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Os múltiplos papéis da área de RH

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Apresentação em tema: "Os múltiplos papéis da área de RH"— Transcrição da apresentação:

1 Os múltiplos papéis da área de RH
Regina Silvia Pacheco, EAESP-FGV V CONGESP RN 2011

2 tendências OCDE desempenho aproximação informações descentralização
metas remuneração variável desempenho público/privado aproximação do órgão central para as organizações do RH para diretorias e coordenações informações descentralização sobre remuneração para dirigentes desafios estratégicos laterais ingressos de funcionários de apoio redução normas menos controles boas práticas

3 RH : papel estratégico Conhecer, compreender a apoiar os desafios governamentais adequar perfil da força de trabalho às novas funções do Estado controlar e/ou reduzir gastos com pessoal melhorar desempenho dos serviços públicos alinhar-se com os desafios estratégicos da organização

4 clientes da área de RH usuários órgão central ativos direção inativos
outras instituições

5 Visão de conjunto % do orçamento com gasto de pessoal: atual, evolução e projeção qual o valor mensal médio da folha de pagamentos de sua instituição? e no governo como um todo? idade média com que servidores se aposentam: sua instituição x todo o governo absenteísmo ...

6 Fontes de informação para o gerenciamento de RH
 Diário Oficial  Órgão central de recursos humanos Área jurídica  Sistema informatizado de pessoal  Publicações e revistas especializadas  Internet  RH de outros órgãos  Órgãos de auditoria  Consultorias de RH  ...

7 Múltiplas atividades  Acompanhamento dos níveis salariais de outras instituições públicas/ mercado  Gerenciamento de mudanças e desafios organizacionais  Participação no planejamento estratégico da instituição  Acompanhamento do desempenho dos servidores  Acompanhamento dos resultados da capacitação  Acompanhamento dos gastos com pessoal – e projeção  Comunicação e negociação interna e externa  Autogerenciamento e gerenciamento de sua equipe

8 Recrutamento e alocação de profissionais adequados para as necessidades da organização
Controle da elaboração da folha de pagamentos  Elaboração de informações gerenciais  Elaboração de programa de capacitação  Participação em fóruns colegiados de direção  Dimensionamento das necessidades de pessoal da instituição (quantidade e competências)  Acompanhamento das práticas de gestão de RH Acompanhamento e aplicação de atos normativos referentes a RH Elaboração de propostas de normas relativas a RH

9 As 4 funções básicas do RH
Planejamento Função estratégica: planejamento e antecipação de tendências Agente de mudança: apoio à transição e promoção da mudança Processo Pessoas Papel funcional: especialistas em gestão de RH (serviços) Relação com funcionários: ser acessível Operações

10 Papel estratégico Alinhar as estratégias de RH
implementar as estratégias modificar os processos identificar práticas de RH que ajudam a realizar as estratégias Para isso, é necessário: atitude pró-ativa para “se ligar” à alta direção representar sua instituição junto ao órgão central e contribuir com sugestões aos novos programas e medidas sobre RH saber estabelecer prioridades claras liderar sua equipe de RH ter visão global de sua organização

11 Papel funcional Funções tradicionais: nomeações, classificações, pagamentos, benefícios... Melhorar os processos e eliminar erros usar bom senso e visão crítica (e não apenas atuar mecanicamente) Para isso, é necessário: ser especialista em RH: conhecer em detalhes os procedimentos em sua organização e em outras (benchmarking) atuar como consultor interno: especialista em RH manter seu nível de “expertise”: saber o que se passa fora, atualização permanente, conhecer e saber avaliar os consultores...

12 Papel: relação com funcionários
Escutar e entender as necessidades e preocupações dos funcionários relativas ao trabalho (e não “pessoais”) expor as necessidades dos funcionários para a direção contribuir para aumentar as competências de todos sondar o clima organizacional fomentar o “sentimento de pertencer” junto aos funcionários: ajudá-los a ter vontade de trabalhar mais e melhor incentivar os funcionários a participarem ativamente na organização ‘estar ligado’ com o conjunto de funcionários

13 Papel de transformação e de mudança
transformação = mudança cultural catalisador respeita o passado mas está empenhado no futuro apoia e influencia as mudanças organizacionais acompanha as principais etapas da mudança sente o “pulsar” da organização permanece atualizado nas técnicas de gerenciamento da mudança mantém a organização informada a respeito das tendências de RH

14 Relação com funcionários
apoio à direção; missão e OEs; informações gerenciais apoio à mudança construção do futuro Função estratégica Agente de mudança Papel funcional Relação com funcionários rapidez e qualidade; erro zero cautela e rigor canais para debate bom relacionamento

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