A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iº ENCONTRO NACIONAL DE ORGANIZADORES DE FORMATURAS E EVENTOS DAS IFES Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Cultura e Eventos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iº ENCONTRO NACIONAL DE ORGANIZADORES DE FORMATURAS E EVENTOS DAS IFES Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Cultura e Eventos."— Transcrição da apresentação:

1 Iº ENCONTRO NACIONAL DE ORGANIZADORES DE FORMATURAS E EVENTOS DAS IFES Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Cultura e Eventos /11/07 – Auditório da Reitoria Ana Velloso Coordenadora do Cerimonial da Universidade de Brasília - UnB

2 Assumindo as Colações de Grau Sumário Cerimonial Origem e definição objetivos e funções Cerimônias Universitárias Coordenação do Cerimonial Responsabilidades do Cerimonial Outorga de Grau Definição Competências Dispensa Juramento Pronunciamentos Ata Traje Convite Roteiro da cerimônia

3 Origem e Definição Origem – a origem do Cerimonial remonta à nossa herança cultural dos povos da China e da Índia, que realizavam muitos rituais com diferentes fins; depois adotadas em parte pelos gregos e romanos nos séculos a.C. Essa herança passou por muitas simplificações e chegou aos atuais ritos de nossa sociedade contemporânea. Definição – conjunto de procedimentos e formalidades a serem seguidas em festas públicas ou religiosas, nos atos e momentos solenes.

4 Objetivos e Funções Objetivos – Necessidade de formalização, com procedimentos, disciplina, hierarquia, ordem, respeito, bom-senso, bom-gosto e simplicidade. Funções – além do disciplinamento das precedências, têm as funções de: Ritual - honrarias e símbolos de poder Semiológica - linguagem formal e oficial Legislativa - regras de protocolo Pedagógica – ensino de valores culturais.

5 Cerimônias Universitárias Devido aos desenvolvimentos das relações institucionais das novas e modernas universidades do País, tornou- se necessário adotar procedimentos baseados na tradição cultural das mais antigas universidades brasileiras (de Pernambuco e do Rio de Janeiro) e das universidades européias.

6 Tipos de Cerimônias Universitárias Outorga de Grau Outorga de Títulos Honoríficos Aula Inaugural Transmissão de cargo Visitas Oficiais Café-da-manhã Datas Comemorativas Fóruns, Congressos Lançamentos Premiações Assinaturas de Convênios Inauguração Vernissage Pedra Fundamental

7 Coordenação do Cerimonial A Criação da Coordenação do Cerimonial se dá por meio de Ato da Reitoria. É responsável pelas cerimônias e demais eventos presididos pelo Reitor, Vice-Reitor e Decanos. Trabalha diretamente ligada ao Gabinete do Reitor para ter todas as informações para o planejamento e organização das cerimônias oficiais e fazer observar a Ordem de Precedência na Universidade. Define as atribuições de cada pessoa envolvida, além do local, data, horário, recursos audiovisuais, e outros.

8 Responsabilidades do Cerimonial Ppreparar, organizar e supervisionar as solenidades de concessão, pela universidade, de diplomas, certificados, títulos e honrarias, e outorga de grau. Oorientar e supervisionar o uso da beca, do capelo, das faixas de cada curso. Aacompanhar, elaborar e organizar a agenda de visitas do Reitor. Aaplicar as normas e procedimentos do Manual de Cerimônias da Universidade. Acompanhar o Reitor ou seu representante em suas visitas oficiais.

9 Responsabilidades do Cerimonial aassegurar a observância do protocolo e da Ordem de Procedência nos eventos que a Universidade promove como anfitriã. Oorientar e supervisionar a expedição de convites em nome do Reitor para cerimônias e solenidades promovidas pelo gabinete do Reitor ou outra Unidade da Universidade. Aassessorar o Reitor, o Vice-Reitor e os Decanos em assuntos referentes ao cerimonial. Oorientar, indicar, contratar e ministrar cursos periódicos para profissionais ligados ao Cerimonial.

10 Outorga de Grau Universidade de Brasília - UnB

11 Outorga de Grau - Definição Definição – é um ato oficial, público, o mais importante da Universidade, e deve ser conduzido pelo Cerimonial: exige a presença do formando; presidido pelo Reitor ou seu representante oficial; com data e horário marcados pelo Cerimonial. Outorga de Grau Unificada – por Unidade de Ensino de Institutos ou Faculdades.

12 Outorga de Grau - Competência Compete ao Reitor, ou, no impedimento, deste, deverá ser obedecida a hierarquia, por delegação de competência: Vice-Reitor; Decanos; Diretor da Faculdade ou Instituto.

13 Outorga de Grau - Dispensa Em nenhuma hipótese a Outorga de Grau será dispensada. A entrega do Diploma ocorre na cerimônia de Outorga de Grau, salvo as duplas ou triplas habilitações no mesmo curso, que seguindo o calendário, recebe a Outorga de Grau junto com outros cursos.

14 Outorga de Grau - Abertura O Presidente da Mesa faz a Abertura da solenidade em seu lugar na Mesa. Na Tribuna, o Orador da Turma (6 min.), o Patrono (5 min.) e o Paraninfo fazem seus discursos.

15 Outorga de Grau - Participantes Reitor ou seu representante legal Diretor de Unidade de Ensino Chefes de Departamentos Coordenadores de Graduação Representante do Conselho Regional Funcionários Convidados Homenageados Formandos

16 Outorga de Grau - Ata A Ata da Outorga de Grau é de competência da Diretoria de Assuntos Acadêmicos – DAA – que a envia ao Cerimonial junto com o Diploma. Deve ser assinada antes da Cerimônia oficial de Outorga de Grau. A assinatura da Ata é condição sine qua non que o formando recebeu o Diploma de Graduação, na solenidade de Outorga de Grau.

17 Estrutura do Cerimonial da UnB A Coordenação do Cerimonial da UnB é composta por uma equipe de 40 colaboradores e uma coordenadora. End.: Prédio da Reitoria 2º andar. Tel. : e Coordenadora: Ana Velloso – Assessoras: Lilian, Fabiane, Renata, Márcia Horário de Funcionamento: de 2º a 6º das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17hs.

18 MUITO OBRIGADA Coordenadora do Cerimonial da UnB - CERI Ana Velloso Tel. : (61) / e

19


Carregar ppt "Iº ENCONTRO NACIONAL DE ORGANIZADORES DE FORMATURAS E EVENTOS DAS IFES Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Cultura e Eventos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google