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Auto-Avaliação Institucional

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Apresentação em tema: "Auto-Avaliação Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Auto-Avaliação Institucional
FURG Fundação Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Secretaria de Avaliação Institucional Auto-Avaliação Institucional Experiências da FURG

2 SINAES / CONAES - CPA / SAI
SINAES/CONAES - Portaria MEC n.º 2.051, de 09 de julho de 2004: “Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no , de 14 de abril de 2004”. CPA - Comissão Própria de Avaliação: Criada pela RESOLUÇÃO Nº 034/2004, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO e PORTARIA Nº1037/2005, do Reitor da FURG. SAI – Secretaria de Avaliação Institucional: criada pelo ATO EXECUTIVO Nº 013/2005 de 18 de abril de 2005, do Reitor da FURG. Prof. Roní de Azevedo e Souza

3 SINAES / CONAES - CPA / SAI
Auto-Avaliação Avaliação Externa AVALIES Avaliação das Instituições de Educação Superior SINAES ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ACG Avaliação dos Cursos de Graduação Prof. Roní de Azevedo e Souza

4 Necessidade e Utilidade
PDI Auto - Avaliação SINAES PPP Prof. Roní de Azevedo e Souza

5 Etapas Auto-Avaliação
1ª etapa: Preparação Constituição da CPA; Sensibilização; Elaboração do Projeto de Auto-Avaliação. 2ª Etapa: Desenvolvimento Ações e levantamento de dados e informações; Seminários nos Cursos e reuniões setoriais; Análise das informações- relatórios parciais; Congresso Institucional de Auto-Avaliação. 3ª Etapa: Consolidação Relatório Final; Divulgação; Balanço Crítico. Prof. Roní de Azevedo e Souza

6 Etapas Auto-Avaliação
2ª Etapa: Desenvolvimento Ações e levantamento de dados e informações; Ensino de Graduação – pesquisa direta; Pós-Graduação – reuniões e informações Pró-Reitoria; Pesquisa – reuniões e informações Pró-Reitoria; Extensão – reuniões e informações Pró-Reitoria; Gestão - pesquisa direta; CTI - pesquisa direta; HU - pesquisa direta; Biblioteca - pesquisa direta; Prof. Roní de Azevedo e Souza

7 Primeiros Passos Resgatar e analisar os processos de avaliação até então ocorridos; Manter processos em curso (Avaliação do Docentes pelos Discentes e Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores); Utilizar os exemplos válidos (Pesquisa de Satisfação dos Alunos da Eng. Civil com o Curso) adequando-os à realidade; Cotejar e adequar às dez dimensões do SINAES; Construir instrumentos de pesquisa. Prof. Roní de Azevedo e Souza

8 O Que Foi Mantido Avaliação dos Docentes pelos Discentes
Pesquisa anual do desempenho dos docentes, a partir de um instrumento de pesquisa com oito questões, onde cada discente pontua cada docente em cada disciplina a ele oferecida. Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores Avaliação anual do desempenho dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação, a partir de questionário eletrônico preenchido pelo servidor e pela chefia imediata, sendo os resultados discutidos e ajustados por ambos. Prof. Roní de Azevedo e Souza

9 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Satisfação do CTI Avaliação dos pelos Discentes Docentes Satisfação Docentes-Cursos dos Satisfação Discentes-Cursos dos Pró-Reitorias Dados e Informações Institucionais S I N A E Seminários de Auto-Avaliação dos Cursos COMCUR’S Pesquisa com os Técnicos em Educação Congresso de Auto-Avaliação Institucional Pesquisa com os Docentes Reuniões com Departamentos e Unidades Avaliação de Desempenho de Servidores Satisfação Servidores do HU Plano Institucional Projeto Político Pedagógico Satisfação Servidores do NID Prof. Roní de Azevedo e Souza

10 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
Dilemas e soluções adotadas Análise Qualitativa ou quantitativa? Meio eletrônico ou papel? Questionário com máximo de 40 questões; Via papel aplicado pelos cursos com questões objetivas com possibilidade de manifestação livre no verso; Análise qualitativa feita pelas Comissões de Curso e digitação pela SAI; Eng. Civil 2002/01, Pedagogia 2001; Adaptação do questionário aos SINAES; Amostra Piloto – Biblioteconomia, testado e validado; Prof. Roní de Azevedo e Souza

11 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
Metodologia: Análise de Componentes Principais (ACP), técnica multivariada que permite identificar relações subjacentes entre as várias variáveis (questões do instrumento) e determinar se a informação pode ser condensada ou resumida em um conjunto menor de fatores ou componentes. Resulta em um novo conjunto de variáveis denominadas Componentes Principais, onde cada componente principal representa um conjunto de variáveis inter-relacionadas que identificam os padrões existentes nos dados. Prof. Roní de Azevedo e Souza

12 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
Metodologia: Discurso do Sujeito Coletivo (Curso), consiste no agrupamento das expressões mais relevantes dos discursos individuais a partir do estabelecimento de categorias chamadas de idéias centrais que facilitam a associação das falas, com o objetivo de construir um discurso coletivizado Utilizada para análise das manifestações feitas livremente, no verso dos instrumentos de pesquisa. Prof. Roní de Azevedo e Souza

13 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
Retorno Obtido enviados questionários aos alunos da graduação, retornando questionários, equivalendo a 53,5% do total. manifestações discursivas pelos discentes em questionários, equivalendo a 45,7% do número de questionários que retornaram; docentes retornaram 425 questionários referentes à avaliação dos mesmos em relação aos cursos onde atuam; Destes, 140 registraram manifestações discursivas %. Prof. Roní de Azevedo e Souza

14 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
QUESTIONÁRIO AOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO Instruções Gerais (Leia atentamente): Atribua uma nota entre zero e dez quanto ao nível de concordância para cada uma das afirmativas abaixo. Caso não queira ou não possa opinar a respeito de determinado assunto, deixe o espaço correspondente à nota em branco. I - QUANTO AOS PROFESSORES NOTA 1 Possuem domínio dos assuntos tratados. 7,7 2 Relacionam o conteúdo teórico apresentado com a prática. 6,7 3 Possuem habilidade em despertar o interesse dos estudantes pela disciplina. 6,1 4 Apresentam clareza na exposição dos temas abordados. 7,0 5 Demonstram satisfação em ensinar. 7,1 6 Têm interesse pelo aprendizado dos estudantes. 6,8 7 Possuem disposição ao diálogo, respeitando pontos de vista contrários. 8 Apresentam disposição para atender aos estudantes fora dos horários das aulas. 9 Dispensam aos estudantes tratamento cordial e respeitoso. 7,8 10 Há incentivo ao uso dos livros e periódicos disponíveis. 7,3 11 Elaboram avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido. 12 Promovem ações que ajudam na formação dos estudantes (atitude, normas valores). 13 São assíduos (não faltam às aulas). 8,1 14 Cumprem os horários de início e término das aulas. 7,6 15 Dê uma nota geral entre 0 (zero) e 10 (dez) para os PROFESSORES do curso. 7,4 Discordo Totalmente = 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 = Concordo Totalmente Prof. Roní de Azevedo e Souza

15 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
II - QUANTO ÀS DISCIPLINAS NOTA 16 Há clareza quanto à utilidade das disciplinas para a capacitação profissional. 6,9 17 Há integração entre teoria e prática. 6,4 18 A relação entre a carga horária teórica e prática é adequada. 6,0 19 Há integração entre as disciplinas do curso. 6,3 20 A bibliografia utilizada nas disciplinas é de boa qualidade. 7,6 21 Dê uma nota geral entre 0 (zero) e 10 (dez) para as DISCIPLINAS do curso. 7,2 Prof. Roní de Azevedo e Souza

16 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
III - QUANTO À INFRA-ESTRUTURA DISPONÍVEL NOTA 22 Os livros disponíveis na biblioteca atendem às necessidades das disciplinas. 5,8 23 Os periódicos existentes na biblioteca atendem às necessidades das disciplinas. 24 A biblioteca conta com espaço físico adequado para estudo e consulta. 7,7 25 As salas de aula são salubres (boa iluminação, conforto térmico e acústico). 6,9 26 As cadeiras das salas de aula são confortáveis. 5,4 27 As dependências em geral apresentam níveis adequados de limpeza e conservação. 7,9 28 Os equipamentos utilizados são compatíveis com as necessidades do curso. 6,5 29 Os equipamentos disponíveis são em quantidade adequada à demanda. 5,6 30 A alimentação oferecida nas lancherias e restaurantes é de boa qualidade. 6,6 31 As condições de segurança no campus (vias de acesso, salas de aula, laboratórios, gabinetes etc.) são satisfatórias. 32 Os horários dos ônibus atendem às necessidades dos estudantes. 4,8 33 Dê uma nota geral entre 0 (zero) e 10 (dez) para a INFRA-ESTRUTURA 6,7 Prof. Roní de Azevedo e Souza

17 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
IV - QUANTO AOS ESTUDANTES NOTA 34 Os estudantes apresentam interesse pelo processo ensino aprendizagem. 7,0 35 O relacionamento entre os colegas é bom. 7,7 36 O nível de preparo dos colegas da turma é adequado às necessidades do curso. 37 Os estudantes utilizam os canais institucionais para apresentação de suas demandas e sugestões. 5,8 38 Dê uma nota geral entre 0 (zero) e 10 (dez) para os ESTUDANTES do seu curso. 7,2 V – AVALIAÇÃO GERAL DO CURSO NOTA 39 Dê uma nota geral entre 0 (zero) e 10 (dez) para o seu CURSO. 7,4 Escreva aqui no verso suas considerações adicionais: Prof. Roní de Azevedo e Souza

18 Auto-Avaliação do Ensino de Graduação
Resultados Obtidos Componentes Principais e Proporções de Variações Explicadas. Componente Principal Proporção Total Proporção Acumulada 1 14,4 2 12,8 27,2 3 10,1 37,3 4 7,40 44,7 5 7,20 51,9 6 5,10 57,0 7 5,00 62,0 Prof. Roní de Azevedo e Souza

19 1ª Componente Principal
Resultado da primeira componente principal 14,4 % de variação explicada 1ª Componente Principal Carga Nota 07 Possuem disposição ao diálogo, respeitando pontos de vista contrários. 0,74 7,1 06 Têm interesse pelo aprendizado dos estudantes. 0,68 6,8 05 Demonstram satisfação em ensinar. 08 Apresentam disposição para atender aos estudantes fora dos horários das aulas. 0,66 7,7 09 Dispensam aos estudantes tratamento cordial e respeitoso. 0,65 7,8 11 Elaboram avaliações compatíveis com o conteúdo desenvolvido. 0,62 7,3 04 Apresentam clareza na exposição dos temas abordados. 0,61 7,0 12 Promovem ações que ajudam na formação dos estudantes (atitude, normas e valores). 0,54 03 Possuem habilidade em despertar o interesse dos estudantes pela disciplina. 0,50 6,1 Prof. Roní de Azevedo e Souza

20 Resultado da segunda componente principal 12,8% de variação explicada
Carga Nota 17 Há integração entre teoria e prática. 0,82 6,4 02 Relacionam o conteúdo teórico apresentado com a prática. 0,74 6,7 18 A relação entre a carga horária teórica e prática é adequada. 0,73 6,0 16 Há clareza quanto à utilidade das disciplinas para a capacitação profissional. 0,66 6,9 03 Possuem habilidade em despertar o interesse dos estudantes pela disciplina. 0,59 6,1 19 Há integração entre as disciplinas do curso. 0,55 6,3 Prof. Roní de Azevedo e Souza

21 3ª Componente Principal
Resultado da terceira componente principal 10,1 % de variação explicada. 3ª Componente Principal Carga Nota 25 As salas de aula são salubres (boa iluminação, conforto térmico e acústico). 0,79 6,9 27 As dependências em geral apresentam níveis adequados de limpeza e conservação. 7,9 26 As cadeiras das salas de aula são confortáveis. 0,72 5,4 28 Os equipamentos utilizados são compatíveis com as necessidades do curso. 0,66 6,5 29 Os equipamentos disponíveis são em quantidade adequada à demanda. 0,60 5,6 Prof. Roní de Azevedo e Souza

22 Seminários das Comissões de Curso
Participação de 24 das 25 Comissões de Curso. Boa participação dos alunos e regular dos docentes. Níveis diferentes de demandas: unidades; instituição e mantenedor – MEC. Reação imediata quanto às demandas cuja solução era possível pela ComCur. Visibilidade de demandas comuns da alçada da administração da instituição. Maior peso para as demandas de responsabilidade do MEC. Prof. Roní de Azevedo e Souza

23 Seminários das Comissões de Curso
Pontos Positivos – Potencialidades A FURG possui boa formação acadêmica. Boa qualificação dos professores. Professores são responsáveis, assíduos e dão atenção aos alunos. As condições de limpeza e conservação das instalações são boas. A biblioteca dispõe de espaço para consulta e estudo. Prof. Roní de Azevedo e Souza

24 Seminários das Comissões de Curso
Pontos Negativos – Fragilidades Diversos cursos necessitam reformulação curricular. Excesso de professores substitutos, queixas pontuais quanto a docentes (avaliação do docente pelo discente). O acervo bibliográfico é insuficiente e desatualizado, na opinião da maioria dos cursos. O corpo discente não se utiliza dos canais institucionais, dificultando a comunicação com a instituição. Problemas de infra-estrutura, como transporte, xerox, RU, laboratórios, salas de aula e segurança pessoal. Prof. Roní de Azevedo e Souza

25 Seminários das Comissões de Curso
Ações Sugeridas: Revisões curriculares, elaboração de Projetos Pedagógicos, valorização e divulgação dos cursos. Capacitação e atualização didático-pedagógica e a formação continuada dos docentes em programas permanentes. Atualização e ampliação do acervo (área física) nas diversas bibliotecas da FURG. Atualizar, ampliar e equipar laboratórios de diversos cursos, bem como dos equipamentos de informática. Prof. Roní de Azevedo e Souza

26 Seminários das Comissões de Curso
Ações Sugeridas: Melhorar o conforto dos alunos, cadeiras, cortinas, ventiladores, telas, iluminação etc. Fiscalização junto aos estabelecimentos que fornecem alimentação aos alunos no campi da FURG. Recomposição dos quadros de docentes efetivos e técnicos. Incentivar a participação dos discentes nos órgãos colegiados. Prof. Roní de Azevedo e Souza

27 Pesquisa de Satisfação Institucional Servidores e Docentes
Pesquisa de satisfação de cunho institucional e de gestão – Dimensões SINAES, aplicada na totalidade dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes. Instrumento com cerca de 40 questões remetidos e devolvidos por malote a cada servidor, em paralelo divulgação intensiva em todos os meios de comunicação interna disponíveis, página eletrônica, reuniões de conselhos, departamentos, comissões de cursos, jornais internos, cartazes, folders, calendários, faixas, banners, rádio e FURG-TV. Prof. Roní de Azevedo e Souza

28 Pesquisa de Satisfação Institucional Servidores e Docentes
Retorno Pesquisa Quadro geral de resposta dos docentes Questionários Enviados Questionários Recebidos Questionários Recebidos (%) Manifestações Discursivas Manifestações Discursivas (%) Total 614 280 45,6 92 32,9 Quadro geral de resposta dos técnicos-administrativos em educação Departamento Questionários Enviados Questionários Recebidos Questionários Recebidos (%) Manifestações Discursivas Manifestações Discursivas (%) Carreiros 407 178 43,7 77 42,8 Cidade 111 102 91,9 31 30,4 Saúde 505 266 52,7 150 56,2 Total 1023 546 53,4 258 47,0 Prof. Roní de Azevedo e Souza

29 Congresso Institucional de Auto-Avaliação
Objetivo: apresentar à comunidade interna e externa os resultados das atividades previstas no Projeto de Auto-Avaliação Institucional. Nos dias 6 e 7 junho de 2006 Reitoria da FURG; INEP; CPA da FURG; Experiências da UFRGS e UNISC; Apresentação de todas atividades desenvolvidas; CTI, HU e NID; PROGRAD; PROPLAN; PROACE; PROPESP; PROAD. Prof. Roní de Azevedo e Souza

30 Considerações Finais Institucionalização do processo Auto-Avaliação;
Apoio incondicional da Reitoria; Processo participativo, por adesão; Mostrar a conseqüência do processo; Revisões do PDI e PPP a partir da Auto-Avaliação; Apoio financeiro do INEP; Caminho sem volta, não esmorecer ! Prof. Roní de Azevedo e Souza

31 MUITO OBRIGADO! Prof. Roní de Azevedo e Souza www.furg.br/avalia


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