A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SEPartícula SE HAVER e FAZERHAVER e FAZER Verbo SERVerbo SER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SEPartícula SE HAVER e FAZERHAVER e FAZER Verbo SERVerbo SER."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SEPartícula SE HAVER e FAZERHAVER e FAZER Verbo SERVerbo SER

2

3

4

5

6

7 VTD ou VB + SE: temos voz passiva sintética; o verbo concordará com o sujeito (ou seja, pode ser conjugado no singular ou no plural); SE será partícula apassivadora; VTI ou VI ou VL + SE: temos voz ativa, o sujeito fica indeterminado; o verbo permanece sempre no singular; SE será índice de indeterminação do sujeito.

8 - Haviam muitos torcedores no estádio. - Haviam muitos torcedores no estádio. -Havia muitos torcedores no estádio. Havia muitos torcedores no estádio. -CORRETO: Havia muitos torcedores no estádio.

9

10 -Devem haver soluções mais práticas do que estas. - Deve haver soluções mais práticas do que estas. Deve haver soluções mais práticas do que estas. -CORRETO: Deve haver soluções mais práticas do que estas.

11 - Faz meses que não chove. - Fazem meses que não chove. - Faz meses que não chove. CORRETO: - Faz meses que não chove.

12 -Vão fazer três anos que não tiro férias. -Vai fazer três anos que não tiro férias. Vai fazer três anos que não tiro férias. -CORRETO: Vai fazer três anos que não tiro férias.

13

14 O verbo HAVER (indicando existência e tempo) e o verbo FAZER (indicando tempo) não apresentam sujeito; devem, portanto, nestes casos, permanecer sempre no singular.

15 -A felicidade da mãe eram seus dois filhos. - A felicidade da mãe era seus dois filhos. (entre dois substantivos comuns – um no singular e outro no plural – o verbo tende a ficar no plural) - CORRETO: A felicidade da mãe eram seus dois filhos (pode ficar no singular por questão de ênfase). -Neymar é as esperanças do time. -Neymar são as esperanças do time. (quando há nome próprio, o verbo concordará com o nome próprio) - CORRETO: Neymar é as esperanças do time.

16 - Tudo é flores / Tudo são flores (entre um substantivo e um pronome, o verbo concordará com o substantivo) - CORRETO: Tudo são flores * Eu sou as esperanças do time. (quando se trata de pronome pessoal, o verbo concordará com o pronome)

17 -Cinco quilos são muito. -Cinco quilos é muito. Cinco quilos é muito. CORRETO: Cinco quilos é muito. - Dez minutos no forno é pouco. é pouco. - Dez minutos no forno são pouco. são pouco. Dez minutos no forno CORRETO: Dez minutos no forno é pouco. é pouco.

18 Indicando quantidade, o verbo SER é invariável (ou seja, sempre no singular).

19 -São dez horas. -É dez horas. São dez horas. CORRETO: São dez horas.

20 - Hoje é dia 16 de setembro. - Hoje é dia 16 de setembro. - Hoje são 16 de setembro. - Hoje são 16 de setembro. Hoje é dia 16 de setembro. CORRETO: Hoje é dia 16 de setembro. Hoje são 16 de setembro. CORRETO: Hoje são 16 de setembro.

21 Indicando tempo, o verbo SER concorda com a expressão numérica mais próxima (se ela estiver no plural, o verbo fica no plural; se estiver no singular, o verbo fica no singular).

22 The end!


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SEPartícula SE HAVER e FAZERHAVER e FAZER Verbo SERVerbo SER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google