A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5 Ss Por Carlos Reis. HISTÓRICO As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. No I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5 Ss Por Carlos Reis. HISTÓRICO As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. No I."— Transcrição da apresentação:

1 5 Ss Por Carlos Reis

2 HISTÓRICO As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. No I Encontro Nacional pela Melhoria da Qualidade e Produtividade em 1990, evento que reuniu vários especialistas do mundo, um representante do JPC - Japan Productivity Center apresentou técnicas japonesas de gestão denominada 5S; Hoje é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão da Qualidade.

3 JAPONÊSINGLÊSPORTUGUÊS 1º SSeiriSortingSenso de Utilização Arrumação Organização Seleção O QUE É ?

4 SENSO DE UTILIZAÇÃO PREPARAÇÃOIMPLANTAÇÃO Identificar o que é necessário para execução da tarefas e por que necessitamos daquilo. Prover o que é necessário para execução da tarefas e descartar aquilo julgado desnecessário ou em excesso.

5 Como? A separação dos objetos necessários dos desnecessários é feita por meio do akafudá, um cartão vermelho. Aka significa vermelho e fudá significa cartão. Todas as coisas a serem removidas levam um cartão vermelho.

6 DESCARTE Não é útil e não está funcionando: lixo; Não é útil e está funcionando: troca (interna) ou venda (externa); É útil e não está funcionando: manutenção; É útil e está funcionando: próximo S...

7 O QUE É ? 2º SSeitonSystematyzingSenso de Ordenação Sistematização Classificação

8 SENSO SE ORGANIZAÇÃO Definir onde e como dispor os itens necessários para a execução das tarefas. Guardar, acondicionar e sinalizar de acordo com as definições feitas na fase anterior.

9 Como? Usado Constantemente Tem que estar sempre às mãos Usado Ocasionalmente Arquivado e Fácil Acesso Usado Raramente Arquivo Morto ou permanente

10 DICA: Retire as portas dos armários ou substitua-os por estantes; A porta esconde a bagunça!

11 O QUE É ? 3º SSeisouSweepingSenso de Limpeza Zelo

12 SENSO DE LIMPEZA Identificar as fontes de sujeira, identificar causas, limpar e planejar a eliminação das fontes de sujeira. Eliminar as fontes de sujeira.

13 Como? Diga não a todo tipo de poluição : Sonoraruídos, gritos, etc. Visualbagunça, sujeira, etc. Ambientalintrigas, fofocas, discussões

14 O QUE É ? 4º SSeiketsuSanitizingSenso de Asseio Higiene Saúde Integridade

15 SENSO DE SAÚDE Identificar os fatores higiênicos de risco nos locais de trabalho e planejar ações para eliminá-los. Eliminar os riscos do ambiente de trabalho ou atenuar seus efeitos.

16 Como? Com a prática dos Sensos de: utilização estamos ganhando saúde limpeza ordenação

17 O QUE É ? 5º SShitsukeSelf-discipliningSenso de Autodisciplina Educação Compromisso

18 SENSO DE AUTO-DISCIPLINA Identificar não-conformidades os padrões existentes e as oportunidade de melhorias para os 4 outros sensos. Eliminar as não- conformidades encontradas na fase anterior.

19 Como? Buscando a melhoria contínua!

20 3 Ss No inicio de sua aplicação apenas os três primeiros "S" eram abordados, tendo sido incorporado depois o quarto e o quinto. Atualmente, outros 4 conceitos já foram acrescidos, tendo-se portanto conhecimento da existência de 9 S:

21 9 Ss 1. Senso de Utilização; 2. Senso de Ordenação; 3. Senso de Limpeza; 4. Senso de Asseio; 5. Senso de Autodisciplina; 6. Senso de Firmeza; 7. Senso de Dedicação; 8. Senso de Relato com ênfase; 9. Senso de Ação simultânea.

22 Benefícios para os Funcionários Maior colaboração entre as pessoas; Banheiros e ambientes mais limpos e organizados; Local mais fácil de trabalhar e mais bonito; Melhoria da disciplina; Facilidade na localização de objetos; Menos chances de acidentes; Melhor rendimento do serviço; Mais espaço para tudo; Conscientização em relação ao meio ambiente e cidadania.

23 Benefícios para a Empresa Melhoria da produtividade; Redução nos custos operacionais; Redução no absenteísmo; Melhor aproveitamento de materiais e equipamentos; Redução nos desperdícios; Melhoria do moral, uso eficiente do tempo; Melhoria do ambiente de trabalho; Conscientização em relação ao meio ambiente e cidadania.


Carregar ppt "5 Ss Por Carlos Reis. HISTÓRICO As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. No I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google