A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito: Denomina-se planta tóxica todo vegetal que, introduzido no organismo do homem ou de animais, seja capaz de ocasionar danos que se refletem na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito: Denomina-se planta tóxica todo vegetal que, introduzido no organismo do homem ou de animais, seja capaz de ocasionar danos que se refletem na."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito: Denomina-se planta tóxica todo vegetal que, introduzido no organismo do homem ou de animais, seja capaz de ocasionar danos que se refletem na saúde e vitalidade desses seres. Todo vegetal é potencialmente tóxico. A planta tóxica ocasiona um desequilíbrio que se traduz no paciente como sintomas de intoxicação.

2 Histórico: As primeiras notícias de plantas tóxicas no Brasil - Indígenas

3 Intoxicação: A intoxicação aguda é, na maior parte das vezes devida a ingestão acidental de plantas, surgindo sintomas de intoxicação em tempo relativamente curto. A intoxicação crônica é decorrente da ingestão continuada de vegetal tóxico.Este tipo de ingestão pode ser acidental ou mesmo proposital e caracteriza-se pela sintomatologia demorar certo tempo para se manifestar.

4 Prevenção de acidentes por plantas tóxicas: 1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças. 2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características. 3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.). 4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica. 5 - Devemos evitar fumaça de plantas que estão sendo queimadas.

5 6 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta. 7 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

6 8 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

7 COMIGO-NINGUÉM-PODE

8 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

9 TAIOBA-BRAVA Nome popular: cocó, taió, tajá.

10 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

11 COPO-DE-LEITE

12 Parte tóxica: todas as partes da planta Sintomatologia: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

13 SAIA-BRANCA Nome popular: trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba.

14 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão pode provocar boca seca, pele seca, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, alucinação, hipertermia; nos casos mais graves pode levar a morte.

15 BICO-DE-PAPAGAIO

16 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.

17 COROA-DE-CRISTO

18 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.

19 AVELÓS Nome popular: graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado, árvore de São Sebastião.

20 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.

21 URTIGA

22 Parte tóxica: pêlos do caule e folhas. Sintomas: o contato causa dor imediata devido ao efeito irritativo, com inflamação, vermelhidão cutânea, bolhas e coceira.

23 MAMONA

24 Parte tóxica: sementes. Sintomas: a ingestão das sementes mastigadas causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e óbito.

25 MANDIOCA-BRAVA

26 Parte tóxica: raiz e folhas. Sintomas: a ingestão causa cansaço, falta de ar, fraqueza, taquicardia, taquipnéia, acidose metabólica, agitação, confusão mental, convulsão, coma e morte.

27 ESPIRRADEIRA Nome popular: oleandro, louro rosa.

28 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex podem causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.

29 CHAPÉU-DE-NAPOLEÃO

30 Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex pode causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.

31 Cuidados a serem seguidos em caso de acidentes com plantas: 1- Devemos procurar eliminar o material nocivo do corpo o quanto antes possível. Uma das práticas mais recomendáveis é: - O esvaziamento gástrico, que consiste em fazer a pessoa vomitar (recomenda-se ingerir bastante água e estimular o reflexo nauseoso, colocando o dedo na garganta e deve-se evitar a aspiração do material vomitado, colocando o paciente em posição adequada. Água morna ligeiramente salgada é recomendada para estes fins.

32 - O contato com látex cáusticos de vegetais pode ser minorado por lavagem com bastante água, seguida do uso de agentes demulcentes (óleo de oliva, leite), no caso de irritação da mucosa bucal, faringeana ou gástrica. A irritação dos olhos pode ser minorada lavando-os com água corrente e empregando colírios anti-sépticos. - Providenciar socorro médico o mais rápido possível, não esquecendo de levar o material responsável pelo evento.

33 Obrigado!


Carregar ppt "Conceito: Denomina-se planta tóxica todo vegetal que, introduzido no organismo do homem ou de animais, seja capaz de ocasionar danos que se refletem na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google