A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUTORIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUTORIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA."— Transcrição da apresentação:

1 TUTORIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

2 TUTORIA 1. DEFINIÇÃO DE TUTORIA / TUTOR(A)
2. OBJECTIVO GERAL DESTA ACTIVIDADE 3. COMPETÊNCIAS DO ALUNO 4. COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DO TUTOR 5. A ORIENTAÇÃO: ACTIVIDADE INTERACTIVA 6. IMPORTÂNCIA DO PESO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA BOA QUALIDADE PEDAGÓGICO-DIDÁCTICA DAS ESCOLAS 7. BIBLOGRAFIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

3 TUTORIA DEFINIÇÃO DE TUTORIA / TUTOR(A)
A TUTORIA É UMA ACTIVIDADE PEDAGÓGICA QUE CONSISTE EM ORIENTAR O ALUNO A NÍVEL DO SEU DESENVOLVIMENTO: PESSOAL _ ACONSELHAMENTO PESSOAL (COUNSELLING) - ORIENTAR O ALUNO NA AUTO APRENDIZAGEM DO SER PESSOA, APRENDER A SER __ CONHECER E DESENVOLVER ASSERTIVAMENTE A SUA IDENTIDADE AS SUAS POTENCIALIDADES ÚNICAS E IRREPETÍVEIS) PERCURSO ESCOLAR- ACONSELHAMENTO ESCOLAR - ORIENTAÇÃO DIDÁCTICA NAS VÁRIAS DISCIPLINAS _ MINISTRAÇÃO DE TÉCNICAS DE ESTUDO PERSONALIZADAS – (ESTUDO ORIENTADO ) GUIÁ-LO (GUIDANCE) ATRAVÉS DO SEU MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

4 TUTORIA DEFINIÇÃO DE TUTORIA / TUTOR(A) O TUTOR É : UM ACESSOR DE PROJECTOS PESSOAIS (DO ALUNO VERSUS COMUNIDADE) UM PROFISSIONAL DE ORIENTAÇÃO NAS DIFERENTES VERTENTES DO DESENVOLVIMENTO (PESSOAL, SOCIAL, ACADÉMICO..) UM ELO DE INTERACÇÃO ENTRE OS VÁRIOS AGENTES EDUCATIVOS. GUIÁ-LO (GUIDANCE) ATRAVÉS DO SEU MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

5 TUTORIA TUTORIA OBJECTIVO GERAL DESTA ACTIVIDADE
ATRAVÉS DA ACTIVIDADE TUTORIAL PRETENDE-SE QUE O ALUNO ATINJA UM CONHECIMENTO ASSERTIVO DE SI MESMO, DOS OUTROS E DA SOCIEDADE GLOBAL QUE O RODEIA (NO SENTIDO ESPECÍFICO E IGUALMENTE MAIS GERAL) DE MODO A QUE CHEGUE A ADQUIRIR AS COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS. Nomedamente MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

6 TUTORIA COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS DO ALUNO
SER CAPAZ DE VALORIZAR E SELECCIONAR COM ESPÍRITO CRÍTICO A INFORMAÇÃO ADEQUADA, ATRAVÉS DA LEITURA E NO CAMPO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. INTERIORIZAR, COM RACIONALIDADE, A INFORMAÇÃO TAMBÉM AQUELA RELACIONADA COM O CURRÍCULO OFICIAL, AQUIRINDO GRADUALMENTE AUTONOMIA E CAPACIDADE DE AUTO GESTÃO DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM. PRIVILEGIAR A AQUISIÇÃO DOS CONCEITOS INERENTES À SUA FORMAÇÃO PESSOAL FOMENTAR A FACULDADE DE ELEGER LIVREMENTE O SISTEMA DE VALORES CÍVICOS, ÉTICOS E/OU ESPIRITUAIS DE MODO A PODER ARTICULÁ–LOS COM LIBERDADE INTERIOR E COM ASSERTIVIDADE NO CAMPO DAS RELAÇÕES HUMANAS DE NATUREZA CADA VEZ MAIS DIVERSIFICADA,TENDO EMCONTA AS CARATERÍSTICAS DA GLOBALIZAÇÃO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

7 TUTORIA FUNÇÕES DO TUTOR
ESTABELECER “PONTES”DE COMUNICAÇÃO EFICAZ EVITANDO TODO E QUALQUER “GAP”, OU BARREIRA DE COMUNICAÇÃO. ACOLHER AFECTUOSAMENTE E MOTIVAR OS EDUCANDOS! FAZE-LOS DESCOBRIR A ESPECIFICIDADE DO SER PESSOA E O DESAFIO E DIREITO DE MARCAR A DIFERENÇA.(A CRIATIVIDADE NÃO É MASSIFICADORA) CATIVÁ-LOS PARA TUDO O QUE A VIDA OFERECE DE POSITIVO! CONHECÊ - LOS BEM, INTERESSANDO -SE POR TUDO O QUE LHES DIZ RESPEITO (SAÚDE MENTAL E FÍSICA), GOSTOS, HOBBIES, MÚSICAS PREFERIDAS, NOVELAS,ETC.) E PARTILHAR TUDO ISTO COM ELES ( INCULCANDO ESPONTÂNEAMENTE UMA POSITIVIDADE CRÍTICA). (A VIDA É UM EMPREENDIMENTO MARAVILHOSO! MAS HÁ QUE DESCOBI-LO, COMO FAZIA O PRINCIPEZINHO!) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

8 TUTORIA FUNÇÕES DO TUTOR
REALIZAR UM COMPROMISSO DE CONFIANÇA MÚTUA COM SALVAGUARDA DE TODA A INFORMAÇÃO PRIVADA DO EDUCANDO (NEM AOS PAIS MENCIONAR INFORMAÇÃO SE ASSIM O PREFERIR O ALUNO) O TUTOR NÃO É “QUEIXINHAS”!.. REALIZAR ENTREVISTAS INDIVIDUAIS PERIÓDICAS COM OS EDUCANDOS (CONHECIMENTO MÚTUO/ AFERIÇÃO CONTÍNUA DE PROBLEMÁTICAS/ SOLUÇÕES) REALIZAR ENTREVISTAS COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO RESPECTIVOS.(EM CONSONÂNCIA COM O D. TURMA). FACULTAR INFORMAÇÃO AO EDUCANDO: SOBRE PROJECTOS PESSOAIS, ASSESORANDO - O NA REALIZAÇÃO DESSES PROJECTOS. (EX: FREQUENTAR O CLUBE OU UMA COMPANHIA DE DE TEATRO/ INSTITUTO DE INFORMÁTICA ETC./ ARRANJAR PART –TIME NOS FINS DE SEMANA OU FÉRIAS) ORIENTAR EM TODAS AS ÁREAS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E ACADÉMICA. APOIAR O EDUCANDO A DESCOBRIR, ORGANIZAR E ENFRENTAR-SE INTELIGENTEMENTE COM TODO O TIPO DE PROBLEMÁTICAS. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

9 TUTORIA COMPETÊNCIAS DO TUTOR NA ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA CONHECER O CARÁCTER DO ALUNO TRAÇOS DA SUA PERSONALIDADE APTIDÕES INTELECTUAIS NATUREZA DAS CAPACIDADES VOLITIVAS E AFECTIVAS (CARACTERIZAÇÃO CARACTERIOLÓGICA) ORIENTAR O ALUNO NA GESTÃO DO SEU TEMPO DE ACORDO COM O TIPO DE ORGÂNICA FAMILIAR CRIAR HÁBITOS DE ESTUDO E TRABALHO TIPO DE PARTICIPAÇÃO NA VIDA FAMILIAR ( TAREFAS DOMÉSTICAS/ OUTRAS) CONHECER O MODO COMO INTERIORIZOU A EDUCAÇÃO PARA A CIDANIA CONHECER O SEU APREÇO POR VALORES COMO A AMIZADE, O AMOR, AS RELA ÇÕES PROFISSIONAIS DE CAMARADAGEM INTERESSES CULTURAIS ( TV / PASSEIOS / BANDA DE MÚSICA...) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

10 TUTORIA ADQUIRIR INFORMAÇÃO OBJECTIVA SOBRE:
COMPETÊNCIAS DO TUTOR NA ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA ADQUIRIR INFORMAÇÃO OBJECTIVA SOBRE: INFLUÊNCIAS FAMILIARES NO EDUCANDO INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS (MODAS, COSTUMES,ETC.) FEED - BACK ( TIPO DE INFLUÊNCIA) DO ALUNO EM RELAÇÃO Á ESCOLA EM QUE SE INTEGRA (OU NÃO ) NATUREZA DO IMPACTO QUE RECEBE DOS AMIGOS INFLUÊNCIAS CULTURAIS VEÍCULADAS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SUA MUNDIVIDÊNCIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

11 TUTORIA CONHECER AS PROBLEMÁTICAS DA ADOLESCÊNCIA (PRECOCE / TARDIA)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TUTOR CONHECER AS PROBLEMÁTICAS DA ADOLESCÊNCIA (PRECOCE / TARDIA) APRENDER A ASSESSORAR O PROJECTO DE VIDA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL FUTURA DO EDUCANDO ESTAR INFORMADO SOBRE A CULTURA (OBJECTIVA E SUBJECTIVA) E SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL DO ALUNO. CONHECER A A UNIVERSIDADE E A EMPRESA - RECURSOS ACADÉMICOS DE CONTINUIDADE DE ESTUDOS (INTERACÇÃO COM O GABINETE PSICOLOGIA / OUTRAS ENTIDADES) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

12 12 TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA DA ACTIVIDADE TUTORIAL CRENÇA E EMPENHO SEMPRE RENOVADOS DO TUTOR RELATIVAMENTE À MELHORIA DO EDUCANDO A TODOS OS NÍVEIS. REFORÇO CONTÍNUO DO EDUCADOR RELATIVAMENTE Á AFIRMAÇÃO DO AUTO-CONCEITO E AUTO -ESTIMA DO EDUCANDO (CIDADÃO DO UNIVERSO COOPERANTE, COM INTELIGÊNCIA CRÍTICA E COM VALOR HUMANISTA, NO PROGRESSO PESSOAL E SOCIAL . FOMENTO DA RELAÇÃO DE AFECTO E DE TOTAL CONFIANÇA ( “CRIAR LAÇOS”) ENTRE TUTOR E EDUCANDO. MANUTENÇÃO ABSOLUTA DA CONFIDENCIALIDADE DO EDUCADOR RELATIVAMENTE À INTIMIDADE DO EDUCANDO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

13 TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA DA ACTIVIDADE TUTORIAL
13 TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA DA ACTIVIDADE TUTORIAL DISPONIBILIDADE DO TUTOR PARA ESCUTAR A HISTÓRIA QUE O ALUNO LHE QUEIRA CONTAR SOBRE A SUA VIDA.O MAIS IMPORTANTE NÃO É FAZER PERGUNTAS SOBRE O QUE ACONTECEU, MAS DEIXAR QUE O ALUNO SE REVELE E SE ASSUMA COMO PERSONAGEM DA SUA HISTÓRIA MAIS DO QUE OUVIR O QUE É DITO. É OUVIR O QUE ESTÁ OMISSO, LER O QUE OS OLHOS , OS GESTOS ,O TOM DIZEM SEM PALAVRAS. O TUTOR LEVA O ALUNO , PELA MÃO COM RESPEITO E CARINHO A PROCURAR (NOVOS) LAÇOS COM A SUA VIDA. “É MUITO SIMPLES: SÓ SE VÊ O BEM COM O CORAÇÃO. O ESSENCIAL É INVISÍVEL PARA OS OLHOS” ST. EXUPÉRY, O PRINCIPEZINHO. OBSERVAÇÃO RIGOROSA DO DESEMPENHO DO EDUCANDO FACE AOS COMPROMISSOS ESTABELECIDOS COM O TUTOR. AFERIÇÃO SEMANAL, AMÁVEL MAS 100% FIRME DO TUTOR RELATIVAMENTE AO PROJECTO PESSOAL E ESCOLAR DO ALUNO ( ENTREVISTA FORMAL OU INFORMAL, ESTA ÚLTIMA POR EXEMPLO ATRAVÉS DE ENCONTRO CASUAL NO ÁTRIO DA ESCOLA ,RECREIO ETC)). CO O IMPORTANTE PRESSUPOSTO DE QUE O EDUCADOR -FORMADOR NÃO PERDE OPORTUNIDADES PARA EDUCAR NO SENTIDO GLOBAL DO TERMO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

14 TUTORIA FACTORES DE MOTIVAÇÃO DO ALUNO FACE À ACTIVIDADE
MELHORIA NA INTEGRAÇÃO / REINTEGRAÇÃO DO EDUCANDO NA TURMA EM QUE SE INSERE, A QUAL PODE NÃO ADEQUAR-SE AO SEU PERFIL. APRENDIZAGEM DO RESPEITO PELAS DIFERENÇA INTERAGINDO BEM COM TODOS. GRATIFICAÇÃO PESSOAL NA RECEPÇÃO DE MELHORES RESULTADOS ESCOLARES (TESTES/TRABALHOS) REFORÇADA PELO TUTOR / DIRECTOR DE TURMA / PROFESSORES ,OS QUAIS SÃO CONTÍNUAMENTE INFORMADOS (COMUNICAÇÃO ESCRITA E VERBAL) DA PROGRESSÃO DO ALUNO ATRAVÉS DESTA ORIENTAÇÃO. A ALEGRIA PARTILHADA PELO TUTOR , RELATIVAMENTE AOS PEQUENOS SUCESSOS DO EDUCANDO. PRÉMIOS : RELATÓRIOS ELOGIOSOS LIDOS EM CONSELHO DE TURMA / CONTENTAMENTO DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO / PASSEIOS / VISITAS DE ESTUDO (SOBRETUDO A NÍVEL DO 3º CICLO MAS TAMBÉM NO SECUNDÁRIO) MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

15 TUTORIA FACTORES DE MOTIVAÇÃO DO ALUNO FACE À ACTIVIDADE APOIO INTERACTIVO QUE PRESENCIA ENTRE OS VÁRIOS AGENTES EDUCATIVOS ( TUTOR / DIRECTOR DE TURMA / ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO/ OUTROS COLEGAS DA TURMA / AMIGOS NA ESCOLA ETC) CRESCENTE CONSCIENCIALIZAÇÃO PESSOAL, DUMA MAIOR CAPACIDADE ORGANIZATIVA, EM RELAÇÃO À SUA GESTÃO DO TEMPO DIÁRIO, SEMANAL… NO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDO EM CASA (REVISÕES) E NA ESCOLA. ( POR EX. NUMA MELHOR RENTABILIZAÇÃO DOS 90 MINUTOS DE ESTUDO ACOMPANHADO ECONOMIA DO TEMPO DE REVISÕES EM CASA), BEM COMO RENTABILIZAÇÃO DO ESTUDO NA FREQUÊNCIA DOS 90 MINUTOS NAS AULAS DE ESTUDO ORIENTADO DA TUTORIA. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

16 TUTORIA FACTORES DE EFICÁCIA TUTORIAL A NÍVEL DA ESCOLA PERFIL PEDAGÓGICO DE CADA ESCOLA - OBJECTIVO (OU NÃO) DE VALORIZAÇÃO E INVESTIMENTO DE RECURSOS HIUMANOS E MATERIAIS POR PARTE DO ORGÃO DE GESTÃO DA ESCOLA ADESÃO DOS CONCELHOS DE TURMA À ACTIVIDADE. PARA TAL SERÁ RECOMENDÁVEL: UMA INFORMAÇÃO SUMÁRIA DO TUTOR AOS PROFESSORES DA ESCOLA SOBRE OS OBJECTIVOS DA ACTIVIDADE, APROVEITANDO POR HIPÓTESE, A PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRECTORES DE TURMA DO ANO LECTIVO ( 3º CICLO E SECUNDÁRIO) . AFIXAÇÃO DE INFORMAÇÃO ( OBJECTIVOS / HORÁRIOS) SOBRE A ACTIVIDADE TUTORIAL ( DISPONIBILIZAÇÃO DE HORÁRIO APROPRIADO À ACTIVIDADE; FACULTAÇÃO DE UM ESPAÇO ADEQUADO PARA O ACONSELHAMENTO PESSOAL E ESCOLAR, DISPONIBILIZAÇÃO DE UMA SALA DE AULA PARA DUAS HORAS LECTIVAS DE ESTUDO ORIENTADO (MINISTRAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTUDO PERSONALIZADO ÁS VÁRIAS DISCIPLINAS). A E/ S DE LAGOA, POR EX. DISPONIBILIZOU ESTE ANO LECTIVO MAIS UMA PROFESSORA-TUTORA PARA FAZER FACE ÁS CRESCENTES NECESSIDADES DE ATENDIMENTO PESSOAL E ESCOLAR. FORNECIMENTO DE IMPRESSOS COM OS OBJECTIVOS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO E DE AULAS AOS VÁRIOS DIRECTORES DE TURMA AFIM DE SEREM ENVIADOS AOS DIFERENTES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS, QUE POSSAM VIR A NECESSITAR DO APOIO. MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

17 SERÁ A ESCOLA FACILITADORA DAS APRENDIZAGENS?…)
IMPORTÂNCIA DO PESO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA BOA QUALIDADE PEDAGÓGICO-DIDÁCTICA DAS ESCOLAS TUTORIA SERÁ A ESCOLA FACILITADORA DAS APRENDIZAGENS?…) O GOSTO OU A REJEIÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA DEPENDE EM GRANDE PARTE DO CALOR DAS RELAÇÕES HUMANAS EM TODO O ESPAÇO ESCOLAR. O TUTOR DEVE ESTABELECER UMA RELAÇÃO SÓCIO- AFECTIVA ENTRE TODOS ESTES ELEMENTOS TUTOR (“ESPEREI POR TI À HORA QUE COMBINÁMOS. DÁ-TE MAIS JEITO A OUTRA HORA? QUE BOM VER -TE! O PROFESSOR DE PORTUGUÊS DISSE -ME QUE TIVESTE UMA BOA INTERVENÇÃO NA AULA! FIQUEI ORGULHOSA POR TI ! FORÇA!). MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

18 IMPORTÂNCIA DO PESO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA BOA QUALIDADE PEDAGÓGICO-DIDÁCTICA DAS ESCOLAS
TUTORIA PROMOVENDO DESTE MODO O DESENVOLVIMENTO DA AUTO -CONFIANÇA E DA AUTO - ESTIMA DOS ALUNOS. É UM FACTO CONSTATADO QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO SE DESENVOLVE DE FORMA POSITIVA JUNTO DOS PROFESSORES QUE FACULTAM SITUAÇÕES DE DIÁLOGO E MOSTRAM UM CONTÍNUO INTERESSE PELO PROGRESSO DE CADA EDUCANDO. “PARA TAL NÃO PARECEM CONTRIBUIR POSITIVAMENTE A IMPOSIÇÃO DO REGRESSO Á UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO DISTANCIADOS DOS INTERESSES, PREOCUPAÇÕES E NECESSIDADES DOS ALUNOS. ESTES ÚLTIMOS PENSAM MESMO QUE ESTA SITUAÇÃO CONTRIBUI BASTANTE PARA A FALTA DE SENTIDO QUE MUITOS PROFSSORES VÊEM NA SUA PROFISSÃO. “ ( HELENA MALIK). MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA

19 BIBLIOGRAFIA TUTORIA ARROIO MALIK, LEONOR, (2003), SERÁ A ESCOLA FACILITADORA DE APRENDIZAGENS? FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN GARCIA HOZ, VÍCTOR, LA PRACTICA DE LA EDUCACION PERSONALIZADA, MADRID RIALP GONZALES SIMANCAS, J. L , (1992), EDUCÁCION, LIBERTAD Y COMPROMISSO, PAMPLONA,EUNSA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA


Carregar ppt "TUTORIA MARIA LUÍSA DIAS PEREIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google