A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ageu – O Compromisso do Povo da Aliança Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ageu – O Compromisso do Povo da Aliança Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Ageu – O Compromisso do Povo da Aliança Ev. Sérgio Lenz Fone (48) MSN:

2 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33) VERDADE PRÁTICA A verdadeira profecia liberta o povo da indiferença e do comodismo espiritual.

3 Ageu 1:1-9 1 No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do SENHOR veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo: 2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Este povo afirma: Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do SENHOR. 3 Por isso, a palavra do SENHOR veio novamente por meio do profeta Ageu: 4 Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? 5 Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram.

4 Ageu 1:1-9 6 Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem- se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada. 7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram! 8 Subam o monte para trazer madeira. Construam o temploa, para que eu me alegre e nele seja glorificado, diz o SENHOR. 9 Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?, pergunta o SENHOR dos Exércitos. Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.

5 Durante quase vinte anos a reconstrução ficou parada. Então Deus levantou dois profetas, Ageu e Zacarias, para incentivar novamente a construção. A exortação dos dois profetas deu êxito; e o segundo templo, o de Zorobabel, foi erguido em apenas cinco anos. (1) Pape, Dionísio. Justiça e Esperança para Hoje – A Mensagem dos Profetas Menores. SP: ABU Edit.

6

7 Contexto histórico: O cativeiro durou 70 anos (Jr 25:11), até o decreto do rei Ciro (Ed 1:1-3) conforme a profecia de Isaías 44:21 a 45:7. O decreto aconteceu em 538 a.C., quando mais ou menos judeus retornaram à Pátria. Sob a direção do governador Zorobabel e o sacerdote Josué, começaram a reedificar Jerusalém, iniciando pelo templo. Quando lançaram os alicerces (Ed 3:10), a obra foi suspensa pelos inimigos que habitavam a terra (ocuparam o lugar deixado pelo povo durante o exílio). Durante 14 anos, a obra ficou parada. Ageu é então o enviado de Deus (1:13) para profetizar ao povo exortando e encorajando para a continuação da obra que havia sido iniciada. Zacarias, que era contemporâneo de Ageu, também profetizava e encorajava o povo com as visões que recebia de Deus. Passados 24 dias, após a primeira mensagem de Ageu, o povo recomeça a obra.

8 Vida Pessoal: De vez em quando o tesoureiro de uma igreja moderna se sente como Ageu. Ele vê os crentes prosperando cada vez mais, construindo casas chiques, alguns já com casa de veraneio também, enquanto o templo do Senhor fica arcaico, às vezes tosco, sem ter recebido uma demão de tinta nos últimos dez anos... Em muitos casos, os crentes no Senhor Jesus Cristo teriam vergonha de manter a sala de visita em casa no mesmo estado em que está o templo onde adoram o Senhor que lhes deu tanta prosperidade. Pape, Dionísio. Justiça e Esperança para Hoje – A Mensagem dos Profetas Menores. SP: ABU Edit.

9 Zorobabel: Filho de Sealtiel e neto do rei Joaquim (1Cr ; Mt 1.12). Em 1Cr se diz que Zorobabel era filho de Pedaías e, portanto, sobrinho de Sealtiel. Essa aparente contradição pode ser explicada pelo fato de que possivelmente Sealtiel tenha morrido sem prole. Pedaías casou-se com a viúva, e assim nasceu Zorobabel, que se tornou filho de Sealtiel pela lei do LEVIRATO. Em 538 a.C. Zorobabel voltou do CATIVEIRO na qualidade de governador dos judeus. Restabeleceu o culto e reconstruiu o Templo (Ed 25) com a ajuda de Ageu (Ag 1 e 2) e de Zacarias (Zc 4). Kaschel, Werner. Dicionário da Bíblia de Almeida. SBB. 2.Edição.

10 Estrutura e mensagem: 1)Ageu, significa : "Festivo". 2)Propósito deste Livro: Convocar o povo para a reconstrução do Templo. 3)Autor: Ageu. 4)Destinatários: O povo que vivia em Jerusalém e os que retornaram do exílio (cativeiro babilônico). 5)Data: 520 a.C. 6)Panorama: O Templo em Jerusalém fora destruído em 586 a.C. Ciro, em 538 a.C., permitiu que os judeus retornassem à sua pátria e reconstruíssem seu Templo. Começaram o trabalho, mas não conseguiram terminá-lo. Através do ministério de Ageu e Zacarias, o Templo foi concluído ( a.C.). 7)Versículo-chave: "É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta Casa há de ficar deserta?" (Ag 1:4). 8)Pessoas-chave: Ageu, Zorobabel e Josué. 9)Lugar-chave: Jerusalém. 10)Características particulares: Ageu foi o primeiro dos profetas da fase pós-exílio. Os outros dois foram Zacarias e Malaquias. O estilo literário deste Livro é simples e direto. Disponível em: Acesso em 11/12/12http://amandoalmas.blogspot.com.br/2010/09/o-livro-do-profeta-ageu.html

11 A desculpa do povo: Há de se observar também, que a primeira leva, ao sair da Babilônia e chegar a Jerusalém foi chefiada por Sesbazar ( Esdras 1:5-11) e lançou a fundação do novo templo. No entanto esse primeiro projeto não foi em frente devido a dificuldades de sobrevivência do povo de Jerusalém cercada de estrangeiros hostis, pela seca e péssima colheita. Nem tudo eram flores…

12 A inversão de prioridades (vv.3,4): Enquanto não priorizarmos o Reino, nossas batalhas e conquistas serão sempre passageiras!

13 Um convite a reflexão: Ainda que Deus tenha dado nas mãos dos homens a administração deste mundo, Ele interage, fala e orienta-nos com propósitos específicos em relação a Sua obra em/através de nossas vidas.

14 Crise econômica: O fato dos judeus terem uma aliança com Deus, e Deus ter um propósito com essa aliança (no caso era trazer o Messias ao mundo), impedia o povo de desejar prosperidade para si antes de reconstruir sua religião nacional. A reflexão que devemos fazer em nossos dias, diz respeito à idéia de que também fomos chamados como povo da aliança e cumprir um ide… estamos fazendo nossa parte? Palmas aos que estão fazendo!

15 A solução:

16 O segundo Templo:

17 Embora o Livro de Ageu seja pequeno, está repleto de desafios e promessas, e lembra- nos da reivindicação do Senhor sobre nossa vida e nossas prioridades. O que o Senhor ordenou que você fizesse? Coloque todas as demais coisas de lado e obedeça a Deus !!!


Carregar ppt "Ageu – O Compromisso do Povo da Aliança Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google