área de RH ativos inativos órgão central direção usuários outras instituições

5 Visão de conjunto % do orçamento com gasto de pessoal: atual, evolução e projeção qual o valor mensal médio da folha de pagamentos de sua instituição? e no governo como um todo? idade média com que servidores se aposentam: sua instituição x todo o governo absenteísmo...

6 Fontes de informação para o gerenciamento de RH Sistema informatizado de pessoal Publicações e revistas especializadas Internet RH de outros órgãos Órgãos de auditoria Consultorias de RH... Diário Oficial Órgão central de recursos humanos Área jurídica

7 Múltiplas atividades Acompanhamento dos níveis salariais de outras instituições públicas/ mercado Gerenciamento de mudanças e desafios organizacionais Participação no planejamento estratégico da instituição Acompanhamento do desempenho dos servidores Acompanhamento dos resultados da capacitação Acompanhamento dos gastos com pessoal – e projeção Comunicação e negociação interna e externa Autogerenciamento e gerenciamento de sua equipe

8 Recrutamento e alocação de profissionais adequados para as necessidades da organização Controle da elaboração da folha de pagamentos Elaboração de informações gerenciais Elaboração de programa de capacitação Participação em fóruns colegiados de direção Dimensionamento das necessidades de pessoal da instituição (quantidade e competências) Acompanhamento das práticas de gestão de RH Acompanhamento e aplicação de atos normativos referentes a RH Elaboração de propostas de normas relativas a RH

9 As 4 funções básicas do RH Planejamento Operações Processo Pessoas Função estratégica: planejamento e antecipação de tendências Agente de mudança : apoio à transição e promoção da mudança Papel funcional : especialistas em gestão de RH (serviços) Relação com funcionários : ser acessível

10 Papel estratégico Alinhar as estratégias de RH implementar as estratégias modificar os processos identificar práticas de RH que ajudam a realizar as estratégias Para isso, é necessário: atitude pró-ativa para se ligar à alta direção representar sua instituição junto ao órgão central e contribuir com sugestões aos novos programas e medidas sobre RH saber estabelecer prioridades claras liderar sua equipe de RH ter visão global de sua organização

11 Papel funcional Funções tradicionais: nomeações, classificações, pagamentos, benefícios... Melhorar os processos e eliminar erros usar bom senso e visão crítica (e não apenas atuar mecanicamente) Para isso, é necessário: ser especialista em RH: conhecer em detalhes os procedimentos em sua organização e em outras (benchmarking) atuar como consultor interno: especialista em RH manter seu nível de expertise: saber o que se passa fora, atualização permanente, conhecer e saber avaliar os consultores...

12 Papel: relação com funcionários Escutar e entender as necessidades e preocupações dos funcionários relativas ao trabalho (e não pessoais) expor as necessidades dos funcionários para a direção contribuir para aumentar as competências de todos sondar o clima organizacional fomentar o sentimento de pertencer junto aos funcionários: ajudá-los a ter vontade de trabalhar mais e melhor incentivar os funcionários a participarem ativamente na organização estar ligado com o conjunto de funcionários

13 Papel de transformação e de mudança transformação = mudança cultural catalisador respeita o passado mas está empenhado no futuro apoia e influencia as mudanças organizacionais acompanha as principais etapas da mudança sente o pulsar da organização permanece atualizado nas técnicas de gerenciamento da mudança mantém a organização informada a respeito das tendências de RH

14 Função estratégica Agente de mudança Papel funcional Relação com funcionários rapidez e qualidade; erro zero cautela e rigor apoio à direção; missão e OEs; informações gerenciais canais para debate bom relacionamento apoio à mudança construção do futuro

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