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Gestão governamental da informação: funções e competências Bolsista PIBIC/UFRJ:Vinicius Cunha Ferreira Orientadoras:Ana Maria Barcellos Malin e Kelli Angela.

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1 Gestão governamental da informação: funções e competências Bolsista PIBIC/UFRJ:Vinicius Cunha Ferreira Orientadoras:Ana Maria Barcellos Malin e Kelli Angela Cábia Lima de Miranda Grupo de Pesquisa: Estudos sobre Gestão e Políticas Públicas de Informação

2 Introdução A partir dos anos 90, destacam-se os estudos científicos para melhor compreender a Gestão da Informação (GI) no país Em 2010, criação na FACC do Observatório da Gestão da Informação (www.obgi.org)www.obgi.org Monitorar tendências na web Estudos anteriores visaram gerar conhecimento e competência para atender às necessidades de formação acadêmica Na fase atual o estudo observa as motivações (devido a imposições legais ou busca pela eficiência), a estruturação e as competências necessárias aos profissionais da área

3 Objetivos Identificar como estão estruturadas as funções de Gestão da Informação dentro de organizações públicas. Descrever as competências técnicas demandadas Identificar impactos inicias decorrentes da adequação a LAI No decorrer da pesquisa (período) foi promulgada a Lei de Acesso a Informação brasileira, que leva a administração pública a buscar novos modelos de Gestão da Informação Este fator foi incorporado à pesquisa

4 Metodologia Pesquisa Exploratória para ilustrar tendências na incorporação da GI Baseada em entrevistas estruturadas com gestores públicos Questionário aborda 5 aspectos: 1. Como está estruturada a função de gerenciar informação dentro da organização? 2. Quais são as competências técnicas necessárias para o desempenho da função? 3. Quais são os processos gerenciais? 4. Como é avaliada a Gestão da Informação? 5. Primeiros impactos da LAI

5 Onde foram feitas as entrevistas? O grupo recorreu às instituições com as quais seus membros têm parcerias ou projetos em andamento e que representam 2 universos diferentes. Posteriormente outras serão incorporadas Instituições de pesquisa: Casa de Oswaldo Cruz(COC) / FIOCRUZ Entrevistado:Vice-Diretor de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) Entrevistados: Vice-Diretor (Coordenador Geral de Tecnologias da Informação) e Responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) Instituições da administração pública: Empresa Municipal de Informática da cidade do Rio de Janeiro (IPLAN-RIO) Entrevistado:Assessor da Presidência Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM) Entrevistado: Controlador Geral do Município do Rio de Janeiro

6 Premissas Na Gestão Pública os processos primários de trabalho estão baseados na criação, compartilhamento e uso de informações Gerenciar informação implica em métodos, ferramentas e técnicas de uma variedade de funções orientadas para informação Funções dispersas por toda a organização Envolve distintas disciplinas e visões Coordenação das funções com baixo grau de estruturação e baseada na cooperação

7 1 – Quanto à estrutura AObs. COCSim Existe e tem projetos próprios, como o desenvolvimento de um repositório institucional. CTISim CGMNão Criada recentemente e em processo de formalização IPLANNão Prevista pelo atual Planejamento Estratégico Existe instância responsável pela GI na estrutura formal da organização?

8 2.1 Quanto às competências Competências pesquisadas Organização de informações (taxonomias, classificação temática, mapas conceituais, etc) Gerenciamento de documentos (classificação de acesso, descarte/ preservação; autenticidade, etc.) Segurança da informação (mecanismos de criptografia, controle de acesso, integridade, etc.) Desenvolvimento e operação de infraestrutura tecnológica (redes e sistemas) Elaboração de conteúdo para portal e atuação em redes sociais Gerenciamento e coordenação de planos, programas e projetos na área Orientação e atendimento ao público (atendimento presencial e eletrônico) Tabela retirada de Malin, 2006.

9 2.2 Competências Quais são as competência necessárias? COCCTICGMIPLAN Organização de informações xxxx Gerenciamento de documentos xxxx Segurança da informação xxxx Desenvolvimento/ operação de infraestrutura tecnológica xxxx Elaboração de conteúdo para portal e atuação em redes sociais xNÃOxx Gerenciamento e coordenação de planos, programas e projetos na área xxxx Orientação e atendimento ao público xNÃO x

10 2.3 Competências Formação profissional predominante - profissionais de Ciência da Informação e Tecnologia da Informação Formação ProfissionalEscala de predominância Tecnologia da Informação Ciência da Informação Comunicação Social Administração

11 3. Processos 4.Avaliação 1. Integra o planejamento estratégico? 2. Integração operacional ? 3. A GI é avaliada? 123 COCSim Não CTISim Não CGMSim Não IPLANSim Não

12 5. Impactos da LAI Comentários quanto ao impacto da LAI: 1.Você considera que a adoção da LAI gerou ou vai gerar mudança das atividades de GI de sua organização? Comente. Instituição/RespostasComentários Casa de Oswaldo CruzAinda não é possível avaliar mudanças na COC. Mas na FIOCRUZ deve-se criar um núcleo de GI implicando, por exemplo, em manter e atualizar o cadastro de projetos de pesquisa CTI- Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer Não, pois a natureza das atividades de P&D da instituição pressupõe valor econômico e estratégico do conhecimento (informação) técnico resultante, o que leva à proteção das informações por patentes, segredos industriais, etc CGM- Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro Sim, inclusive a CGM se adiantou e aproveitou a ocasião para propor a criação da nova área, que aguarda formalização. Espera-se maior impacto na parte da documentação. IPLAN- Empresa Municipal de Informática da cidade do Rio de Janeiro Sim vai gerar mudanças, estamos nos preparando para isto, mas ainda não chegaram pedidos de acesso à informação.

13 Conclusões (1) A estruturação da GI encontra-se em estágios diferentes nos dois grupos de organizações: Consolidada nas organizações de pesquisa - a gestão da informação científica e tecnológica é parte do processo rotineiro de pesquisa; e o aprendizado em GI transborda para as funções administrativas. Em processo de consolidação nas organizações da administração pública - implica em forte negociação de poder e recursos, portanto, mais complexa e demorada. As competências técnicas desejadas são multidisciplinares, mas a formação técnica predominante dos profissionais na área privilegia a TI e Ciência da Informação A GI está incorporada ao planejamento estratégico das instituições, no entanto as organizações ainda não realizam a avaliação da gestão ou de seus resultados. (melhoria de processos)

14 Considerações Finais (2) A Lei de Acesso a Informação brasileira leva a administração pública a se adaptar a um novo modelo de gestão. Momento de transição (transparência pública) A LAI impulsiona o processo de criação e formalização da GI Requer maior padronização e integração de informações na esfera pública Questão a ser aprofundada

15 Bibliografia Fleury, A.C.C.;Fleury, M.T.L. Construindo o conceito de Competência. Revista de administração contemporânea vol. 8,número especial, Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba, Brasil. Hamel, G; Prahalad, C K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro, Campus, MALIN, Ana. Gestão da Informação Governamental: em direção a uma metodologia de avaliação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.7 n.5 out/2006 Disponível em:. Acesso em: 05 de Abril de 2010.http://www.datagramazero.org.br/out06/F_I_art.htm>. Acesso em: 05 de Abril de MALIN, Ana. Gestão da Informação Governamental:Institucionalização dos espaços de trabalho e conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 11.,2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos. Rio de Janeiro Morgan, Gareth. Imagens da Organização; Tradução de Cecília Whitaker Bergamini e Roberto Coda.- 1º ed reimpr.-São Paulo:Atlas, Teixeira, Hélio Janny. Análise das Abordagens Sobre as Funções do Administrador, RAE- Revista de Administração de Empresas, vol. 21, n.2, abr-jun 1981


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