A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUSO DA ÁGUA DOMICILIAR ROTARY CLUB DE GUARIBA-SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUSO DA ÁGUA DOMICILIAR ROTARY CLUB DE GUARIBA-SP."— Transcrição da apresentação:

1 REUSO DA ÁGUA DOMICILIAR ROTARY CLUB DE GUARIBA-SP

2 ÁGUA: A substância mais farta do planeta, está aos poucos se transformando em uma raridade. A falta de gerenciamento dos recursos hídricos e a poluição de mananciais pode provocar um colapso nas reservas de água doce da Terra. Nossa população viverá em condições de falta de água e países que usam a hidroeletricidade enfrentarão grandes problemas de energia.

3 ESSENCIALIDADE: A água que já era essencial, tornou-se um bem valioso, porém finito e um recurso com necessidade de preservação.

4 O REUSO: A demanda está aumentando, porém, a oferta não consegue acompanhar o uso indiscriminado da água e sua grande maioria está indo parar, diretamente, nos oceanos ou ficando poluída demais para o consumo. É necessário investir, com urgência, em soluções simples e eficientes como o reuso.

5 AÇÕES PERMANENTES: Um dos pilares do uso eficiente da água é o combate incessante ao desperdício e às perdas.

6 A NOBREZA DA AGUA: Ao utilizar a água reciclada na irrigação de áreas verdes, lavagens de pisos, para servir como descarga para o vasos sanitários, dá-se à água potável um fim mais nobre.

7 CONSCIENTIZAÇÃO: Conscientizar a todos para a prática do reuso é imprescindível, pois a água reciclada não compromete o seu uso, porém o usuário não está acostumado a ela. Quem sabe, com o passar do tempo e o aumento da necessidade de se usar água reciclada essa prática se torne mais constante e as novas construções já sejam projetadas para essa nova prática.

8 AÇÕES DE REUSO DA ÁGUA: O Rotary Club de Guariba-SP, através da Casa da Amizade possui uma companheira que desenvolve a muitos anos ações de reuso domiciliar da água. Vamos conhecê-la, assim como o seu trabalho.

9 Companheira Maria Nunes Chiquito, popularmente conhecida como Fulô – 83 anos de muita energia. Ingressou na Casa da Amizade de Guariba em É casada com Santo Chiquito, rotariano desde a mesma data. Proprietária do tradicional Bar da Fulô que a 40 anos preserva suas características originais. Ponto de encontro obrigatório dos amigos.

10 FULÔ: Juntamente com Santo no seu tradicional BAR DA FULÔ.

11 AS AÇÕES DE REUSO DA AGUA INICIAM NO BAR: Os copos e utensílios do bar são lavados com a torneira levemente aberta sob um recipiente, onde esta água com o detergente é diretamente depositada, não sendo desta forma, despejada no esgoto.

12 AINDA NO BAR: Cheio o recipiente que estava na pia do bar que impediu que a água fosse para o esgoto, ele é despejado num balde que ao final do dia servirá para lavar a calçada e o banheiro do estabelecimento.

13 Em sua residência: No corredor lateral da casa está estrategicamente posicionado um tanque para lavar roupas bem abaixo da caída de água da laje (veja as pontas dos canos na lateral da laje). Quando chove o tanque enche e esta água é aproveitada para lavar panos de chão e o corredor.

14 Calhas e Canos Condutores: Todas as calhas laterais conduzem a água da chuva para um só ponto através de canos condutores.

15 Recipiente de armazenamento da água de chuva captada para reuso: Abaixo deste ponto onde se encontram os canos condutores da água de chuva está instalado um tambor que recebe e armazena esta água que será aproveitada para lavar os banheiros, a cozinha e até mesmo roupas de trabalho dependendo do tempo de decantação. Após o uso, o tambor e fechado com tampa de rosca.

16 Reuso da água após lavar frutas, verduras e legumes: Com a torneira levemente aberta e sob uma bacia lava-se as frutas, verduras e legumes, evitando-se assim que esta água seja despejada indevidamente no esgoto.

17 Separando os resíduos sólidos: Após lavar as frutas, verduras ou legumes, os resíduos sólidos são separados despejando o recipiente num balde recipiente num baldeestrategicamente posicionado com uma peneira.

18 Pronto, é só reaproveitar a água para regar as plantas e muito mais.

19 Curiosidade: Esta avenca sendo regada pela Fulô com o reuso da água tem 40 anos. Foi plantada na época da inauguração do bar.

20 Fala aí Fulô: Esta educação veio de meus pais, muito rígidos quanto as coisas da natureza. Pra que desperdiçar se com facilidade podemos podemosreaproveitar. Fulô-nov/07 Fulô-nov/07

21 Finalizando: Precisamos começar a usar a água de maneira mais eficiente. Medidas de reuso da água domiciliar para fins de uso doméstico não potáveis proporcionam uma economia significativa dos recursos hídricos localmente disponíveis, além de representar uma efetiva economia para: - os consumidores em torno de 40%; e - para a sociedade. Isso acarretaria uma melhor distribuição da água potável pelos diversos bairros, evitando assim racionamento nos períodos de estiagem ou de falta.

22 ROTARY CLUB DE GUARIBA – SP CONTATOS: FULÔ – Casa da Amizade: FULÔ – Casa da Amizade: FÁTIMA – Presidente C.A.: FÁTIMA – Presidente C.A.: PIMENTA – Presid. Rotary: PIMENTA – Presid. Rotary: Aproveitem este material Daniel Louzada – Dir. Rel. Púb. Rotary ou


Carregar ppt "REUSO DA ÁGUA DOMICILIAR ROTARY CLUB DE GUARIBA-SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google